sexta-feira, 21 de novembro de 2014

O Preço da Democracia

"Segundo Monteiro, a democracia e a sua componente eleitoral no continente africano foram adoptadas sem uma madura reflexão, isto porque se há valores que se podem dizer gerais, como a liberdade, a igualdade e a não discriminação, não se pensou suficientemente nos processos de escolha de dirigentes. Esses processos que deviam ajudar a escolher os melhores para governarem estão a ser condicionados por outras forças desde o clientelismo, ao assistencialismo puro, o marketing político, os golpes televisivos de última hora, ou seja, ganha eleições quem tem mais punjança financeira." (Savana 21.11.2014). Obviamente, em Africa quem controla o Aparelho do Estado usa-o para eliminar a oposicao, alem de controlar uma rede clientelista e sindicatos de crime organizado.
Like
Like ·  · 
  • Rogério Sitoe aguardemos a resposta de uma letra seguida de dois digitos
    5 hrs · Like · 1
  • Telma Chantel Moiane Bca E isto a caba pondo em causa a tal democracia, e por fim o que dz Thamas Carothers zona cizenta em que nao se sab qual o regime em vigor.
    5 hrs · Like
  • Haica Sitoe Isabel Eu acho que os nossos devem explicarnos em que contexto Moc. afirma ser um país democratico, em que bases. Porque se calhar nao estejamos a falar a mesma lingua...
    5 hrs · Like
  • Telma Chantel Moiane Bca Se calhar ne eles sabm, por me ha uma certa duvida entre o regime asim como o sistema em que o pais sta.
    4 hrs · Like
  • Fernando Lima Roger ... nao sejas mauzinho ...
    4 hrs · Like · 1
  • Nham Phaphe Rogério Sitoe pode me ilucidar em relação a uma letra seguida de dois dígitos?
    4 hrs · Like
  • Armistício Mulande O debate começou turvo, qualquer um que não tiver a mesma opinião pode ser conotado como sendo da tal...letra seguida de dois dígitos.
    4 hrs · Like
  • Armistício Mulande Seja como for, essa citação do Lazaro Mabunda parece descrever claramente a maior parte das democracias no mundo inteiro, não apenas no continente africano. Claro que há sempre excepções para confirmar a regra...
    4 hrs · Like
  • Lucilionglucuiane Timana Na verdade tudo isto de DEMOCRACIA nao tem nada...!
    Se nao for a propria palavra!
    3 hrs · Like
  • Jeremias Luis Chauque Estou a fazer um exercício de imaginar o que seria uma reflexão profunda sobre a democracia, por exemplo, em 1992. Quem faria tal reflexão e qual teria sido o envolvimento do povo num contexto em que poucos, muito poucos sabiam o que de facto é democracia. Parece-me que os pontos aqui apresentados refletem uma visão de quem hoje tem a experiência que tem, olhando para os assuntos com os olhos de hoje. Queria ver alguém fazer a mesma análise com os olhos de 1990.
    3 hrs · Like
  • Lucilionglucuiane Timana Na altura tinhamos em mente o fim do conflito armado e o surgimento de mais partidos...realizacao de eleicoes!!!
    Era isso democracia para nos em 1990, meu irmao!
    2 hrs · Like
  • Manuel J. P. Sumbana Jeremias Luis Chauque. Houve de facto uma consulta popular ainda em ambiente de guerra para se introduzir a constituição multipartidária de 1990. Engraçado é que uma parcela consideravel do povo (nas zonas sobre o controle do governo), talvez por falta de referências nâo era muito favoravel ao multipartidarismo.
    1 hr · Like
  • Jeremias Luis Chauque O multipartidarismo era um lustre desconhecido para os moçambicanos que não tivessem a experiência internacional e representava uma mudança dramática sobre a vida dos moçambicanos. Apesar da crise econômica que se vivia na altura e da própria guerra, penso que politicamente as pessoas eventualmente não queriam muitas mudanças. Por isso julgo que criticar a forma como a nossa democracia foi erguida, com principios de 2014, não me parece realistico.
    1 hr · Like

Sem comentários: