domingo, 11 de novembro de 2018

Depois das inaugurações: punir o protocolo

Depois das inaugurações: punir o protocolo
Depois de acabar a cerimônia de inauguração da ponte Maputo-Katembe, bem como as estradas de ligação, é preciso punir o pessoal do protocolo (de Estado, do Município de Maputo e da Empresa Maputo Sul) pelo atentado a unidade nacional. Porquê?
Porque é inconcebível que em uma cerimônia dirigida pelo chefe de Estado, o símbolo da unidade nacional, só se vê mais bandeiras da Frelimo do que bandeiras do Estado, bandeira de Moçambique 🇲🇿. Além disso, as bandeiras da Frelimo são visivelmente maiores do que as bandeiras de Moçambique 🇲🇿. Que deslise? Esse deslise (in)voluntário tem algum significado ou alguma mensagem?
Calton
Gosto
Comentar
Comentários
Domingos Pedro Cadeado Primo, primo....Forte
Gerir
Joanguete Celestino Partidarização do empreendimento do Estado.
Gerir
Geraldo Tembe Partido = Estado
Estado = Partido
Analisando duma forma simplista parece mesma coisa. Mas, não é. Já estamos habituados.
Gerir
Calton Cadeado Por isso é que tem que se punir o protocolo...
Gerir
Domingos Pedro Cadeado Protocolo do estadio muncipal da Beira deve tambem ser punido, vi muito galo a flutuar num pano branco
Gerir
Jossias Macaza È preciso tomar medidas severas senao todos partidos vao fazer o mesmo logo q chegarem ao poder .Hoje è a Frelimo na ponte Catembe,ontem foi o MDM no Estadio municipal,amanha vai ser a Renamo.Devemos levantar a bandeira do nosso estado nestes tipo de ocasioès nao as banderinhas dos partidos.
Gerir
Responder16 h
Almeida Tembe Ate as cançoes que mais se ouvia sao as do partido frelimo numa cerimonia de estado e que aprior se pretendia que fosse tida como pertenca de todo moçambicano de rovuma ao Maputo.
Gerir
Che Sambila Afinal o partido felino tem suas crianças?
Gerir
Responder8 h
Geraldo Tembe Devemos saber se não foi/é própisitado. O dito "aproveitamento politico". Fazendo uma pequena analise SWOT para apanhar a maioria menos atenta.
Gerir
Kuyengany Produções Isso vindo de Si Doctor..... J’adore 👍
Gerir
Munguambe Nietzsche Certo ilustre meu grande expirado da materia política. Também tenho um outra apreciação negativa que é, a questão de milhares vestido a vigor para protocolo de uma cerimónia dessa pequena.
Gerir
Abdul Givá Esse "erro protocolar", deve - se à partidarização do Estado. Em Moçambique é comum confundir empreendimento do Estado com o do Partido, é comum confundir Instituições do Estado com Instituições Partidárias. Não creio que tenha sido erro protocolar oh Calton Cadeado, talvez orientação superior nesse sentido, pra transmitir a mensagem de que: "A Frelimo é q faz , a Frelimo é q fez"....

Acredito que no Protocolo do Estado e até do Conselho Municipal tem lá no STAFF pessoal formado e especializado nessa matéria, até porque conheço alguns que fizeram o curso de Relações Internacionais e Diplomacia, que abordam muito essa matéria eque tem dominio da mesma, que estão lá, tanto na Presidência da República assim como no Conselho Executivo....
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Jossias Macaza Vergonhoso demais essa pratica
Gerir
Responder16 h
Domingos Pedro Cadeado Beira tambem aconteceu mesma pooooooora e não falaram porquê?
Gerir
Domingos Pedro Cadeado Todos municipios onde a Frelimo é oposição também fazem mesma sena primo Calton Cadeado.....Certo é que isto é Africa e governo é partido, não como fugir disso
Gerir
António Madureira Poxes Jr. O Protocolo não é do Estado, é da FRELIMO e tinha uma missão para cumprir. Devem estar a festejar tipo a missão foi cumprida.
Gerir
Domingos Pedro Cadeado Bato na tecla do meu celular que este é um debate que não terá solucao
Gerir
Geraldo Tembe No fim do dia passa pelos mais velhos dar um bom exemplo. Como diz o ditado "o exemplo vem de cima". A FRELIMO é o espelho, partido secular.
Gerir
Ernesto Pedro Beira nada aconteceu do que o ilustre cadeado esteja levantado e triste que esse cenário nao tenho sido observado pelo elementos da organização por isso que nao tenha visto alguns membros da oposição presente porque Ja esperavam estarem a ser acolhidos com bandeiras e símbolos no partido no poder nao ficou bonito perante esse cenário
Gerir
Kuyengany Produções In mean while...
Gerir
Lyndo A. Mondlane Kkkk.. visivelmente maiores..kkk
Gerir
Muhamad Yassine Obrigado pelo reparo. Nòs ja nos cansamos de apelar para a razao nessa gente
Gerir
Pedro Comissario Subscrevo totalmente. Mas não é culpa do Protocolo do Estado que está em mãos extremamente competentes. Há gente, entre nós, que não tem a noção verdadeira da Pátria fundada pela Frelimo!
Gerir
Responder23 h
Calton Cadeado Essa “gente, entre nós”, deve ser punida. Já não podemos alimentar esse tipo de comportamento, principalmente depois de aprovarmos o pacote de descentralização que tem grandes potencialidades para perturbar a unidade nacional. Neste momento, todo o gesto (pequeno ou grande) para valorizar mais Moçambique 🇲🇿e a unidade nacional deve ser absolutamente prioritário! Isto deve começa a partir de nós!
Gerir
Responder23 h
Pedro Comissario Calton Cadeado sem duvida! O desígnio da unidade nacional é que vai fazer de Moçambique um grande país e evitar a sua fragmentação. É, na essência, o sonho de Eduardo Mondlane!
Gerir
Responder23 h
Juvencio Azevedo Angelo Azevedo Calton Cadeadocorroboro prof Calton, infelismente os que tanto falam da unidade nacional, as suas praticas não tem tido alinhamento com oque dizem.
Gerir
Responder6 h
Edgar Barroso Heheheheh...
Gerir
Responder23 h
Amilton Munduze Prática reiterada com convixão de obrigatoriedade. Partido > Estado.
Gerir
Responder22 h
Amilton Munduze Sim. É a ideia que se nos transmite.
Gerir
Responder22 h
Noa Inacio Quando as mentes nobres acordam. Vice diz em Moz é possível
Gerir
Responder22 h
Leonel Simila ÀS VEZES SINTO-ME CONFUNDIDO QUANDO PROCURO PERCEBER CERTOS FENÔMENOS ARTIFICIAIS. . .
Gerir
Responder21 h
Anacleta Cossa País do Pandza
Gerir
Responder21 h
Zé Joel Estado Vs Partidao uma confusão histórica Calton..
Gerir
Responder20 h
Alcidio Do Rosario Já ouví que nos eventos do Estado é proibido apresentar símbolos partidários.
Cá entre nós, irmão Calton, uma vez que só tenho bandeira da FRELIMO, estou proibido de exibi-la? Para mim é mais fácil adquirir bandeira do Partido do que da República de Moçambique.
Gerir
Responder20 h
Jose Maphanga Porque não come espinhoza, capim e areia!?
Gerir
Responder8 h
Alcidio Do Rosario Jose Maphanga, quem te garante que não como?
Gerir
Responder7 h
Jose Maphanga Sua resposta é falácia
Gerir
Responder7 h
Alcidio Do Rosario Jose Maphanga , voçê é quem diz.
Gerir
Responder7 h
Jose Maphanga Alcidio Do Rosario Porque se enquadra nesta categoria lógica, falácia mesmo.
Gerir
Responder7 h
Antonio A. S. Kawaria E a PRM não as retirou e prendeu os que portavam bandeiras da Frelimo?
Gerir
Responder6 h
Quivi José Faera Eh o paìs que temos,fazer oqué
Gerir
Responder3 h
Josina Malique Grande desliZe Doutor!
Gerir
Responder16 min
Think big and act big = Development
Pensar grande e agir grande = desenvolvimento
You can build and even shape small minds. But, you should not ask your small minds to think and act big. It is incongruent and even imoral!
Tu podes construir e até moldar pequenas mentes. Mas, tu não deves pedir as tuas mentes pequenas para pensarem e agirem grande. Isso é incongruente e até imoral!
Assim, depois de ver a grandeza do projeto de estrada Maputo-Katembe concretizado, todo aquele que insistir em pensar e agir pequeno deve ser considerado um anti-patriota, um criminoso contra o desenvolvimento de Moçambique 🇲🇿
Calton
Comentários
Dereck Mulatinho Ehehehhe não sejas radical.
Gerir
Calton Cadeado My friend Dereck Mulatinho! As vezes é preciso ser radical. 😂
Gerir
Jose Maphanga CONCORDO, ATÉ PORQUE SOMOS DESAFIADOS.
Gerir
Alvaro Simao Cossa Melhor constitucionalizar a lei que proclama a ignorância como crime. (kikiki). Meu irmão Calton Cadeado, muitas pessoas que criticam este Projeto o fazem por falta de visão, não por violação da ordem moral e ou civil
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Calton Cadeado Irmão Alvaro Simao Cossa! Alguns dizem que ser ignorante é um direito humano 😂😳🙈
Gerir
Alvaro Simao Cossa Por isso não devemos violar esse direito
Gerir
Calton Cadeado Por isso que eu quero criminalizar os incongruentes que pensam pequeno e exigem que as pessoas ajam grande!
Gerir
Alzira Magalhaes Projecto, projeto???
Gerir
Calton Cadeado Já não é projecto. Agora é projecto concretizado ...
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Fatu Fatu Um projecto concretizado com muito orgulho 💪💪
Gerir
Fatu Fatu Concerteza
Gerir
Alzira Magalhaes Parabens ao papa Guebuza que sempre pensou grande
Gerir
Calton Cadeado Yeah! Parabéns ao Presidente Guebuza. Ele pensou e agiu grande. Mais do que isso, ele mobilizou os seus quadros a pensar e a agir grande!
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Fatu Fatu Como sempre👌
Gerir
Zeze Junior Eu tenho uma enorme admiração por ele:Antigo presidente— Armando Emílio Guebuza.
É um homem que não tem medo de arriscar.Ele não tem medo do desenvolvimento.
Gerir
Fatu Fatu Há ainda pessoas inibidas de exaltar os feitos do Presidente Guebuza. Que pena!
Gerir
Calton Cadeado Fatu Fatu, my friend! O melhor momento para julgar o líder de hoje é amanhã. Por isso, quem está inibido de exaltar os feitos do Presidente Guebuza ainda vai a tempo de o fazer. Mas, se não exaltar, não há problema. O mais importante é usufruir dos benefícios dos feitos que são imponentes!
Gerir
João Barros Sou uma das pessoas afectada por essa inibicao Fatu Fatu pois, na minha analise, o legado da sua Governacao foi pessimo para a maioria dos mocambicanos mas, isso nao faz de mim um criminoso, anti-patriota e contra o desenvolvimento!
Gerir
Calton Cadeado Legado péssimo para a maioria dos Moçambicanos?! Que legado?
Que maioria? Será que estamos a falar da mesma maioria?🤔
Gerir
Responder23 hEditado
João Barros Legado das dívidas não declaradas; contraídas a margem das ioutras instituições de soberania;que deixaram o país numa péssima situação socioeconômica e até de credibilidade no mundo dos negócios;instituições sem orçamento; o que demonstra que o homem geria o país como se seu quintal se tratasse! Defenda a sua dama de companhia mas, não chame os outros, por não concordarem, de criminosos! Afinal, dentre todos, quem é o mais criminoso?
Gerir
Responder23 h
Calton Cadeado O legado das chamadas dívidas ocultas é suficientemente forte para responsabilizar a actual situação socioeconômica que o país vive? E se adicionarmos a guerra que nos sabemos que foi feita para fugir/ esconder a irresponsabilidade na ma gestão dos famosos homens armados? E se adicionarmos a sabotagem (engendrada de dentro e de fora de Moçambique) contra os projetos das famosas 3 empresas gêmeas? A sabotagem, mais do que sabotar as empresas, destruiu um projeto de Estado - inteligência econômica que estava a ser bem criado...🙊
Gerir
Responder22 h
João Barros Calton Cadeado , com todo o respeito, não coloque ou faça em público esses comentários ou perguntas! Vou usar um termo que nunca usei: comente assim quando o G40 estiver reunido; para dar força o Vosso Chefe! Não se pode fazer alusão a um dos maiores crimes na governação porque a actual governação pretende encobrir a sua incompetência! Entendi!
Gerir
Responder22 h
Calton Cadeado Enquanto isso, a outra maioria dos Moçambicanos que beneficiam de novas estradas de grande qualidade. A outra grande maioria de Moçambicanos que já tem ensino superior pertinho de casa e, por isso, não precisa de viajar a Maputo e sofrer humilhação por causa de bolsa de estudos. A outra grande maioria de Moçambicanos que viraram empreendedores nos seus distritos. A outra grande maioria de Moçambicanos que já tem electricidade nas suas casas. Esses que não são G40 viram outro legado que suponho que não é péssimo! Essa outra maioria viu esses crimes - mais ensino superior, mais estradas novas, mais energia, mais, mais mais...
Portanto, cada qual com as suas maiorias! Cada qual com os seus crimes!
Gerir
Responder22 hEditado
João Barros Como Academico creio que deves ter foco no que abordas; senão perdes-te em divagações sem sentido! Nunca tive ensino superior perto; vim fazê-lo em Maputo vindo de Nampula! Fiquei alojado numa fossa que chamavam de residência até, através de amigos, acabei vivendo no Self (residência da UEM) mudando de quarto em quarto, dependendo da boa disposição dos amigos! Nada foi fácil! Quanto à maioria dos moçambicanos deverias analisar os diferentes indicadores de desenvolvimento (não sendo absolutos, dão uma indicação), adiciona o nível da inflação (desde o escândalo das dívidas e outras variáveis)! Eu não disse que a estrada ou pontes! Simplesmente disse e continuo a dizer que, entre o positivo e negativo do Presidente AEG, eu escolho o péssimo! Bom final de semana!
Gerir
Responder22 h
João Barros Não disse que estradas e pontes não são importantes ‘
Gerir
Responder22 h
Calton Cadeado Respeito a sua escolha! 
Simplesmente perguntei que maioria? Como acadêmico, sabe que é um erro crasso falar de maioria sem ter nenhum elemento estatístico de prova. Eu preferi perguntar. Mas, como perguntar é uma ofensa...
Para mostrar o erro, eu pref
eri mostrar a outra maioria. Eu pensei que estava a fazer isso cordialmente. Mas, parece que enganei-me.
Como Acadêmico, reconheço e faço questão de me exigir foco. O meu foco, eu sei dele e tenho clareza.
Eu também não disse que o assunto dívidas ocultas não é importante. Eu só perguntei se isso era assunto suficiente para catalogar de péssima a administração do Presidente Guebuza.
Gerir
Responder21 h
João Barros Bom fim-de-semana, não é péssima, foi engano meu, foi fabulosa! Até mais!
Gerir
Responder21 h
Calton Cadeado Zezé Junior, my friend! Eu também tenho uma enorme admiração pelo Presidente Guebuza!
Gerir
Alvaro Simao Cossa Que seria Mz se não tivesse novos aeroportos, Pontes(Unidade Nacional, AEG, Catembe) e outras novas Infraestruturas?
Gerir
Calton Cadeado Álvaro, irmão! Teríamos Moçambique 🇲🇿 de mão estendida a espera de outras pessoas virem nos dizer que devemos pensar e agir grande. E só daqui há 100 anos estaríamos a começar a pensar grande. Nos 100 anos seguintes estaríamos a começar a agir grande...
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Antonio A. S. Kawaria Ser anti-patriota por ter uma outra forma de ver as coisas?
E outra fala de falta de visão por criticar o tal projecto?
Gerir
Calton Cadeado Pensar pequeno, mano Antonio A. S. Kawaria! Criticar não é problema. Pensar pequeno é problema, pois sempre agiremos pequenos e seremos eternamente pequenos. Eu recuso-me a ser eternamente pequeno. Eu recuso-me a ser sempre apreciador da grandeza dos outros. Eu devo apreciar, primeiro, a minha grandeza. Eu devo deixar de investir os meus escassos recursos no engrandecimento das grandes obras dos outros. Eu devo, em primeiro lugar, gastar o meu pouco dinheiro a engrandecer as obras do meu país - do meu e do seu Moçambique 🇲🇿, mano Kawaria!
Gerir
Amilton Munduze Calton, sem dúvida que temos de pensar grande. Aliás, a nossa história mostra que o povo moçambicano sempre pensou grande. Imagine quão grande foi pensar em libertar o país do jugo colonial! Criar organizações tão ambiciosas quanto a UDENAMO, UNAMI E MANU, num contexto tão adverso! Veja que o projecto da ponte sobre o rio Zambeze ligando Chimuara a Caia vem lá dos tempos da luta armada. Portanto, nada de novo no cotexto "pensar" grande. Acredito que ninguém deve estar a dizer não à ponte que hoje foi inaugurada, porque o ideal é que fosse assim em todo país. Eu também sonho com uma ponte sobre o rio dos bons sinais ligando Quelimane a Inhassunge. Porém, ter um povo que questiona as obras do Estado é saudável. Isso pode impulsionar a prática da transparência que para nós aínda é um tabu. Veja que o barulho que houve em torno dos preços das portagens foi por fraco fluxo de informação e não necessariamente pela carestia deles. É preciso que a comunicação flua o suficiente, e a transparência seja o nosso apanágio. É preciso também definir muito bem as nossas prioridades, porque às vezes construímos monstros desnecessários alegando pensar grande. Há muitos elefantes brancos neste país sob pretexto de pensar grande. Aquele abraço.
Gerir
Responder12 hEditado
Calton Cadeado Amilton, my friend!
Eu tenho um amigo da Zambézia que reclamou pelo facto de grandes empresas de Moçambique 🇲🇿 abrirem “escritoriozitos” em Quelimane...
Quanto a crítica, eu concordo plenamente contigo. Eu sou adepto da crítica. 
C
ontudo, condeno a crítica que não deixa pensar, nem tampouco fazer coisas grandes. A título de exemplo, eu vejo muitas análises que dizem que a ponte Maputo-Katembe não deveria ser construída. No lugar de construir esta ponte, o Estado deveria levar o dinheiro e construir outras pontes 7/8 pontes por todo o país! Isto significa o quê? No lugar de pensar grande e fazer uma grande ponde, faríamos outras 7/8 pequenas pontes! Com este tipo de pensamento, my friend, nunca terás a ponte sobre o Rio dos bons sinais...
Em relação a comunicação. Eu estou absolutamente de acordo contigo. Eu aprendi que não basta pensar e fazer boas coisas. É preciso comunicar muito bem as boas ideias e as boas accoes. Desta forma, a comunicação estará a tornar as boas ideias e as boas ações comercializáveis e lucrativas...!
Gerir
Jossias Macaza Eu acho que precisamos da grande ponte Catembe e tambem das 7/8 pequenas por todo paìs visto que a situaçao de estradas è problemàtico em por toda parte
Gerir
Responder15 h
Calton Cadeado Jossias Macaza!
Eu penso como tu! Eu estou absolutamente de acordo contigo!
Gerir
Responder8 h
Amilton Munduze Têm mérito os que sugerem 7/8 pontes com os 785 milhões de dólares, no lugar de uma. O mérito é de fazerem uso ao direito à liberdade de expressão constitucionalmente consagrado. No lugar de apedreja-los, o melhor é analisar a racionalidade dessas opiniões para futuras acções. Repito, há monstros adormecidos neste país. Gaza tem uns bem conhecidos. Maputo idem. Entre outros. Por isso, às vezes "pensar pequeno" é o racional para obter resultados grandes. Lembro que em economia são as micro, pequenas e médias empresas que impulsiona o desenvolvimento. Think on it.
Gerir
Responder23 h

Sem comentários: