terça-feira, 6 de novembro de 2018

Bolsonaro nomeia dono de empresa associada a fake news


Presidente brasileiro nomeou para a equipa de transição Mauro Aurélio Carvalho, cuja empresa está envolvida na polémica de divulgação de notícias falsas no WhatsApp.


O Presidente brasileiro eleito nomeou para a sua equipa de transição um dos donos da AM4, a maior prestadora de serviços da sua candidatura, envolvida na polémica divulgação de fake news (informações falsas) em massa pelo WhatsApp.
Marcos Aurélio Carvalho é um dos 28 nomes que foram publicados na segunda-feira no Diário Oficial da União como membro da equipa de transição do novo governo de Jair Bolsonaro, sendo que 22 desses nomes foram indicados pela transição e cinco pelo governo de Michel Temer (atual Presidente do Brasil), por já serem funcionários públicos.
O salário de Marcos Carvalho será de 9.926,60 reais (cerca de dois mil euros) durante a transição governamental.
O empresário participou na reunião da equipa de transição realizada nesta segunda-feira, em Brasília, com os futuros ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, da Defesa, general Augusto Heleno, e da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, segundo o jornal Folha de São Paulo.
Carvalho explicou que vai "ajudar na comunicação" da equipa e enviou um comunicado à imprensa brasileira na qual afirmou que todas as ações da campanha de Bolsonaro foram "regulares".
A campanha de Bolsonaro apresentou, há uma semana, ao Tribunal Superior Eleitoral, um gasto adicional de 535 mil reais (cerca de 126 mil euros) com a AM4 Brasil Inteligência Digital, empresa em que Marcos Aurélio Carvalho é sócio.
Segundo os dados disponíveis até ao momento, este valor tornou a companhia como a maior prestadora de serviços da candidatura do capitão reformado e candidato da extrema-direita.
O gasto com a empresa soma 650 mil reais (cerca de 153 mil euros) na primeira e segunda voltas das eleições presidenciais
O candidato derrotado à Presidência do Brasil Fernando Haddad (do Partido dos Trabalhadores, da esquerda) denunciou no dia 18 de outubro um suposto esquema ilícito envolvendo o seu adversário Jair Bolsonaro e empresários que teriam patrocinado a divulgação de mensagens "mentirosas" pela rede social WhatsApp.
"Identificámos uma campanha de difamação no WhatsApp e, dada o volume de mensagens sabíamos que havia dinheiro sujo. Hoje [o jornal] Folha de São Paulo traz provas de que de facto houve a montagem de uma organização criminosa de empresários que via caixa 2 [dinheiro não declarado à Justiça eleitoral] promoveu esta campanha de difamação, tentando cometer fraude e acabar com a eleição na primeira volta", disse Haddad à imprensa brasileira, quando faltavam apenas dez dias para a segunda volta da eleição.
A prática é ilegal, pois trata-se de doação de campanha por empresas, vedada pela legislação eleitoral, e não declarada, de acordo com o jornal que denunciou o esquema.
A assessoria de imprensa da empresa AM4 afirmou ao jornal Folha que não contratou a suposta divulgação de conteúdos via WhatsApp e que o pagamento de 535 mil reais se deveu ao aumento do seu trabalho na segunda volta da corrida eleitoral, "quando o candidato [Bolsonaro] passou a ter tempo de rádio e televisão e a AM4 também passou a dirigir os filmes da campanha".
No entanto, no dia 26 de outubro, a AM4 admitiu ao site de notícias UOL que contratou serviços de divulgação de informação em massa (nas redes sociais), mas sem objetivos eleitorais.
28 comentários
Ordenar por 
Otávio Bulhões
A imprensa portuguesa está em uma cruzada a favor da corrupção no Brasil. Não se fala em nenhum crime praticado pelos ex-presidentes, não se fala que a situação do Brasil piorou a cada ano, só pancada no presidente eleito democraticamente.
GostoResponder2013 h
Antonio Fernandes
Ja experimentaste trabalhar?
GostoResponder112 h
Cidalia Terra
Bolsonaro, FASCISTA!!!
GostoResponder512 h
Gilzete Silva
A imprensa mundial ataca o Bolsonaro,porque tem clareza da realidade da extrema direita,
GostoResponder212 h
David Santos
Antonio Fernandes ser escravo do Sistema Não obrigado...
GostoResponder12 h
Armando Jorge Brito
Cidalia Terra Fala de 14 anos de corrupçao de roubalheira de Lula Dilma Dirceu Paloci vacari CERVRÓ E MUITOS MAIS
GostoResponder212 h
Nuno Pê
O Hitler também foi eleito em eleições. Depois acabou com elas e fez umas travessuras.
GostoResponder11 h
Fernanda Marques
Armando Jorge Brito, por acaso a imprensa mundial e europeia deu-nos conta, aquando dos acontecimentos, de todos os processos por corrupção no Brasil. E sabe porquê? Porque na Europa ainda temos alguns orgãos de comunicação social livres e independentes o que no Brasil já desapareceu faz tempo.
GostoResponder110 h
Fernanda Marques
Caro Otávio Bulhões, é verdade ou mentira o que é noticiado no artigo que está a comentar? É só isso que interessa.
GostoResponder110 h
Evaldo Titto
Gilzete Silva clareza nenhuma. São doutrinas opostas. Quem vive aqui sabe muito bem quem é o ladrão.
GostoResponder9 h
Eduardo Ferreira
Adoro estes brasileiros que falam arrogantemente da “imprensa portuguesa”... desvarios tropicais
GostoResponder2 h
Armando Jorge Brito
Este jornalismo , baixo andou 14 anos a ignorar a corrupção dos governos de Lula e Dilma e agora acordaram ,mas não falam das nomeações para o STF de militantes e alguns advogados do PT como TOFFOLI ,LEWANDOKI e muitos outros Sejam sérios
GostoResponder1213 h
Cidalia Terra
Bolsonaro, TRAFULHA/FASCISTA!!!
GostoResponder212 h
Ana Maria Teixeira Costa
Cidalia Terra BOLSONARO SIM MEU PRESIDENTE AMADO!!!!!!!!
GostoResponder110 h
Fernanda Marques
Caro Armando Jorge Brito, deve andar distraído sobre as notícias publicadas em Portugal e na Europa nos últimos 14 anos sobre a corrupção no Brasil. Ou então começou a ler agora jornais, ou então já percebemos as suas intenções e posicionamento. Basta ir à sua página do facebook.
GostoResponder10 h
Fernanda Marques
A propósito da sua página de facebook, é muito interessante e reveladora a sua partilha do dia 10 de Outubro "PT apoiou sete ditaduras - Congo, Cuba, Zimbawe, Angola, Guiné Equatorial e Gamba" ... Porque os governos destes 7 países são reconhecidos pela União Europeia e mesmo pelos Estados Unidos (neste caso incluíndo mesmo Cuba). Logo, pode lançar "areia para os olhos" de quem quiser mas faça-o, de preferência, aos ignorantes.
GostoResponder310 h
João Vieira de Sousa
Cidalia Terra O insulto, é o argumento, de quem não tem outro!!
GostoResponder8 h
Eduardo Ferreira
O que você diz é em si a essência das fake News. Acontece que desde que começou a ser investigado o Lava Jato, a imprensa portuguesa, alinhada com a imprensa europeia INDEPENDENTE, sim INDEPENDENTE, coisa que a imprensa no Brasil não é. Vcs ainda não perceberam que para nós europeus a vossa situação resume-se ao seguinte: No Brasil o povo foi enganado com as falácias de Lula da Silva, operário oportunista que se deixou corromper e responsável pelo fim da democracia no Brasil, responsável pelo aparecimento de um populista ignorante aliado dos suspeitissimos Evangelistas, enganando de novo o povo brasileiro, cansado de políticos e pouco esclarecidos quanto às consequências desse voto! Não culpe a imprensa livre dos males de um povo fácil de enganar!
GostoResponder13 h
Joaquim Mourão
Fernanda Marques Cuidado? Não seja preta ou goste de ter muitos filhos.
GostoResponder12 h
Breno Marlen
Joaquim Mourão mais que nada sabe de meu país: https://www.youtube.com/watch?v=IqJUL9BgUls
GostoResponder1 h
Nuno Pê
João Vieira de Sousa A verdade insulta - te? Olha que o fascismo ainda agora está só a começar, pelo que a verdade vai piorar para ti.
GostoResponder13 min
Fabio Fabé
Quais são as provas da folha de São Paulo? Que até agora não foram apresentadas? Matéria totalmente tedenciosa
GostoResponder1114 h
Torres Ribeiro
Espantoso ou ler-se e ouvir-se falar da tal gigantesca campanha de fake news e, sendo assim tantas a esquerdalhada amiga da coporrupção não ter feito a divulgação em massa dessas notícias falsas! Alguém sabe quais foram?
GostoResponder712 h
Genilda Oliveira
Fica difícil até comentar, deixem o homem trabalhar, vocês estão com medo, porque ele vai calar a boca de muita gente que falou besteira, boa sorte nosso presidente Bolsonaro que Deus lhe ajude a fazer um ótimo governo
GostoResponder512 h
Fernanda Marques
"Deus acima de todos - Brasil acima de tudo" ??!! Benditos evangélicos!
Responder10 h
Grazzy Prado
Vergonhosas essas matérias desse jornal. Querem saber a realidade do Brasil? Andem por lá! E deixem de replicar matérias tendenciosas e criar personagens fantasmas em suas histórias!
GostoResponder512 h
João Santos
O DN obcecado pelas fake news, no tempo do Lula, do Obama também houve notícias falsas e redes sociais. Só agora é que influenciam o voto?
GostoResponder411 h
Raymond Halles
Não há como iludir nem defender. O despudor tornou-se claríssimo a partir do momento da eleição garantida. A manipulação, o engano, os esquemas mais torpes estão aí a serem premiados nas equipas de transição e nem há como esconder porque são feitos com toda a clareza.
GostoResponder211 h
Ângelo Reis
Comeu o bolo, agora tem de pagar o que comeu. E a missa só agora começou...
GostoResponder210 h
Denise Farina
Triste que o DN siga no mesmo caminho da "Foice de São Paulo".
O gasto de campanha de Bolsonaro foi inferior a 10% do gasto de campanha de Haddad; a "polêmica" sobre divulgação de fake news foi imediatamente desmascarada ( a "prova" era só a manchete do jornal) e contratar propaganda em rede social, em especial no Facebook, é prática comum para qualquer publicitário!
Talvez o DN devesse divulgar aqui a campanha de arrecadação de fundos para o pagamento do déficit milionário da campanha do Haddad para que os admiradores portugueses do PT pudessem contribuir. O prazo termina dia 15!
GostoResponder412 h
Nuno Pê
A "Foice de São Paulo" é aquele jornal que o "democrata" Bolsonaro disse que iria falir com a ajuda dele?
Responder11 h
João Vieira de Sousa
Nuno Pê É aquele jornal ao qual o PT dava quase toda a publicidade estatal e que agora o Bolsonaro vai retirar, veremos se esse jornal, vivia com as receitas de quem o comprava, ou se da publicidade que o PT lhe dava.
Responder8 h
Nuno Pê
João Vieira de Sousa um.presidente a ameaçar e a sufocar um jornal? Só no Brasil e na Coreia do Norte.
Responder18 min
Joao Santos
O homem que nunca iria ser político,parece estar a abrir caminho para 2022.
De super juíz a super ministro. Dá que pensar...
GostoResponder111 h
João Vieira de Sousa
Veja o trajecto da nossa Ministra da Justiça, não lhe dá também que pensar???
Responder8 h
Fernanda Marques
Adoro os "brasileiros" que investem o seu tempo a comentar as notícias de jornais de Portugal. Porque será? Estas "personagens" existem mesmo? Deve ser cansativo e consumir muito tempo ler e comentar as notícias dos jornais brasileiros e depois ainda vir ler e comentar as notícias dos jornais europeus ....
GostoResponder9 h
Ana Maria Teixeira Costa
isso é porque vcs se metem onde não são chamados, ou quem sabe têm algum interesse na corrupção
Responder4 h
Ana Maria Teixeira Costa
Sou fake boba!!!!!!!!!!
Responder3 h
Sergio Machado
E assim vai o Brasil:O Brasil não poderá participar das decisões da 14ª Convenção da Diversidade Biológica (COP 14), que acontece no Egito entre os dias 17 e 29 de novembro. O motivo é que o Congresso Nacional não ratificou a adesão do país ao Protocolo de Nagoia, em vigor há quatro anos. A informação é do jornalista Murilo Ramos, da revista Época.
O Protocolo de Nagoya entrou em vigor em outubro de 2014, quando o texto foi ratificado por 51 países. Atualmente o Protocolo tem 82 ratificações. O Brasil assinou o Protocolo em 2 de fevereiro de 2011, mas até agora o Congresso não ratificou o documento.

O objetivo do Protocolo de Nagoya é a repartição justa e equitativa de benefícios advindos da utilização de recursos genéticos, contribuindo para a conservação e uso sustentável da biodiversidade. As comunidades detentoras de conhecimento tradicionais também são beneficiadas, pois deverão ser remuneradas por empresas que usufruírem desses conhecimentos.
A não ratificação do protocolo pelo Brasil prejudica enormemente as comunidades indígenas e quilombolas e só não foi alcançada em função das resistências da bancada ruralista no Congresso Nacional. "
GostoResponder6 h
Ana Maria Teixeira Costa
Queremos que você e o Egito se dane!!!!!!!!!!
Responder3 h
Sergio Machado
"Após afirmações de Sérgio Moro, em entrevista coletiva nesta terça-feira (6), em Curitiba, afirmando que Lula foi condenado por cometer crimes, a assessoria de imprensa do ex-presidente divulgou uma nota em suas redes sociais, rebatendo o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública. Acompanhem a íntegra da nota:

A declaração do ex-juiz Sérgio Moro, em coletiva de imprensa, de que Lula teria sido condenado por cometer crimes, contrasta com a própria sentença de sua autoria que fala em ‘atos de ofício indeterminados’. Ou seja, Moro condenou Lula sem identificar qual teria sido o ato ilegal que ele supostamente cometeu, em uma decisão onde esse é apenas um dos muitos absurdos jurídicos.
Moro, sim, cometeu vários atos ilegais, definidos e comprovados, contra Lula: condução coercitiva, gravação ilegal dos seus advogados, divulgação ilegal de conversas de familiares de Lula, divulgação ilegal de grampo ilegal de conversa com a então presidenta da República Dilma Rousseff, interferência ilegal para que autoridade policial não cumprisse Habeas Corpus determinado por juiz de instância superior, entre outros. É com essa ‘qualificação’ que ele foi escolhido ministro da Justiça de um político que só venceu as eleições como resultado das ações políticas de Moro, e que prometeu prender ou ‘varrer do país’ a oposição" Com a devida venia na Revista Forum
Manuel Almeida
Não me digam que o DN está inventando esta nomeação!!! Agora vcs comer e calar. Antes, podiam pelo menos falar. Quando saí do Brasil, há muitos anos atrás (ditadura), fui roubado por um capitão do exército que comandava o posto de fronteira com a Colombia e esse capitão deve ter mais ou menos a mesma idade de Bolsonaro. Também era da Academia Militar de Agulhas Negras, mesma "escola". E eu não pude denunciar, se o tivesse feito, não estaria aqui pra contar a história.
GostoResponder112 h
Fabio Buccianti
Coitadinho, fronteira com a Colombia, o que foi fazer e interessante naquele glorioso e prospero pais, de primeiro mundo, onde nao ha trafico de drogas a controlar a nação nem guerrilhas de cunho vermelho...diz ai ?!
Responder111 h
Nuno Ribeiro
É isto o tal presidente que ia acabar com a corrupção?
GostoResponder213 h
Grazzy Prado
O que acusação incomprovada de um "jornalzinho Esquerdista" tem com corrupção? As empresas já desafiaram tais midias a apresentarem os tais contratos. Onde estão? Apareceram?? Pelo que vi nas suas postagens do facebook és um Petista. Moras cá a quanto tempo? Porque não morou lá nos ultimos 16 anos?!?! Hipocrita!
Responder112 h
Salome Serrenho
Grazzy Prado O Jornal Diário de Notícias NUNCA FOI, EM TEMPO ALGUM, um jornal de esquerda. Se sabe como as coisas são feitas, deve saber que na Europa uma notícia falsa leva desde multa ao fechamento de um jornal, como já aconteceu.
Responder12 h
Evaldo Titto
Salome Serrenho Pois então que fechem o Diário. Com tantas inverdades publicadas desde o impecheament da Anta Dilma!
Responder9 h
Evaldo Titto
Todas essas informações são falsas. O que declara a Folha de São Paulo realmente é fakenews. O Presidente eleito não é de extrema direita, que sequer existe no Brasil. As notícias que o presente Diário tem recebido são distorcidas por uma esquerda corrupta, dirigida pelo presidiário Lula, condenado em 2a. instância, que coordenou por uma década e meia o maior roubo da história da civilização moderna. Quem está, e continuará pagando esse prejuízo somo nós cidadãos contribuintes brasileiros. As falsas e distorcidas interpretações deste Diário, que gostava de ler desde 2008, quando residia em Évora, hoje me fazem náusea. Por favor, busquem filtrar as inverdades antes de publicar, ou nos deixem cuidar do que temos aqui, nesse Brasil independente de Portugal, e muito rico em recursos invejáveis e povo incansável. Fiquem vocês com o socialismo que tanto vos agrada.
Professor Titular Evaldo Titto, Universidade de São Paulo, Brasil.
GostoResponder19 h
Eduardo Ferreira
Então toda a imprensa internacional está errada e Vc está certo. Peço desculpas então em nome do mundo inteiro, aquele que não está alienado, claro!
Responder2 h
Luisa Silva
A honestidade em pessoa
GostoResponder112 h
Francisco Degues
A vossa informacao que é fake. Nada nem ninguem provou isso q vcs falam. Estranho vcs DN tirarem isso da imprensa re esquerda Brasileira e daquilo que o candidato derrotado falou, para virem para cima de Bolsonaro.
Que imprensa temos em portugal? Este jornal tao credivel q era e está um servidor de grupos, sobretudo de extrema esquerda e comunistas.
GostoResponder11 h
Fernanda Marques
Ao contrário do Brasil meu caro Francisco Degues em Portugal e nos restantes países da União Europeia vivemos em democracia, temos uma imprensa livre e independente. Cada povo tem o governo e as liberdades que merece.
Responder10 h
João Vieira de Sousa
Fernanda Marques Livre, pode ser que seja, mas independente????
Responder8 h
Francisco Degues
Fernanda Marque
Responder6 h
Francisco Degues
Fernanda Marques, o seu comentario comeca logo por errar dizendo que o Brasil nao tem democracia. Errado a Sra devia estar informada pq o brasil tem um regime democrático e o Bolsonaro foi aceite como candidato pelo STF e as eleicoes foram livres e democraticas.
Tem que estar mais atenta no seu país, pois aí é que o maus votado nao assume a liderancs de governo e passa a ser a esquerda e comunistas unidos.
Qto à imprensa, penso estar totalmente engsnada, pois de independente nao tem nada.
Essa tendencia abrileira de que temos todos de ser de esquerda ou comunistas paea sermis democrsticos já cheira a mofo e faliu.
A politica portuguesa esta subjugada à abrilada até a propria constituicao diz que vao rumo ao socialismo, aí estao todos amarrados até aparecer alguem q quebre essa ditadura ideologica imposta por constituicao.
O Brasil é um país livre e nao precisa que nenhum estrangeiro ou grupos e instituicoes se metam.
GostoResponder6 h
Telma Nogueira
Tá na hora de pagar os favores
GostoResponder112 h
Nuno Pê
Qual é o problema de acolher um mentiroso das notícias? O Bolsonaro até consegue ter no Governo o juíz que mandou prender o seu principal adversário político, e esse juiz até vai levar para o governo os funcionários da justiça que investigaram o caso da prisão desse adversário político!
O Bolsonaro e o juiz e os brasileiros aceitam tudo, até aceitam que um juiz do Supremo faça parte de um Governo cujo Presiente tem frases anti-constitucionais e contra o Direito, como é aquela de esterilizar os pobres.
Bem vindos à República Federativa de Bananas do Brasil.
GostoResponder11 h
João Santos
O Brasil já não é uma colónia portuguesa, e não temos que dar palpites sobre as leis que eles têm.
Responder111 h
Nuno Pê
João Santos E alguém queria agora ter uma colónia fascista pah? Alguém quer uma colónia cujo presidente não consegue articular duas frases seguidas? O Brasil é atualmente um ativo tóxico, motivo de chacota, que elegeu um fascista para remendar as falhas da democracia, que é como meter a raposa a guardar o galinheiro.
Responder10 h
Evaldo Titto
Nuno Pê Mas que sustentou o quebrado Portugal com seu ouro, e inclusive serviu de abrigo à corte que fugia do exército francês. Esqueceram? Muto do que há de podre tem origem certa.
Responder19 h
João Vieira de Sousa
Nuno Pê Motivo de chacota, é Portugal, que tem os criminosos do BPN, da Operação Marqês, da Monte Branco, o Ricardo Salgado, O Vara, o Duarte Lima, os Penedos, o Sucateiro e muitos outros criminosos, a passearem pelo país e a gastar o dinheiro roubado à população. O Brasil, para além do Lula, tem muitos mais políticos e donos de multinacionais presos. Quem é motivo de chacota?? E o ex-ministro da Defesa que disse desconhecer tudo sobre o roubo de Tancos e era mentira??
GostoResponder8 h
Ana Maria Teixeira Costa
Esquece o Brasil! E os brasileiros que estão aí devem voltar ao melhor país da América do Sul fiquem tranquilos os anos de petralhas acabou!!!!!!!!!!!
GostoResponder3 h
Joaquim Mourão
Fico apreensivo. Se é verdade que para se subir numa carreira politica, tenha que se brincar com o ser humano, ou seja? Meter na cadeia para não chatear na eleição e estragar os intentos de alguém. só por isso. Tenho um grande pavor pela politica. Brasileiros. Quero dizer-vos que estou convosco. Só tenho pena que vocês proprios se tenham enganado. Um abraço e fujam para outros Países. Acreditando em tudo o que o vosso presidente falou anteriormen-te.
GostoResponder2 h
Vítor Manuel Marques Augusto
Este que fala de corrupção, indique onde viu sem ser do PT. Fala de folha de S.Paulo? Você já viu provas? Provas há e por isso está preso e vai aprodecer na prisão Lula, a quem você presta vassalagem. Tenha vergonha
GostoResponder212 h
Cidalia Terra
Bolsonaro, INCOMPETENTE/TRAFULHA/FASCISTA.
Responder12 h
Vítor Manuel Marques Augusto
Cidalia Terra Você gosta é de ladrões, vagabunda
Responder12 h
Fernanda Marques
E você Vitor Manuel Marques Augusto é realmente um cidadão educado e exemplar. Importa-se de antes de chamar "vagabunda" a mulheres que não conhece chamar de vagabunda à sua mãe, mulher, filha (s), sobrinhas, primas, avó, tias, namoradas, companheiras, vizinhas etc.? Ou o seu misogenismo dirige-se apenas às mulheres que não conhece e que politicamente estão em campos opostos ao seu?
Responder9 h
Vítor Manuel Marques Augusto
Fernanda Marques quais campos politicos qual quê, não seja trouxa. Roubar ou corromper isso é politica oh ignorante de especie humana indefenida?
GostoResponder8 h
Manuel Pereira
Realmente é uma vergonha a vassalagem prestada pela maioria da imprensa ao luladrão.
GostoResponder312 h
Ana Maria Teixeira Costa
Aceita que dói menos!!!!!!!!!! Nada ficou provado. Não entendo os motivos que estão levando a imprensa portuguesa a detonar nosso Presidente. Vi na SIC 6 jornalistas metendo o pau no Presidente!!!!! Pq vcs não tomam conta do Presidente de vcs que fica só distribuindo beijos.
GostoResponder110 h

Sem comentários: