@Verdade Editorial: Tenham vergonha, senhores deputados
No exercício das suas funções como mandatário do povo, o deputado tem obrigação de defender o interesse e o bem- -estar da população que o elegeu. A Constituição da República de Moçambique, no número 2 do Artigo 168, define que o deputado representa todo o país e não apenas o círculo pelo qual é eleito. Mas na Assembleia da República temos vindo a assistir uma situação bastante preocupante e lamentável, envolvendo especificamente os deputados da bancada parlamentar da Frelimo.
No exercício das suas funções como mandatário do povo, o deputado tem obrigação de defender o interesse e o bem- -estar da população que o elegeu. A Constituição da República de Moçambique, no número 2 do Artigo 168, define que o deputado representa todo o país e não apenas o círculo pelo qual é eleito. Mas na Assembleia da República temos vindo a assistir uma situação bastante preocupante e lamentável, envolvendo especificamente os deputados da bancada parlamentar da Frelimo.
Temos, inúmeras vezes, assistido aos deputados da Frelimo defendendo
estoicamente os interesses inconfessáveis do seu partido, em detrimento
dos interesses legítimos do povo moçambicano que, por sinal, confiou o
seu voto a eles na expectativa de que estes seriam os seus fiéis
representantes. Diga-se em abono da verdade que não há registo sequer de
alguma vez os deputados da Frelimo tenham defendido o interesse ou a
vontade do povo. O caso mais recente que ilustra a falta de vontade nos
assuntos que diz respeito ao bem-estar dos moçambicanos e o descaso em
relação aos eleitores verificou-se na XX Sessão Ordinária da Comissão
Permanente da Assembleia da República que se reuniu na última
terça-feira (05), no qual um dos pontos da agenda foi a apreciação dos
pareceres da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e
de Legalidade e da Comissão do Plano e Orçamento sobre o pedido de
declaração de inconstitucionalidade da Resolução da Assembleia da
República que aprova a Conta Geral do Estado de 2015.
É sabido que os empréstimos foram contraídos violando a Constituição da República e as leis Orçamentais de 2013 e de 2014. Porém, para a surpresa dos moçambicanos, a Comissão Permanente defendeu veementemente que não há ilegalidade na Resolução que aprova a Conta Geral do Estado, na qual está inscrita a dívida de 850 milhões de dólares contraída ilegalmente pelo Governo da Frelimo dirigido por Armando Guebuza, a favor da empresa privada EMATUM.
O pedido de declaração de inconstitucionalidade representa a vontade dos moçambicanos, embora tenha sido feito pelo Fórum de Monitoria do Orçamento, uma congregação de várias organizações não- -governamentais, ao Conselho Constitucional, que, por sua vez, o remeteu à Assembleia da República, para se pronunciar, enquanto órgão que aprovou a Resolução. Simplesmente os deputados da Frelimo ignoraram isso.
Esta é apenas mais uma prova de que os deputados do partido Frelimo não estão na Assembleia da República em representação do povo moçambicano, mas sim em representação do seu partido e dos indivíduos que têm estado a contribuir para a desgraça dos moçambicanos.
É, portanto, caso para dizer: tenham vergonha, senhores deputados!
http://www.verdade.co.mz/opiniao/editorial/63372
É sabido que os empréstimos foram contraídos violando a Constituição da República e as leis Orçamentais de 2013 e de 2014. Porém, para a surpresa dos moçambicanos, a Comissão Permanente defendeu veementemente que não há ilegalidade na Resolução que aprova a Conta Geral do Estado, na qual está inscrita a dívida de 850 milhões de dólares contraída ilegalmente pelo Governo da Frelimo dirigido por Armando Guebuza, a favor da empresa privada EMATUM.
O pedido de declaração de inconstitucionalidade representa a vontade dos moçambicanos, embora tenha sido feito pelo Fórum de Monitoria do Orçamento, uma congregação de várias organizações não- -governamentais, ao Conselho Constitucional, que, por sua vez, o remeteu à Assembleia da República, para se pronunciar, enquanto órgão que aprovou a Resolução. Simplesmente os deputados da Frelimo ignoraram isso.
Esta é apenas mais uma prova de que os deputados do partido Frelimo não estão na Assembleia da República em representação do povo moçambicano, mas sim em representação do seu partido e dos indivíduos que têm estado a contribuir para a desgraça dos moçambicanos.
É, portanto, caso para dizer: tenham vergonha, senhores deputados!
http://www.verdade.co.mz/opiniao/editorial/63372
Egidio Vaz
Os
acidentes de viação só podem parar com a colaboração dos utentes
(passageiros). Enquanto os ocupantes continuarem indiferentes aos
comportamentos dos condutores, pouco ou nada vai mudar, mesmo com a
pronta intervenção das autoridades de controlo de trânsito. A
colaboração deve ser tripartida: condutores, ocupantes e autoridades.
A vigilância sobre os condutores deve começar com os ocupantes. Como é que um polícia de trânsito chega a multar um condutor colectivo ou semicolectivo de passageiros por excesso de velocidade ou embriaguez com ocupantes lá dentro?
A vigilância sobre os condutores deve começar com os ocupantes. Como é que um polícia de trânsito chega a multar um condutor colectivo ou semicolectivo de passageiros por excesso de velocidade ou embriaguez com ocupantes lá dentro?
As autoridades de controlo de trânsito devem igualmente desdobrarem os
seus mecanismos de controlo envolvendo e mobilizando a participação
popular: linhas verdes, checkpoints etc.
Os testes aos motoristas à partida e à chegada e ao longo do caminho devem ser regulares e eficazes.
Acima de tudo, acredito piamente na força transformadora do cidadão e na sua participação. Cabe as autoridades saberem tirar proveito dessa força poderosa para de uma vez pararmos com a carnificina.
A nossa indiferença, alheamento ou falta de acção a certos comportamentos desviantes são a chave para a nossa própria morte prematura nas estradas.
Os testes aos motoristas à partida e à chegada e ao longo do caminho devem ser regulares e eficazes.
Acima de tudo, acredito piamente na força transformadora do cidadão e na sua participação. Cabe as autoridades saberem tirar proveito dessa força poderosa para de uma vez pararmos com a carnificina.
A nossa indiferença, alheamento ou falta de acção a certos comportamentos desviantes são a chave para a nossa própria morte prematura nas estradas.
Comentários
Júlio Mutisse Continuação da segmentação do problema. Passageiros entrando em cena. E depois? Quem será culpado?
Num acidente intervem via, pessoa e máquina.
GerirNum acidente intervem via, pessoa e máquina.
Egidio Vaz Nao
é segmentação do problema. Você é que leu o que lhe interessou. A
propósito, não leu essa parte: "A colaboração deve ser tripartida:
condutores, ocupantes e autoridades"?
Gerir
Francey Zeúte Mais
do que autoridades e passageiros, o motorista é chave aqui. Ainda penso
na possibilidade que o motorista perceberá que mais do conduzir os
outros ele também é parte da viagem.
Gerir
Egidio Vaz Continuo
a acreditar na força dos passageiros. É determinante. Ha passageiros
que ralham a motoristas que observam os limites de velocidade. E ha
outros que simplesmente se calam. Não é do interesse de ninguém morrer
na estrada. Então, a responsabilidade não é apenas do condutor. O
ocupante passageiro também.
Ninguém deve morrer só para ganhar razao
GerirNinguém deve morrer só para ganhar razao
Júlio Mutisse EgidioVaz
ja estás a culpar passageiros também. É contra isso que me oponho.
Aprooriemo nos dos problemas que causam acidentes pq a este andar vamos
culpar até os peidos do vizinho
Gerir
Egidio Vaz Júlio Mutisse
não sei há quanto tempo não sobes chapa ou transporte de longo curso.
Eu tenho feito de vez em quando. Mas dizer que o nosso comportamento
deve virar-se para a vida e não para a morte não é nenhuma descoberta
inusitada. É factual e discutimos isso
de diversas formas, como por exemplo quando comparamos o nosso
comportamento em Moçambique e nos países visinhos com relação a
observância da lei. Mas se quiser ficar-se pelo Estado, fica. Também
terá razão na mesma.
Gerir
Júlio Mutisse Não estou no Estado. Como disse estudemos as causas. Estamos a culpar tudo e todos
Gerir
Francey Zeúte Um
indivíduo que é profissional dos transportes deve antes ser ele a ser o
exemplo. Até simpatizo com a ideia das linhas verdes, mas em viagens de
longo curso que é onde se está a agravar o problema, o charópe é a
responsabilidade. Eu como passageiro pago é para ser transportado e
chegar ao destino. As companhias com histórico de sinistralidade devem
ser penalizadas e de forma severa.
Gerir
Francey Zeúte Aqui
o estado esta a ser brando na sua acção de fiscalizar e sancionar,
havendo necessidade. Uma companhia que em 1 trimestre tem mais de 2
acidentes não merece estar a operar. Não hajam compadrios aqui. Aliás,
isto também pode ser o nosso maior cancro, ninguém vai me impedir de
continuar a trabalhar mesmo havendo irresponsabilidade.
Gerir
Eddiul Vincy O
que Vaz disse aqui e' algo pode ser explorado e resulta muito bem, em
kenya e tanzania funciona assim. Tambem Governo deve introduzir sistema
de "speed governor" nos transportador de longo percurso
Gerir
Sergio Serpa Salvador Como
utente assíduo dos transportes de passageiros a longo curso, atrevo-me a
elencar as causas frequentes dos acidentes de viação.
1- excesso de velocidade
2- Negligência por parte dos motoristas (inoservância das regras básicas de trânsito, condução noturna, fadiga, , etc)
3- super lotação
4. "Ausência" de medidas educativas e punitivas por parte das autoridades.
5. Vias de acesso (problemas de sinalização, não muito relevante).
Só para terem uma ideia, as transportadoras "Nagi e Maningui Nice", um motorista faz Beira-Maputo, em um dia. Isto é, o morista conduz das 4h até 21h (17horas), de forma ininterrupta. Como podem ver, os patrões permitem esse tipo de condução. A polícia não está nem aí, basta receber os 500mt. Já conversei com vários motoristas destas transportadoras, o patronato não facilita. É elogiado o motorista que chega mais cedo, contra todos os riscos.
Como é que um motorista anda à 100km, quando não consegue visualizar à estrada há 300m? Como é que um motorista anda as 3h, quando sabe que é frequente haver nevoeiro a esta hora? (Cúmplicidade da polícia, passageiros, patrões).
Gerir1- excesso de velocidade
2- Negligência por parte dos motoristas (inoservância das regras básicas de trânsito, condução noturna, fadiga, , etc)
3- super lotação
4. "Ausência" de medidas educativas e punitivas por parte das autoridades.
5. Vias de acesso (problemas de sinalização, não muito relevante).
Só para terem uma ideia, as transportadoras "Nagi e Maningui Nice", um motorista faz Beira-Maputo, em um dia. Isto é, o morista conduz das 4h até 21h (17horas), de forma ininterrupta. Como podem ver, os patrões permitem esse tipo de condução. A polícia não está nem aí, basta receber os 500mt. Já conversei com vários motoristas destas transportadoras, o patronato não facilita. É elogiado o motorista que chega mais cedo, contra todos os riscos.
Como é que um motorista anda à 100km, quando não consegue visualizar à estrada há 300m? Como é que um motorista anda as 3h, quando sabe que é frequente haver nevoeiro a esta hora? (Cúmplicidade da polícia, passageiros, patrões).
Riaz Rustomgy Acho
que todos transportes de passageiros devia se limitar a velocidade
mecanicamente porque e possivel. E os nossos motoristas deviam ser
submetidos a exames periodicamente.
Gerir
Francisco Dos Santos Os
proprietários devem ser severamente penalizados,não se compreende que
deixem o seu negócio a mercê de Bebados e irresponsáveis.
Gerir
José Belmiro Este argumento do Egidio Vaz
é problematico e simplifica as coisas. SENHORES, o problema e culpado
de tudo isto é o ESTADO. Ha omissoes graves. O Estado, através dos seus
agentes, nao cumpre seu papel de fiscalizar e punir seriamente os
infractores. É proibido transportar
passageiros à noite ou de madrugada. Os agentes so Estado nao cumprem
esse papel. É a corrupcao que nao é combatida com VIGOR que permite a
carnificina. Nao cabe oa cidadaos a titulo individual fiscalizar as
leis. So o Estado esta investido do poder de sancionar e aplicar as
leis! Deviam ser detidos todos os policias e agentes do Estado que
permitiram a circulacao daquele autocarro muito cedo num dia com
problemas de nevoeiro. SEM LEI e ORDEM, estamos perdidos!
Gerir
Egidio Vaz Em países onde o estado é forte e faz observar a lei não ha acidentes?
Gerir
Júlio Mutisse O seu também é problemático JB. Focalizas num factor dos acidentes, o homem o fiscalizado. A via? O veículo?
Gerir
José Belmiro La
o Estado PUNE seriamente. Aqui a policia confisca a carta e depois
vais pagar e lhe devolvem. Lembra do caso daquele gajo do Costa
Concordia na Italia? Lembra do caso do naufragio com estudantes na
coreia do sul?
Gerir
José Belmiro JMutisse a via é tarefa do Estado. O estado do veiculo cabe ao Estado fiscalizar.
Gerir
Egidio Vaz José Belmiro
de tantos acidentes, que já registaste, quais têm sido as causas?
Analise o problema a partir das causas e não da tua cabeça e desejos
inconfessos. Traga factos moçambicanos.
Gerir
Jussa Mussa Parece-me
que os passageiros estão mais preocupados com os resultados, tampouco
lhes importa o meio que lá os faz chegar, ou seja, para eles o excesso
de velocidade não os diz respeito, mas querem a todo custo chegar ao
destino, independetemente dos riscos que possam advir.
Aqui o problema relativo à consciência e ignorância, é tão violento do que se possa imaginar
GerirAqui o problema relativo à consciência e ignorância, é tão violento do que se possa imaginar
Felix Uamba Verdade!
Estes comportamentos desviantes dos condutores são resultado de uma
omissão e cumplicidade por parte dos passageiros. Como é possível
alguém k conduz em pleno estado de embreaguez só se descubra que estava
embriagado dps de criar acidente? Estava transportar o quê? Cabritos k não falam? Está conduta passiva nos tem feito pagar muito carro aqui em Moćambique.
O povo Moçambicano infelizmente é lento para aquilo que é a velocidade do mundo rumo a democratização! Veja só k até reclamamos e choramos por um estado de direito democrático e nos esquecemos que democracia é poder nas nossas próprias mãos! !!
Deixamos alguém fazer e desfazer e esperamos k alguém venha corrigir. Vamos calando e vamos morrendo nas estradas!!!
GerirO povo Moçambicano infelizmente é lento para aquilo que é a velocidade do mundo rumo a democratização! Veja só k até reclamamos e choramos por um estado de direito democrático e nos esquecemos que democracia é poder nas nossas próprias mãos! !!
Deixamos alguém fazer e desfazer e esperamos k alguém venha corrigir. Vamos calando e vamos morrendo nas estradas!!!
Felix Uamba Nada
de estado. Estado não é culpado. Nos a população os ocupantes é k somos
culpados. A não ser k o estado se refira a nós mesmos!
Gerir
Felix Uamba Veja só k quem perde a vida no fim não é esse estado mas o ocupante cúmplice passivo e omisso
Gerir
Dini Kuley Como
não fazer acidente. Mês passado Nampula-Beira, muita arrogância dos
cobradores e motorista. A fiscalização era passiva. Corredor lotado
Gerir
José Belmiro As
viaturas em mao estado so andam porque o Estado atraves dos seus
agentes nao agiu. Os motoristas irresponsáveis so circulam porque
confiam na corrupção. Onde se pune os corruptos e corruptores nao ha
essa carnificina.
Gerir
Egidio Vaz Então onde não há corrupção os níveis de acidente são baixissimos. É isso? Traga dados. É isso José Belmiro, deve nos dizer a nós que não sabemos, onde você busca essas conclusões. Só assim é que nos irá educar.
Gerir
Dini Kuley Beira — Nampula verifiquei mesmo tipo de comportamento. Essa transportadora tinha que ser banida
Gerir
Egidio Vaz Estão
a viajar de pé. As autoridades deveriam agir nese caso. Mas no interior
da viatura, os passageiros deveriam actuar em caso de excesso de
velocidade.
Gerir
Dini Kuley Isso
é normal desses autocarros, admirei as autoridades nada fazem até
espreitam. População passiva demais e muito cômodo ao sofrimento.
Corredor nem para pisar exitia espaço
Gerir
Sergio Serpa Salvador Egídio
Vaz, semama passada viagei da transportadora Nagi. Estavam lá, 17
passageiros a mais. Passamos por mais de 10 postos de fiscalização, sob
olhar cúmplice das autoridades. E mais, sem querer xenófobo, o que
fazem os condutores Tanzanianos nesta empresa? Conhecem muito pouco as
nossas estradas. Serão legais estes indivíduos? Quem são os patrões
desta empresa?
Gerir
José Belmiro Sim.
Fazem isso porque os agentes do Estado vao deixar passar. A policia
deixa passar um carro com essa lotacao. E nem da multa. Onde o Estado
funciona esse seria detido imediatamente e a viatura retida.
Gerir
Egidio Vaz Está
a viver um mundo idealista, onde tudo funciona bem. Mas não é disto que
estamos a falar. Estamos a desencadear um debate superador, partindo
das justamente condições actuais. Se é dificil combater a corrupção, NÃO
É IMPOSSÍVEL agir sobre o mau condutor. É disto que me refiro.
Gerir
José Belmiro O que acontece ao mau condutor? Nada. Quem deve agir sobre o condutor? Eu ou o Estado?
Gerir
Nevito Inacio Uamusse Sou
utente regular de transportes interprovinciais, sou de opinião que a
culpa deve ser distribuída e assumida por toda aldeia. O Estado, porque
responsável pela via e agentes que regulam a circulação na mesma via, os
empresários do sector porque estabelecem
metas/receitas por receber, a sociedade/utentes porque aceitam ser
transportados em viaturas sem condições, sobrelotados. A polícia que
deixa de fazer cumprir a lei a troco de suborno (perceptível para quem
quiser ver), os proprietários que disponibilizam números que nunca estão
operacionais, enfim
Gerir
João Carlos A
fiscalização é primordial. O que tem vindo a acontecer revela que não
temos tido uma fiscalização efectiva. Há muito ilusionismo, sendo que o
propósito é fazer algum por parte dos agentes das entidades
fiscalizadoras competentes. Como é que é possível que depois de um check
point me cruze com um camião daqueles de grande tonelagem, sem luzes?
Gerir
João Carlos Egidio Vaz pagou propina no local. Basta isso. O resto é aparato para iludir os menos atentos
Gerir
Fernando Costa Egidio
eu testemunhei. 23 horas no sentido Boane Matola. Uma viatura parada a
ser fiscalizada na ponte Matola Rio. Eu atrás também a ser fiscalizado.
Viatura da frente termina o processo e arranca na minha frente. Quando o
meu termina arranco e 300 metros à
frente a mesma viatura segue lentamente numa trajectória muito
irregular. Não me atrevo a ultrapassar. De repente a viatura guina
para a esquerda e fica dentro da vala drenagem. Paro uns metros atrás
ligo as emergências e saio do carro. Abro a porta do acidentado e ele
dorme profundamente com um forte odor a álcool.
Ficou grosso a ponto de adormecer em 300 metros...
O resto da história foi um filme que ia terminando mal para mim. Atrevi-me a afirmar que os agentes não o tinham protegido quando o fiscalizaram 300 metros antes.
GerirFicou grosso a ponto de adormecer em 300 metros...
O resto da história foi um filme que ia terminando mal para mim. Atrevi-me a afirmar que os agentes não o tinham protegido quando o fiscalizaram 300 metros antes.
José Belmiro Ai esta Joao João Carlos. Consciência juridica é necessaria neste debate. O Estado falha por omissao através dos seus agentes.
Gerir
Nevito Inacio Uamusse Aquando
do acidente de Mavanza falou - se de um aparelho para controlar o tempo
de descanso e trabalho de cada motorista, nunca mais se falou dos
mesmos. Para mim não é o horário, mas o tempo a que o motorista está
sujeito a estar concentrado no volante, longas distâncias por percorrer
sem rendição, vias sem condições...
Gerir
Osvaldo Francisco Infelizmente terei de concordar consigo.
Enquanto o passageiro ignorar os seus direitos esta triste situação não vai parar. ...Ver mais
GerirEnquanto o passageiro ignorar os seus direitos esta triste situação não vai parar. ...Ver mais
Mulumbua Ramu Junior A
chamada de atenção feita pelo passageiros para despertar comportamento
desviante dos motoristas de modo a po-lo na linha também é um problema
que pode e tem causado acidente se não for coletivo pois dentro destes
transportes também existem pessoas que a
velocidade é pra ele benéfica "sob pretexto de chegar cedo ao destino"
pois nota-se que parte de nós fizemos nossos planos de viagem a contar
com a flexibilidade de motorista e está flexibilidade tornasse "azar"
quando há acidente, na zona norte os nagi, tanga line, manning nice,
Esta na Moda, são conhecidos pela sua flexibilidade que eu chamo de
irresponsabilidade, pois estes enchem as morgues com vítimas pois
vítimas, e ainda nos quando queremos viajar usamos novamente estas
transportadoras pois não há mais alternativa, e eu duvido que um
motorista que está conduzir uma viatura destas companhias escute a um
punhado de passageiros que estão preocupados com a chegada com vida ao
destino, até porque estes mesmos motoristas pouco sabem falar português,
portanto a opção de políticas públicas que defendem a integridade dos
passageiros e constante fiscalização e punição dos infractores
resultará.
Gerir
João Carlos Devo
dizer que o comportamento dos condudutores deixa muito a desejar. De
tal sorte que falar de acidente é uma falácia. Trata-se de crime na
verdade. Mas depois eis que a emenda sai pior que o soneto: uma
fiscalização ineficaz e conivente com toda a situação
Gerir
Américo Costa Eu
também penso que os passageiros deviam ser mais interventivos, deviam
desancar os motoristas, sempre que se apresentassem alcoolizados para a
condução!
Gerir
Ricardino Jorge Ricardo "...utente (passageiros)" sim.
Mas em contra partida a PT parece estar a trabalhar com os olhos fechados a horários de partida, a velocidade, teste de álcool e a lotação dos carros, mas com olhos abertos a "grandes" refrescos (200, 300, 400, 500,00 mts).
GerirMas em contra partida a PT parece estar a trabalhar com os olhos fechados a horários de partida, a velocidade, teste de álcool e a lotação dos carros, mas com olhos abertos a "grandes" refrescos (200, 300, 400, 500,00 mts).
Joaquim Tesoura Autoridade de Estado falha, não se aproveita. O resto é gastar megas.
Gerir
Tony Antonio Janne Enquanto continuar existir alguns cidadãos intocáveis, a desorganização e indisciplina vai continuar nas estradas moçambicanas.
Polícia pode encontrar várias irregularidades num autocarro, mas por o mesmo pertencer alguém que se acha importante, logo por saber que o carro dele está retido no controle da Polícia o policial que mandou parar aquele carro imediatamente receberá uma chamada com tantas ameaças e terá que liberar o autocarro de grande chefe viajar a com irregularidades. O mais preocupante é que a maioria das empresa de transportes de passageiros tanto de carga pertence a esse bosses intocáveis. As leis só funciona para classe baixa.
GerirPolícia pode encontrar várias irregularidades num autocarro, mas por o mesmo pertencer alguém que se acha importante, logo por saber que o carro dele está retido no controle da Polícia o policial que mandou parar aquele carro imediatamente receberá uma chamada com tantas ameaças e terá que liberar o autocarro de grande chefe viajar a com irregularidades. O mais preocupante é que a maioria das empresa de transportes de passageiros tanto de carga pertence a esse bosses intocáveis. As leis só funciona para classe baixa.
Lucas Inacio Olece O
factor vias de acesso carece tambem de um debate e por vezes os canais
de denuncia tambem nos deixam a desejar....o resto ta dito
Gerir
Marufo Sumaila Nota
20. Eu pessoalmente já tive problemas com outros ocupantes de nampula à
mocimbua de praia. Estava no manig Nice numa velocidade excessiva e
quando pedi ao motorista para reduzir quase todos passageiros subiram
fiquei muito envergonhado.....
Gerir
Carmonio Carimo Concordo plenamente meu caro Dr Egidio Vaz. O passageiro tem uma palavra quando lhe fizer ao transporte publico
Gerir
Dercio Chiemo É
urgente haver uma linha eficaz para reclamação porque por vezes não
falta de vontade dos passageiros em combater esse problema é mesmo falta
de meios e ter certeza se alguma coisa será feita.
Gerir
Wailangalilaunganditenhi Muchanga Eu viajo muito via terreste nas regioes Centro e Norte do pais.
Qual é o papel do passageiro quando policia de transito manda parar o carro, e o cobrador desce para ir ter com o fiscalizador? E apenas o carro para 30 segundos
GerirQual é o papel do passageiro quando policia de transito manda parar o carro, e o cobrador desce para ir ter com o fiscalizador? E apenas o carro para 30 segundos
Emilia Macuacua Yha
é realmente complicado .são vários os problemas q tem nossos
transportes colectivos. Desde o transporte até ao transportador .ja
tive situação de saltar do chapa pq o travão avariou e passava até no
vermelho .ja tive situação de descer num ponto
qualquer com urgência pq o motorista bebia enquanto dirigia na
velocidade sem respeitar os sinais de trânsito ,os passageiros até
murmuravam ms pareciame estarem habituados .e se você levanta voz sofre
represálias do cobrador com risco de t deixarem no caminho .eich mt
triste
Gerir
Tutto Bento Catine O
truque dos motoristas de longo percurso. Saem 2hrs antes e param a 800m
do posto de controle da PRM e logo no horário estabelecido passam e
diz: "Bom diz boss". Depois tentam recuperar as 2 horas que ficaram em
standby.
Nós passageiros dificilmente falamos, apenas queremos chegar rápido em Caia, Inchope, Lurio, Mapinhane, etc.
E a policia? A policia essa nao sei como mas se calhar acho por eu entender das leis, manda parar e o cobrador é quem responde a quase tudo ou que sai para falar com o agente enquanto motorista aproveita para descansar. E das raras vezes que o agente se mansa em espreitar apenas procura foreigners para cooperation
GerirNós passageiros dificilmente falamos, apenas queremos chegar rápido em Caia, Inchope, Lurio, Mapinhane, etc.
E a policia? A policia essa nao sei como mas se calhar acho por eu entender das leis, manda parar e o cobrador é quem responde a quase tudo ou que sai para falar com o agente enquanto motorista aproveita para descansar. E das raras vezes que o agente se mansa em espreitar apenas procura foreigners para cooperation
Carlos Serra Além
do mais já existem sistemas infomráticos capazes de controlar
rigorosamente o comportamento dos condutores de pesados. Basta ir colher
experiências em algumas das grandes empresas presentes no País.
Gerir
Domingos Feniasse Acho
que o passageiro (ocupantes) acabam sendo a parte fraca nesta história.
Não tem poder para coagir ou imobilizar um transportador que não se
encontre em condições para seguir a viagem em segurança. Não tem poder
para mudar de viatura porque há o sistema
de bichas (filas). E o passageiro precisa de viajar naquele dia. O que
fazer? Talvez passar a multar as companhias em vez dos motoristas...Mas
não sei se seria suficiente
Gerir
José Chiluvane Isto
seria efetivo num cenário de menor escassez de oferta de serviços de
transporte. No contexto actual é uma grande utopia esperar que as
pessoas fiscalizem e tomem as devidas medidas de que dispõem. Neste
contexto só na base da lei, política e Polícia.
Gerir
Julio Bernardo Magenge Magenge Uma
das medidas para minimisar este problema, seria regular a velocidade
dos veiculos automoveis que circulam no territorio nacional para 60km/h a
80km/h. Porque o grande problema e a velocidade sem excluir o que foi
dito no post.
Gerir
Helio Pedro Mausse Bela
verdade meu caro. Eu sou passageiro frequente de Maputo-I'bane e
vice-versa, inclusive já fiz evitar 4 acidentes por comportamentos
errados desses motoristas que desrespeitam por completo as regras de
trânsito( principalmente excesso de velocidade
e ultrapassagens irregulares). Quando estou nesses autocarros quase que
não pisco o olho nem por um segundo ainda k esteja com sono. Por isso
fiquem atentos a esses indisciplinados
Gerir
Cortez Malaquias Pode
parecer brincadeira, mas o grande vilão nisto tudo são as interdições
de velocidade a cima dos 60km/h. Para quem viaja na N1 com destino ao
Norte perde muito tempo para chegar à Xai-xai. E, para compensar (
aliado à fraca fiscalização), imprimem velocidade. Porque não colocarem
placas de 90km/h nas estradas rasuavelmente asfaltadas?
Gerir
Sergio Serpa Salvador Exactamente, Domingos Feniasse!
Os condutores e os patrões devem assumir solidariamente pelos actos
irresponsáveis dos primeiros. Por exemplo, nunca entendi, por quê um
único motorista para percorrer 1000km ou +? Ond está o Estado para
regular essa actividade? Em 1995, viajei
(transportes oliveiras) pela primeira vez, chimoioO-mpt, lembro-me que,
o carro ti quenha dois motoristas. A viagem foi de 2 dias. Um
motorista conduzir um auto-carro mais de 16 horas de forma ininterrupta e
ninguém diz nada.
Gerir
Joaquim Constantino Algumas estradas devem ajudar, porque acontecem acidentes quase na mesma região, e geralmente é entre Muxúngue e Inhambane?
Gerir
Benjamim Tomas-Antoni Esses
acidentes tem uma solução simples. São raras ou quase que não existem
acidentes nos camiões da intercape, procure-se saber os motivos.
Gerir
Nelson Madeira Ainda
este ano fiz uma viagem num autocarro onde um dos passageiros insurgiu
se contra o condutor porque, estaria a andar numa vêlocidade muito
branda. Eu fiquei confuso. Quer dizer mesmo ele respeitando os limites
de velocidade era vaiado.
Gerir
Aristides Sana Concordo
que a colaboração deve ser "tripartida" e mais: os gestores dos
alegados transportes de longo curso, o que pra mim é desde 200 km pra
diante, devem ter um plano de gestão de fadiga coeso. É necessário que
estes (gestores), atentem no(s) condutor(es),
e façam questionários que possam parecer descabidos, como por exemplo -
dormiste bem?, a família está bem?, a despensa ou celeiro em casa está
saudável e suportará o tempo que estiveres longe da família?, estás
disposto a partir?, etc etc. Isto, é fundamental. O resto caberá aos
utentes dos transportes e os reguladores de tráfego rodoviário.
Recordem meus caros que, na maioria destes transportes está lá um número
de contacto com a pergunta (como conduz ele?), e nós quase que nunca
fazemos o uso do mesmo. Passageiros ao longo da estrada: nós que nos
encontramos em paragens ao meio da estrada nunca aceitamos que os carros
estão cheios, resultando na superlotação do mesmo conscientemente.
Meus caros, antes de pensar na "mão alheia" que possa estar por detrás
disso, pensemos na melhoria dos recursos humanos, desde o motorista até
ao gestor deste. Não nos esqueçamos de pensar no plano de manutenção das
viaturas. NB: é meu ponto de vista. Meus sentimentos às vítimas.
Saudações.
GerirSaudações.
Sergio Serpa Salvador Exactamente,
a mesma coisa que acontece com os pilotos. Não basta ter licença e
pessoas. As nossas nossas transportadoras teimam em Não prossionalizar a
actividade. O Estado é chamado aqui a regular essa actividade. Não há
gestores competentes.
Gerir
Albert Francis Francis E
AS PROPINAS NAS ESTRADAS? Como ficamos? Desde 2012, em todas as viagens
que faço, os condutores pagaram em media duas vezes propinas ao longo
do percurso.
Gerir
Prateada Prateada Você
quando reclama a velocidade outros passageiros começam a zombar de
ti. Utchavakufa mana. E quando é uma pessoa só a reclamar fica sem
efeito. Já desci de autocarro várias vezes e apanhar outro por causa
de velocidade.
Gerir
Lino Amâncio Machava Concordo
com a sua opinião ilustre, mas já presenciei por duas vezes,
passageiros a reclamarem a má condução do motorista, o que fazem
suportam o barulho nas localidades quando chegam num sítio onde
dificilmente pode se apanhar outro transporte param e mandam descer quem acha que o condutor não conduz bem e ainda estipulam o valor não real da distância precorrida.
Pode ser um dos factores, mas a verdade muito deve ser bem revista, primeiro o regulador trabalha em precárias condições, o que lhe obriga a fechar a vista e ser feito de portagem mandou parar por irregularidade o motorista prepara algo fecha a boca e a vista, prontos deixou andar e outra visão será que os proprietários dos autocarros indeminizam justamente as famílias das vitimas? Porque no meu intender se a lei fosse bem aplicada quero acreditar que ao contratar o motorista existiria rigor.
GerirPode ser um dos factores, mas a verdade muito deve ser bem revista, primeiro o regulador trabalha em precárias condições, o que lhe obriga a fechar a vista e ser feito de portagem mandou parar por irregularidade o motorista prepara algo fecha a boca e a vista, prontos deixou andar e outra visão será que os proprietários dos autocarros indeminizam justamente as famílias das vitimas? Porque no meu intender se a lei fosse bem aplicada quero acreditar que ao contratar o motorista existiria rigor.
Fidalgo Salomao Mauai Os
donos desses autocarros usam thonji (drogas) então o pacto que ele
celebram e de derramar sangue para por via disso lograr sucesso.
Gerir
Paulino Manhique Concordo
com este posicionamento, eu como passageiro já tive posições que
fui considero de confuso pelo próprio colegas, por não aceitar
questão de excesso de ocupantes por lotação regulamentada.Nos os
utentes temos que ter uma atitude sempre. Afonso Dacosta. Raúl Salomão Jamisse
Gerir
Matias Lucas Vinte A
Polícia de Trânsito vê nos motoristas de "Chapa" uma negócio lucrativo.
Quanto mais infracções eles cometem mais 100mt vão pagar para não lhes
serem passado a multa. É difícil nós fazermos algo concreto mas vamos
tentando. Bom dia.
Gerir
Marques Jose Marques Pura
verdade. Os passageiros ficam indiferentes a tudo. Numa viagem
Tete-Chimoio, presenciei autocarro superlotado e o cobrador colocou
galões de óleo 20L no corredor para servirem de acentos, e quando
questionei, disseram que era normal. O normal torna-se
hábito. Eu disse que era perigoso e em qualquer embate teríamos
dificuldades e encontrar saída. Uma das passageiras disse-me " quando a
Polícia chegar irá perguntar quem começou com a confusão", eu em
resposta, não é confusão, sim exigência do seu direito de viajar em
segurança. Os passageiros devem ser os primeiros a recusarem sair nessas
condições e não calar com medo de represálias ou de serem mandados
descer e perderem a viagem, e sinceramente, mais Vale perder a viagem
que perder a vida. existe total falta de fiscalização nos terminais
rodoviários nas horas de partida. Se houvessem fiscalização nenhum
autocarro partia antes da hora e nem com motoristas embriagados,
fiscalizem, façam testes de alcoolemia aos motoristas antes da partida.
Evitemos acidentes, muitas vidas acabam nas estradas.
Gerir
Ani Zita O
sistema não está sob controle do governo, os ocupantes são bem tratados
antes de pagarem, e logo que o fizerem são tratados como lixo!!! A
polícia de trânsito só abre o livrete pra tirar os 50 ou 100 não tem
nada haver!!! É complicado
Ultrapassagens vs Estradas (Reflexão)
- Vocês já se deram conta de que a maior parte dos "nossos" acidentes de viação ocorrem durante as ultrapassagens?
- Vocês já se deram conta de que a maior parte das nossas estradas interprovinciais não permitem fazer uma ultrapassagem segura? São muito estreitas?
- Vocês já se deram conta de que a maior parte dos "nossos" acidentes de viação ocorrem durante as ultrapassagens?
- Vocês já se deram conta de que a maior parte das nossas estradas interprovinciais não permitem fazer uma ultrapassagem segura? São muito estreitas?
- Vocês já se deram
conta de que a maior parte das nossas estradas interprovinciais só têm 2
faixas com menos de 3 metros cada?
- Vocês já se deram conta de que esses autocarros de passageiros de malta Nagi, Maningue Nice, Etrago, Tê-Cê-Ó e quejandos são mais largos que as nossas estradas?
Nós pensamos que estrada é apenas asfalto. Não pensamos nas dimensões. Você sai de Cabo Delgado à Maputo conduzindo como se estivesse no vídeo game... concentrado numa estrada com uma largura menor que o seu carro, com medo de ultrapassar e de ser ultrapassado. Uma largura que não dá nem para fazer uma curva suave a 80 quilómetros por hora.
Acho que aquilo que chamamos de autoestrada devia ter no mínimo 4 faixas com 5 metros cada. Essa Estrada-Nacional-Número-Um devia ser uma estrada do bairro. Não tem condições de um Nagi se cruzar com um Freightliner e ainda com um ciclista de um lado e um cabrito do outro.
Vamos refletir juntos.
- Co'licença!
- Vocês já se deram conta de que esses autocarros de passageiros de malta Nagi, Maningue Nice, Etrago, Tê-Cê-Ó e quejandos são mais largos que as nossas estradas?
Nós pensamos que estrada é apenas asfalto. Não pensamos nas dimensões. Você sai de Cabo Delgado à Maputo conduzindo como se estivesse no vídeo game... concentrado numa estrada com uma largura menor que o seu carro, com medo de ultrapassar e de ser ultrapassado. Uma largura que não dá nem para fazer uma curva suave a 80 quilómetros por hora.
Acho que aquilo que chamamos de autoestrada devia ter no mínimo 4 faixas com 5 metros cada. Essa Estrada-Nacional-Número-Um devia ser uma estrada do bairro. Não tem condições de um Nagi se cruzar com um Freightliner e ainda com um ciclista de um lado e um cabrito do outro.
Vamos refletir juntos.
- Co'licença!
Comentários
Francey Zeúte Ainda vamos considerar o facto de as nossas estradas estarem numa zona montanhosa.
Gerir
Nelson Badaga Os
automóveis pesados ou veículos de largura superior a 2m, devem reduzir,
a velocidade ou mesmo parar sempre que o estado de conservação da via
não permitam a ultrapassagem com a necessária segurança.
Gerir
Juma Aiuba O
problema é que há uns gajos que dizem que vão construir estrada e
constroem ruelas. Já imaginou um Nagi a andar a 60 km/h de Maputo à
Pemba?
Gerir
Escreve uma resposta...
Saguate Sussundenga Junior Há
coisas que só acontecem em Moçambique sabe e os que decidem onde e como
fazer talvez não lhes interessa essa reflexão porque ou sobre voam o
país em jactos ou helicópteros,quando fazem viagens por terra tem sempre
aqueles senhores em carros com pirilampo
e buzinas abusivas sem contar com aquele que fala em alto som...afasta
tua viatura, nem que as correntesas do rio Ripembe te levem com a tua
Pickap não lhes interessa querem e vão passar.
Gerir
Masoka Helder Só
espero que quem vê-la por estas infraestruturas faça uma reflexão
séria, pois a este ritmo vamos engrossar o "raking" de mortalidade por
acidentes rodoviários.
Gerir
Ser - Huo Sera
pelas dimensoes das estradas? Porque os autocareos sao ps maiores
protagonistas em relacao aos Freightliner "abnormal"? Eu prefiro me ater
nas ultrapassagens, pois, podemos ter estradas com 5m por faixa, porem,
enquanto os motoristas se acharem pequenos deuses, nao vamos a lado
algum. A seguranca na estrada nao comeca com a estrada, e sim, com o
motorista. Anyway, trazes observacoes para serem tomadas em contam
Gerir
Juma Aiuba Mano,
Freightliners também são grandes protagonistas. A vantagem é que eles
não têm passageiros. Quando acidentam morrem entre eles. Ainda na semana
passada dois deles se beijaram numa ponte no troço Inchope-Chimoio.
Quando os gajos se acidentam não criam muitos alaridos.
Gerir
Andre Almeida Viegas Issa
é verdade esse camiões contribuem e muito para esses sinistros, basta
avariar na via, prontos perigo eminente se a memória nao trai dois dos
grandes acidentes que levou mais almas foi entre camiões parados versus
machibombos ou carreiras. ..e de facto quando se batem entre camiões não
criam alarido sim pprque porque muita das vezes so estão os motorista
que as vezes saem com ligeiros arranhões.
Gerir
Andre Almeida Viegas Nossas
estrada devem sim ser redimensionadas porque são extremamente finas
para esses dois colossais se ultrapassarem sem deixar problemas. ..devem
ser futuramente aumentadas a largura.
Gerir
Escreve uma resposta...
Ricardino Jorge Ricardo Buracos
aqui, ali, acolá e o que me preocupa ainda mais, passados 42 anos da
independência continuamos construindo estradas com duas faixas (menos de
3m cada).
Vamos refletir!(...)
GerirVamos refletir!(...)
Diamantino Inlitxe Irmão Juma Aiuba,
o problema desses projectistas de estradas são surdos e com sérios
problemas de vista, simplesmente não vêm nada e não ouvem sequer. Um
carpinteiro que nunca andou de bicicleta não pode projectar uma estrada,
a nossa EN1 é um exemplo grave de estrada.
Gerir
Evaristo Cumbane se tivesse investido os usd2 bilioes da ematum, Man e Proindico na EN4 evitaria se muitos problemas na via.
Gerir
Domus Oikos Temos péssimas estradas. Não permite nenhuma ultrapassagem. Se encontrar um tchicorocoro na rua tas lixado.
Gerir
Miller de Namutequeliua Desculpa de gajos que gostam de pisar nos 80/hr!
Vai ver que se vos trouxerem uma estrada enorme como o lago niassa irão piorar. O mano Juma deve ter ouvido aquela máxima popular: antes tarde ao destino que cedo no cemitério.
O que tem demais andar a 60/hr Pemba -Maputo?
GerirVai ver que se vos trouxerem uma estrada enorme como o lago niassa irão piorar. O mano Juma deve ter ouvido aquela máxima popular: antes tarde ao destino que cedo no cemitério.
O que tem demais andar a 60/hr Pemba -Maputo?
Becane Sibia A essa velocidade leva-se 7 dias de Maputo a Pena. E os custos serão de 10mil meticais por viagem. Valha-nos Deus
Gerir
Juma Aiuba O
código de estrada autoriza mais de 120 km/h. O problema não é a
velocidade, é a estrada que não ajuda ultrapassar. Todos acidentes
ocorrem nas ultrapassagens. Transporte de passageiros é um negócio.
Ficar uma semana de Pemba à Maputo não compensa. O motorista que fizer
isso vai perder emprego. Miller de Namutequeliua, se você fosse transportador andaria a 60 km/h?
Gerir
Miller de Namutequeliua Juma Aiuba converti em milhas agora hehehehehehe não andaria. Kkkk
Gerir
Miller de Namutequeliua Em miles fica 37. Isso é velocidade que se usa quando se anda na zona onde há casas e, por conseguinte, crianças.
Gerir
Escreve uma resposta...
Hermes Sueia Para transporte público a velocidade maxima deve ser oitenta km por hora. Quem quizer chegar mais rápido tem a LAM.
Gerir
Juma Aiuba Se você fosse transportador andaria a 80 km/h de Maputo à Pemba? Ficaria no mínimo 7 dias. E para ganhar quanto?
Gerir
Hermes Sueia Esse é um falso problema........é melhor chegar em sete dias do que morrer pelo caminho.
Gerir
Hermes Sueia Há
que respeitar a vida humana.............Quantos quilometros são de
Maputo a Pemba, para numa média de 80 km/hora levar sete dias?
Gerir
Juma Aiuba O
problema não é chegar ou não chegar. O problema é que você vai falir.
Não é sustentável. O banco vai te pressionar. Não esquece que não temos
transporte aéreo.
Gerir
Hermes Sueia Acha então que é melhor dar cabo dos autocarros para evitar a falencia? Valha-nos Deus........
Gerir
Miller de Namutequeliua Hehehe. Hermes deve ser, não Hermenêuta, mas matemático!
Gerir
Juma Aiuba Não
estou a fazer contas nenhumas. Não sei fazer isso. Você ficaria 7 dias a
viajar de carro? Aguentas fazer isso? A que velocidade você anda quando
vai ao job?
Gerir
Hermes Sueia Se quiser eu faço de borla um estudo de viabilidade para mostrar que é mais viável respeitar a segurança rodoviária.......
Gerir
Juma Aiuba Podes
fazer, irmão. Agradeço. Não te esqueças que o código de estrada
autoriza andar a 120 km/h mesmo sabendo que as estradas são estreitas.
Gerir
Hermes Sueia Juma Aiuba
eu ando sempre respeitando a segurança......já conduzo há mais de
trinta anos e aprendi que a segurança não se discute. Onde não dá para
andar a 80 horários reduzimos para 60 ou mesmo 40,.....O objectivo nunca
será chegar o mais rápido possível para não abrir falência. Que
absurdo!!!!!!!
Gerir
Hermes Sueia Miller de Namutequeliua
as pessoas não fazem contas e ainda por cima estão a abordar um assunto
sério, que está a enlutar Moçambique todos os dias de forma
banal...........
Gerir
Juma Aiuba O
que você está a dizer eu sei também. Aprendi na escola de condução
também. É fácil falar isso sentado no sofá vendo TV. Queria ver te como
transportador ou motorista de chapa. Aqueles que andam de chapa nas
cidades também têm 30 anos de carta, têm família e têm medo de morrer
também. Mas o emprego obriga.
Gerir
Hermes Sueia Juma Aiuba
eu não falo sentado no sofá.....deixa de dizer disparates.....ando
semanalmente desde Tete a Quelimane, vou até Montepuez etc,etc,
etc.....e faço isso há anos. Vejo que está num dia mau...........
Gerir
Hermes Sueia Faço por ano dezena de milhares de quilometros e a ver os desmandos que defende nas estradas a causar luto e dor.
Gerir
Hermes Sueia Nenhum emprego obriga as pessoas a matarem os outros.........
Gerir
Juma Aiuba Então
achas que aqueles que acidentam e morrem não andavam milhares de
quilômetros? Achas que não acidentas por seres muito cuidadoso?
Gerir
Hermes Sueia Há
transportadores que respeitam os seus passageiros. Sabe por acaso que
existem autocarros que fazem Malawi - Johanesburg? Acha que andam a
voar? Convido-o a viajar num desses autocarros e verá que a viagem é
super segura e agradável......não precisa de viajar com o coração nas
mãos porque há respeito e profissionalismo.
Gerir
Hermes Sueia Juma Aiuba
aconselho-o a conduzir com cuidado, a fazer uma condução
defensiva........o acidente pode acontecer com qualquer um de nós. O
importante é fazer o máximo para evita-lo.
Gerir
Juma Aiuba Ok.
Estamos a fazer um debate redondo. Vamos ao post: Não concordas que as
estradas são estreitas? Não concordas que a maior parte dos acidentes
ocorrem durante as ultrapassagens?
Gerir
Hermes Sueia Não desafie o RISCO,..melhor evitá-lo,..comece já esse método, obg.
saudações por segurança rodoviária..
Carlos Sousa
Consultor, Perito & Formador no Especialidade
contacto: 82 47 94 010
Sede e registo autorizado em Maputo - Especialista em Segurança Rodoviária -------passe a publicidade. Vai ajuda-lo a respeitar a vida.
Gerirsaudações por segurança rodoviária..
Carlos Sousa
Consultor, Perito & Formador no Especialidade
contacto: 82 47 94 010
Sede e registo autorizado em Maputo - Especialista em Segurança Rodoviária -------passe a publicidade. Vai ajuda-lo a respeitar a vida.
Juma Aiuba Tenho sido cuidadoso na medida do possível. Graças à Deus tenho tido sorte.
Gerir
Juma Aiuba Ok. Vamos ao post então. Não concordas com o quê exactamente?
Gerir
Hermes Sueia Juma Aiuba
não concordo com tudo..........aconselho-o a ler as publicações do Eng
Carlos Sousa, especialista em segurança rodoviária. Eu também pensava
assim, mas depois de fazer um curso de segurança rodoviária passei a ver
a coisa de maneira diferente.
Gerir
Juma Aiuba Eu
tenho dois cursos de condução defensiva: 2011, Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial - Departamento Regional da Bahia, e 2013, Vale
Moçambique.
Ora, no meu post não defendo velocidades. Trago uma reflexão em torno da qualidade das nossas estradas, uma outra prespectiva do mesmo assunto. Mas se não concorda, respeito, mas foi muito bom o debate. Gostei de ouvir o teu posicionamento.
GerirOra, no meu post não defendo velocidades. Trago uma reflexão em torno da qualidade das nossas estradas, uma outra prespectiva do mesmo assunto. Mas se não concorda, respeito, mas foi muito bom o debate. Gostei de ouvir o teu posicionamento.
Hermes Sueia Juma Aiuba
de acordo mano......estamos no mesmo barco. Há que melhorar o estado
das rodovias, mas também há que melhorar a preparação dos nossos
condutores.
Gerir
Juma Aiuba Sem dúvida. Há gajos que tiram cartas via sms. Imagina então esses quando entram nessas estradas finas?
Gerir
Afonso Dacosta Este
é um assunto sério que precisa ser discutido com algum cuidado.
Precisamos fazer reflexões profundas. Os comentários acima me parecem
muito simplistas. "Maputo-Pemba a 80km/h são 35 horas". Só mesmo na
calculadora e sentado no sofá. Senhores, existem
troços impossíveis de transitar até a 20km/h. As vezes uma das viaturas
precisa parar e até mesmo recuar, para um cruzamento seguro. Quando a
estrada está boa, é transformada em mercado. Depois temos as nossas
estradas atravessando localidades. É quase impossível andar 20km sem
passar por uma localidade, e aí não se anda a 80kn/h. Vamos com calma.
Gerir
Nelson Badaga Na
N1 os condutores de automóveis pesados de passageiros não podem
transitar a velocidade inferior "Dentro das localidades 60Km/h. Fora
das localidades 100Km/h"
Gerir
Zivanai Macocove Miller de Namutequeliua
não se esqueça da proibição dos 60 km/h em cada 30 km da EN1, ponha 4
horas, buracos entre pambara-muxungue, inchope - mopeia, para garantir
estes 80 km/h em movimento deves vunar logo que encontrar a pista. #Juma tem razão, compare
com SA que tem boas estradas e largas. Acidentes de machimbombos não
são frequentes porque podes andar maximo 100 km/h e mínimo 80 km/h por 6
horas sem chatices. Confiar na mudança de comportamento das pessoas
para reduzir o risco de acidentes é sonhar peixe não saber nadar.
Gerir
Zivanai Macocove Andar
de carro na EN1 ou em muitas estradas de Moz é no mínimo: seres um
terrorista ou kamikaze..... é uma empreitada não fazer acidente. Que
INATTER faça uma matriz de risco, as condições das estradas tem um valor
muito alto.
Gerir
Juma Aiuba A
ultrapassagem é sempre pela faixa de rodagem contrária. É muito mais
seguro ultrapassar na Eduardo Mondlane, 24 de Julho e 25 de Setembro do
que na EN1.
Gerir
Escreve uma resposta...
Xanah Pretucha O
problema é fazer estradas com objectivo de cada da mandato de cada
dirigente canalizar taku p aumentar ou alargar + 1 ou 2 cêntimetros e
terem o outro p o bolso..... Resultado dá nisto
Gerir
Manuel Chipeja Juma Aiuba
concordo contigo, mas não deixo e nem devemos de referenciar a
negligencia, a ma' condução e a irresponsabilidade de muitos motoristas.
Como e' possivel um motorista de autocarrro com passageiros - com
responsabilidades acrescidas - vai chocar contra um camião parado fora
da estrada numa reta? Por favor....!!!!!
Gerir
Manuel Chipeja Sim...mas
o camiao esta' fora dessa estrada...não há outro carro a vir no sentido
contrario nem a frente dele. Foi o caso das 12 ultimas mortes. E
aconteceu noutras vezes. E isso so pode ser explicado pelo excesso de
velocidade e negligencia. Ou adormeceu. Nao conseguiu dominar o carro.
Ponto final. E para muitos inocentes.
Gerir
Juma Aiuba Concordo.
Mas também do jeito que as nossas estradas são finas não tem como um
carro estar estacionado na berma sem interferir na faixa de rodagem.
Ninguém garante de facto que o outro carro estava mesmo muito longe da
faixa.
Gerir
Manuel Chipeja As
imagens mostraram o outro parado fora. E a peça jornalistica tambem
refenciou.Mas concordo contigo em que tem que haver uma area de
contenção 9sei la como se chama la nas Engenharias) mas meu irmao,
arrisco dizer 90% dos acidentes, culpa dos motoristas
Gerir
Juma Aiuba Concordo.
Para mim, é tudo junto: motorista, viatura, Estrada, autoridades, etc.
Até se calhar dívida oculta também entra na equação.
Gerir
Manuel Chipeja Sabes Juma Aiuba,
ha um programa na National Geographic sobre acidentes aereos, chamado
"Myday desastres aereos" que agora dão as 20 h. O programa retrata a
maior parte dos acidentes aéreos, reconstitui as cenas - VERÍDICAS TODAS
- e a investigação para o apuramento
das causas. Como deves saber nao ha acidente aéreo aereo que e'
encerrado sem chegar as causas - salvo raras excepções. A conclusão e'
que 98% de todos acidentes aereos sao por ERRO HUMANO, DOS PILOTOS.
Triste. Não queiramos nos entrar numa estatística similar com os nossos
autocarros de passageiros - em particular..
Gerir
Juma Aiuba A
investigação sobre os acidentes aéreos é uma balela. Já vi esse
programa algumas vezes. Há uma tendência de inocentar os fabricantes e
as companhias. Há casos em que os fabricantes indemnizar as famílias via
seguradora para não sujarem seus nomes. As
companhias aéreas são muito protegidas. A Concord teve o azar de o seu
avião ter explodido na pista enquanto tomava o balanço. Se tivesse
explodido no ar iam culpar o coitado do piloto.
Gerir
Julio Lilito Boene Manuel Chipeja,
há vários factores que contribuem para a ocorrência de acidentes, tais
como a via, a atmosfera, a sinalização, o ambiente (que inclue os demais
automobilistas, os peões, e no por fim o próprio comportamento dos
automobilistas. Para este caso, percebi
que a área de escape da via, como muito bem disseste, não é suficiente
como acontece em vários outras zonas. A via contribui grandemente para a
ocorrência de acidentes, sem descurar o erro humano (motoristas), pois
alguns conduzem cansados e embriagados.
Gerir
Escreve uma resposta...
Julio Lilito Boene Plenamente
de acordo. Herdámos estrada do colono e nada fizemos, depois de 42 anos
de independência. Simplesmente vergonhoso e revoltante.
Gerir
Filipe Nhalungo Nem
temos plano para corrigir estradas estreitas deixadas pelo colono.
Anualmente simulamos reabilitacoes que so servem para termos mais
comissoes nos nossos bolsos.
Gerir
Escreve uma resposta...
Ismael C. Gocaldas Lamentável, já não digo a partir do save para a zona norte,estradas péssimas.
Gerir
Manuel Maleve Na verdade a N1 em algumas partes é tipo picada que nos leva a Serra.
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