quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Holandês de 69 anos inicia batalha legal para mudar idade para os 49

3.855
11
Pensionista abre processo legal, alegando que a idade o prejudica para arranjar emprego e ao usar o Tinder. "Pode-se mudar de nome e de género. Porque não de idade?", questiona.

Aos 69 anos, Emile Ratelband diz-se discriminado pela idade
ANP
Um pensionista holandês de 69 anos iniciou uma ação legal pedindo para que um tribunal o autorize a mudar a idade que tem no seu documento de identificação, passando a ser identificado como tendo menos 20 anos.
Emile Ratelband, nascido a 11 de março de 1949, apresentou um pedido no passado para que a sua data de nascimento fosse alterada oficialmente para 11 de março de 1969, mas o órgão em causa recusou, segundo conta o De Telegraaf. Na sequência dessa decisão, Ratelband entrou agora com uma ação legal em tribunal contra o Governo holandês, alegando que, se o Estado permite a qualquer cidadão que alterar o seu nome ou o seu género, então também lhe deveria ser autorizada a mudança de idade.
“Pode-se mudar de nome. Pode-se mudar de género. Porque não de idade? Não há questão com tanta discriminação como com a idade”, declarou Ratelband ao jornal holandês, citado pelo britânico The Telegraph. “Fiz exames e o que é que eles revelam? Que a minha idade biológica corresponde aos 45 anos”, garante o pensionista.
As motivações para a mudança prendem-se com as “discriminações” que Ratelband diz sofrer devido à idade, tanto a nível profissional e pessoal. “Com 69 anos, estou limitado. Com 49 posso comprar uma casa nova, conduzir um carro diferente, arranjar mais trabalho”, explica. “Quando estou no Tinder e lá diz que tenho 69 anos, não recebo nenhuma resposta. Com 49, com a cara que tenho, ficaria numa posição de luxo.”
Em tribunal, o juiz disse compreender o argumento de Ratelband que compara a mudança de idade à de género, já que em tempos tal teria sido impensável. Contudo, explicou, o tribunal tem dificuldades em dar-lhe razão, já que ao permitir alterações de idade abriria espaço a vazios legais sobre o passado dos cidadãos. Sem a existência legal de Ratelband entre 1949 e 1969, o que fazer a esses anos? “Quem é que os seus pais tomavam conta nessa altura então? Quem era esse rapazinho?”, questionou o juiz.
O tribunal tomará uma decisão final sobre o caso dentro de um mês.Comentários
Holandês de 69 anos inicia batalha legal para mudar idade para os 49
Mais votados1
Todos12
Manuel Joaquim
2 m
Como homen branco biologico quero ser negro, ter 67 anos e identifico-me como mulher. Qual o juiz que não vai entender o meu pedido?
Antonio Fonseca
43 m
No fund no fundo o que a esquerda quer é discriminar a inteligência. 
Para a esquerda a igualdade conveniente é sermos todos burros e facilmente influenciáveis.
Rui Rebelo
1 h
Eu digo vos, andamos a perder o Norte.
Se para mim um transsexual de origem masculina não è de facto uma mulher, porque o tenho que tratar no feminino? Para mim isso é discriminar a mulher.
Rui Rebelo
1 h
E eu para além da idade quero mudar de raça, já não quero ser humano, eu quero ser um dragão com 500 anos.
José Paulo C Castro
6 h
O juiz acha que não pode ser pois alguém tinha de ser o filho que os pais criaram nos primeiros 20 anos. 

No entanto, se esse filho passar a ser filha já é aceitável. Morre um e nasce uma com 20 anos e sem passado nem registos...
Fly Man
7 h
E porque não? Olha eu quero ter 67 anos para me reformar já sem penalizações! Afinal, se vale tudo porque não isto? Porque custa dinheiro??? Abaixo as construções sociais!
Jay Pi
7 h
Não pode o homem determinar no papel uma lei contrária à que a natureza escreveu na realidade. 
Alberto Pereira
8 h
Acho que este holandês tem toda a razão.
É mais legítimo mudar de idade do que de sexo
Bruno Guedes
8 h
Hahaha
Eu vi logo que o próximo conceito a ser redefinido sería a idade. E não é que o homem tem toda a razão? Se eu tenho o direito de decidir o meu género, porque razão não posso decidir a minha idade? A final de contas, tudo não passa de normas sociais arbitrárias: por que carga de água é que eu tenho que aceitar a data de nascimento que um estranho qualquer me atribuiu à nascença? 
Se eu me sinto como um velho de 65 anos, não terei direito à reforma? 
João Montenegro Silva
8 h
Que rejeite a reforma e volte ao trabalho.
Manuel Tiago
8 h
O pensionista tem toda a razão. Porquê discriminar a disforia etária? Também é um direito humano, ou não? No entanto, em Portugal terá mais sentido o contrário, tal é o frenesi dos portugueses pelas reformas antecipadas: ter 49 anos e batalhar por ter 69, finalmente a reforma. Porque não? Vamos a isso, portugueses. O Xuxa Party vai gostar.

Sem comentários: