quinta-feira, 22 de março de 2018

O Presidente Filipe Nyusi vive na lua?


do lado da evidência
luisnhachote@gmail.com
Em pouco menos de duas semanas, o Presidente Nyusi prestou declarações sobre dois assuntos candentes na sociedade moçambicana; falou sobre a corrupção e sobre as abstenções que têm estado a ocorrer nos pleitos eleitorais que acontecem no país. 
Sobre o primeiro assunto, a corrupção, o Presidente Nyusi, em fórum do Gabinete Central de Combate que reflectia sobre estratégias para estancar esse mal que está a corroer a granel, ele disse e registamos: “As pessoas não são corruptas por serem pobres, mas tornam-se pobres por se tornarem corruptas”! 
É lugar-comum que em Moçambique, pelo que nos é dado a ver, que é praticamente vislumbrar a olho nu ou de lupa pobres resultantes da corrupção. Os que desviam largas somas dos cofres do Estado e depois o mesmo Estado assume esses desvios como suas “dívidas”, o que vemos é a franja que perpetua essas práticas cada vez mais ricas e não pobres... 
Os encargos dessas práticas vão para o bolso dos contribuintes mais pacatos. É engraçado notar que o seu antecessor, Armando Emílio Guebuza, nos primeiros anos do seu consulado, ter afirmado em plena Praça dos Heróis que “a corrupção é um problema que tem a ver com a pobreza”! E porque o Presidente Nyusi parece estar descontrolado num vaivém espacial à Lua para ele tudo é possível.
Sobre o assunto das eleições, é citado a dizer que “pensamos que há abstenções nas eleições porque não estão documentados”! Afinal a situação de abstenções não deriva do facto de um eleitor inscrito mandar passear o pleito? E eu sempre que pensei que as abstenções derivavam do facto do desencanto dos eleitores com a credibilidade dos políticos e dos órgãos eleitorais... Com todos estes cenários e já que perguntar não ofende:
O Presidente Filipe Nyusi é lunático?
CM – 22.03.2018

Sem comentários: