quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Cabo Delgado - Palma 13 de Dezembro de 2018 INCENDIARAM TODA A ALDEIA MIANDO

Cabo Delgado - Palma
13 de Dezembro de 2018
INCENDIARAM TODA A ALDEIA MIANDO
Já não existe aldeia Miando, povoado do distrito de Palma, na província de Cabo Delgado, na sequência de terem sido ateadas todas as mais de 200 casas, incluindo celeiros e currais de animais. O acto deu-se entre as 19h40 as 21h00 de ontem (12 de 12 de 2018) por indivíduos desconhecidos e está sendo difícil quantificar o número de deslocados.
Das residências incendiadas, contam-se também da liderança comunitária local, de professores entre outros. Diríamos que na aldeia tinha apenas duas casas com cobertura de zinco e mesmo estas, não salvaram a fúria de fogo posto e parcialmente estão destruídas.
Em termos tácticos, as nossas fontes posicionadas em movimento e fugindo daquela aldeia já inexistente e despovoada, disseram que ainda estava-se de olhos quando o incêndio começou e começou no epicentro da aldeia, de forma coordenada até as últimas casas. É importante realçar que ninguém foi tirado a vida, como tem sido de hábito. E a estas alturas, nenhum proprietário consegue localizar seus animais domésticos que dormiram ao relento e mesmo os próprios animais, não conseguem reconhecer seus currais porque já não existem. Ora, ninguém consegue voltar a edificar alguma casa, desde já, por insegurança.
A situação aterrorizou povoados vizinhos de Miando e concretamente Bagala, Chipuidi, Lilungo e também a mais recente aterrorizada aldeia Malamba, esta que foi visitada por cerca de 20 homens sendo um munido de arma de fogo e os restantes, incendiários e portadores de catanas afiadas nos dois lados.
A vila sede de Palma, observa a estas alturas em que o fogo ainda toma conta de casas construídas de material precário, uma enchente desordenada e várias famílias acolhem refugiados e outros que não têm amizades na vila sede de Palma, procuram se adaptar junto de suas famílias.
O curioso é que até a estas alturas em que o Pinnacle News vos escreve (07h53), nenhuma Unidade militar foi deslocada ao local do crime.
Pinnacle News


Sem comentários: