domingo, 14 de abril de 2019

Carta Aberta ao "Senhor Presidente da República de Moçambique (PR), Filipe Nyusi



Sou um cidadão Português que viveu em Moçambique, mais concretamente na cidade da Beira, desde Fev 1937 até Jul 1977 ... 40 anos seguidos ... com excepção dos anos de estudo em Lisboa ... Moçambique é a minha segunda Pátria e a última vez que aí estive foi em Março 2016 ... quando apareceram as "dívidas ocultas" ...
Permita-me Senhor PR que lhe transmita o meu sentir e o meu comentário sobre a tragédia que se abateu sobre a nossa terra com o ciclone IDAI ...
Nós, aqui em Portugal, estamos a juntar as ofertas que os Portugueses queiram dar para os cerca de três milhões de pessoas afectadas pelas cheias (número apontado pela Mamã Graça Machel aos jornalistas) ...
Li há dias, na Imprensa Moçambicana, que, do montante das "dívidas ocultas" (Ematum, Mam e Proindicus), cerca de US$ 200 milhões terão sido distribuídos em comissões e subornos por banqueiros e políticos ...
Eu não conheço quem são as pessoas que receberam estas comissões ... mas certamente o Senhor PR, através da PGR, pode identificar algumas delas ... senão mesmo todas elas ...
Senhor PR - o que eu lhe peço, nesta carta, é que ... na qualidade de PR daqueles três milhões de cidadãos referidos pela Mamã Graça Machel ... faça um apelo CALMO, SERENO e PACÍFICO a TODAS as pessoas que receberam "comissões", das "dívidas ocultas", para que as entreguem às instituições que estão a prestar ajuda às populações mais carenciadas ... e que as entreguem em espírito de SOLIDARIEDADE e COMUNHÃO com os irmãos Moçambicanos que, neste momento,  mais sofrem ... mesmo que não possam ou não queiram entregar a totalidade das "comissões", que ao menos entreguem uma parte delas ...
Eu acho que este apelo PODE ser feito pelo PR ... é um direito que lhe assiste ... e DEVE ser feito pelo  PR ... (se fôr outra pessoa,  dizem logo que está a fazer "política") ... é um Dever de Consciência de qualquer um PR neste contexto tão dramático que Moçambique está a viver ... as suas populações mais aflitas merecem este apelo do seu PR ... o nosso PR, Marcelo, fez um apelo semelhante aos Portugueses e estes estão a responder ...
Com os melhores respeitos e consideração, subscreve-se Carlos Cabral."
(Recebido por email – 13.04.2019)

Sem comentários: