terça-feira, 13 de novembro de 2018

Uma palavra-passe pode ter salvado uma criança de um rapto iminente


2.445
4
Um homem tentou convencer uma criança de 10 anos a entrar no carro onde seguia, no estado norte-americano do Arizona. Mas acabou por desistir quando a menina exigiu uma senha que só os pais sabiam.
As autoridades estão à procura do homem com cerca de 40 anos que abordou a criança
Getty Images/iStockphoto
Aconteceu na semana passada, a meio da tarde de quarta-feira. Uma menina de 10 anos passeava com uma amiga perto de um parque do bairro onde morava em San Tan Valley, no estado norte-americano do Arizona, quando um carro branco se aproximou e parou perto da criança. De lá de dentro, um homem disse-lhe que os irmãos tinham tido uma acidente muito grave e que, por isso, teria de o acompanhar. A menina não se deixou impressionar e perguntou ao homem qual era a “palavra passe”. O homem, que não sabia que palavra passe era essa que a criança falava, acabou por se afastar, para não ser visto ali.
Muitos parabéns aos pais desta criança por usarem uma palavra passe e terem conversado com os seus filhos sobre os perigo de falar com estranhos”, disse o xerife Mark Lamb em declarações à ABC 15.
Os pais da menina tinham ensinado a filha a perguntar a palavra passe a quem se tentasse aproximar dela. Apenas os familiares sabiam que palavra passe era essa. Assim, este método permitiria à criança distinguir em quem poderia ou não confiar.
Desta vez, salvou a vida de minha filha“, disse Brenda James, a mãe da menina, à ABC 15.
Ao mesmo tempo que as autoridades encorajam os pais a colocar em prática este método na educação dos filhos “para que eles saibam o que fazer se estiverem num situação como esta”, estão empenhadas em encontrar o suspeito. O homem tem cerca de 40 anos e uma barba curta, de acordo com os dados que a menina de 10 anos conseguiu dar — que não foram muitos, uma vez que o homem terá tapado a maior parte do rosto com a mão, enquanto abordava a criança, na tentativa de esconder características que o pudessem vir a identificar. Várias crianças do bairro informaram também as autoridades que já tinham visto o carro que o suspeito conduzia, várias vezes, na zona do parque, naquele dia.

Sem comentários: