segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Frelimo rejeita governo de gestão proposto pela Renamo


comments

1
Jose Carlos Cruz said...
O porta-voz da Frelimo tem razão. A ideia não é da Frelimo nem foi proposta à Frelimo.
A Renamo está a pensar numa saída para o provável caos se o Conselho Constitucional validar friamente os resultados anunciados pela CNE e sem considerar as irregularidades denunciadas.
E a saída pode ser um governo em que a Renamo participe, não como sócio que partilha o poder, mas como participante activo num programa de desactivação da bomba social que está prestes a explodir.
Por toda a parte ouve-se a população a murmurar que quer mudança. Ninguém está satisfeito com a situação económica e social de agora. O sofrimento devido à miséria, que internacionalmente se reconhece como das piores do mundo, tem de chegar ao fim, porque riquezas ao País não faltam.
A Renamo representa para o Povo a mudança, o caminho para o fim da miséria e o sofrimento. Não porque a Renamo apresenta um plano formidável de revolução económica que vai pôr toda gente rica. Claro que não.
O que a população espera da Renamo é exatamente um governo diferente da Frelimo, que aos olhos do Povo está no caminho errado. São muitos os anos de governação em que a situação económica e social piora em vez de melhorar. As pessoas questionam, que tal tentarmos agora Dhlakama? Pelo menos só por uma vez, ouve-se com frequência, até mesmo de membros da Frelimo.
Se Dhlakama agora vier ao público anunciar que tentou tudo para chegar ao poder pacificamente mas que não tem mais força nem vontade, que sejam outros agora a experimentar, porque a Renamo não tem força para vencer a Frelimo em eleições, como vai reagir a população? Resignar-se à sua sina, que para muitos é insuportável, ou reagir e tentar fazer justiça pelas próprias mãos?
Dhlakama não precisa de incitar ninguém à violência. Basta dizer publicamente que o caminho para chegar ao poder está livre para quem quiser tentar, mas que pela via da Renamo já não é possível mais nada.
Será que é isto o que o País precisa?
Esperemos que haja bom senso. É preciso cuidado. Numa guerra nunca se sabe quem ganha no fim, mas sabe-se que sofre-se muito na guerra.
2
umBhalane said...
A LUSA no seu MAIS MELHOR.
"A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), no poder,..."
Sempre pensei, julguei,..., de que quem estava/está no poder é o partido frelimo, grupo de TERRORISTAS
e NÃO a Frente de Libertação de Moçambique.
COISAS BEM DIFERENTES.
E assim se intoxicam as cabeças.
Fungulani pyadidi maso muwone – abram bem os olhos para verem (bem).

É BOM ACORDAR DE VEZ.
FUNGULANI MASO.
A LUTA É CONTÍNUA
3
ekile said...
Citação interessante:
"Não disseram até hoje o que é isso de um governo de gestão, sobretudo depois de ter havido eleições democráticas" faltou acrescentar LIVRES, JUSTAS E TRANSPARENTES...
4
Mparapathon'no said...
Failure to plane is plane to fail....

Sem comentários: