sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Julgamento de Carrilho por violência doméstica contra Bárbara Guimarães reaberto em Janeiro


Sentença da juíza Joana Ferrer foi considerada nula pelo Tribunal da Relação de Lisboa.
Foto
LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS
O Tribunal da Relação de Lisboa mandou reabrir o julgamento do caso de violência doméstica que envolve o antigo ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho e a apresentadora Bárbara Guimarães, estando a primeira sessão marcada para 9 de Janeiro.
O tribunal aceitou um recurso do Ministério Público determinando a reabertura da audiência. Manuel Maria Carrilho tinha sido absolvido há um ano do crime de violência doméstica e de vinte e um crimes de difamação. Apenas foi condenado por um crime de difamação, relativo ao facto de ter aludido em público aos alegados hábitos alcoólicos da mulher — o que lhe custou 3900 euros, entre uma indemnização e uma multa fixada pelo tribunal.
Inconformado com a decisão, o Ministério Público apresentou um recurso, invocando "nulidades de despachos que indeferiram a realização de diligências de prova essenciais e indispensáveis à descoberta da verdade". No comunicado é explicado que o Ministério Público "entendeu que a sentença devia ser revogada e substituída por outra que dê como provados factos vertidos na acusação pública e que, em qualquer caso, condenasse o arguido pela prática de um crime de violência doméstica".
A primeira sessão de julgamento que irá decorrer nos juízos criminais de Lisboa está marcada para 9 de Janeiro, às 14h00. A 15 de Dezembro de 2017, a juíza Joana Ferrer absolveu Manuel Maria Carrilho: "Perante a realidade trazida ao tribunal, prova pericial inconclusiva e perante uma prova testemunhal abundante, mas que não foi capaz de sustentar a acusação, não resulta da matéria de facto provada que o arguido tem cometido o crime de violência doméstica", justificou. O Tribunal da Relação de Lisboa vem agora anular a sentença e mandar repetir uma parte do julgamento - o que implica uma nova sentença que, pelo menos teoricamente, pode redundar numa condenação do ex-ministro da Cultura. 
A parte do julgamento que terá de ser repetida relaciona-se com um episódio passado no sótão da casa onde moravam, em Lisboa. “Ele levou-me para o sótão, pôs-me virada para as escadas, disse-me, ‘vai pelas escadas, bates com a cabeça e eu e os teus filhos ficamos a rezar por ti’”, contou a apresentadora. 
Tanto Bárbara Guimarães como o Ministério Público chegaram a tentar afastaresta juíza do caso, alegando parcialidade por parte da magistrada. Num outro processo em que também era suspeito de ter agredido Bárbara Guimarães, o ex-namorado desta, Ernesto "Kiki" Neves, e um amigo da apresentadora de televisão, Ricardo Pereira, Manuel Carrilho foi sentenciado a quatro anos e meio de pena suspensa. E ainda a frequentar um curso de sensibilização contra a violência doméstica, bem como a pagar à ex-mulher 50 mil euros.
Ainda num outro processo, ficou provado que atacou o pedopsiquiatra Pedro Strecht, que tinha dado um parecer sobre o estado psicológico dos filhos do arguido durante o processo de divórcio da apresentadora. As agressões aconteceram no intervalo de uma das sessões do julgamento do processo de promoção da protecção da guarda dos dois filhos.