O que acho da nossa policia?
Durante a semana passada li vários artigos criticando a Policia pela aparente cumplicidade nos casos de crimes candentes no nosso pais. Há quem avança mesmo a hipóteses de que ela nao investiga tais casos a mando de pessoas ligadas ao partido no poder e ficou ai famosa pela expressão estamos a investigar. Não nego essa versão que vem desde o caso de Siba-siba até ao mais recente de Ercilio. Há quem associe todos esses crimes a motivaçoes politicas. Tambem não nego. Não tenho nenhum argumento válido para contrargumentar essa posição, mas cá ando a cogitar o seguinte:
Há nestes crimes alguns que podem ter outras motivaçoes e até politicas, no sentido de debitar uma toda culpa aquem os devia defender, por meio da policia.
Afirmamos que a nossa policia não traz resultados porque está ao serviço do regime, é bem falacioso. Eu acho que o partido no poder, estando proximo das eleiçoes é o que mais está preocupado com o esclarecimento destes crimes do que ninguem.
Eu nao costumo pensar que a policia esteja a serviço de alguem. Tambem não costumo pensar que a policia é inoperante, como alguns o dizem. Eu costumo pensar que a nossa policia está desactualizada em crimes da moda, em crimea hodiernos.
Amigos, nãonos esqueçamos que trasformamos militares em policia, em 1975. Hoje, os militares que estava formados para fazer o reconhecimento e tratar o bandido de inimigo do povo, podem não estar preparada para enfrentar novos tipos de crimes. Eu não tenho conhecimentos de existirem investimentos de vulto nessa area, de modernizar a nossa policia.
Não basta apenas termos a policia, precisamos ter meios sufisticados para os crimes sufisticados que ocorrerm nos dias de hoje. Uma das primeiras tentativas de tornar a nossa policia sufisticada, deu em erro, a chamada, em parte divida publica. Há quem tenha dito que investiu-se uma parte desse desse dinheiro na segurança, embora me pareça mais militar do que da policia.
A nossa policia nao possui camaras, não possui carros, não possui um laboratorio a altura dos crimes actuais. A nossa policia nao tem controle efetivo da movimentaçao de moçambicanos no pais. A nossa policia tem o vencimento que todos nós conhecemos. Na verdade ela nunca teve coragem suficiente de vir ao publico para dizer aos seus que a sua capacidade de os defender é diminuta, porque isso pioraria ainda mais a situaçao. Os fenómenos Mocímboa da praia podem ser paradigmatico dissa minha percepção
Amigos, hoje ja não se investigam crimes apenas perguntando: viram um carro cinzento a passar por aqui? Ou qual é a chapa de matricula que o carro possuia? Ou escutando telefonemas, Porque os carros cinzentos sao muitos e as chapas de matriculas munda-se daqui para aqui e as pessoas sabem que podem usar outros meios de comunicação que a policia não capta.
Seria bom aceitarmos que ficamos no tempo em materia de investigaçao criminal. Ou seja, o crime está muito avançado em relaçao a evoluçao da nossa policia.
Bom, ja ca no fim deixam só perguntar um coisa: se tudo isso que eu disse é verdade, entao como é que a policia conseguiu estancar o crime de raptos na Beira e Maputo?

Sem comentários:
Enviar um comentário