quarta-feira, 10 de abril de 2019

Se não fosse o colono, Maputo seria como Mugeba, sem qualquer infra-estrutura de destaque. Alguém pode enumerar o que o actual governo construiu em Maputo de relevo depois da Independência?







Elvino Dias
Ontem às 07:48 ·



LOURENÇO MARQUES, PERÍODO COLONIAL

Agora começo a acreditar que os nossos lampiões encontraram tudo de bandeja. Sendo o 2o País mais pobre do mundo, só podemos agradecer ao colono que construiu as nossas cidades e vilas.

Se não fosse o colono, Maputo seria como Mugeba, sem qualquer infra-estrutura de destaque.


Alguém pode enumerar o que o actual governo construiu em Maputo de relevo depois da Independência?




108Tu e 107 outras pessoas

153 comentários6 partilhas

Gosto


Gosto

Adoro

Riso

Surpresa

Tristeza

Ira
ComentarPartilhar

Comentários


Maria Manjate Talvez, começarmos a enumerar o k destruíu....!
5
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Egidio Vaz Isso é doentio. Elvino Dias, Ethiopia, um país que resistiu com sucesso à dominação colonial possui uma das companhias aéreas mais sérias do mundo. As cidades de Luxor e Alexandria (Egipto) Ashanti (Ghana), Mali e Songhay são exemplos de civilizações que precederam a colonização ocidental. Dito isso, não quero dizer que as civilizações evoluíram sem trocas comerciais ou contactos diplomáticos. É justamente a interação entre civilizações que se compensava os desafios e erguia-se melhores infraestruturas. Só de pensar que grandes filósofos gregos estudaram em África, imagina! Sendo o Elvino que conheço, não imagina nada. Pitágoras, Platão, Aristóteles e Sócrates foram todos estudantes em Alexandria a altura na que Grécia eram todos nabos. E a matemática, Swazilândia. Imagina. A primeira calculadora foi lá inventada. Antes dos europeus saberem contar. Os africanos ensinaram os árabes e estes levaram a máquina para Europa e o resto do mundo.
Aprenda um pouco antes de se unir com óleo queimado.
21
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)
Ocultar 28 respostas

OL Penicela Egidio Vaz, eu penso que você compreendeu que o Elvino não teve a pretensão de problematizar a "questão africana" de uma forma geral e nem sequer quis devanear na remota história africana. Ele foi muito específico em apontar um problema concreto da governação em Moçambique. Até em Países pequenos como E-swathini pode-se notar a emergência de vilas estruturadas ...
7
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)
· Editado(s)

Dinis Tivane Deste uma grande Aula EV, porém não foi na Faculdade aonde o Elvino matriculou-se... Kkkk... A questão que ele colocou está claríssima: "Alguém pode enumerar o que o actual governo construiu em Maputo de relevo depois da Independência?"
8
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Cal Barroso E nem é só MAPUTO, todas as cidades deste país foram construídas pelo Colono (tirando talvez as grandes metrópoles das “zonas libertadas” - Como por exemplo a grande URBE de Nachingueya). Isso não é novidade para ninguém.
9
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)
· Editado(s)

Egidio Vaz Dinis Tivane o problema está aí. Então o Elvino Diasé incompetente na forma como apresenta a sua ideia e o seu argumento. O Elvino faz hossanas ao colonialismo pelo seu legado na área de infraestruturas. E nem quer imaginar o que seria de Moçambique sem o colonialismo. Este argumento teve a minha resposta concreta. Se Elvino quisesse falar da falta de infraestruturas em Moçambique não precisava chamar a colação o colonialismo português.
E mais, é falacioso dizer que o colonialismo fez muito mais em 200 anos de exploração que o governo independente em 40. Alguém no seu perfeito juízo descartava qualquer veleidade comparativa. É simplesmente absurdo e denota uma certa leviandade alguém comparar os 200 anos de exploração e construção onde a mão de obra era gratuita e o trabalho forçado, com 40 anos de independência dos quais 20 de destruição patrocinada. Come on, bom senso por favor
7
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Egidio Vaz Cal Barroso Nachingweya é uma cidade Tanzaniana. Não existe em Moçambique uma cidade chamada Nachingweya. Por favor, atenção a geografia.
6
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Cal Barroso Ah e faltou TUNDURU...ou achas que nao sei que Nachinguya está na Tanzânia? Oh Egidio? Acho que entendeste onde eu quis chegar, mas ficaste pela geografia.
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Aurelio Magalhaes Parem de criticar por criticar na altura do primeiro tiro Chai era um posto administrativo hoje é uma grande cidade
6
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Dinis Tivane Egidio Vaz Acho que ele colocou muito bem a questão, mas é só um achar meu. O chamar a colonização é mais uma provocação e bem trazida, porque, convenhamos, pela África fora há cidades (de Países) que são muito inferiores que este "hoje pouco" Maputo, contudo, foram também colonizados. Qual é o mérito do Português? Construiu. Temos Cahora Bassa. Temos CFM e olha que "naquele" tempo viajava-se de Maputo a Pemba de Trem. Aqui em Hulene, havia estradas asfaltadas e os TPM daquele tempo lá chegavam. Fizeram os Aeroportos todos. Nos distritos estavam lá vários aeródromos. Não acho pouco para 200 anos e é mentira que foi tudo trabalho exploratório e gratuito, pois as convenções das NU já negavam tal cenário. Havia segregação SIM. Mas não é isso de que falas...

Rwanda é um bom exemplo para veres que 27 de Paz é suficiente para "provar" o que se pretende como governação. Se foram capazes de urdir grandes calotes, porque não fizeram mais por Moçambique? Vê-se aonde estava a concentração deles... Desses patriotas. E aquele que não era Patriota (o colono) fez mais...
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)
· Editado(s)

Múria Ramos Salimo VI Parece desviar-se do assunto, aliás, o seu comentário é óptimo, mas num outro post com relação a isso. Aqui se fala das infra-estruturas. O Grande Hotel, por exemplo, que era considerado dos melhores de África, com "os colonos moçambicanos" deixa a desejar.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)
· Editado(s)

David Colaco Ribeiro O comentário do EV não sei se se aplica aqui ao post do mano ED...
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Alfain Franque David Colaco Ribeiro,subscrevo.Cheguei a conclusão de que o comentário de dr EV não tem relação com o post do dr ED.Ou seja,desenquadramento total.....
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

David Colaco Ribeiro Alfain Franque bota desenquadramento nisso.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Cal Barroso Estamos aqui a negar um facto. As cidades como as conhecemos foram todas construídas no tempo colonial. Negar isso, eh negar a historia. Ninguem disse que o regime era bom, apenas reconhecemos que esse regime deixou obra. E eh nessas construções que os nossos dirigentes vivem hoje (Nos tais bairros nobres). Eh la onde boa parte das instituições do Estado funcionam. Porque eh que estamos a negar com estes JORNAIS que estao desajustados ao contexto do POST? Somos dificeis. Voce acusa (com factos) a alguem de ter ROUBADO, vem defender que "ELE NAO MATOU A NINGUEM"...
5
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)
· Editado(s)

Manuelinho Albino Soares Chegou o grande mosqueteiro...! 😉😉😉
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Julião Arnaldo Cal Barroso é um facto ... quem as construiu “somos nós escravos”. Assim estás com saudades das sanzalas, do chicote, xibalo ..... gajos do pequeno Brasil tem muitas saudades porque boa parte deles, curvavam-se ao colono a troco do bem estar/migalhas. Eram assimilados.
E por isso que, a Frelimo teve muita dificuldade de penetrar aquela parte do país, na luta armada, pois encontrou muita resistência a independência .... o majubismo é antigo.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Egidio Vaz Dinis Tivane algumas coisas que dizes são erradas e outras, propositadamente alienas os incautos só para fortalecer o teu argumento. Comecemos com coisas erradas.
1. Em momento algum se ligou Norte e Sul de linha férrea. Simplesmente errado. Não é verdade. A infraestrutura ferro-portuária foi toda concebida pelo colonialismo português para servir o hinterland. Aliás, o próprio acto colonial d e1930 o diz claramente para que servem as colonias: celeiro de Portugal e fonte de renda.
2. É errado comparar 200 anos de colonização dos quais 140 de trabalho forçado com 40 anos de independência a meio de uma guerra patrocinada. ERRADO.
3. ERRADO afirmar que a infraestrutura colonial servira na altura os interesses dos moçambicanos. ERRADO por até 1975 havia em Moçambique mais ou menos 10 milhões de moçambicanos e a taxa de analfabetismo era 90%. Acesso aos cuidados de saúde era de 21%. As tais estradas, prédois etc, estavam ao serviço da minoria branca que constituia até 5% da população total. Mesmo em Maputo, depois das 18 horas, os negros eram expulsos da cidade que era policiada pela Brigada montada (em cavalos).

Os moçambicanos herdaram um país em dívidas, uma população analfabeta e quase doentia. Partir do zero a meio da sabotagem não te sido uma caminhada fácil. Julgo que nós moçambicnaos fizemos mais em 40+ anos de independência do que os portugueses em 200. Essa é uma verdade insofismavel. Se quiser irmos pelos dados, vamos. Pela política, iremos nos desencontrar.
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 23 h

Julião Arnaldo Egidio Vaz na mosca ..... pena que alguns (muitos) sintam saudades de algo que nunca viveram, incluindo, seus pais.

Ficavam contente por brincarem com filhos dos colonos e, ficar na carroçaria da camioneta com cães, porcos, cabritos, patos e galinhas.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 23 h

Cremildo Nhalungo Egidio Vaz falou muito e não respondeu à pergunta.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 22 h

Cremildo Nhalungo Em 40 anos o governo construiu VILA OLÍMPICA
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 22 h

Vasco De Sousa Fernandes Cal Barroso kkkk
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 21 h

Mário Horácio Concordo com estimado Professor Egidio Vaz, em simples palavras podemos dizer que os benefícios da colonização são indirectos, ou seja, Portugueses ao construir um conjunto de infraestruturas não era para servir ou beneficiar o povo Moçambicano, era para beneficio deles próprios. Mas após a independência não havia outra alternativa se não deixar.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 21 h

Egidio Vaz Mário Horácio exactamente. E aquilo que deixaram é de longe muito pouco comparado com o que tiraram. O colonialismo foi um sistema ancorado no roubo e expropriaçao. quem com ele concorda é igualmente ladrão e expropriador.Não ha meias-medidas.
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 20 h

Julião Arnaldo Egidio Vaz tudo o que produziam era exportado para a metrópole, como parte do pagamento ao poder político ou a título individual, guardar a sua fortuna.

É por isso que, os colonos que residiam nas colônias eram tidos como tipos mais ricos ou realizados, que os que ficaram na metrópole.

E por isso que, aquando da independência e, a decisão 20/24 os algozes da escravatura foram viver em horteis e motéis pois acreditavam que a situação da independência de Moçambique seria momentânea, e que, os seus empregados inverteriam o cenário. Razão pela qual, a medida que o tempo foi passando, as reservas monetárias e barras de ouro sacados do Banco Nacional Ultramarino foram se esfumando, começaram os despejos nos hotéis, motéis e casas de top arrendadas. E em consequência disso, começou o fenômeno de emolamento,suicido e outros tiveram que fugir às dívidas e, ficarem as suas residências em alguns países da região austral ou do mundo conforme - o grupo ficou celebrizado como os RETORNADOS.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 19 h

Múria Ramos Salimo VI Você naquele período nem sabia que era casa convencional.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 19 h

Múria Ramos Salimo VI O comentário do seu professor seria certo noutro dia e noutro post.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 19 h

Múria Ramos Salimo VI Egidio Vaz, decidiu enquadrar-se no post.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 19 h

Daniel Frederico Chemo Se os colonos não construíram aos 200 anos, talvez tinham na consciência que um dia iam sair daqui. E o nosso governo se não constrói qual é a justificação? Mais de
40 anos e nem consegue reabilitar e pelo menos pintar as heranças do colono. Só sabem vender a pátria. Nada de defender esses gatunos são piores que os colonos.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 18 h

Salvador O Africano Daniel Frederico Chemo achas mesmo que são piores que o colono? assim acreditas que se ainda estivessemos nas mãos dos colonos a nossa vida como moçambicanos estaria melhor? É claro que se na frelimo não tivesse muitos ladrões estariamos no nivel superior, mas é muita ingenuidade e falta de bom senso achar que os colonos nos dariam melhores condicoes que a frelimo
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h

Escreve uma resposta...







OL Penicela Nisto tenho que concordar consigo grande Elvino. Eu me envergonho do facto de em 43 anos não termos ainda erguido nenhuma vila sequer. A nossa incompetência colectiva está flagrantemente exposta das circunscricoes administrativas elevadas a categoria de vila pelo nosso Governo. É vergonhoso considerar aquelas como vilas sedes distritais. Alias, mesmo aqui em Maputo ainda não conseguimos promover uma expansão urbana estruturada. Os bairros novo-ricos sao enclaves de prosperidade que emergem sem qualquer planeamento público
5
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)


Orlando Chirrinze Se quisermos acrescentar a tudo isto a arquitectura única das pirâmides do Egipto, não sei mais o que se poderá dizer. Penso que o único diferencial foi termos sido impostos um padrão europeu, n'tsen!
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Ferdinando Muianga Aos 43anos de independência reduz os 16 anos de guerra com características destrutivas de infraestruturas vitais para o nosso desenvolvimento... Por mim nós fomos azarados pelo colono que tivemos que em mais de 1000 anos de colonização apenas deixou essas pequenas vilas e ...
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Angela Maria Serras Pires Orlando Chirrinze sim e os carros e aviões e televisões e internet e telemóvel ? Também não gostas ??? Hahah
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h

Angela Maria Serras Pires Ferdinando Muianga deixou muito e a frelimo tudo destruiu e roubou e por sermos brancos fomos expulsos pelo racismo frelimista mas tu não sabes porque a lavagem cerebral nas escolas deixou vos sem referências , o regime colonial e que era mau mas as pessoas não é isso é que vocês não querem admitir
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h

Escreve uma resposta...







Mauro Dos Santos Silva Eheehehehe.

Sinceramente...
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Orlando Chirrinze O teu pior post de todos os tempos! Mostras um antipatriotismo invulgar e um autêntico insulto às lutas de todos os moçambicanos, incluindo dos teus pais e avós. Como dizia o ilustre Egidio Vaz, isto já começa a ser patológico e estou a ponderar deixar de te seguir.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)
· Editado(s)


Dinis Tivane Patológico é querer ver positivismo aonde está claro que é o contrário. Eu acho que a provocação por ele colocada é pertinente.

Olha, Chirrinze, eu tenho alguns anos de formação em Arquitectura e Planeamento Físico, portanto a minha sensibilidade é alta neste aspecto... Resumo: o actual governo (refiro-me desde 86 à esta data) fez muito pouco, talvez, menos de 10% do que poderia. Quando estámos 27 anos de Paz e 44 de Independência e tu não consegues sair de Maputo à Pemba de carro sem partir sem partir amortecedores já diz tudo o que o Elvino quer debater.

Quando vês novos prédios erguidos pelas cidades e nenhum deles tem estacionamento para dar vazão aos serviços e habitações desse mesmo edifício, percebes que tipo de mentalidade existe nos gestores das áreas de infraestruturas. Lembre-se que garagens dos prédios "dos colonos" são hoje dependências e salões de beleza, mas mesmo assim, os gestores municipais continuam a APROVAR obras aonde os requisitos mínimos de salvaguarda dessa situação não são acautelados.

Mas eu sei que tu sabes destas coisas Chirrinze, porém, estás tão habituado a viver num ambiente desorganizado que "Queixas Como Estas do Elvino Dias" soam à doença...

Vês agora quem é o doente?
7
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Orlando Chirrinze Dinis Tivane, adorei a tua explanação. Os desafios são constantes e contínuos. Agora, elogiar o colono (como regime), e dizer que o governo actual nada faz, que é tudo graças ao colono, isso sim, é patológico, imoral e perigoso para quem estudou neste regime (quantos moçambicanos podiam se formar em Direito no tempo colonial)? Quantos filhos de camponeses tinham acesso à escola e à manifestação política de que ele goza? Quantas escolas e unidades sanitárias o colono deixou e para quem serviam? Para ele, o que conta são os imponentes edifícios? Se sim, em que cidades do mundo esses edifícios são construídos pelo governo? Quanto às obras públicas, temos estradas, pontes, escolas, unidades sanitárias, entre outras, que não tínhamos na altura. O colono tinha zonas localizadas onde investia, o governo tem que olhar para o país na sua extensão.
Em relação às falhas técnicas, reconheço, é um processo e um dia chegaremos lá. Diz-se que primeiro exige-se a quantidade, depois é que se demanda a qualidade. Ainda estamos na fase da quantidade.
5
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Carla Marina Vaz Orlando Chirrinze muito bem visto.
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Salvador O Africano Orlando Chirrinze 👏👏👏👏👏👏
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h

Angela Maria Serras Pires Orlando Chirrinze sim aliás os camaradas Frelos que destruíram o nosso país e que são a tua referência
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h


Escreve uma resposta...







Evanex Saboroso A única coisa construída de relevo é aquela de tanto barulho...este país definitivamente não é sério mas tem pessoas sérias que podem mudar isto.
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Evanex Saboroso Um banco como esse 50 anos depois não existe
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Nilza Cuco Quer agradecer o colono pela exploração? Pela escravidão? Pelas centenas de mortes dos seus irmãos, avós, etc??? Recorde se que os pateiotas lutaram pela libertação colonial e tiveram CORAGEM de mesmo sem nenhuma experiência conseguiram fazer algo pelo país... reveja a história e a economia de Mocambique... A questão dos saques etc vem depois... Esse é outro tema... Enfim
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)


Angela Maria Serras Pires Nilza Cuco na guerra civil morreram milhões de pessoas sabias ? Foi mil
Vezes pior que a colonial mas vai te informar e não inventes
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h

Renamo Revuluçao Vila Paiva Apoiado
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Tchakhathi Zandamela A pobreza do nosso lindo Moçambique é uma ilusao governada pelos intereces dos que tem mania de suprimir as massas e pilhar tudo k puder. Estamos condicionados a essa ilusao or mentira, k se repetiu muitas vezes a assim estamos perdidos nas suas consequencias.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Jr Chauque Realmente Elvino Dias o colono não foi santo mas, construíu a cidade do Lourenço Marques e tantas pelo país, e todas infraestruturas que hoje usamos como a linha férrea, os aeroportos, os portos, os jardins etc, o que acontece é que escondem isso de nós, falam de tudo quanto mal só do colono, mas não falam da coisa boa que fez e deixou para usarmos, toda a linha Rodoviária do Rovuma ao Maputo foi desenhada pelo colono.... E construída, o que foi construído após independência foi a continuação dos projectos do colono, claro que a círcular é a única que veio sem colono, toda história tem os dois lados o BOM E O MAU, mas só nos ensinam o MAU e mentem nas mentes fracas que construíram TUDO EM MOÇAMBIQUE.... A história não se apaga não...colonizava sim e construía moçambique, agora os libertadores.... (menos Samora que morreu pobre) Colonizar e roubam ao seu irmão essa é a diferença, do país nem aí... Se não Maputo só para enganar os incautos, zonas sem água potável à 44 anos.... NTLHA
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)
· Editado(s)


Alberto Enes Ramos Sem os tais colonos não
são nada!!!
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 23 h

Jr Chauque Alberto Enes Ramos está mais que claro... Assim eu já sei que sou anti-patriota pk falei a verdade 😁 😁 😁 😁 😁 😁 😁 😁 😁 😁
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 23 h

Paulino Davanhane Jr Chauque Se näo Estou equivocado voce deve ser mais novo que a idade de Močambiqie independent. Se assim for perdoo-l-lhe.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 19 h

Jr Chauque Paulino Davanhane eu sou mais velho que a independência, e digo ter visão e saber acompanhar a história não é pecado, pecado é não saber ver nada, é ficar trancado na mente
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 18 h

Angela Maria Serras Pires Paulino Davanhane perdoa a verdade ?? Hahah custa ler não é ? Mas contar factos não há argumentos
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h


Escreve uma resposta...







Nhanisse Jah Yahwah Só posso sentir pena. Já se dizia que ignorância é uma benção.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

Arlindo Machava Têm cada uma
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 dia(s)

John Wetela EU poço sim.
Seus condomínios do dinheiro roubado, e para si mesmo.
E se beneficiar dos dinheiros de aluguer.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 23 h

Paulo Sergio Tricamegy O teu post mostra algo que os patriotas de oportunidade nunca vão reconhecer.
Mas para se ser patriota de verdade,é imperioso querer construir e não bajular.
E o prinicipal passo, a única atitude para se construir é ser auto-crítico .
Elvino, mesmo que me custe aceitar,é a verdade,verdadeira.
O contrário,isso sim, é ser anti-patriota.
Não chega defender com coisas do passado.Diz-lhe que a Ethipian Airlines é um negócio europeu,Star Alliance,para ganhar um mercado que os africanos patriotas de agora,estes miseráveis bajuladores,não conseguiram consolidar.Havia a South african Airways ,que eles como em tudo o que tocam,conseguiram destruir.
Alexandria e outros argumentos,são coisas de antigamente,quando os africanos eram trabalhadores.Adis Abeba,estive lá,nem estradas tem!
5
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 23 h


Jr Chauque Quem fala a verdade é anti - patriota... Só os bajuladores são patriotas
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 23 h

Jemusse Abel ha meias verdades aqui, nem uma aldeia de relevo nao existe em 40 anos, pese embora a guerra tenha contribuído na estagnação.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 23 h

Etelvina da Silva A verdade è que as capitais provinciais estão saturadas. È preciso descongestionar. Ninguem quer voltar a sua terra natal e voce Elvino Dias è um deles, quando vao pra estudar nao voltam alegando k sò em Maputo è que se pode progredir...ora tem medo de serem feitiçados kkkkk. Todo mundo ker viver em maputo, as garagens , terraços e esgotos tudo cheio. Achas k todas infraestruturas que existem sao do colono? Governo nao fez nada mesmo?
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 23 h
· Editado(s)


Simon Cossa O Governo apenas acrecentou o que ja estava feito!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 22 h

Etelvina da Silva Simon Cossa acrescentou sim mas dai perguntar o que foi feito nao faz sentido. de 75 pra ca nada foi feito ?🤔
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 22 h
· Editado(s)

Paulo Sergio Tricamegy Etelvina da Silva podes esclarecer.o que foi feito? Não fales de estradas porque são simples alcatifas baratuchas.Pontes? Para onde,para quem,a que preço ?
Afinal qual era o o objectivo da luta armada?
Unidade,trabalho e vigilância .Eles trabalham? Unem o povo? A vigilância do mocambicano deve estar dirigida a quem?
Sim,eu também sou anti- patriota,enquanto pátria for definida por estes patriotas.Este mundo está lixado!
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 21 h
· Editado(s)

Simon Cossa A estas altura eu gostaria de ir a Maxixi de comboio ou ir a Manica sem ter que percorere toda provincia de Inhambane!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 20 h

Helder Mario Unico problema é falta de emprego. Se o
Cha Gurrue
Compania Zambeze
Cha Tacuane
Compania de Sisal
Compania Borror
Cha de Milange
Linha ferria Quelimane /Mocuba
Compania Agricultura de Lioma
Estas e muitas outras empresas a funcionar, niguem ia querer ficar no Mpt
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 18 h

Etelvina da Silva Helder Mario serà? Nos tambem como jovem temos k empreender. As companhias estao paradas a muito tempo. Mas vejo muitos estrangeiros apostando na agricultura, comercializaçao. mas veja em pouco tempo nigerianos, bangladeses, somalianos descubriram o mercado no nosso paìs...Ca onde estou a residir o salario termina nos bares, somos uma juventude mentalmente preguiçosa.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 18 h

Etelvina da Silva Elvino Dias se o colono ainda estivesse aqui duvido k estarias como estas . A estas alturas serias um tractorista na madal
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h


Escreve uma resposta...







Alex Joao Elvino Dias Irmão lembre se do hino Nacional, pedra a pedra construindo um novo dia milhões de bracos uma so forca oh patria amada vamos vencer . Para te dizer que ainda estamos na pedreira a juntar as pedras e vamos construir coisas melhores por este Moçambique
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 22 h
· Editado(s)

Kelvintino Massas Circular de maputo, ampliação da N4, estátuas de samorá Machel em todo país, pontes ( caia-chimuara, rovuma, kassuende) para o público nacional ferro-aero-portuária)
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 22 h


Egas Gouveia Ponte Armando Emilio Guebuza
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 19 h

Mbongane Hohigo Molwene Jasse Para perceber este post, e preciso despir as camisolas do patriotismo e fazermos uma análise neutra
Sendo um país independente claro que todos temos acesso a escola
Mas oque fazemos com o conhecimento adquirido
Oque fizemos ou estamos a fazer com o legado do colono
Onde foi a indústria que restou depois da guerra
Os cabos aéreos pela cidade
Grades em prédios altos em forma de patchwork
Barracas
Morte de árvores por conta do ácido úrico
É muita coisa por analizar
Mas para isso precisamos ser neutros
O debate está aberto
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 22 h


Jr Chauque Mbongane Hohigo Molwene Jasse obrigado mandá-la, os Lambicús-escuvas não sabem o que é tirar o partido e falar de moçambique
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 52 min

Emìlio Daùsse É só começar da Ronil descer em direção á baixa,usando a avenida Karl Max,seguir pela avenida 24 de julho até no semáforo da assembleia da república para a linha ferea deixada pelo colono,sinal evidente a existência ainda das estradas,depois de 44 anos da independência.
As rua do Chamanculo o David Simango raspou colocou arreia vermelha,o objetivo é tampar os vestígios de alcatrão deixado pelos colonos,isso é mais para esconder a verganha para os nossos filhos e netos. Andando pelos bairros das autarquias de Maputo e Matola,ainda é possível 44 anos depois da independência encontra sinais de alcatrão do tempo colonial,o que deixa mais que claro,o dito colono mau não aceitava arruamentos em terra batida.
Não querem admitir,foi um erro mandar passear o branco,sem recurso minerais construirás cidades,
Depois da independência mesmo com tantos recursos não conheço nenhuma cidade construída pelo regime frelimista.
O colono deixou exemplo de como são projetadas os novos bairros,lá no bairro trevo ficou a estrutura exemplar de como são feitos os bairros,infelizmente nem imitar a gente,pior ainda nem seguir orientações não sabemos,como provo do que estou a falar vá-lá no bairro trevo para ver como foras construídas casas e muros no terrenos parcelados,com ruas esfaltadas,do saneamento do meio já nem digo,todo o sistemas de drenagem desapareceu sem deixar vestígios.
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 22 h


Jr Chauque Emìlio Daùsse pensam que não sabemos os PATRIOTAS 😁😁🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 22 h

Emìlio Daùsse Jr Chauque pensam que somos idiotas...
É como aquela merda de “lhoko ya matsanga ya matekenha,loko utsama na yena matakutlhulela”(cabeça do matsanga de pulgas,se ficares ao lado dele vai te contaminar),cantamos na escola ainda putos ambientados,agora que crescemos sabemos quem merece o nosso ódio.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 22 h

José de Matos O Elvino Dias escreveu o que a esmagadora maioria constata diariamente, as grandes estruturas foram construidas pelos colonos, desde a Independecia ( ha quase meio seculo ) muito pouco foi feito, e nao é so em Maputo, no interior essa realidade ainda é mais visivel! Esse é o preço que se paga pela incompetencia,desleixo e corrupçao..

As caixas de ressonancia do sistema ainda pensam que o Povo é ingenuo e se deixa enganar pelos propagandistas com discurso da treta sobre colonialismo bla, bla, bla, patriotismo bla, bla, bla.. Nao cola essa, ja crescemos, constatar uma realidade nao é alinhar com colonialismo e saudosismo.
6
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 21 h


Felix Vicente José de Matos concordo contigo ilustre. Os papagaios pensam que ainda estamos no século XX e nem a tecnologia os faz mudar as idéias.
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 20 h

Jr Chauque Certo
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 19 h

Cadafe Namale Buanamade José de Matos olha quem fala.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h

José de Matos Cadafe Namale Buanamade , quem fala ? De onde me conheces ?
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 15 h

Cadafe Namale Buanamade José de Matos nem quero te conhecer.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 15 h

José de Matos Cadafe Namale Buanamade , nao vais conhecer mesmo, eu nao convivo com malandrecos com nivel de senta abaixo, idiota que sem me conhecer quer fazer juizo sobre mim! Escumalha dessas quero bem longe de mim!
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Cadafe Namale Buanamade José de Matos pior eu não preciso de conhecer defensores do colono ou seja colonos, ladroes de riqueza do povo moçambicano ou africano. Isso vai te doer muitas vezes por ver Moçambique a desenvolver mesmo com o colono escorraçado do território. Pensavam que Moçambique não iria desenvolver com a saída do colono até patrocinaram em guerras para ver Moçambique a cair, mas foi o contrário. Invejosos
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 3 h

José de Matos Cadafe Namale Buanamade , vais tyer de comer muita matapa para me dares liçoes de moambicanidade e eu percebi logo porque me questionas especificamente a mim quando outros constatam exactamente o mesmo que eu! Malandrecos racistas como tu que voitam ignorancia eu os conheço bem, deixam um cheiro nauseabundo ! Nada muda,em quase meio seculo o desenvolvimento e os empreendimentos da Frelimo deixam muito a desejar. FACTO.

Mais uima bacorada tua e eu bloqueio-te, nao tenho tempo para escumalha com nivel mde barracas.,
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 h


Escreve uma resposta...







Celso Manguana Manguana Vai a Portugal
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 19 h

Age Carimo As vezes, precisamos calar quando desconhecemos a realidade do país.
Se alguém acha que o colono fez o que hoje temos, que ficasse a saber que o seu avô é quem esteve a construir e sem qualquer contrapartida,ou seja,por via de trabalho forçado.
Que foram os seus ancestrais a construir as metrópoles, como m.d.o barata e transportados em navios negreiros.
Para quem está em Maputo, é só entrar por Boane em direcção a Bela Vista e seguir a Ponta de Ouro para saber a quanto tempo existe a estrada, talvez ainda dirá com propriedade se foi o colono a construir.
Segue a EN4 e virá a saída da Matola algo parecido com um bairro residencial chamado Txumene. Não foi colono, mas sim, moçambicanos.
Aquilo que se vê em direcção a Boane, não é obra de colono.
Quem seguia de Sofala a Zambézia, tinha uma paragem obrigatória em Caia para atravessar de barco a outra margem. Hoje, há lá uma ponte.
Para Macaneta, atravessavamos o rio Incomati por barco, mas hoje já está lá uma ponte construída por moçambicanos.
Vai a Costa do Sol e veja se o colono havia deixado estacionamento para viaturas de quem fosse a praia.
O colono foi, mas sempre soube que era preciso ter estrada entre Vila Cabral, hoje Lichinga para Marrupa.
Nós moçambicanos, fizemos a estrada.
Quando o colono estava aqui, nunca pensou em asfaltar as ruas de Chamanculo, Mafalala, Maxaquene, mas nós fizemos.
Orgulhemo-nos do que hoje somos e temos.
4
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 18 h

Anselmo Fernando Moiane OUVI DIZER QUE NO CURSO DE DUREITO Da UEM TEM UMA CADEIRA DE HISTORIA MOCAMBIQUE OU DE AFRICA COM ESTE POST TENHO UMA SERIE DE DUVIDAS QUE O AUTOR DESTE POST TENHA VISTO E PASSADO ESTA CADEIRA SENDO ELE ADVOGADO TALVEZ ESTE SEJA O MOMENTO CERTO PARA A DIRECAO DO REGISTO A CADEMICO VASCULHAR A PASTA DE PROCESSO DESTE NOSSO ADVOGADO
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 18 h
· Editado(s)


Cadafe Namale Buanamade Anselmo Fernando Moiane fugia nas aulas de História esse cara.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h

Anselmo Fernando Moiane Cadafe Namale Buanamade pois é
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h

Egidio Placido Anselmo Fernando Moiane essa cadeira não existe na faculdade de Direito da UEM. Há uma cadeira que se chama História do Direito Moçambicano. Estuda-se a criação e evolução do Direito em Moçambique. Não tem nada a ver com a história que todos conhecem.
Mesmo assim, o meu colega Elvino Dias não teve esta cadeira. Não foi do seu currículo.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h

Anselmo Fernando Moiane Seja como for a historia de africa é ensinada desde ensino primario ate o ensino secundario logo nao justifica esta posicao de Elvino Dias
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h

Anselmo Fernando Moiane Se nao teve historia de africa walter rodney capitulo 30 colonialismo na africa : impacto e significado in: Albert Adu Boahen .historia geral de africa vulume 7 e muito esclarecedor
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h

Egidio Vaz Anselmo Fernando Moiane para se ter acesso ao curso de direito na UEM, faz-me um exame de admissão. Esse exame é composto por duas disciplinas. Uma é da língua portuguesa e outra é história. E, normalmente as pessoas estudam tudo, desde os manuais da quinta classe de história até todos três volumes da história de Moçambique. Foi nestes termos que o afirmei
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 14 h

Anselmo Fernando Moiane CERTO
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 14 h

José de Matos Anselmo Fernando Moiane , o que é ensinado é a Historia da Frelimo e dos propagandistas do regime!
Felizmente temos outras fontes !
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 1 min


Escreve uma resposta...







Paulino Davanhane Tu Elvino Dias es produto da independencia. os docentes que Te formaram säo produto da construcao de Močambiqie. Tens capacidade de Pensar diferente es produto da construcao de Močambiqie. Näo Te formaste em Nenhuma Universidade privada. ha muito coisa mal feita ha, ha roubo, incopetencia, traicao a Pattria sim. Nunca meu Caro compatriota compare o colonialismo com a dignidade de um povo
5
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 18 h

Moulinho Lehuany Custa me comentar esta incapacidade de Elvino Dias
3
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 18 h

Adafo Equale Egídio Vaz
Meu caro te respeito bastante mas quero que esclareça aqui
Falaste aqui de números
Como quem diz interpretação de dados
Qual é a fonte dos dados aqui por si apresentados
2. Como avalias o actual estágio da política da frelimo face aos anseios do povo
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 18 h

Joao Almada Só vos digo uma coisa. Vão ver os índices de desenvolvimento económico registado em Angola e Moçambique de 1965 a 1975. Foram os mais elevados que os dois territórios atingiram até hoje. E com um conflito armado em ambos. Certifiquem-se dos números. Não basta vir para aqui só escrever baboseiras. Só estou a falar de números. O colonialismo, em muitos aspectos, foi hediondo
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h
· Editado(s)


Cadafe Namale Buanamade Joao Almada Mentiroso.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h

Elísio Nhantumbo Ambos tinham cerca de 7 milhoes de habitantes ou seja os dois tinham economias 'robustas' para a sua populacao. Infelizmente nos dois casos, logo apos as independencias houve um boom demografico que as economias nao acompanharam. Mas a questao e como poderiam ter acompanhando se logo apos as independencias mergulharam em guerras civis? Interessentante talvez fosse analisar os ultimos 24 anos.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h

Joao Almada Cadafe Namale Buanamade vai ver os números antes de me chamares mentiroso. Vai ver o tecido industrial que existia e o que hoje existe. Vai ver as infra-estruturas. Como era o desenvolvimento urbano e como é agora.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h

Joao Almada Elísio Nhantumbo a luta armada decorreu nesse período, em ambos os países. Em 1975, a população de Angola roçava os 6 milhões (1 milhão de mulatos e 500 mil de origem europeia, embora mais de metade nascida no território). Moçambique tinha cerca de 8 milhões. Os de origens europeia não chegavam aos 200 mil.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h
· Editado(s)

Manyaniswane Wa Chissico A quem servia esse desenvolvimento? Ao teu povo, oh João Almada. Não ao nosso. Vá espalhar essa tua ressaca de colonialismo noutra freguesia.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h

Joao Almada Manyaniswane Wa Chissico serviu bem aos teus camaradas que nos roubam todos os dias. Ficaram com belas casas e infra-estruturas Mahala. Se calhar foste um dos beneficiados. Eu não fui. Mas essas casas, que tu desdenhas, chegaram algumas delas a ser arrendadas por 10 mil usd na época da especulação 2011/12. Para quem as apanhou mahala tens que concordar que não é nada mau. Valeu a pena expulsar os construtores 35 anos antes. Mas já vi que és racista, uma vez que não admites moçambicanos de outra cor. A minha família materna anda neste país desde 1890. Provavelmente deu mais do que a tua em prol desta terra que, embora te custe a engolir, é minha também.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h
· Editado(s)

Manyaniswane Wa Chissico Joao Almada não conheço a tua família e nem tu a minha. E se a minha não deu tanto quanto a tua centenária, é porque os teus avós e pais não permitiram. Racista é você, e esse teu discurso é tudo menos de um moçambicano. Não sou nenhum camarada, tal como tu, os teus avos e pais foram colonos, caga-te.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h

Egidio Vaz Joao Almada não havia como não ser bem-sucedido. A economia era colonial, baseada na expropriação da mão-de-obra barata, no trabalho forçado (depois beatificado por trabalho correcional). Não há como não ser bem-sucedido se o seu trabalho for roubo. Os que se locupletaram com o esquema da fraude economica de um momento para outro pareceram ser gente com ideias e projectos enriquecedores, até ser-lhe descoberto o dolo.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h
· Editado(s)

Joao Almada O insulto gratuito leva-me a bloquear-te, Chissico. Passa bem.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h
· Editado(s)

Joao Almada Egidio Vaz eu não disse que foram bem sucedidos. Disse que fizeram bastante pelo território. O meu bisavô, como engenheiro, veio construir estradas e pontes, na altura de madeira, no meio do mato de que todos beneficiaram. O meu avô, genro dele, era engenheiro mecânico, e trabalhou nos CFM durante 35 anos. Depois de se reformar comprou uma mashamba na zona de Goba e sempre se recusou a admitir os chamados "contratados", que, como sabes, eram praticamente escravos. Chegou mesmo a ter problemas com a administração por causa disso. Com o rendimento da mashamba criou a Fibreglass que começou na própria garagem e que só muito mais tarde alargou para a Machava, empregando dezenas de trabalhadores. Era um empreendedor. Outros com as mesmas ferramentas não fizeram tanto. Outros poderão ter feito mais ainda. Morreu pouco antes da independência. Está enterrado no Cemitério de Languene numa campa rasa, como qualquer outro cidadão.
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h
· Editado(s)


Escreve uma resposta...







Cadafe Namale Buanamade Juro por Deus você é doente.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h

Nelson Junior Senhor Elvino Dias, me permita dizer algo: nao o conheço e nunca ouv falar de si...dizem-me de que o Senhor fez o curso de Direito...eu, gentilmente, respeitosamente e com humildade lhe aconselharia a ler, pesquisar e estudar o Periodo Colonal em Moçambique.....talvez eu lhe venha ferir, mas vou ser franco: no tempo colonial o seu pai era visto por do que cao...a sua mae poderia ser violada( se nao foi) por qualquer branco e nao havia onde e a quem queixar...nao brinque com coisas serias...Voce nao viveu no ou o tempo colonial...diz coisas que nao sabe.........Mas, o senhor nao tem culpa de tanta ignorancia estupda e infantil...o culpado é o governo da Frelimo que nunca se preocupou de ensinar a verdadera Historia Colonal em Moçambique...No tempo colonial,os seus pais, seus tios etc etc eram vistos como seres sub-humanos...Senhor Elvno, se nao tem nada por escrever, nao escreva mas nao felicite o regime colonial Portugues...eu sou grande aos governos da Frelimo, mas eu sempre felicito e agredeço àquela Frelimo que trouxe diginidade e o orgullho de ser um negro...cuidado, cuidado, cuidado, nao brnquemos com coisas serias...O Sr.sabe por acaso quantos negros foram mortos barbaramente nas cadeias do Colono Portugues, ? ( pergunte a esse Guebuza, pois ele foi imensamente torturado pela pide)..O Sr; sabe por acaso quantas negras foram violadas e mortas nas cadeias da Pide?...O senhor quer entrar em terrenos pergosos que nao os conhece...Nao felecite no colono branco: era mau, e demonio....cuidado
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h
Ocultar 26 respostas

Angela Maria Serras Pires Nelson Junior essa narrativa inventaste onde ? Estas muito enganado porque a frelimo fez lavagem ao vosso cérebro e caso não saibas até o Edil de Nampula em 1971 era negro e a Joana Semiao era professora de liceu e milhares de outros negros estavam em cargos de relevo , andaste a ser enganado
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h

Nelson Junior Carissima Sra Angela, saude... so basei- me de factos histoticos...e nem sou um frelimista.....por contrario nao gosto da lideranca da Frelimo...aconselharia a nao falar sobre a Joana Simeao( realmente uma mulher culta) mas, os colonos queriam utiliza-la pra obter uma Independencia identica ao da Rodesia...A Joana foi mal usada e pagou com a vida... o grupo fascista de Jorge Jardim usou mal a “pobre” Joana... dito isto, nunca concordei com a Frelimo por ter a fuzilada...Nao sei porque ela nao fugira pra Portugal assim como fizera o Miguel Murupa... nao fale de Nampula, pois segundo o meu irmao mais velho, havia perto da Catedral de Nampula um centro de hipismo.. e nesse centro de hipismo os negros nao eram permitidos de entrar.... sim e sim, o colono construira tantas infraestruturas, mas elas eram pra o bem do colono....dito isto, nao quero dizer de que todo colono fosse mau, sem compaixao e um diabo... houve excepcoes...mas poucas.... estes sao os factos induscuteveis
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Nelson Junior Correcao.. indiscutiveis-sorry
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Nelson Junior ps!..posso fazer uma pergunta?...sim, em Mocambique havia uma instituicao chamada a Universidade de Lourenco Marques: quantos negros la estavam?.. quantos da raca mista? ..quantos de origem asiatica?... poucos!....sim, tinhamos instituicoes chamadas Liceus( que no periodo eram optimas instituicoes academicas) quantos negros la estavam?....as freiras( religiosas) em todo o Pais tinham instituicoes academicas chamadas colegios.. colegios estes com uma boa reputacao: quantos negros la estavam??...senhora, olhe os factos.... dito isto, nao quero dizer de que as instituicoes da frelimo fossem melhores: o fascismo era mau e assim como era o comunismo....e o negro no meio destes carrascos........gracas a Deus, aguas passadas
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Nelson Junior ps!..um pormenor nao importante mas significativo: se um negro namorasse com uma branca...mesmo se, a tal branca amasse o tal negro, este( o negro) passava mal com as autoridades em particular com a pide... mas, se os soldados brancos vindos de Metropole violassem uma linda negrinha, nada e nada lhes acontecia...estes sao os factos....
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Carlos Gomes Pinto Nelson Junior , deve ter vivido num Moçambique diferente daquele que vivi até 88. A partir desse ano é que passou a valer tudo menos a vida das pessoas
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 7 h

Nelson Junior Bom-Dia, com todo o meu respeito e sem lhe ofender, o senhor como um individuo da raca branca, nao vivia na pele a experiencia da vida de um negro mocambicano....eh doloroso e me custa afirmar de que, o regime colonialista era extremamente racista e deshumano..a prova concreta desta logica era so de ver as boas relacoes( diplomaticas e comerciais) Portugal tinha com os barbaros regimes da Rhodesia e do Apartheid... dito isto, nao quero admitir que nao houvesse brancos extraordinarios e humanos... mas, estes eram uma excepcao...se informe com o Chissano, a experiencia que ele teve com os seus colegas do Liceu em Maputo, entao Lourenco Marques
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Angela Maria Serras Pires Nelson Junior poucas excepções ? Isso quer dizer então que aqui todos são maus porque a frelimo é má , eu estudava nas freiras da Beira e tinha colegas negras , mas tu não sabes a verdade por isso não vale a pena
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Angela Maria Serras Pires Nelson Junior o chissano é um escroque que mente tal como Malangatana que foi para Portugal quando tinha 10 anos de idade , este país está alimentado por mentiras frelimistas e incitação ao ódio mas felizmente 80% do povo está no mato e adora o Branco e odeia outras etnias que são cruéis entre si
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Carlos Gomes Pinto Nelson Junior , não sei quem era racista, mas depois do 25 de Junho de 75 o Chissano deixou de os conhecer e até à minha familia que pagou para ele ir estudar para Portugal
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h
· Editado(s)

Nelson Junior Meu respeitoso Bom-Dia... concordo consigo quando a Sra afirma de que houve e continua a haver mentiras frelimistas...mas, nao concordo consigo quando se refere na incitacao ao odio, pois se reparar bem, no primeiro governo da frelimo havia tantos brancos, indianos e de raca mista como ministros e vice-ministros....quanto ao povo do mato( usando a sua expressao), era obvio que este adorasse o branco pois o tal povo do mato, sendo ele analfabeto, pauperrimo nao percebia nada... ele nao sabia de que o branco portugues, a maioria dos colonos era formada tambem de analfabetos, ignorantes e de certa forma muito estupidos...regresse com o tempo, e reveja o nivel de escolaridade dos colonos brancos em Africa em particular em Mocambique e em Angola.....Brancos estes que tinham 4 ou 5 serventes enquanto na Metropole eram uns simpes agricultores..estes sao os factos...se nao os reconhecs entao cara senhora se engana
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Carlos Gomes Pinto Nelson Junior , os brancos em Moçambique eram os nascidos na Terra ou os que vinham com carta de chamada e para isso tinham que ter qualificações. O Portuga de que fala ia para Angola, uns pés descalços como os Angolanos. Falar de cor só se dizem asneiras
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h
· Editado(s)

Angela Maria Serras Pires Nelson Junior o povo continua ignorante mas odeia a frelimo e por inerência outras tribos e gosta do Branco porque em 90% das situações era bem tratado , quanto a 4 criados , ainda os há e os Frelos tem até mais sabias ??? Ah ok mas como é entre pretos podem não é ? Podem matar milhões na guerra civil porque são pretos (a colonial só teve 9000 mortos), a História está toda mal contada mas um dia saberás
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Nelson Junior ....mais uma vez meu caloroso bom-dia, claro e claro que tambem houve brancos como senhor que eram humanos, bondosos e bons... mas, o senhor certamente vai concordar comigo, de que individuos como o senhor no Ultramar era uma excepcao..em geral, o branco portugues em Mocambique e em Angola foi cruel ...foi por isto que nasceram os MPLAs e as Frelimos......
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Angela Maria Serras Pires Nelson Junior esses movimentos nasceram porque era necessário a independência e até o meu pai Branco a queria mas não entregar a frelimo que matou os outros tais como Joana Semiao e Uria Simango etc e expulsou os brancos pela cor da pele e roubou tudo e aliás 43 anos depois estas a viver a mesma realidade
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Nelson Junior Que a Historia esteja mal contada, concordo consigo, porem paralelamente, devemos admitir de que o colonialismo portugues era racista..evidentemente houve brancos como o senhor Carlos que viam o negro como um outro ser humano
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Nelson Junior nao eh verdade.....
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Carlos Gomes Pinto Nelson Junior , não, não foi por essa razão. Foram as potencias Ocidentais como os USA que queriam as colónias Portuguesas Independentes para fazer o que fizeram depois da Independência em todas elas davam um chouriço e nós davamos o porco todo. Os recursos minerais explorados , as madeiras como estão agora os Chineses a saquear, para encher os bolsos deles e dos corruptos da Frelimo, em Angola a mesmissima coisa
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Nelson Junior Sem a magoar, sabe o que realmente penso: nenhum povo tem direito ou o dever de colonizar um outro povo e de impor condicoes de vida... enfim!..tenha um bom dia
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Carlos Gomes Pinto Nelson Junior , eu sou Moçambicano, só que tive que sair do País e. 88 por ser branco e andar todos os dias a ser chatedo pela SNASP
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Angela Maria Serras Pires Nelson Junior acabei de escrever que até o meu pai queria independência mas com todos e aliás sempre houve em Africa domínio de tribos sobre outras tribos e mil vezes piores que colonialismo porque são muito selvagens e cruéis e sabes bem
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Carlos Gomes Pinto Nelson Junior , há muita coisa que fazemos hoje, que daqui a 300 anos vão dizer como foi possivel, o colonialismo foi igual e correcto à luz desses tempos
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Nelson Junior nao defendo a frelimo e nem frelimistas..mas o caminho a democracia eh longo e as vezes doloroso.. repare o que aconteceu em Portugal apos o 25 de Abril...so confusoes... nos anos 70 e 80 a europa estava invadida de terrorismo interno...enfim!.. vai mudar com as futuras geracoes..calma
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Nelson Junior eh seu pensamento, se bem que esteja errada a respeito...
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Nelson Junior Independemente de politicas e politiquices, Mocambique eh um lindo Pais...
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h

Nelson Junior lamento muito...nao se esquecer de que o proprio Samora( nunca fui um pro-Samorista) veio em publico acusar a Snasp como um grupo de bandidos e criminosos... e com tristeza devo admitir de que em certos casos a Snasp era identica ou pior que a Pide...momentos tristes!.. realmente eram periodos terriveis pra todos : brancos, indianos, negros, etc etc....infelizmente o mesmo cenario hoje se assiste com a Sise....
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 4 h


Escreve uma resposta...







Nelson Junior correçao:...leia- se : o seu pai era visto pior do qu um cao
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h

Nelson Junior correçao...leia-se:eu sou grande critico aos governos da frelmo
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h

Nelson Junior O Senhor diz, quote:...."Alguém pode enumerar o que o actual governo construiu em Maputo de relevo depois da oIndependência?"...............................Como eu dsse no meu anterior comentario sou um grande critico aos governos da Frelimo, mas, respondendo à sua pergunta: a Frelimo fez com que voce fosse vsto como um ser humano...e nao so, voce como um negro nao tinha o direito de viver numa flat ( apartamento)....No tempo colonial voce nao tinha o direito de entrar em todos cafes ou bares dos brancos...cuidado cuidado cuidado...se o senhor nao sab nada sobre o tempo colonal nao escreva nada...todos os edifcios construidos no tempo colonal eram para o bem do branco..nada e nada quase nada para o bem-estar di negro...cuidado cuidado....
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h

Nelson Junior correçao:...vove como negro nao tinha o direito de entrar em em ALGUNS bares ou cafes dos brancos....
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h

Orlando M'sede Pedro Como é possível discutir os feitos do colonialismo em África? O objetivo último deste sistema implantado pelos europeus era pilhar tudo o que havia neste continente. Portanto tudo quanto há em África deixado pelos europeus foi palhaçada muito mais os Portugueses. O texto do Elvino Dias visa mostrar a nossa libertadora que devia fazer mais porque ao tomar o país queria construí- lo partindo do zero. Não é verdade que nada está sendo feito. Há sim obras do actual governo, mas a velocidade é lenta tudo porque temos concidadãos que priorizam o lado individual.
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 17 h


Angela Maria Serras Pires Orlando M'sede Pedro poupa nos a desgracas porque há 43 anos que estamos na miséria total e a ser desgovernados por ladroes assassinos
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h

Nelson Junior Sim e sim, a senhora tem razao em afirmar de que estamos na miseria total e a ser desgovrnados por ladroes e assassinos...tem razao!...mas uma genuina pergunta: durante os 500 anos do Colonialsmo Portugues, quantos e quantos negros foram formados, trenados durante estes 500 anos???...pouquissimos ou nenhuns...O Portugues nao admitia que o negro fosse à Universdade....Se, o portugues tvesse sido mais inteligente e formar muitos negros, a Frelimo, como Partdo Unico teria sido recusada.......Portugal Fascista criou a Frelimo e a Frelimo opressora criou a Renamo......Period
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 12 h

Age Carimo Infelizmente, quando a gente é formatada a pensar que Deus tem certidão de nascimento, assim pensaremos, porquanto hoje, nós moçambicanos, criticamos quando a cada metro quadrado existe uma garrafa de Txilar que nós mesmos lá jogamos.
Não ficamos felizes por ter um aeroporto em Nacala e um Porto de Águas Profundas em Nacala-a-Velha.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 16 h

Linette Olofsson Lindo. Bem tratado
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 14 h

Albano Antonio Gostaria que todos aqueles acham e defendem o governo do dia por ter feito construções pontuais e reconstruções percebam uma coisa, é que a questão que se coloca é, este governo durante os 44 anos não projectou a construção de alguma vila ou cidade mas sim criação de empresas "privadas" cujo proprietários são altos dirigentes deste martirizado país usando fundos do erário público sem para isso importassem o sofrimento do povo. E a política de refúgio para o hino nacional não funciona porque com este tipo de gente a frente dos distintos deste país, nenhuma pedra vai se juntar para a construção deste Moçambique.
6
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 13 h

Paulo Sergio Tricamegy Elvino,fica calmo.Ha aqui muita gente que pensa que os seus peidos cheiram a rosas.
Depois entram no discurso confuso em idioma que ninguém entende,talvez administrado nas novas universidades feitas por eles.Talvez para aumentar ainda mais a distância deles para os miserável povo que eles se especializaram em criar.
Fica calmo porque não é possível falar com aspirantes a ladrao,chupa rabos da pior espécie,improdutivos diplomadas,porcos aristocratas!
Fica calmo.....
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 8 h


Anselmo Fernando Moiane Quando acaba os argumentos da nisto
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 3 h

Paulo Sergio Tricamegy Anselmo Fernando Moiane tenho muito mais para dizer.A verdade é que ninguém aguenta a estupidez,ignorância é arrogância de ladroes de votos,apoiados por gente da pior especie.
Vou dizer mais uma que ouvi aqui: com quem fodeu Moçambique,para parir tanto filho da puta?
1
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 57 min


Escreve uma resposta...







Joseph Mata Este post é uma barbaridade , deves ter olhos de madeira para ignorar o que foi feito nestes 45 anos pós colonialismo.
2
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
· 2 h


Jr Chauque Joseph Mata eu diria o mesmo deste comentário, por não ver o que o colono fez na sua estadia em moçambique
Oculta ou denuncia isto


Gosto
· Responder
·

Sem comentários: