D. António Juliasse F. Sandramo, novo Bispo Auxiliar de Maputo
O Papa Francisco nomeou nesta quinta-feira, 7 de dezembro, o Reverendo Sacerdote P. António Juliasse Ferreira Sandramo, do Clero diocesano de Chimoio, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Maputo, em Moçambique.
P. Bernardo Suate – Cidade do Vaticano
O Padre António Juliasse Ferreira Sandramo nasceu em Soalpo (Chimoio), Província de Manica, no dia 20 de março de 1968. Frequentou o Seminário Filosófico Interdiocesano de “Santo Agostinho”, na Matola, de 1990 a 1992 e, de 1993 a 1996, o Seminário Teológico Interdiocesano de “São Pio X”, em Maputo.
Foi ordenado sacerdote no dia 28 de junho de 1998, na Paróquia de São Paulo e São Jerónimo da Soalpo, Diocese de Chimoio.
Intensa actividade de D. Juliasse
Desde 2010 o novo Bispo Auxiliar de Maputo foi Decano dos Sacerdotes Diocesanos de Chimoio. Actualmente é Pároco da Catedral, Arcipreste e ViGário Episcopal da Zona Centro e membro do Conselho Presbiteral Diocesano, Secretário da Comissão Episcopal para a Cultura, Docente de Antropologia na Universidade Católica de Moçambique (UCM).
Preparação académica
D. António Juliasse Ferreira Sandramo é titular de uma Licenciatura em Teologia, pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa; uma Licenciatura em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa (FCSH) e um Master em Estudos Africanos, pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE/IUL-Lisboa), concluído com a Dissertação “A bebida alcoólica em Moçambique: estudo das práticassocioculturais do uso da bebida alcoólica”.
Além do Português, D. António Juliasse fala Inglês e as línguas locais das Províncias de Manica e Sofala (Centro de Moçambique), e tem noções básicas das línguas francesa, espanhola e italiana.
Sem comentários:
Enviar um comentário