Lisboa - As recentes manifestações de históricos do MPLA em posicionarem-se, em defesa da retirada voluntária de José Eduardo dos Santos da liderança do partido, ganhou consistência, depois de um episódio em que o antigo Chefe de Estado teria interferido na decisão do novo Presidente em avançar com a nomeação de governadores províncias.
Fonte: Club-k.net
De acordo com fontes partidárias, o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço fazia gosto de nomear Domingos Guilherme como Governador Provincial do Bengo em substituição de João Bernardo que fora nomeado embaixador em Paris.
Porém, ao levar o assunto ao Bureau Político do partido, a sua intensão foi alterada por vontade do líder do MPLA que sugeriu a nomeação Mara Regina da Silva Baptista Quiosa, sobrinha/neta de um falecido amigo de infância, Mário Santiago.
Mara Quiosa era a data dos factos, a vice-presidente da Comissão Administrativa de Luanda. Já Domingos Guilherme, estava colocado como vice-governador para o Sector Económico do Bengo e quando o PR nomeou João Bernardo como embaixador, era ele que estava indicado para interinar. O PR previa reconfirma-lo como novo governador.
De leituras pertinentes, o MPLA tem a cultura de colocar os governadores províncias, na dupla função de secretários províncias do partido. Como governadores são nomeados pelo Presidente da República mas como secretários províncias são ratificados em sede do partido pelo líder da organização, causando a chamada bicéfalia (um corpo conduzido por duas cabeças).
Não é novidade todos soubemos que o país estancionou porque JES não deixa o Presidente da República fazer às reformas desejadas, removendo tanto lixo que está em cadeiras erradas. Agora lá vêm o Ganga e companhia inclusive o dito Dr. Mário Pinto, cota sem juízo a dizer que não há bicefalia. Ninguém é nomeado até chefe de secção sem o aval do partido. Aliás Dinomatross escorregou e disse. Portanto o programa de JLO está encravado porque JES tem vergonha e não deixa o outro trabalhar, agora não sei porque não separam de modos que os Administradores e Governadores não sejam primeiros Secretários. Uma geração de utopia.
·
O partido nomeia primeiros secretários, o Presidente da República nomea governadores.
·
Por ser uma responsabilidade exclusiva do PR, não acredito que o presidente do partido tenha autonomia o suficiente para interferir em assuntos desta natureza.
·
Jerusa Antonio NAO .NAO NAO JLO e o presidente da republica manda em todos os Angolanos jsd tenhe de respeitar
·
Jerusa Antonio
Em Angola, o partido politico vencedor das eleições, sustenta o executivo em funções. Isto é de leí !
·
Jerusa Antonio menina você sabe que o teu chefe interfere no trabalho do JLO.
·
Lamentavel. O debate ontem foi bem conduzida. JES quero mais o quê. Teve 38 anos, agora em 7 meses quero organizar o que. Velho sem consciência. Para ser respeitado, tem que deixar amanha mesmo a presidência do M, caso contrário vai receber pragas de sapos e cigarras em sua residencia para encomoda-lo toda hora. 😯😯😯😯
·
A questao é esta toda a decisao vem do presidente do partido e este é o muro que esta entre Jes e jlo. Este homem tem que sair e deixar o PR JLO tomar as suas decisoes. Este amiguismo do mpla tem que ter fim
·
·
João Lourenço está a conduzir sem interferências o país e só não vê quem não quer, acham mesmo que se existisse interferências seriam retiradas ou canceladas licenças de exploração de diamantes e madeiras, fim do monopólio, abertura da comunicação social, debates intensos dentro do próprio partido?
·
Cota JAJÃO,a tua hora ja chegou deixa o joaozinho dar o show,aleluia,aleluia,aleluia...Ditador fatalite,anda atoa e faz bwe,aleluia.
·
ISTO AINDA VAMOS ASSISTIR MUITO FUTEBOL E AS CONTRADIÇÕES DESDE HA MUITO FIZERAM EVOLUIR AS SOCIEDAES.
·
É lastimável a ser verdade!
Mas porque é que em determinados casos trazidos aqui a baila,as Lesbicas do Costume e determinados transexuais,desaparecem???? Não é este um assunto importante??
·
As decisões de gestão do país devem ser tomadas de forma unanime e consensual, pois essas divergências de opiniões não ajudam no desenvolvimento, crescimento e na mudança que o PR JLO pretende fazer
·
assim como é o presedente da república vai governar
·
Não tendo certeza da veracidade da notícia, posso dizer que na qualidade de presidente do partido que governa ele até pode dar uma opinião, mas a lei concede o direito de decidir ao JLO e é o único com essa autonómia.
·
Quem garante a credibilidade da fonte?
ANGOLA NÃO PODE CONTINUAR REFÉM DE UM MALANDRO RODEADO DE ALGUNS IDIOTAS, QUE ACHAM QUE O JOSÉ EDUARDO É O MONARCA ETERNO...TEMOS QUE REMOVÉ-LO A TODO CUSTO O MAIS RÁPIDAMENTE POSSÍVEL, E AINDA TEM DE RESPONDER PELOS CRIMES QUE TEM COMETIDO. O MÁRIO DE ANDRADE, TAMBÉM SOFRE DE IDIOTIA CRÓNICA DEGENERATIVA, BEM COMO OS MATIAS, PAULOS GANGAS,ETC.ESTÃO BARALHADOS E VENDIDOS COMO O FERNANDO HEITOR QUE PULOU O MURO DO GALINHEIRO E ESCONDEU-SE NAS FILEIRAS INIMIGAS TRAIÇÃO.
Ai esta a verdade, vem mentindo que não probçemas , este são probçemas graves, JES continua a mandar neste pais,a matar o povo, Samakuva tem razão Lourenço sera um motorista e dos Santos a traz aa indicar a rota onde seguir ai esta as provas, dua pesspoas a comandar o destino de u pais, ainda estamos amarado se este homem nãonsair ou morrer angola esta empotecad,
·
Esta informação quem passou foi o JLO ou o JES?! Há assuntos que não deviam ter tanta audiência assim, principalmente quando não tem uma fonte fidedigna.
·
Não cabe ao antigo PR tomar decisões desta natureza. Por outro lado, é por essa e outras razões que seria melhor pôr fim a bicefalia no país, assim evitariam muitos males-entendidos, porque as pessoas criam confusões e associam mal as coisas.
·
Não acredito muito que isso aconteceu, quem manda no país é simplesmente o Presidente João Lourenço temos de aceitar isso.
·
Aí está, os dois Galos numa só capoeira. Um quer praticar a vontade do estado, e o outro, a vontade do partido.
·
JLO e MPLA, levam e levarão o pais sempre a gatinhar.
·
É sorte dela, afinal é filha de um velho amigo Está dito.........
·
As duplas funções criam mal funcionamento na execução dos programas do governo. os Administradoes e governadores preocupam-se com a dinamica politico do seu partido do que resolver as questões de falta de agua, energia, medicamentos, escolas aos cidadãos comum.
·
A última palavra é sempre do Jlo, ainda que haja interferência de alguém, ele tem o direito de formar o seu governo com as pessoas que lhe garantam confiança.
·
Não vejo nada de mal em saber ouvir, afinal dita o resultado, enquanto presidente a última palavra é e será sempre dele.
Sem comentários:
Enviar um comentário