quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Putin tinha cartão de identidade da Stasi quando era espião soviético na antiga Alemanha Oriental

Putin tinha cartão de identidade da Stasi quando era espião soviético na antiga Alemanha Oriental

BSTU

Os arquivos da Stasi informam que o atual Presidente da Rússia recebeu o cartão para poder realizar o seu trabalho no KGB em cooperação com a Stasi. As atividades dos agentes incluíam a vigilância meticulosa de cidadãos comuns, muitos dos quais eram pressionados a espiar outros. Durante o seu serviço em Dresden, Putin foi promovido a tenente-coronel

A agência que mantém os arquivos da Stasi informou esta terça-feira que Putin “recebeu o cartão para que pudesse realizar o seu trabalho no KGB em cooperação com a Stasi”, que era a alcunha dada aos agentes do Ministério de Segurança do Estado da Alemanha Oriental. As atividades dos agentes incluíam a vigilância meticulosa de cidadãos comuns, muitos dos quais eram pressionados a espiar-se uns aos outros.
Putin, nascido em Leninegrado (atual São Perterburgo), foi enviado para a Alemanha Oriental em 1985. Então com 33 anos, foi um oficial do KGB em Dresden até dezembro de 1989, quando o regime comunista da Alemanha Oriental entrou em colapso na sequência de protestos em massa pela democracia.
Fluente em alemão, Putin afirma ter acalmado a multidão em Dresden quando esta cercou o edifício do KGB, avisando que se tratava de território russo. Durante o seu serviço na cidade alemã, foi promovido ao posto de tenente-coronel.
Em 1989, Putin recebeu uma medalha de bronze da Alemanha comunista – oficialmente República Democrática da Alemanha (RDA) – “pelo serviço fiel ao Exército Nacional do Povo”, segundo o site do Kremlin. Depois de voltar para a Rússia, tornou-se chefe do FSB, o principal sucessor do KGB.

Sem comentários: