AFONSO DHLAKAMA ESTÁ SENDO ENGANADO MAIS OUTRA VEZ!
Informações que nos relatam a partir de Maputo, as fontes idôneas dão contas que no final desta semana até a outra será despachado um numeroso grupo de esquadrões da morte (death squard) a paisana nas zonas centro e norte do País.
Por isso após a critica feito pelos radicais feito ao Filipe Nyusi, o anãozinho bélico maconde teve que imediatamente empossar o seu conterrâneo killer-ben maconde para pôr em prática, as duras decisões do clã maconde.
Em todas cidades do país já ninguém acredita nas promessas do líder da RENAMO, mesmos os próprios membros da RENAMO não vê com os bons olhos a paciência e a confiança que Dhlakama tem em acreditar que a frelimo vai entregar as províncias de bandeja.
Afinal porque é que a Frelimo continua a enviar militares para cercar a serra se o líder da RENAMO continua a acreditar na rendição da Frelimo?
É muito chato estar a ver um líder visionário e experiente como Dhlakama a ser enganado parece uma criança sabe!
Na Frelimo não se fala nada da entrega das províncias e o líder ficou tão contente com as telefonemas do Nyusi.
Que triste!
Esperamos ansiosamente que esta trégua traga algo palpável pra o povo caso não, o povo poderá mudar o cenário nas próximas eleições e estes que andam a aldrabar o líder a acreditar na Frelimo estarão envergonhados mas não disse.
Por: Afonso Chicuare
Na Frelimo não se fala nada da entrega das províncias e o líder ficou tão contente com as telefonemas do Nyusi.
Que triste!
Esperamos ansiosamente que esta trégua traga algo palpável pra o povo caso não, o povo poderá mudar o cenário nas próximas eleições e estes que andam a aldrabar o líder a acreditar na Frelimo estarão envergonhados mas não disse.
Por: Afonso Chicuare
Nós gostamos quando chamados "camaradas". Está no nosso ADN. De facto, Dhl é um camarada, "um dos nossos" e graças a Providencia queremo-lo por mais tempo a dirigir a Renamo, a única organização que não nos deixa em paz espiritual, há 40 anos. Para nos, vale um diabo conhecido que o anjo desconhecido. Indo ao cerne, como todas as organizações políticas formais, a Renamo desenvolveu tendências oligárquicas em que os interesses privados dos líderes, a vários escalões, são opostos aos interesses dos filiados, sem cargos. Evocam os interesses do povo como mera forma para encobrir as verdadeiras intenções dos líderes porque o povo a que se referem são, no final da jogada, eles mesmos. Olhemos para a questão dos Mercedes-Benz ou das regalias. Robert Michels (1911) tinha razão com a sua, “lei de ferro da oligarquia” quando a dado passo notou que, nos partidos políticos, a centralização do poder acaba nas mãos de poucos. Esses poucos – a oligarquia – irão usar todos os meios necessários para preservar e aumentar ainda mais o seu poder, em detrimento da esmagadora maioria da população de quem se diz representante. No caso da Renamo, este poder está numa única pessoa (como o filho do regulo Magunde acaba afirmando, nesta entrevista ao pretender dar a entender que ele é a Renamo (o que é verdade) e que Nyusi é Frelimo (o que não é verdade). Alias, quando ele fala dos donos da Frelimo deixa claro que ha diferença entre ambos porque ele é o consultado enquanto o interlocutor tem que ouvir as outras sensibilidades. Por falta da democracia interna, a Renamo corre risco de ser uma organização revolucionária que tem na violência um instrumento para aquisição do poder. A entrevista deixou claro, também, que estão no compasso de espera para os próximos confrontos e temo que a próxima violência armada venha a ser pior que as anteriores.
Noto que a necessidade de fortalecimento destes dois partidos diante da população provoca a cristalização de interesses cultivados pelos chefes e a identificação deles como interesses da população. Infelizmente a nossa classe política é movida pela pobreza. Quando os chefes não possuem nem fortuna pessoal nem outras fontes suficientes de renda, eles se agarram com tenacidade, por razões económicas, ao seu poder, o qual terminam por considerá-lo como sua posse, como seu bem inalienável. A perda do cargo seria para eles um verdadeiro desastre financeiro.
Renovados votos de um 2018 Feliz
COMO SEU ADMIRADOR LHE DESEJO QUE O ANO DE 2018 SEJA DE MUITOS SUCESSOS, E BOA SAÚDE.