sábado, 3 de novembro de 2018

COMUNIDADE DE BURROS DE INHAMBANE

Documentário
COMUNIDADE DE BURROS DE INHAMBANE
Por: Osvaldo Cumbi.
Nosso correspondente na provincia de Inhambane.
PS: pode haver uma excepção dos Manhambanes do norte da provincia.
*Enquanto criança eu vi meus Avôs e Papais e outras pessoas da região a manejar, carregar, amarar, montar, puxar e desrespeitando um bicho gigante, forte de 4 patas.
Mais tarde eu soube que este bicho/animal desajeitado em tudo, era chamado de Mpongolo ou Ampongolo, -- uma denominação daqui no Sul de Moz referente ao Burro.
Entretanto, nesta cena havia algo em comum que eu não entendia que era tudo uma comunidade de entre Burros em meio de dominados e dominantes.
Talves seja por ai que as estatisticas confirmam a provincia de Inhambane possuir o maior numero da população de Burros ao nivel Nacional.
De todas evidencias que provam Inhambane ser Habitada por irracional Burros quatrupedes e dupedes é a triste Cobardia, cegueira mental que faz com que todos sejam manipulados, usados e por fim descartados sem no entanto que eles tenham a minima ideia ou visão sobre como estão vivendo e tratados pelos seus dominantes, no entanto, outros Burros da Frelimo!!
Por exemplo:
A 40 dias atras, esta população de burros com destaque a cidade de Inhambane e Maxixe, em campanhas eleitorais, massivamente apoiaram na frelimo e votaram sem sombra de duvidas, nos topo de listas de seus dominantes os sanguinarios. Contudo, em menos de 30 dias hoje ja foram descartados.
Oi seja, Notamos e provamos isto quando na quinta e sexta feira dias 01 e 02/11, os residentes destas duas cidade ficaram em apuros e deseperados quando a corrente fria que se fez sentir aqui em Inhambane (alias sempre acontece) era acompanhada de ventos fortes que dificultam a navegação maritima para a travessia da baia.
Visto que a maioria sao comerciantes e trabalhadores, que por conta do mau tempo passaram dias a fome, por motivos de falta de dinheiro suficiente para dar a volta via agostinho neto, cujo o preço da passagem em minubus sao 50Mt contra 12 a 15Mt pagos nos barcos de transportes de passageiros que cortam a Baia, lamentavelmente ninguem dos top lists nem dos governos distritais e provincial da frelimo a que eles votaram não apareceu um so para disponibilizar um unico meio de ajuda de formas a facilitar o cotidiano de seus instrumentos ou burros dominados ora obstruido por um temporal.
Mesmo com autocarros da TPI que deviam com o mesmo preço 12,50Mt das Barças, ajudar a manusear os utentes na travessia, a frelimo nao fez e nunca foi capaz de se lembrar daqueles Burros por si montados e usados em tempos eleitorais.
Os factos relatados sobre a travessia da Baia que separa as duas cidades autarquicas é apenas um pequeno exemplo, sem mencionar das arriscadas pontecas de Cimbires --um tipo de estacas rijas de madeiro. Ora assombrosos Vendavais e ciclones que sempre destroem suas pobres casotas mas as autoridades da frelimo seus dominantes não fazem uma unica acção de ajuda!
Ora a mesma frelimo desvia e rouba varios donativos destinados para estes burros da provincia de Inhambane.
Alias, uma das realidades social daqui Inhambane que encharca os olhos de lagrimas é que 93% dessa população dupedes de burros na provincia , não tem nenhum emprego formal porque a frelimo ignora e desvia investimentos. Etc, etc.
Ao residirem e dormirem em paredes de palhas e folhas de coqueiros - como se fossem Ratos, Ratazanas e Passarinhos - a população de Inhambane e Gaza é a qui nitidamente apresenta o indice real da miseria e subdesenvolvimento humano.
Desde os distritos de Zavala, Inharrime, Jangamo, Homoine, Maxixe, Inhambane, Morrumbene, Massinga, Vilanculo a miseria, fome, prostituição, ansiedade e desemprego é notoria no seio da população.
Aqui em Inhambane houve um fundo em que o governo se orgulhou e diz usou para construor casas para vitimas do vendaval em Maxixe. Bem... Achamos total ridiculo porque até seus cachoros la na Sommerchielde e Polana dormem em melhores gaiolas do qui estas de chapas que com o calor do metal proporcionam mais doenças cronicas como Cancro afim de que os burros de Inhambane tenham mortes lentas nos proximos 5 anos depois que irracipnalmente votarem no sei opressor de sempre.
Outrossim, os turistas gostam de inhambane claro, mas, isto é para eles viverem in loco o mundo primitivo com vida selvagem. E guardam as fotos dos Ninhos de ditos humanos capturadas nestas visitas que parece ter renda economica mas na verdade não muda nada, pois porque de praia tamb não ha nada.
Contudo, mesmo com estes e tantas outras formas de desrespeitos que firlimo perpetra contra os individuos de inhambane, estes nem se apercebem do prejuizo social infrigido si e a seus descendentes e deforma TOLA continuam naturalmente a preferir, aliar se e escolher o sofrimento na cultura de pensamento animal, na selvajaria e na pobreza mental.
Veja que os Matolenses que residem nas vivendas condignas, comem e tem empregos estaveis mas preferiram votar na alternancia do cenario politico do pais afim de se desenvolver ainda mais e quem somos nos miseros indigenas Manhambanes para perpetuar a opressao e exploração neocolonialista freli!?
Dai a comparação e ou igualidade absoluta de natureza (resiliencia, parvice e atitude tipica) entre os Burros daqui em Inhambane.*
03/11/2018
Publicação: AF
Comentários
Marcelino D. Dimande Dimande Obrigado pela vizao. Eu sou um Resistente isto é sou a RENAMO em todos os niveis. Pesso uma grande ateção para os nossos Dirigentes, falo da Dr. Gania e do Chefe Maela. A nossa provincia ten tido problemas e até falta de material da Campanha, andamos km a pé, falo dos Distritos. UM VERDADEIRO RESISTENTE Ñ É TRIBALISTA.
Gerir
GostoMostrar mais reações
9 h
Aguiar Fogueiro Acredito que sua/vossa preocupação ou desafios que aqui colocaste ja foste ouvido e atenciosamente as pessoas competentes tomaram nota. Na luta contra frelimo não ha espaço para tribalismo. O correspondente em si dai em Inhambane é prova disso. Abraços
Gerir
GostoMostrar mais reações
8 hEditado
Chaquil Layon Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não só Manhembanes vivem nas latas vulgos (mukukuas) como se fossem sardinhas
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Florencio Goncalves Jose Pura verdade, magaza manhambanas precisam de lupas mesmo para discobrir q estão sendo empurrados para o inferno. Que tipo de gente é essa?. Vale a pena nós os chingondos somos opens.
Gerir
GostoMostrar mais reações
10 h
Chico Bertil Francisco Manhanbane adormir machagane a cordar pocupoco
Gerir
GostoMostrar mais reações
6 h
Bento Jose Verdade doi
Gerir
GostoMostrar mais reações
11 h
GostoMostrar mais reações
9 h

Sem comentários: