domingo, 7 de janeiro de 2018

É muito chato estar a ver um líder visionário e experiente como Dhlakama a ser enganado parece uma criança sabe!

AFONSO DHLAKAMA ESTÁ SENDO ENGANADO MAIS OUTRA VEZ!
Informações que nos relatam a partir de Maputo, as fontes idôneas dão contas que no final desta semana até a outra será despachado um numeroso grupo de esquadrões da morte (death squard) a paisana nas zonas centro e norte do País.
Por isso após a critica feito pelos radicais feito ao Filipe Nyusi, o anãozinho bélico maconde teve que imediatamente empossar o seu conterrâneo killer-ben maconde para pôr em prática, as duras decisões do clã maconde.
Em todas cidades do país já ninguém acredita nas promessas do líder da RENAMO, mesmos os próprios membros da RENAMO não vê com os bons olhos a paciência e a confiança que Dhlakama tem em acreditar que a frelimo vai entregar as províncias de bandeja.
Afinal porque é que a Frelimo continua a enviar militares para cercar a serra se o líder da RENAMO continua a acreditar na rendição da Frelimo?
É muito chato estar a ver um líder visionário e experiente como Dhlakama a ser enganado parece uma criança sabe!
Na Frelimo não se fala nada da entrega das províncias e o líder ficou tão contente com as telefonemas do Nyusi.
Que triste!
Esperamos ansiosamente que esta trégua traga algo palpável pra o povo caso não, o povo poderá mudar o cenário nas próximas eleições e estes que andam a aldrabar o líder a acreditar na Frelimo estarão envergonhados mas não disse.
Por: Afonso Chicuare
LikeShow more reactions
89 Comments
Comments
Eduardo Domingos Concordo e vejo todos dias o desalento dos membros e simpatizantes. Sao tantas mensagens que recebo a questionarem a seriedade do lider.
LikeShow more reactions
6
February 2, 2017 at 7:42am
Manage
Afonso Chicuare Dhlakama pensa que o povo é propriedade privada sua, mas não sabe que essa confiança que o povo deposita nele terá limites
LikeShow more reactions
14
February 2, 2017 at 12:44pmEdited
Manage
Araujo Manuenca Jose Concordo contigo meu ilustre o lider ja passou o limite nao diz k ele eta serio
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 12:19pm
Manage
Amilcar Antonio Esdor Sinceramente
LikeShow more reactions
1
February 2, 2017 at 7:47am
Manage
Thonice Nsimbi Ayigoveki Sitoe Se o marechal Dlakama não consegue teremos que unir a nossa força pk se juntar à frelimo é igual a quem volta a comer vômitos
LikeShow more reactions
3
February 2, 2017 at 7:47am
Manage
Ákila Eunice Papasseco Domingos Unidos somos invencíveis
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 7:51am
Manage
Eduardo Domingos O trabalho politico nas bases está completamente estagnado e bloqueiado. Toda estrutura politica de nivel provincial, distrital e localidade está inactiva com medo de esquadroes de morte. Afonso Dhlakhama espera de hosanas de quem?
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 7:54am
Manage
Mondjovo Zunguza Esse senhor ja Xta velho e melhor substituir, ele trabalhou muito fez aparte dele. Ak nao havera nenhuma entrega das provincias.isso e jogo d passa tempo ate pegarem o kota ou ate as proxima elecoes,, eu Tou cansado nao vejo nada,,
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 7:54am
Manage
Ismael C. Gocaldas Ya política doe,ainda não viram nada,o Dhk ja era,coloquem o Hermínio morais para vos liderar.
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 8:03am
Manage
Felismino Elias Alfredo Alfredo o puder nao se conquista aranca se agora nada d luz verde com nenamo ja era.
LikeShow more reactions
1
February 2, 2017 at 8:15am
Manage
Anthony D'Alpoim Manesa So Guerra civil e ke a Frelimo Aprende bombas no Maputo a ver como os investimentos extranjero começa a sair e Volta a inseguridades
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 8:33am
Manage
Anthony D'Alpoim Manesa Ke Vernon have falarvam dos Portugueses
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 8:34am
Manage
Cardoso Henriques Jente noa se preocupem com o lider.a frelimo esta em frente duma grande armadilha e a tregua e uma isca
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 8:45am
Manage
Domingos Alfredo Mateus Meu irmão tenha paciência a vitória é da RENAMO afrelimo já era nem combustível não tem salário tem problema 13 pagarão metade guerra custa dinheiro si Moçambique fosse uma empreza xtaria a declarar falência os bons dias virão tenha paciência irmão. Mas não dis bom dia
LikeShow more reactions
5
February 2, 2017 at 8:54am
Manage
Sebastiao Massingue Tenham paciência a vitória é da RENAMO meus amigos lembram o que dizia hamiseze? É o que vai a conteser com a FRELIMO muito tsem!! O pai do povo não é criança ele tem toda a estreia para liquidar só por única só vez viva, viva RENAMO
LikeShow more reactions
1
February 2, 2017 at 9:12am
Manage
Devi's Tivane Jr. O líder da Renamo precisa ter agenda e decisiva,porque assim tudo que ele fala deixa com liberdade de pensar e expressar oque cada um pensa,eu digo que ele so ameaça.
LikeShow more reactions
2
February 2, 2017 at 9:19amEdited
Manage
Xavier Clinton Xavier Eu nem sei dizer qual o pensamento do lidare ainda continua aceitar ser embrulhado nas mantas?
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 9:16am
Manage
Ali Alberto Vahaly So hoje tentam perceber que o líder da RENAMO não tem agenda do sonho do povo!? Vocês dormem e o mundo marcha! Eu acredito surgimento de um projeto político alternativo numa das regiões do país. Não bélico nem armas mas conquistará almas.
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 9:20am
Manage
Nitafa Hi Nomo Dhlakama sabe muito bem com que está lidando. Essa não passava de um bolo envenenado e ele sabia muito que a Frelimo usaria da mesma para movimentar suas tropas, esquadrões da morte, bem como material bélico. As perdizes estão mais do que nunca em prontidão combativa. E podes crer Chicuare, basta 1 tiro para a Frelimo ficar para história. Mais nada disse.
LikeShow more reactions
3
February 2, 2017 at 9:25am
Manage
Pedro Casimiro SO ESPERAVA ISSO
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 9:26am
Manage
Nitafa Hi Nomo Até agora que estou escrevendo este comentário ha uma movimentação maciça dos periquitos e os Comandos da Renamo nem estão preocupado porque trata se crianças e pelo contrário estão com muita pena, visto que passam das barbas dos Revolucionários sem pensar.
LikeShow more reactions
6
February 2, 2017 at 9:28am
Manage
Afonso Chicuare O Líder tem agenda sim mas só que é muito passivo
LikeShow more reactions
5
February 2, 2017 at 9:29am
Manage
Devi's Tivane Jr. Agora ele deixa o outro sabotar sua Agenda na barba dele???Cuidado que passividade poderà o trair a quaisquer instante....
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 10:11am
Manage
Mangane Mangane Bala Não vejo, nada de especial no final dessa trégua alem da grande oportunidade que sempre acompanhamos de envio e de forço militar, o material bélico secretamente é transportado por camiões que fazerm viagens inter provinciais. Objectivo desses sanguinários é incuralar o Dhlakama e seu partido a recuar nas suas exigências, assim o tempo vai passando até 2019.
LikeShow more reactions
3
February 2, 2017 at 9:30am
Manage
Calisto Meque Meque Antes de julgarmos Dhalakama é preciso fazer uma retrospectiva de desse processo todo, desde após as eleições até a tomada de posse dos deputados.
LikeShow more reactions
2
February 2, 2017 at 9:32am
Manage
Calisto Meque Meque A passividade do líder é a melhor chave que pode usar, e dizer que ninguém irá mudar abandonar o líder como alguns estão a tender desviar o pensamento do povo oprimidi
LikeShow more reactions
2
February 2, 2017 at 9:34am
Manage
Elves Cean Tovic Isto ai q xamam d lider so esta p dsmoralizar e cortar forca , vontade e coragem do povo q e manifstar sabiam ? !
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 9:38am
Manage
Mangane Mangane Bala Calisto Meque Meque, faça uma estimativa de inocentes que morrem nessa passividade, outros sem escola, assistência médica e medicamentosa, abrigo e não matas. Hoje a trégua vai terminar quantos raptos e assassinatos que devemos esperar ou assistir??? Militar quando morre pouco me interessa...
LikeShow more reactions
2
February 2, 2017 at 9:39am
Manage
Kelven Quimbine to a pensar seriament noutra opção para eleções vindouras. que ñ seja nem a frente da liberta de mafiosos, nem Resistência que por sinal mas se confund com disistência....quero que o meu voto tenha um impacto vislumbrant tipo um tchek mate
LikeShow more reactions
1
February 2, 2017 at 9:46am
Manage
Afonso Chicuare Na RENAMO está isento de lambebotismo quando algo está errado é preciso chamar pelo nome, eu resistente Afonso Chicuare quando algo está errado falo não calo como alguns que nunca lhes vi a criticar algo se quer!
Sera não há coisa a criticar?


A luta da RENAMO era de criar a liberdade e direito de manifestar algo quando se descobrir que anda muito mal
LikeShow more reactions
5
February 2, 2017 at 9:55amEdited
Manage
Salomao Facitela Concordo, sem bajulações descabidas nem fanatismo.
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 10:17am
Manage
Alex Mukora certo
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 10:48am
Manage
Calisto Meque Meque Certíssimo
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 1:07pm
Manage
Jimmy Mutumani Gumbo porquem e certo
LikeShow more reactions
February 5, 2017 at 7:25pm
Manage
Bizmungo Arape Tuto A razão e a popularidade que a Renamo tem põem-nos seguro mas devemos lembrar que o povo faz leitura das coisas e porque sao humanos a qualquer momento pode perde a confiança e dificuldade serã de como reconquistar. 
Dhkma continua a trabalhar arduamen
te mas tem cometido erros que precisa pessoas tão proximas dele para lhe dizer a verdade ao em vez de lhe aplaudir. Alguém pode me dizer oque a renamo ganhou quando decidiu em naoh
participar nas eleições autárquicas passadas? E boicotamos oque?
Hoje ele aceita cessar fogo para o bem do "povo". Que povo se as armas que a frelimo está a movimentar nessas tréguas sao para matar o povo? Analisemos bem Srs.
LikeShow more reactions
2
February 2, 2017 at 9:57am
Manage
Salomao Facitela Subscrevo-me...!
LikeShow more reactions
1
February 2, 2017 at 10:19am
Manage
Afonso Chicuare Tem internautas que tem medo de criticar quando algo anda mal abrilhatam tudo e isso é mau estariamos a comparar-se com a frelimo
LikeShow more reactions
1
February 2, 2017 at 9:58am
Manage
Armando Tomas Fernando Fernando E uma pena que nao conseguimos resolver nossos problema ,pacificamente ,
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 10:00am
Manage
Custodio da Silva Li a tentamente a sua publicaçao e comprieendi uma coisa ,que voce expreme um sentimento profundo pelo lider da renamo por alertar. Outro comprieenderam mal por pensar que estas a desconfiar da seriedade do lider. Olha quando estao em um jogo da final se queres uma victoria critique os seus jogador terao um final feliz. É isso que Afonso Chicuare Chicuare esta aqui a fazer.
LikeShow more reactions
4
February 2, 2017 at 10:02am
Manage
Afonso Chicuare Mais uma vez repito o povo deu confiança ao Líder mas não pra abusar da mesma confiança sob pena de o povo desacreditar as promessas do lider.
O povo não é propriedade privada da Renamo e muito menos do Excelentíssimo General Afonso Dhlakama porque o povo cansa e luta pra vencer.
LikeShow more reactions
6
February 2, 2017 at 10:04amEdited
Manage
Afonso Chicuare O povo não é propriedade privada da RENAMO e muito menos do excelentíssimo General Afonso Dhlakama!
O povo cansa e muda mentirosos e aldrabões são aqueles que dizem e pensam de que o povo vai continuar eternamente a confiar na Renamo até no dia do juízo final ainda mais com estas decepções todas.
LikeShow more reactions
4
February 2, 2017 at 10:10amEdited
Manage
Sofala Minha Terra Amavel o meu silêncio tem algumas características e efeitos só q muitos não sabem. as fantasias ainda vai existir e o povo servir da carne d canhão
LikeShow more reactions
2
February 2, 2017 at 10:11am
Manage
Afonso Chicuare Ninguém julgou ninguém aqui
LikeShow more reactions
3
February 2, 2017 at 10:11am
Manage
Sofala Minha Terra Amavel general deixa as pessoas sem entendimento pra continuar na luz das trevas.eu julgo a quem deixa os outros a cair na desgraça pela sua culpa.este post é saudável. pra os entendidos
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 10:15am
Manage
Andries Lauryn Os curandeiros contratados pela frelimo trabalham mesmo,visto que Dhakama parece ter perdido a noçao do perigo.
Dhlakama já me decepciona sabe?
E há rumores de que no dia 4 de março vem à maputo para retomar a sua vida politica. 
...See More
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 10:13amEdited
Manage
Albert Mussov Chandibakira Moyana SER POLITICO E SER ESCRAVO DO PAIS DLAKAMA E AMIGO DELE NYUSI PENSAM K SO ELES SAO SERES HUMANOS E O RESTANTE SAO ANIMAIS SELVAGENS mas ainda digo mais k QUEM MATA PELA ESPADA DA ESPADA MORERA se o DLAKAMA ja xta cansado pode Dar oportunidade a outras pessoas #* A HONESTIDADE E A UNICA MOEDA K VALE EM TODA PARTE * * porfavor sr DLAKAMA pedimos a paz , SERA K LA NO PARTIDO RENAMO NINGEM E CAPAZ DE SUBSTITUIR? ATE AS PROXIMAS ELEICCOES TEM K XTAR DE FORA ESSE VELHOTO CHEGA CHEGA pelo pecado k moises fez ao longo do caminho Josue e k tomou conta para ultrapassar no Rio jordao perdoem me la mas isso e verdade
LikeShow more reactions
1
February 2, 2017 at 10:14am
Manage
Ariscado Ariscado Dos Ariscado Será estes gajo frelimista conseguiram curandeiro quando nyusy fala com dhalakama ficar feliz com coisa lixo e falço, eu comcordo consigo chicuar a frelimo nao vao entregar as provincia por bem e devia haver bang bang até la no topo.
LikeShow more reactions
1
February 2, 2017 at 10:18am
Manage
Kelven Quimbine verdade ou ñ pois faz o juiso da quilo que é verdade endeterniment de como todos pensam! ...o facto em discução e a manutenção da resistência no que tagi os objectivos de um povo sofridor e as possives resoluções para discentralização de poder sistematizado e confinado no maputo...embora pocos dias para o termino da fim das treguas. poco ou nada se fala do assuntos candentes aos objectivos pela qual a renamo revidicava o seus direitos ofiscados que veio culminar com a gerra de revindições por part dest...ate ai do lhe toda razao. agora tregua é sinal que à uma entrega de ambas part para resolver o problema e ate agora nada.
LikeShow more reactions
2
February 2, 2017 at 10:28am
Manage
Salomao Facitela Permitam m dizer q a Renamo devia ter sido um pouco +severo na altura das hostilidades...
Sempre q froxa o adversary avança, 
No dia q a frelixo conseguir excalar e se instalar na sera, adeus Renamo com todo povo.
LikeShow more reactions
1
February 2, 2017 at 10:33am
Manage
Be Focus Pois. Achamos que e urgente para o lider vit a publico exclarecer ao povo sobre seu ppssiveil plano da Paz
LikeShow more reactions
3
February 2, 2017 at 10:36am
Manage
Bartolomeu De Elisa Matresse O lider ainda nao apanhou licao de ser enganado. Creio pudia mudar a politica
LikeShow more reactions
1
February 2, 2017 at 10:57am
Manage
Organon O Pensador O líder da RENAMO está ser enganado ou a RENAMO e a FRELIMO estão a enganar-nos (nós o povo)....Senhores atores da política selvagem e sanguinária, vocês sempre negociam entre vós e nenhuma das partes põe o povo a par dos pontos acordados, das garantias e das condições negociadas, porém quando as coisas correm mal para um de vocês, veem encher-nos de mentiras, choramingos e reclamações dizendo que fazem isto mais aquilo em nome do povo...! Parem de palhaçadas, porque este povo não é composto por crianças que vocês afirmam representar....! Que se lixe a RENAMO e junto com a FRELIMO....POVO NO PODER!!!!
LikeShow more reactions
1
February 2, 2017 at 11:04am
Manage
Philip A Simango Cofias nele
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 11:34am
Manage
Estevao Ferreira Trabalho arduo; excelente feito pelo Chiquare
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 11:35am
Manage
Abdul Razak Muariga Muariga Sabe lambe botismo esta em todo lado em. Tods partido
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 11:35am
Manage
Abdul Razak Muariga Muariga O povo ta siente. Dixo so nos estamos canxados com a frelimo Mas Todos sao axim
LikeShow more reactions
1
February 2, 2017 at 11:37am
Manage
Fernando Sande Unay ja leu esse post?
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 11:57am
Manage
Custodio da Silva Quem disse pelo amor do seu filho nao lho pode repreender esse amor é falço. Quem tem abusesso nao quer operar com o pretexto de sentir uma dor permanecerá mais tempo com dores,. Todos nos precisamos de djakama mesmo o comite central da frelimo precisa dele.
LikeShow more reactions
2
February 2, 2017 at 12:00pm
Manage
Araujo Manuenca Jose Desde do 1ºdia k Dhlakama anunciou a tregua o povo sabia k Dhlakama mas uma vez recebeu dinheiro cm a no encontro cm chissano em gorongosa so essa tregua ajudou o povo a dormir e viver livre
LikeShow more reactions
1
February 2, 2017 at 12:05pm
Manage
Antonio Milton Mais um cabrao da O J M com ideias sujas.
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 5:24pm
Manage
Araujo Manuenca Jose Nosso Dhlakama e santo demais sempre no final do ano promete mes de Março,Março,Março e cansativo etams ja proximo de 2018
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 12:10pm
Manage
Joana Simeao Ntelela AFONSO CHICUARE, 
Muito obrigado pela crítica.
...See More
LikeShow more reactions
2
February 2, 2017 at 12:51pm
Manage
Vandeli Ubise Misericórdia
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 12:55pm
Manage
Jeremias Chilaw Entregar as Provincias de Bandeja? O que isso? as provincias nao sao propriedade para serem entregues a seja quem for. Quem pensa que as recebera esta enganado. Rendicao da FRELIMO? esta tudo doido...
LikeShow more reactions
3
February 2, 2017 at 1:06pm
Manage
Rogerio Sambane Raice eles estao apreparar esquadroes e nos vamos preparar os veitiname . xao baixas dox ladroes
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 1:08pm
Manage
Abdul Razak Muariga Muariga Mano calisto se a renamo foxe um partido serio nao estaria a fazer tantas promexas ao povo e asaber Q Nao comprir
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 1:25pm
Manage
Abdul Razak Muariga Muariga Logo sabe se q a renamo nao sabe fazer apolitica so sabe prometer E prometer ao povo e nunca realiza as promexas
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 1:27pm
Manage
Abdul Razak Muariga Muariga Mano vce se lembra depois das eleicoes de 1999 quantas promexa fizerao e2004 ate2014. Era de esperar Q nunca vai realizar nenhuma promexa
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 1:30pm
Manage
Angandimasso Alface Luís Ya o velho ta perdendo capacidade, já não sabe o que ele ta fazer, o povo foi bruto ao votar na renamo e o Dhlakama? Agora porque o líder ta só enganando o povo? Esquece que haverá mais eleições 2018 e 2019? Trégua só para os da renamo, os da frelimo tão sempre a movimentar e a aumentar efectivos militares e materiais bélicos.
LikeShow more reactions
2
February 2, 2017 at 1:41pm
Manage
Mariana Chacha O povo como sempre e ke sofrera as consequências.
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 1:57pm
Manage
Angelo Mualo Se eu fosse político diria assim: vão a merda todos e esqueçam meu voto 18/29 ñ me traz nenhum benefício. 
Q abuso é esse?? Eu vos votar em contra partida me pagam pelo engano. Mas isso terá fim tarde q seja.
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 2:00pm
Manage
Fernando Limpo Concordo com vosco doi ser resistente somos pescados dum lado pa o outro, mas agora a coisa k vai fazer povo xqueser da RENAMO E xta historia de promenças e nao cmprir.
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 3:18pm
Manage
Zina Ngorinenhi Thomas Renamo caiu nas jogadas da frelimo,e o proprio lider decretou tregua benificiando a frelimo grandemente pork militarmente a frelimo ja havia perdido,neste momento a frelimo esta empenhado em reforcar as base e fortificar si e co m novas posicoes com objectivo de obrigar a renamo para nao participar nas proxims eleicoes,,, os esquadroes estao sendo enviado neste momento em todas provincias para comecarem a actuar no ambito de campanha para matar quem sera candidato para eleicoes municipais e presidenciais o lider nao fara campanha pork sera fatal.
LikeShow more reactions
1
February 2, 2017 at 3:41pm
Manage
Juliao Mussalafo Muito mau os mocambicanos aida continua a morer o nosso pai seraki ele nao sabe?
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 3:58pm
Manage
Filipe Augusto Natal Todo mometo olider da renamo esta ser ibrurrido com a frelimo olider da renamo esta ser matrecado com o criaca mas bem dhlakama foi conplado com chissano so quantas membro moreu quata pessoas que perdera as suas bem por rerassao do amal dhlakama mas issu dhlakama nao pessa de isto continua matrecar os membro e matrekar o povo.
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 4:47pm
Manage
Mushandi Ndimambo Voces queriam renamo fazer guerra ? Quem quer lutar nao é renamo ou dhlakama é proprio frelimo ,
LikeShow more reactions
1
February 2, 2017 at 4:51pm
Manage
Gote Rafa Existe uma visão no líder, ele tem muitas experiências, os que dizem que ele está sendo enganado é porque não está a ver qual é a estratégia que ele vai usar, a RENAMO sem as 6 províncias na sua posse não irá aos eleições, tenha conhecimento.
LikeShow more reactions
2
February 2, 2017 at 5:00pm
Manage
Alberto Mau Mau Tera perdido sendo a frelimo no pider nao ha nem uma etrategi a funsionar com o lider so nos os k seguem estaremos mal
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 5:57pm
Manage
Joaque Muchanga O Lider da Renamo nunca e jamais será enganado pela Frelimo nem por nyusi, o Lider é mais esperto e estratego. Nenhum soldado da Renamo será enganado, ao contrario o nyusi já rendeu, esperemos para ver o fim do jogo quem será vencedor, aliás a Renamo ja venceu a guerra. Paceiencia amigos.
LikeShow more reactions
3
February 2, 2017 at 5:06pm
Manage
Afonso Chicuare Vamos esperar pra ver
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 5:14pm
Manage
Gote Rafa Falaste bonito joaque Muchanga
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 8:08pm
Manage
José Chambuca Viva Renamoooooooooooo
Frelixos ;(;(;(;(;(
LikeShow more reactions
February 2, 2017 at 10:21pm
Manage
Rail Dique DHLAKHAMA NUNCA SERA ENGANADO IRMAOS EU SEI K ELE TA BEM ATEMTO NISSO MAIS, IXO D K A FRELIMO VAI ENTRGAR AS PROVINCIAS D BANDEJA EXKECEM
LikeShow more reactions
1
February 2, 2017 at 10:21pm
Manage
Lucas Julio Guenzi é sou fazer quera nao há nada de negocio frelimo sabe muito bem que quando aseitar isso era uma vez frelimo
LikeShow more reactions
February 3, 2017 at 10:18am
Manage
Azevedo Magobeia Olha irmao chicuare,diga este dlakama dito,se este ano chegar ate no mes de junho ele sem ser entregue as 5 provincias k opovo sofreu em votar ele pra obem dele e da familia dele,proximas eleiçoes 2019 opovo vai mudar ocenario,vai ter menos votos e nenhuma provincia ele vai ganhar mas,prontos falei e ele ja ta a ser bebe,kuando chora è dado chucha.
LikeShow more reactions
February 3, 2017 at 12:36pm
Manage
Alice Da Sheila Gomes Confiamos ao nosso Lider e ele realmente eh um fracasso. mas vao vamos parar por aqui.
LikeShow more reactions
February 3, 2017 at 2:07pm
Manage
Joaquim Antonio O lider sabe o que esta fazer e com que faz , porque fez. Portanto nós aqui, viremos o que vai acontecer o amanha. Tudo k tem seu principio tem seu termino. O mais nao disse.
LikeShow more reactions
February 3, 2017 at 6:59pm
Manage
Mbalamanje Uzende Chanunkha Ser paciente naõ significa ser fraco, Ele sempre é bom homem de confiança. Vamos confiar nele !
LikeShow more reactions
February 4, 2017 at 10:08am
Manage
Sergio Antonio Zacarias Zacarias Irmão o dhlakama não está sendo enganando, porque a paciência é uma das armas de desgaste do inimigo e também é um fruto do espiritob (falarás 5:22), veja o exemplo do Nelson mandala
LikeShow more reactions
February 6, 2017 at 7:11am
Manage

Sergio Antonio Zacarias Zacarias Galatas 5:22

Comments

1
Francisco Moises said in reply to Eusébio...
Caro camrada Eusébio,
Tenho que admitir derrota, o que nao é sempre uma fraqueza. Neste chadrez de ideas, empatamos. Li e reli os seus pontos de vista, nao consigo encontrar nenhum ponto, qualquer que seja, que possa utilisar como base de apoio para contra-ataca-lo ou discordarmos.
Grato estou por ver que você admite que homens da Renamo e da Frelimo, aqueles nas lideranças respeitivas dos dois grupos, tem tido tendências oligarquicas para defender os seus interesses oligarquicos. Isto é ja um grande passo e uma seriedade inegualavel e apelo so que aqueles que defendem seja a Renamo ou a Frelimo o façam com seriedade e nao com fanatismo robotisado visto que eles devem lamber as botas dos poderosos para sobreviverem das migalhas que os oligarquicos deixam cair das mesas dos seus banquetes.
E entendo tambem que nao seja facil com mentalidades em moldes totalitarias ou robotisadas pensar livremente. Mas o camarada Eusébio difere. Mesmo sendo o seu direito de defender a Frelimo, tem a capacidade de ver que tudo nao esta bom no seu partido.
Sinceramente falando, se tivessemos mentes e mentalidades como as suas, teria sido muito facil resolver os problemas de Moçambique. E devo dizer aqui que, se nao concordo com os oligarquicos da Frelimo, nao posso de modo algum aturrar a oligarquia dum unico oligarquico com Afonso Dhlakama. Digo isto visto que Dhlakama é o unico oligarquico na Renamo e todos aqueles abaixo dele, segundo a sua asserçao, sao miudos. Dai que ele nao consulta a ninguem na Renamo enquanto que o Nyusi age em consenso com os seus camaradas. Isto é o proprio Dhlakama que o diz nesta sua entevista.
Isto é muito sério e extramente grave para todos os moçambicanos. Ja vimos o perigo das oligarquias de homens unicos, ou o que o inglês apatamente chamaria "a one-man rule" ou "a one-man oligarchy." Concordo inteiramente que Afonso Dhlakama comanda tudo e controla tudo na Renamo com um punho serrado como o fizeram Hitler, Staline, Mao, e os dinasticos da Corea do Norte tais como Kim-il-Sung, Kim jong-il e agora o Kim Jong-un, cada um dos três monarcas por sua vez.
Sera isto que os moçambicanos querem que substitua a Frelimo? Se é isto que a maioria quer, eu saio e fico fora. Quem diz que a maioria tem sempre razao? Nao gostaria ser vitima da tirania da maioria.
Dhlakama é um homem com muitas fantasias, algumas das quais extramamente perigosas. Se ele nao larga o poder na Renamo, sera que o fara uma vez presidente dos moçambicanos? o seu comportamento nao me convence que ele agiria diferentemente.
Tambem lhe estou grato pelo senso de humor. Tem razao que certas palavras batidas e rebatidas tornam-se partes de nos. Apesar de agora aparecer como um inimigo da Frelimo, eu tambem estive nela. Nao foi facil a nossa comunidade de refugiados fugidos da Frelimo no Quénia esquecer de nos chamarmos camaradas até que eramos cognominados "Camarades" por certas pessoas, mulheres e raparigas quenianas que nos conheciam depois de chegarmos no Quénia.
Com o tempo largamos a nossa apelaçao mutua e deixamos de nos chamarmos camradas.
2
Eusébio said in reply to Francisco Moises...
Viva camarada Moisés e boas saídas e boas entradas
Nós gostamos quando chamados "camaradas". Está no nosso ADN. De facto, Dhl é um camarada, "um dos nossos" e graças a Providencia queremo-lo por mais tempo a dirigir a Renamo, a única organização que não nos deixa em paz espiritual, há 40 anos. Para nos, vale um diabo conhecido que o anjo desconhecido. Indo ao cerne, como todas as organizações políticas formais, a Renamo desenvolveu tendências oligárquicas em que os interesses privados dos líderes, a vários escalões, são opostos aos interesses dos filiados, sem cargos. Evocam os interesses do povo como mera forma para encobrir as verdadeiras intenções dos líderes porque o povo a que se referem são, no final da jogada, eles mesmos. Olhemos para a questão dos Mercedes-Benz ou das regalias. Robert Michels (1911) tinha razão com a sua, “lei de ferro da oligarquia” quando a dado passo notou que, nos partidos políticos, a centralização do poder acaba nas mãos de poucos. Esses poucos – a oligarquia – irão usar todos os meios necessários para preservar e aumentar ainda mais o seu poder, em detrimento da esmagadora maioria da população de quem se diz representante. No caso da Renamo, este poder está numa única pessoa (como o filho do regulo Magunde acaba afirmando, nesta entrevista ao pretender dar a entender que ele é a Renamo (o que é verdade) e que Nyusi é Frelimo (o que não é verdade). Alias, quando ele fala dos donos da Frelimo deixa claro que ha diferença entre ambos porque ele é o consultado enquanto o interlocutor tem que ouvir as outras sensibilidades. Por falta da democracia interna, a Renamo corre risco de ser uma organização revolucionária que tem na violência um instrumento para aquisição do poder. A entrevista deixou claro, também, que estão no compasso de espera para os próximos confrontos e temo que a próxima violência armada venha a ser pior que as anteriores.
Como todos os líderes políticos, Dhlakama também tem controle do seu poder sob sanções e recompensas. Ele tende a promover aqueles que compartilham de suas opiniões, o que inevitavelmente reforça o espírito oligárquico auto-perpetuante. Perto de quatro décadas a frente de uma organização (sem ser eleito) e mesmo assim chamando-se a si próprio de um democrata é uma obra. Estaríamos diante de uma tirania sem tiranos! Algumas pessoas na Renamo alcançam certas posições devido a sua habilidade política além da média mas Dhlakama controla a informação que flui até os círculos mais baixos de comunicação, censurando o que ele não quer que os militantes saibam. Mas, sobretudo, dedica recursos significativos para persuadir a militância da justeza de suas posições e, infelizmente a Frelimo tem colaborado neste engrandecimento da Renamo porque ela também age em moldes oligárquicos. Mesmo aqueles que parecem terem sido eleitos de forma democrática, já se tornam conservadores e agarrados ao poder, sem disposição para enfrentar as urnas ou, se vão as urnas, os candidatos são únicos. Mas, as eleições são o único meio de se descobrir a opinião maioritária.
Noto que a necessidade de fortalecimento destes dois partidos diante da população provoca a cristalização de interesses cultivados pelos chefes e a identificação deles como interesses da população. Infelizmente a nossa classe política é movida pela pobreza. Quando os chefes não possuem nem fortuna pessoal nem outras fontes suficientes de renda, eles se agarram com tenacidade, por razões económicas, ao seu poder, o qual terminam por considerá-lo como sua posse, como seu bem inalienável. A perda do cargo seria para eles um verdadeiro desastre financeiro.
Renovados votos de um 2018 Feliz
3
Caro camarada Eusebio,
O camarada e eu temos certas coisas em comum. Conhecemos coisas do passado de Mocambique embora de maneiras diferentes e em tempos diferentes. Voce e o unico dos camaradas com quem posso almocar, jantar e fazer os bebes e comes visto que ambos nos reconhecemos que cada um tem o seu direito a seus pontos de vista, coisa que os grandes da Frelimo NAO QUEREM incluindo o Eduardo Mondlane, que conheci, com quem comi na mesma mesa, falamos amigavelmente, uma vez chatei o homem por chama-lo somente Mondlane enquanto ele queria ser chamado "camarada Mondlane."
Esta coisa de os camaradas se chamarem camaradas e uma doenca e eu ja nao aceito isto, por ser uma autentica asneira, palhacada e brincadeira comunista. Mas gosto de ouvir para me rir.
O camarada Eusebio acertou em grande quando diz que Dhlakama decide tudo por si. O que e que eu tenho dito aqui? Nao e a mesma coisa? Ele e a vossa bencao para voces camaradas. Se o regulito agisse em consenso com os seus comandantes e generais, a Renamo vos teria lancado fora a muito tempo. Os seus comandantes naoq uerem que ele perca tempo convosco.
Ele negociou convosco em Roma depois dos seus generais lhe terem dito que nunca confiariam na Frelimo e que se devia lutar ate a vitoria final visto que estavam a ganhar contras voces camaradas. O proprio Dhlakama me disse em 1989 que " Os meus generais nao querem que negocei com a Frelimo." Mas este desajeitado foi negociar convosco. Nao escutou os seus comandantes visto que sao miudos. {Pobrezinho do pobrezinho.
Porque voces camaradas querem o matar? Isto eu ja nao entendo. Dhlakama e vosso agente nao por camuflagem, mas pela sua ingenuidade. Se eu fosse no lugar dele, voces camaradas teriam tido uma situacao.... visto que escutaria os meus subditos e agiria em consenso com os pontos de vista da maioria no meu grupo.
O senhor tambem acertou em cheio visto que e o proprio filho do regulo Mangunde que diz que decidiu a tal tregua por si mesmo e sozinho. O imbecil pensa que isto e uma virtude. E ele diz que as coisas nao avancam visto que Nyusi tem encontrado desafios dos seus outros camaradas. Isto e da propria boca do cavalo, como dizem os ingleses, que ouvimos a confirmacao de que ele age sempre sozinho na renamo enquanto Nyusi consulta os seus colegas. O imbecil pensa que agir totalitariamente e uma virtude.
LE PAUVRE. LE MISERABLE. O POBRE E MISERAVEL.
4
Eusébio said...
Dhlakama pensa que a Frelimo age como a Renamo em que o uma pessoa pode decidir tudo e ponto final. O Presidente da Frelimo representa as tendências (por vezes dispares) da organização e a sua palavra nao é a ultima. Eu, pessoalmente e embora insignificante, nao encontro nenhuma sugestão valida para acossar a Freli, [das tres que o filho do regulo apresenta] porque todas, salvo erro, excluem parte de moçambicanos que, tendo ambições politicas de serem eleitos a governado nao desejem fazer parte de qualquer partido politico ou de grupo de cidadãos . Além disso, descentralizar as pessoas sem descentralizar a terra nenhum problema sera resolvido. A Frelimo possui agenda de sociedade e seria erro mortal deixar-se manipular e começar a governar com projecto da Renamo.
5
moolla sidat said...
EXCELÊNCIA SR.PRESIDENTE VALEU A SUA INTERVENÇÃO,
COMO SEU ADMIRADOR LHE DESEJO QUE O ANO DE 2018 SEJA DE MUITOS SUCESSOS, E BOA SAÚDE.
6
Escutei toda esta entrevista. O chefe da Renamo é um idealista muito inocente depois de todas as jogadas que Nyusi e a frelimo lhe fez. Entruja-se a si proprio por pensar que ele é o verdadeiro presidente de Moçambique por ter sempre ganho as eleiçoes, o que parece ter sido verdade.
Muitos pensam que ele é imbecil por reconhecer como presidentes aqueles, como Chissano, Guebuza e Nyusi, que lhe roubaram vitorias e se fizeram de presidentes ilegitimos que ele legitimou.
Nao entendo como é que esta tal despartidarisaçao se efectura com a maioria da Frelimo na tal assembleia popular. Sera que Dhlakama pensa que os membros da Frelimo se ajuntarao a tais membros renamistas para fazer passer o projecto a lei? Nao vejo os frelimistas a cometer este suicidio.
Dhlakama e os renamistas se acordarao a uma outra rude surpresa. O que farao entao quando a assembeia da Frelimo lançar a ideia fora da janela com ja o fizeram no passado? Resumir a guerrinha sem estratégia de ganhar, somente para trazer mais mortes sem ganhos para o povo?

Sem comentários: