Por MMO Notícias - Jan 29, 2018
A 5ª secção criminal do Tribunal Judicial da Província de Maputo condenou ontem Amade Mabunda a pena de 24 anos de prisão maior,por se provar ser o autor material do assassinato do procurador Marcelino Vilanculos.
O réu foi condenado ainda ao pagamento de uma indemnização à família da vítima pelos danos morais e psicológicos no valor de 28 milhões de meticais e 500 mil meticais pelos danos patrimoniais (reparação da viatura).
Na fundamentação, o tribunal diz ter elaborado a sua convicção com base nas declarações do réu, de que teria atingido mortalmente ao procurador Vilanculos à entrada da sua residência no bairro Tsalala, município da Matola, tendo usado para o efeito a arma do tipo “AK-47”.
Segundo o juiz Samuel Artur, na execução do crime, Amade Mabunda estava acompanhado dos seus comparsas, Abdul Afonso Tembe e um outro identificado apenas com o primeiro nome, Mussavene, tendo apontado José Coutinho (morto)como o mandate do assassinato, cuja responsabilidade penal foi declarada extinta pelo tribunal na sequência da sua ausência física.
Marcelino Vilanculos, procurador afecto à secção de instrução criminal do Tribunal Judicial da cidade de Maputo tinha a seu cargo a investigação sobre casos de rapto e foi assassinado a tiro na noite de 11 de Abril de 2016 à porta de casa.
Diário de Moçambique
Sem comentários:
Enviar um comentário