quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

PGR: atropelos à lei ou tentativa de pôr graxa a Nyusi?



Momade Assife Abdul Satar
· 5 hrs ·

PGR: atropelos à lei ou tentativa de pôr graxa a Nyusi?

A Procuradoria é garante da legalidade. Tem por vocação zelar por todos os atropelos à lei, mas infelizmente a que temos, em Moçambique, é mãe e dona dos mais gritantes atropelos. E isto estende-se para as procuradorias das cidades e o Gabinete Central de Combate à Corrupção (GCCC). Sinceramente, como país, nos envergonham. É como se todos andássemos nus!
Eu, Nini Satar, digo sem reservas: no conjunto dos países da CPL...P, Moçambique tem a Procuradoria destacável em atropelos à lei. Até prova em contrário, as constituições dos países do mundo inteiro convergem numa coisa: “Todo o cidadão goza de presunção de inocência até a sentença transitar em julgado”.
    Em Moçambique é diferente. Não existe suspeito. Todos são culpados antes mesmo de sentarem no banco dos réus, e quem promove essa arbitrariedade é a Procuradoria. Estou cansado de dizer que um país sem justiça, caminha às cegas. Não pode haver desenvolvimento.

    Qualquer indivíduo que é acusado de algo, a Procuradoria corre logo a emitir comunicados de imprensa, até os distribui pelo WhatsApp e Facebook. Tudo para desviar atenção das famigeradas dívidas ocultas. Aliás, sobre esta questão a mudez é total. Que credibilidade tem uma Procuradoria que age deste jeito? É uma merda!!

    Meus caros, ninguém é alheio a isto: os comunicados da Procuradoria beliscam a justiça. Criam uma convicção generalizada nas pessoas de culpabilidade, violando, desse modo, o princípio de presunção da inocência.

    E o facto, por outro lado, condiciona a actuação do juiz quando o processo chega ao julgamento. Por exemplo, o “caso Embraer” é tão badalado que ao chegar a julgamento o juiz é inclinado a condenar os réus.

    Aliás, que eu saiba até aqui os advogados dos réus ainda não foram notificados da acusação, mas a Procuradoria já fez os seus famosos comunicados. Agora digam-me, meus senhores: como é que os advogados dos réus vão requerer a abertura da instrução contraditória se nem sabem do que os seus constituintes são acusados?

    Se o advogado não é notificado, obviamente ele nunca saberá quais são os elementos que sustentam a acusação. Não sei se Beatriz Buchili e seus apaniguados fazem essas asneiras para pôr graxa a Filipe Nyusi ou se efectivamente não sabem como funciona a lei.

    Isto faz-me recordar o processo Carlos Cardoso. Nós, os réus, por não concordarmos com a sentença, recorremos ao Tribunal Supremo. Volvidos mais de cinco anos à espera da decisão, viemos a saber que esta já havia sido tomada, pela imprensa norueguesa. Armando Guebuza, quando era Presidente da República, visitou Noruega, um dos principais doadores de Moçambique e pátria da viúva de Carlos Cardoso. Foi lá que disse, antes de nós os envolvidos sabermos, que a sentença já havia transitado em julgado.

    Meu Moçambique…quando é que tu acordas? O mundo marcha, minha pátria!


    Nini Satar See More

  1. LikeShow more reactions

    Comment


    Dzongue Autonomense Esse país so vai mudar , quando nós mesmo pararmos de sermos resiliente,
    A frelimo està abusar muito por sermos resiliente.
    Onde ja se viu isso, pretender depois investigar,
    As cadeias estao lotado com os ladroes de galinha.

    A frelimo ja aprovou a decada de que é um partido de gatunos
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply2h
    Don Nenas Sera q temos algum partido viavel como alternative?
    E gracas a este vazio q acontecem Estes atdopelos a lei...
    Don
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply4h
    Joao Moreno Enquanto não houver mudança não se poderá fazer julgamentos. Veja o que aconteceu na Zâmbia. Houve vários governos até que se acertou. Hoje estão num patamar invejável. Moçambicanos gostam de soluções milagrosas. Então o milagre que ficou é esse. Mudança de governação. O poder está nas mãos do povo. Qualquer governo que subir ficará com o despertador ligado saberá que quem me pôs aqui amanhã, poderá me tirar. Essa é a vantagem.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply4h
    Joao Moreno Lamentar não basta . Única saída é tirar esse governo do pedestal. Sem mudança não há desenvolvimento. Em todas as formas de vida principalmente quando depara com um governo partido que não se preocupam com o povo.
    SENHORES ENTENDAM UMA COISA PARA SEMPRE. NENHUM GOVERNO DO MUNDO MANDA NO SEU POVO, O POVO É QUE MANDA NO GOVERNO. por isso este governo não serve e isso ficará bem claro para os governos seguintes.
    Vamos tomar responsabilidade pela nossa coisa.
    Deixem se de leviandade.
    Somos donos pah.

    ACORDEM. ....
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply5h
    Calton Basilio Nini, seus posts abrem a mente do povo moçambicano aumenta a raiva contra o partido no poder, mas o medo de ir as ruas e pedir o que é nosso é maior, nós só podemos mudar isso nas urnas.

    Meu povo vamos criar um grupo de jovens e fazermos análise dos partidos na concorrência e dai começarmos a fazer propaganda porta a porta só para tirarmos o partido no poder. Eu acredito que com nossas palavras a FRELIMO vai ser retirada do partido. Esse governo já nos inundou bastante. Isso já é de mais
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply4h
    Nelo Dos Santos Nós somos oprimidos nada podemos fazer se não vimgarmos nas próximas eleições,mas manifestação pra mim não é eficaz isso porqui podemos levar com balas e não voltarmos numca mais pra casa,é assim como nosso governo responde povo quando se faz a rua pra demostrar a si ingniscao
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply35m
    Calton Basilio Tenho uma ideia, vamos criar um grupo de FB e whatsap, onde podemos adicionar muitos jovens e que possamos mudar mente deles também.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply57m
    Joaquim Moiane Meus irmãos vamos acordar fazer a diferença nunca é tarde
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    Mestre Capemu Caró "O Mundo marcha"...
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply5h
    Unay Cambuma Só pode ser gaxa Nini.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    Carlitos Vicente Saudações prezados Unay Cambuma e Nini Satar.

    Incompetência em Mecúfi (Cabo Delgado).

    Em moçambique há incompetência, mas considero que existem polos dentro do País em que se concentra com maior frequência.

    Num concurso lançado em Dezembro de 2016 para docentes que foram afectos em Janeiro 2017, na Direção Provincial do Desenvilmento Humano em Cabo Delgado, os apurados para o distrito de Mecúfi até esta altura não têm Nomeiação provisoria. Enquanto os apurados para os outros distritos até em Agosto tiveram os seus vistos do Tribunal Administrativo.

    Aliado a este facto, todos os professores apurados naquele concurso não tiveram o seu ordenado do 13o, nem teram o salário referente ao mês em curso.

    O mais pior é que nos Serviços distritais Juventude e Tecnologia de Mecúfi não existe nenhuma pessoa que dá uma explicação sobre a situação, nada se faz para ultrapassar o problema, porque nada se sabe, nem sabem onde começar para colmatar...Há um silêncio total e escancarado sobre a alegada desorganização.

    Mas também não é de se estranhar, quando as pessoas não capacitadas estão com o volante dá nisso, tudo anda mal.

    Diante dessa toda situação pede se aos que confiaram naqueles incompetentes em Mecúfi, que até agora não sabem o que fazer, para resolverem a questão das Nomeiações, O décimo terceiro salário e o ordenado deste mês.

    Assinatura: Trato os problemas dos outros como se fossem meus, porque sou responsável.

    Ilustres, peço a vossa ajuda, apenas na publicação deste texto nas vossas paginas. Por ser um lugar de muitos leitores.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply1h
    Calton Basilio Senhor Carlitos a resolução desse problema não depende da publicação nas paginas mais vulgar mas sim, depende do seu voto, vote no partido exacto e no candidato exacto. Você pode reclamar na página mas no dia de eleição votar nos mesmos que estão a vos fazer sofrer o que mudaria?
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply24m
    Carlitos Vicente Desde a muito tempo que não voto na cor vermelha, não sei o que acontece. Ou voto sozinho, ou manipulam os nossos votos.
    Mindo D'avila Seu livro esta a demorar sair!
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    Aniceto Benzane Triste e lamentável oque se vive,nesta pérola de Atum...!
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply5h
    Evaristo Valige Vamos mudar esse governo duma forma pacífica por meio de voto .ex: FRELIMO ( ) ; OPOSIÇÃO ( X )
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply5h
    Carlos Maria Sili Maria Nini deixa da raiva,ódio,rancor,viva tua vida tranquilamente, cuida da tua linda familia e dos teus negocios, nã gasta tempo com a justiça moçanbicana.
    A verdade pode ate tardar mas sempe cai a tona!
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply5h
    Zefanias Macamo Vamos mudar o rumo dos acontecimentos nos escrutinios eleitorais.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    Evaristo Valige NÃO ACORDA NÃO.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply5h
    Suharto Mangulle Como mudar,soluçoes?
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply5h
    Muhombe Muchin Vamos todos votar num outro partido.
    E votar no Dhlakama para um mandato.

    Serão presos esses come nosso dinheiro.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply2h
    Kuamba Wa Paulane Uma vergonha autentica, uma procuradora que exibe os atropelos, a questao que eu ew: Porque predem sem materias, porque nao o fazem sem as midias, e triste acham que talvez o povo continua na segueira mas a Freli meu é totalmente abusado nostram -nos que eles fazem e desfazem ninguem fara nada
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply2h
    Joakim Magaya Um cantor disse isso. Se vocês saírem a rua pra marchar PK portagem subiu ou PK combustível subiu nós vamos mandar a polícia, polícia gorda, forte ,grande pra tirar balas e não de borracha ,para vus oprimir....
    É isso caro Nini o povo consegui ver a situação em que o país se encontra mais se sairmos pra marchar coremos o risco de nunca voltar pra casa
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    O Próprio Augustyne Prince Nelson achei interessante partilhar contigo esta publicacao d Nini
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply4h
    Francelino Orlando Ringe Há burros e cegos que ainda vão votar neles
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply5h
    James Khumba Sem sombras de Duvida (onde ha matope ha escorregadia).
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply5h
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    LikeShow more reactions
    Reply1h
    LikeShow more reactions
    Reply4h
    Atanasio Lourenco Sozinho Obviamente a justiça em Moz é uma lástima
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply5h
    Abdul Rahman Azaad Tudo oque tem o começo tem o seu fim.
    E o fim duma coisa , é o começo doutra coisa.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply1h
    Mito Melopia Tudo que tem começo tem fim.
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply5h
    LikeShow more reactions
    Reply20m
    Titos Jacinto R. Patia Nini é fizeste direito?
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply4h
    Habiby Abu Jhanath Cenas d nosso país
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply4h
    MiAn X UsaMa GREAT
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply5h
    Masude Masaua Humm ya xtamos tanga
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply2h
    Magaia Manuel Acaberei por fazer licenciatura de direito contgo mano
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply2h
    Micas Ubisse Mocambique acorda pra vida,,,
    Manage
    LikeShow more reactions
    Reply3h
    Osias Muthemba Estamos mal

Sem comentários: