domingo, 4 de novembro de 2018

Al-Shabaabs de Moçambique incendiaram aldeia Unidade - Posto administrativo de Quiterajo, Província de Cabo Delgado.

Pelas 22h00 deste Sábado, dia 03 de Novembro de 2018, Al-Shabaabs de Moçambique incendiaram aldeia Unidade - Posto administrativo de Quiterajo, Província de Cabo Delgado.
Foi um ataque com fogo posto, uso abusivo de armas de fogo e sem alguma morte por decapitação.
Em termos tácticos, foram efectuados vários tiros, ao AR e a população fugiu para pernoitar em matas densas e efectuaram incêndio de cerca de 62 residências.
Aldeões destas povoações já se queixam há muito tempo de que têm visto, pelas baixas do rio Messalo, estes insurgentes. As queixas são dadas directa
e regularmente aos militares mas tudo indica que há sempre resistência e medo de ir-se ao mato / a dianteira, por parte dos militares.
Na penúltima semana de Outubro, pelo menos três mulheres da mesma aldeia, que se encontravam a recolher castanhas de cajú, foram raptadas pelos Al-Shababbs de Moçambique. Na mesma altura, todas foram abusadas sexualmente e apenas uma, foi dispensada para voltar para a sua aldeia pois, está grávida. A mesma contou ao Pinnacle News de que as outras suas duas colegas, foram levadas e ela dispensada "por se ter bem comportado ao se oferecer" e sobretudo porque um dos integrantes dos Al-Shababbs é tio paterno. - Ela a reconheceu e influenciou para que a dispensassem.
Para todos efeitos, muitas machambas estão abandonadas, nesta campanha agrícola 2018 - 2019, receando-se decapitações, raptos, violência e violações e que propicia insegurança alimentar a milhares de residentes Moçambicanos.
Receia-se que muito mais ataques semelhantes possam acontecer nos próximos dias, em tempo chuvoso e com capim bem verde.
A Redacção do Pinnacle News

Sem comentários: