domingo, 10 de setembro de 2017

Tenham vergonha, senhores deputados

@Verdade Editorial: Tenham vergonha, senhores deputados
No exercício das suas funções como mandatário do povo, o deputado tem obrigação de defender o interesse e o bem- -estar da população que o elegeu. A Constituição da República de Moçambique, no número 2 do Artigo 168, define que o deputado representa todo o país e não apenas o círculo pelo qual é eleito. Mas na Assembleia da República temos vindo a assistir uma situação bastante preocupante e lamentável, envolvendo especificamente os deputados da bancada parlamentar da Frelimo.
Temos, inúmeras vezes, assistido aos deputados da Frelimo defendendo estoicamente os interesses inconfessáveis do seu partido, em detrimento dos interesses legítimos do povo moçambicano que, por sinal, confiou o seu voto a eles na expectativa de que estes seriam os seus fiéis representantes. Diga-se em abono da verdade que não há registo sequer de alguma vez os deputados da Frelimo tenham defendido o interesse ou a vontade do povo. O caso mais recente que ilustra a falta de vontade nos assuntos que diz respeito ao bem-estar dos moçambicanos e o descaso em relação aos eleitores verificou-se na XX Sessão Ordinária da Comissão Permanente da Assembleia da República que se reuniu na última terça-feira (05), no qual um dos pontos da agenda foi a apreciação dos pareceres da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade e da Comissão do Plano e Orçamento sobre o pedido de declaração de inconstitucionalidade da Resolução da Assembleia da República que aprova a Conta Geral do Estado de 2015.
É sabido que os empréstimos foram contraídos violando a Constituição da República e as leis Orçamentais de 2013 e de 2014. Porém, para a surpresa dos moçambicanos, a Comissão Permanente defendeu veementemente que não há ilegalidade na Resolução que aprova a Conta Geral do Estado, na qual está inscrita a dívida de 850 milhões de dólares contraída ilegalmente pelo Governo da Frelimo dirigido por Armando Guebuza, a favor da empresa privada EMATUM.
O pedido de declaração de inconstitucionalidade representa a vontade dos moçambicanos, embora tenha sido feito pelo Fórum de Monitoria do Orçamento, uma congregação de várias organizações não- -governamentais, ao Conselho Constitucional, que, por sua vez, o remeteu à Assembleia da República, para se pronunciar, enquanto órgão que aprovou a Resolução. Simplesmente os deputados da Frelimo ignoraram isso.
Esta é apenas mais uma prova de que os deputados do partido Frelimo não estão na Assembleia da República em representação do povo moçambicano, mas sim em representação do seu partido e dos indivíduos que têm estado a contribuir para a desgraça dos moçambicanos.
É, portanto, caso para dizer: tenham vergonha, senhores deputados!
http://www.verdade.co.mz/opiniao/editorial/63372
Egidio Vaz
Os acidentes de viação só podem parar com a colaboração dos utentes (passageiros). Enquanto os ocupantes continuarem indiferentes aos comportamentos dos condutores, pouco ou nada vai mudar, mesmo com a pronta intervenção das autoridades de controlo de trânsito. A colaboração deve ser tripartida: condutores, ocupantes e autoridades.
A vigilância sobre os condutores deve começar com os ocupantes. Como é que um polícia de trânsito chega a multar um condutor colectivo ou semicolectivo de passageiros por excesso de velocidade ou embriaguez com ocupantes lá dentro?
As autoridades de controlo de trânsito devem igualmente desdobrarem os seus mecanismos de controlo envolvendo e mobilizando a participação popular: linhas verdes, checkpoints etc.
Os testes aos motoristas à partida e à chegada e ao longo do caminho devem ser regulares e eficazes.
Acima de tudo, acredito piamente na força transformadora do cidadão e na sua participação. Cabe as autoridades saberem tirar proveito dessa força poderosa para de uma vez pararmos com a carnificina.
A nossa indiferença, alheamento ou falta de acção a certos comportamentos desviantes são a chave para a nossa própria morte prematura nas estradas.
Comentários
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Continuação da segmentação do problema. Passageiros entrando em cena. E depois? Quem será culpado?
Num acidente intervem via, pessoa e máquina.
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Egidio Vaz
Egidio Vaz Nao é segmentação do problema. Você é que leu o que lhe interessou. A propósito, não leu essa parte: "A colaboração deve ser tripartida: condutores, ocupantes e autoridades"?
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Francey Zeúte
Francey Zeúte Mais do que autoridades e passageiros, o motorista é chave aqui. Ainda penso na possibilidade que o motorista perceberá que mais do conduzir os outros ele também é parte da viagem.
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Egidio Vaz
Egidio Vaz Continuo a acreditar na força dos passageiros. É determinante. Ha passageiros que ralham a motoristas que observam os limites de velocidade. E ha outros que simplesmente se calam. Não é do interesse de ninguém morrer na estrada. Então, a responsabilidade não é apenas do condutor. O ocupante passageiro também.
Ninguém deve morrer só para ganhar razao
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Júlio Mutisse
Júlio Mutisse EgidioVaz ja estás a culpar passageiros também. É contra isso que me oponho. Aprooriemo nos dos problemas que causam acidentes pq a este andar vamos culpar até os peidos do vizinho
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Egidio Vaz
Egidio Vaz Júlio Mutisse não sei há quanto tempo não sobes chapa ou transporte de longo curso. Eu tenho feito de vez em quando. Mas dizer que o nosso comportamento deve virar-se para a vida e não para a morte não é nenhuma descoberta inusitada. É factual e discutimos isso de diversas formas, como por exemplo quando comparamos o nosso comportamento em Moçambique e nos países visinhos com relação a observância da lei. Mas se quiser ficar-se pelo Estado, fica. Também terá razão na mesma.
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Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Não estou no Estado. Como disse estudemos as causas. Estamos a culpar tudo e todos
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Francey Zeúte
Francey Zeúte Um indivíduo que é profissional dos transportes deve antes ser ele a ser o exemplo. Até simpatizo com a ideia das linhas verdes, mas em viagens de longo curso que é onde se está a agravar o problema, o charópe é a responsabilidade. Eu como passageiro pago é para ser transportado e chegar ao destino. As companhias com histórico de sinistralidade devem ser penalizadas e de forma severa.
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Egidio Vaz
Egidio Vaz Júlio Mutisse As causas mais frenquentes dos acidentes sao quais?
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Francey Zeúte
Francey Zeúte Aqui o estado esta a ser brando na sua acção de fiscalizar e sancionar, havendo necessidade. Uma companhia que em 1 trimestre tem mais de 2 acidentes não merece estar a operar. Não hajam compadrios aqui. Aliás, isto também pode ser o nosso maior cancro, ninguém vai me impedir de continuar a trabalhar mesmo havendo irresponsabilidade.
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Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Mas conhecemos as causas dos acidentes? O que causou esses acidentes?
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Eddiul Vincy
Eddiul Vincy O que Vaz disse aqui e' algo pode ser explorado e resulta muito bem, em kenya e tanzania funciona assim. Tambem Governo deve introduzir sistema de "speed governor" nos transportador de longo percurso
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Sergio Serpa Salvador
Sergio Serpa Salvador Como utente assíduo dos transportes de passageiros a longo curso, atrevo-me a elencar as causas frequentes dos acidentes de viação.
1- excesso de velocidade
2- Negligência por parte dos motoristas (inoservância das regras básicas de trânsito, condução
noturna, fadiga, , etc)
3- super lotação
4. "Ausência" de medidas educativas e punitivas por parte das autoridades.
5. Vias de acesso (problemas de sinalização, não muito relevante).
Só para terem uma ideia, as transportadoras "Nagi e Maningui Nice", um motorista faz Beira-Maputo, em um dia. Isto é, o morista conduz das 4h até 21h (17horas), de forma ininterrupta. Como podem ver, os patrões permitem esse tipo de condução. A polícia não está nem aí, basta receber os 500mt. Já conversei com vários motoristas destas transportadoras, o patronato não facilita. É elogiado o motorista que chega mais cedo, contra todos os riscos.

Como é que um motorista anda à 100km, quando não consegue visualizar à estrada há 300m? Como é que um motorista anda as 3h, quando sabe que é frequente haver nevoeiro a esta hora? (Cúmplicidade da polícia, passageiros, patrões).
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Riaz Rustomgy
Riaz Rustomgy Acho que todos transportes de passageiros devia se limitar a velocidade mecanicamente porque e possivel. E os nossos motoristas deviam ser submetidos a exames periodicamente.
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Francisco Dos Santos
Francisco Dos Santos Os proprietários devem ser severamente penalizados,não se compreende que deixem o seu negócio a mercê de Bebados e irresponsáveis.
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José Belmiro
José Belmiro Este argumento do Egidio Vaz é problematico e simplifica as coisas. SENHORES, o problema e culpado de tudo isto é o ESTADO. Ha omissoes graves. O Estado, através dos seus agentes, nao cumpre seu papel de fiscalizar e punir seriamente os infractores. É proibido transportar passageiros à noite ou de madrugada. Os agentes so Estado nao cumprem esse papel. É a corrupcao que nao é combatida com VIGOR que permite a carnificina. Nao cabe oa cidadaos a titulo individual fiscalizar as leis. So o Estado esta investido do poder de sancionar e aplicar as leis! Deviam ser detidos todos os policias e agentes do Estado que permitiram a circulacao daquele autocarro muito cedo num dia com problemas de nevoeiro. SEM LEI e ORDEM, estamos perdidos!
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Egidio Vaz
Egidio Vaz Em países onde o estado é forte e faz observar a lei não ha acidentes?
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Júlio Mutisse
Júlio Mutisse O seu também é problemático JB. Focalizas num factor dos acidentes, o homem o fiscalizado. A via? O veículo?
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José Belmiro
José Belmiro La o Estado PUNE seriamente. Aqui a policia confisca a carta e depois vais pagar e lhe devolvem. Lembra do caso daquele gajo do Costa Concordia na Italia? Lembra do caso do naufragio com estudantes na coreia do sul?
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José Belmiro
José Belmiro JMutisse a via é tarefa do Estado. O estado do veiculo cabe ao Estado fiscalizar.
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Egidio Vaz
Egidio Vaz José Belmiro de tantos acidentes, que já registaste, quais têm sido as causas? Analise o problema a partir das causas e não da tua cabeça e desejos inconfessos. Traga factos moçambicanos.
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José Belmiro
José Belmiro Oky. Fiquem ai com vosso debate.
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Paulo Araujo
Paulo Araujo kikikiki "Fiquem ai com vosso debate"
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Jussa Mussa
Jussa Mussa Parece-me que os passageiros estão mais preocupados com os resultados, tampouco lhes importa o meio que lá os faz chegar, ou seja, para eles o excesso de velocidade não os diz respeito, mas querem a todo custo chegar ao destino, independetemente dos riscos que possam advir.

Aqui o problema relativo à consciência e ignorância, é tão violento do que se possa imaginar
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Felix Uamba
Felix Uamba Verdade! Estes comportamentos desviantes dos condutores são resultado de uma omissão e cumplicidade por parte dos passageiros. Como é possível alguém k conduz em pleno estado de embreaguez só se descubra que estava embriagado dps de criar acidente? Estava transportar o quê? Cabritos k não falam? Está conduta passiva nos tem feito pagar muito carro aqui em Moćambique.
O povo Moçambicano infelizmente é lento para aquilo que é a velocidade do mundo rumo a democratização! Veja só k até reclamamos e choramos por um estado de direito democrático e nos esquecemos que democracia é poder nas nossas próprias mãos! !!
Deixamos alguém fazer e desfazer e esperamos k alguém venha corrigir. Vamos calando e vamos morrendo nas estradas!!!
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Felix Uamba
Felix Uamba Nada de estado. Estado não é culpado. Nos a população os ocupantes é k somos culpados. A não ser k o estado se refira a nós mesmos!
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Felix Uamba
Felix Uamba Veja só k quem perde a vida no fim não é esse estado mas o ocupante cúmplice passivo e omisso
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Juma Aiuba
Juma Aiuba Tudo junto: motorista, passageiros, estrada, estado da viatura, etc.
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Dini Kuley
Dini Kuley Como não fazer acidente. Mês passado Nampula-Beira, muita arrogância dos cobradores e motorista. A fiscalização era passiva. Corredor lotado
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José Belmiro
José Belmiro As viaturas em mao estado so andam porque o Estado atraves dos seus agentes nao agiu. Os motoristas irresponsáveis so circulam porque confiam na corrupção. Onde se pune os corruptos e corruptores nao ha essa carnificina.
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Egidio Vaz
Egidio Vaz Então onde não há corrupção os níveis de acidente são baixissimos. É isso? Traga dados. É isso José Belmiro, deve nos dizer a nós que não sabemos, onde você busca essas conclusões. Só assim é que nos irá educar.
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Joel Mabasso
Joel Mabasso Kkkkkkkkk, "maning"; kkkkkkkkkk.
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Dini Kuley
Dini Kuley Beira — Nampula verifiquei mesmo tipo de comportamento. Essa transportadora tinha que ser banida
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Egidio Vaz
Egidio Vaz Estão a viajar de pé. As autoridades deveriam agir nese caso. Mas no interior da viatura, os passageiros deveriam actuar em caso de excesso de velocidade.
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Dini Kuley
Dini Kuley Isso é normal desses autocarros, admirei as autoridades nada fazem até espreitam. População passiva demais e muito cômodo ao sofrimento. Corredor nem para pisar exitia espaço
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Sergio Serpa Salvador
Sergio Serpa Salvador Egídio Vaz, semama passada viagei da transportadora Nagi. Estavam lá, 17 passageiros a mais. Passamos por mais de 10 postos de fiscalização, sob olhar cúmplice das autoridades. E mais, sem querer xenófobo, o que fazem os condutores Tanzanianos nesta empresa? Conhecem muito pouco as nossas estradas. Serão legais estes indivíduos? Quem são os patrões desta empresa?
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José Belmiro
José Belmiro Sim. Fazem isso porque os agentes do Estado vao deixar passar. A policia deixa passar um carro com essa lotacao. E nem da multa. Onde o Estado funciona esse seria detido imediatamente e a viatura retida.
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Egidio Vaz
Egidio Vaz Está a viver um mundo idealista, onde tudo funciona bem. Mas não é disto que estamos a falar. Estamos a desencadear um debate superador, partindo das justamente condições actuais. Se é dificil combater a corrupção, NÃO É IMPOSSÍVEL agir sobre o mau condutor. É disto que me refiro.
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José Belmiro
José Belmiro O que acontece ao mau condutor? Nada. Quem deve agir sobre o condutor? Eu ou o Estado?
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Nevito Inacio Uamusse
Nevito Inacio Uamusse Sou utente regular de transportes interprovinciais, sou de opinião que a culpa deve ser distribuída e assumida por toda aldeia. O Estado, porque responsável pela via e agentes que regulam a circulação na mesma via, os empresários do sector porque estabelecem metas/receitas por receber, a sociedade/utentes porque aceitam ser transportados em viaturas sem condições, sobrelotados. A polícia que deixa de fazer cumprir a lei a troco de suborno (perceptível para quem quiser ver), os proprietários que disponibilizam números que nunca estão operacionais, enfim
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João Carlos
João Carlos A fiscalização é primordial. O que tem vindo a acontecer revela que não temos tido uma fiscalização efectiva. Há muito ilusionismo, sendo que o propósito é fazer algum por parte dos agentes das entidades fiscalizadoras competentes. Como é que é possível que depois de um check point me cruze com um camião daqueles de grande tonelagem, sem luzes?
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Egidio Vaz
Egidio Vaz Isso. Como passou?
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João Carlos
João Carlos Egidio Vaz pagou propina no local. Basta isso. O resto é aparato para iludir os menos atentos
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Fernando Costa
Fernando Costa Egidio eu testemunhei. 23 horas no sentido Boane Matola. Uma viatura parada a ser fiscalizada na ponte Matola Rio. Eu atrás também a ser fiscalizado. Viatura da frente termina o processo e arranca na minha frente. Quando o meu termina arranco e 300 metros à frente a mesma viatura segue lentamente numa trajectória muito irregular. Não me atrevo a ultrapassar. De repente a viatura guina para a esquerda e fica dentro da vala drenagem. Paro uns metros atrás ligo as emergências e saio do carro. Abro a porta do acidentado e ele dorme profundamente com um forte odor a álcool.
Ficou grosso a ponto de adormecer em 300 metros...
O resto da história foi um filme que ia terminando mal para mim. Atrevi-me a afirmar que os agentes não o tinham protegido quando o fiscalizaram 300 metros antes.
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José Belmiro
José Belmiro Ai esta Joao João Carlos. Consciência juridica é necessaria neste debate. O Estado falha por omissao através dos seus agentes.
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Nevito Inacio Uamusse
Nevito Inacio Uamusse Aquando do acidente de Mavanza falou - se de um aparelho para controlar o tempo de descanso e trabalho de cada motorista, nunca mais se falou dos mesmos. Para mim não é o horário, mas o tempo a que o motorista está sujeito a estar concentrado no volante, longas distâncias por percorrer sem rendição, vias sem condições...
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José Belmiro
José Belmiro E quem deve fiscalizar isso? Eu ou o Estado?
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Nevito Inacio Uamusse
Nevito Inacio Uamusse O Estado, por via de seus agentes
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Osvaldo Francisco
Osvaldo Francisco Infelizmente terei de concordar consigo.

Enquanto o passageiro ignorar os seus direitos esta triste situação não vai parar.
...Ver mais
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Mulumbua Ramu Junior
Mulumbua Ramu Junior A chamada de atenção feita pelo passageiros para despertar comportamento desviante dos motoristas de modo a po-lo na linha também é um problema que pode e tem causado acidente se não for coletivo pois dentro destes transportes também existem pessoas que a velocidade é pra ele benéfica "sob pretexto de chegar cedo ao destino" pois nota-se que parte de nós fizemos nossos planos de viagem a contar com a flexibilidade de motorista e está flexibilidade tornasse "azar" quando há acidente, na zona norte os nagi, tanga line, manning nice, Esta na Moda, são conhecidos pela sua flexibilidade que eu chamo de irresponsabilidade, pois estes enchem as morgues com vítimas pois vítimas, e ainda nos quando queremos viajar usamos novamente estas transportadoras pois não há mais alternativa, e eu duvido que um motorista que está conduzir uma viatura destas companhias escute a um punhado de passageiros que estão preocupados com a chegada com vida ao destino, até porque estes mesmos motoristas pouco sabem falar português, portanto a opção de políticas públicas que defendem a integridade dos passageiros e constante fiscalização e punição dos infractores resultará.
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João Carlos
João Carlos Devo dizer que o comportamento dos condudutores deixa muito a desejar. De tal sorte que falar de acidente é uma falácia. Trata-se de crime na verdade. Mas depois eis que a emenda sai pior que o soneto: uma fiscalização ineficaz e conivente com toda a situação
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Américo Costa
Américo Costa Eu também penso que os passageiros deviam ser mais interventivos, deviam desancar os motoristas, sempre que se apresentassem alcoolizados para a condução!
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Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo "...utente (passageiros)" sim.
Mas em contra partida a PT parece estar a trabalhar com os olhos fechados a horários de partida, a velocidade, teste de álcool e a lotação dos carros, mas com olhos abertos a "grandes" refrescos (200, 300, 400, 500,00 mts).
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Joaquim Tesoura
Joaquim Tesoura Autoridade de Estado falha, não se aproveita. O resto é gastar megas.
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Tony Antonio Janne
Tony Antonio Janne Enquanto continuar existir alguns cidadãos intocáveis, a desorganização e indisciplina vai continuar nas estradas moçambicanas.
Polícia pode encontrar várias irregularidades num autocarro, mas por o mesmo pertencer alguém que se acha importante, logo
por saber que o carro dele está retido no controle da Polícia o policial que mandou parar aquele carro imediatamente receberá uma chamada com tantas ameaças e terá que liberar o autocarro de grande chefe viajar a com irregularidades. O mais preocupante é que a maioria das empresa de transportes de passageiros tanto de carga pertence a esse bosses intocáveis. As leis só funciona para classe baixa.
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Matoso Avijala
Matoso Avijala Este que é o ponto central falaste tudo....
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Lucas Inacio Olece
Lucas Inacio Olece O factor vias de acesso carece tambem de um debate e por vezes os canais de denuncia tambem nos deixam a desejar....o resto ta dito
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Marufo Sumaila
Marufo Sumaila Nota 20. Eu pessoalmente já tive problemas com outros ocupantes de nampula à mocimbua de praia. Estava no manig Nice numa velocidade excessiva e quando pedi ao motorista para reduzir quase todos passageiros subiram fiquei muito envergonhado.....
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Raúl Nhagumbe
Raúl Nhagumbe Alguns utentes nalgumas vezes são eles que agitam os motoristas.
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Carmonio Carimo
Carmonio Carimo Concordo plenamente meu caro Dr Egidio Vaz. O passageiro tem uma palavra quando lhe fizer ao transporte publico
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Dercio Chiemo
Dercio Chiemo É urgente haver uma linha eficaz para reclamação porque por vezes não falta de vontade dos passageiros em combater esse problema é mesmo falta de meios e ter certeza se alguma coisa será feita.
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Wailangalilaunganditenhi Muchanga
Wailangalilaunganditenhi Muchanga Eu viajo muito via terreste nas regioes Centro e Norte do pais.
Qual é o papel do passageiro quando policia de transito manda parar o carro, e o cobrador desce para ir ter com o fiscalizador? E apenas o carro para 30 segundos
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Emilia Macuacua
Emilia Macuacua Yha é realmente complicado .são vários os problemas q tem nossos transportes colectivos. Desde o transporte até ao transportador .ja tive situação de saltar do chapa pq o travão avariou e passava até no vermelho .ja tive situação de descer num ponto qualquer com urgência pq o motorista bebia enquanto dirigia na velocidade sem respeitar os sinais de trânsito ,os passageiros até murmuravam ms pareciame estarem habituados .e se você levanta voz sofre represálias do cobrador com risco de t deixarem no caminho .eich mt triste
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Tutto Bento Catine
Tutto Bento Catine O truque dos motoristas de longo percurso. Saem 2hrs antes e param a 800m do posto de controle da PRM e logo no horário estabelecido passam e diz: "Bom diz boss". Depois tentam recuperar as 2 horas que ficaram em standby.
Nós passageiros dificilmente
falamos, apenas queremos chegar rápido em Caia, Inchope, Lurio, Mapinhane, etc.
E a policia? A policia essa nao sei como mas se calhar acho por eu entender das leis, manda parar e o cobrador é quem responde a quase tudo ou que sai para falar com o agente enquanto motorista aproveita para descansar. E das raras vezes que o agente se mansa em espreitar apenas procura foreigners para cooperation
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Carlos Serra
Carlos Serra Além do mais já existem sistemas infomráticos capazes de controlar rigorosamente o comportamento dos condutores de pesados. Basta ir colher experiências em algumas das grandes empresas presentes no País.
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Domingos Feniasse
Domingos Feniasse Acho que o passageiro (ocupantes) acabam sendo a parte fraca nesta história. Não tem poder para coagir ou imobilizar um transportador que não se encontre em condições para seguir a viagem em segurança. Não tem poder para mudar de viatura porque há o sistema de bichas (filas). E o passageiro precisa de viajar naquele dia. O que fazer? Talvez passar a multar as companhias em vez dos motoristas...Mas não sei se seria suficiente
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José Chiluvane
José Chiluvane Isto seria efetivo num cenário de menor escassez de oferta de serviços de transporte. No contexto actual é uma grande utopia esperar que as pessoas fiscalizem e tomem as devidas medidas de que dispõem. Neste contexto só na base da lei, política e Polícia.
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Julio Bernardo Magenge Magenge
Julio Bernardo Magenge Magenge Uma das medidas para minimisar este problema, seria regular a velocidade dos veiculos automoveis que circulam no territorio nacional para 60km/h a 80km/h. Porque o grande problema e a velocidade sem excluir o que foi dito no post.
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Helio Pedro Mausse
Helio Pedro Mausse Bela verdade meu caro. Eu sou passageiro frequente de Maputo-I'bane e vice-versa, inclusive já fiz evitar 4 acidentes por comportamentos errados desses motoristas que desrespeitam por completo as regras de trânsito( principalmente excesso de velocidade e ultrapassagens irregulares). Quando estou nesses autocarros quase que não pisco o olho nem por um segundo ainda k esteja com sono. Por isso fiquem atentos a esses indisciplinados
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Cortez Malaquias
Cortez Malaquias Pode parecer brincadeira, mas o grande vilão nisto tudo são as interdições de velocidade a cima dos 60km/h. Para quem viaja na N1 com destino ao Norte perde muito tempo para chegar à Xai-xai. E, para compensar ( aliado à fraca fiscalização), imprimem velocidade. Porque não colocarem placas de 90km/h nas estradas rasuavelmente asfaltadas?
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Sergio Serpa Salvador
Sergio Serpa Salvador Exactamente, Domingos Feniasse! Os condutores e os patrões devem assumir solidariamente pelos actos irresponsáveis dos primeiros. Por exemplo, nunca entendi, por quê um único motorista para percorrer 1000km ou +? Ond está o Estado para regular essa actividade? Em 1995, viajei (transportes oliveiras) pela primeira vez, chimoioO-mpt, lembro-me que, o carro ti quenha dois motoristas. A viagem foi de 2 dias. Um motorista conduzir um auto-carro mais de 16 horas de forma ininterrupta e ninguém diz nada.
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Vitorino David
Vitorino David Concordo contigo Egidio Vaz
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Joaquim Constantino
Joaquim Constantino Algumas estradas devem ajudar, porque acontecem acidentes quase na mesma região, e geralmente é entre Muxúngue e Inhambane?
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Benjamim Tomas-Antoni
Benjamim Tomas-Antoni Esses acidentes tem uma solução simples. São raras ou quase que não existem acidentes nos camiões da intercape, procure-se saber os motivos.
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Nelson Madeira
Nelson Madeira Ainda este ano fiz uma viagem num autocarro onde um dos passageiros insurgiu se contra o condutor porque, estaria a andar numa vêlocidade muito branda. Eu fiquei confuso. Quer dizer mesmo ele respeitando os limites de velocidade era vaiado.
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Aristides Sana
Aristides Sana Concordo que a colaboração deve ser "tripartida" e mais: os gestores dos alegados transportes de longo curso, o que pra mim é desde 200 km pra diante, devem ter um plano de gestão de fadiga coeso. É necessário que estes (gestores), atentem no(s) condutor(es), e façam questionários que possam parecer descabidos, como por exemplo - dormiste bem?, a família está bem?, a despensa ou celeiro em casa está saudável e suportará o tempo que estiveres longe da família?, estás disposto a partir?, etc etc. Isto, é fundamental. O resto caberá aos utentes dos transportes e os reguladores de tráfego rodoviário. Recordem meus caros que, na maioria destes transportes está lá um número de contacto com a pergunta (como conduz ele?), e nós quase que nunca fazemos o uso do mesmo. Passageiros ao longo da estrada: nós que nos encontramos em paragens ao meio da estrada nunca aceitamos que os carros estão cheios, resultando na superlotação do mesmo conscientemente. Meus caros, antes de pensar na "mão alheia" que possa estar por detrás disso, pensemos na melhoria dos recursos humanos, desde o motorista até ao gestor deste. Não nos esqueçamos de pensar no plano de manutenção das viaturas. NB: é meu ponto de vista. Meus sentimentos às vítimas.
Saudações.
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Sergio Serpa Salvador
Sergio Serpa Salvador Exactamente, a mesma coisa que acontece com os pilotos. Não basta ter licença e pessoas. As nossas nossas transportadoras teimam em Não prossionalizar a actividade. O Estado é chamado aqui a regular essa actividade. Não há gestores competentes.
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Albert Francis Francis
Albert Francis Francis E AS PROPINAS NAS ESTRADAS? Como ficamos? Desde 2012, em todas as viagens que faço, os condutores pagaram em media duas vezes propinas ao longo do percurso.
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Prateada Prateada
Prateada Prateada Você quando reclama a velocidade outros passageiros começam a zombar de ti. Utchavakufa mana. E quando é uma pessoa só a reclamar fica sem efeito. Já desci de autocarro várias vezes e apanhar outro por causa de velocidade.
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Lino Amâncio Machava
Lino Amâncio Machava Concordo com a sua opinião ilustre, mas já presenciei por duas vezes, passageiros a reclamarem a má condução do motorista, o que fazem suportam o barulho nas localidades quando chegam num sítio onde dificilmente pode se apanhar outro transporte param e mandam descer quem acha que o condutor não conduz bem e ainda estipulam o valor não real da distância precorrida.

Pode ser um dos factores, mas a verdade muito deve ser bem revista, primeiro o regulador trabalha em precárias condições, o que lhe obriga a fechar a vista e ser feito de portagem mandou parar por irregularidade o motorista prepara algo fecha a boca e a vista, prontos deixou andar e outra visão será que os proprietários dos autocarros indeminizam justamente as famílias das vitimas? Porque no meu intender se a lei fosse bem aplicada quero acreditar que ao contratar o motorista existiria rigor.
Gerir
Helio Munguambe Munguambe
Helio Munguambe Munguambe Concordo, esse é que é a verdade.
Gerir
Armindo Noronha
Armindo Noronha Falou e disse

...
Gerir
Fidalgo Salomao Mauai
Fidalgo Salomao Mauai Os donos desses autocarros usam thonji (drogas) então o pacto que ele celebram e de derramar sangue para por via disso lograr sucesso.
Gerir
Paulino Manhique
Paulino Manhique Concordo com este posicionamento, eu como passageiro já tive posições que fui considero de confuso pelo próprio colegas, por não aceitar questão de excesso de ocupantes por lotação regulamentada.Nos os utentes temos que ter uma atitude sempre. Afonso Dacosta. Raúl Salomão Jamisse
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Matias Lucas Vinte
Matias Lucas Vinte A Polícia de Trânsito vê nos motoristas de "Chapa" uma negócio lucrativo. Quanto mais infracções eles cometem mais 100mt vão pagar para não lhes serem passado a multa. É difícil nós fazermos algo concreto mas vamos tentando. Bom dia.
Gerir
Marques Jose Marques
Marques Jose Marques Pura verdade. Os passageiros ficam indiferentes a tudo. Numa viagem Tete-Chimoio, presenciei autocarro superlotado e o cobrador colocou galões de óleo 20L no corredor para servirem de acentos, e quando questionei, disseram que era normal. O normal torna-se hábito. Eu disse que era perigoso e em qualquer embate teríamos dificuldades e encontrar saída. Uma das passageiras disse-me " quando a Polícia chegar irá perguntar quem começou com a confusão", eu em resposta, não é confusão, sim exigência do seu direito de viajar em segurança. Os passageiros devem ser os primeiros a recusarem sair nessas condições e não calar com medo de represálias ou de serem mandados descer e perderem a viagem, e sinceramente, mais Vale perder a viagem que perder a vida. existe total falta de fiscalização nos terminais rodoviários nas horas de partida. Se houvessem fiscalização nenhum autocarro partia antes da hora e nem com motoristas embriagados, fiscalizem, façam testes de alcoolemia aos motoristas antes da partida. Evitemos acidentes, muitas vidas acabam nas estradas.
Gerir
Ani Zita
Ani Zita O sistema não está sob controle do governo, os ocupantes são bem tratados antes de pagarem, e logo que o fizerem são tratados como lixo!!! A polícia de trânsito só abre o livrete pra tirar os 50 ou 100 não tem nada haver!!! É complicado
Ultrapassagens vs Estradas (Reflexão)
- Vocês já se deram conta de que a maior parte dos "nossos" acidentes de viação ocorrem durante as ultrapassagens?
- Vocês já se deram conta de que a maior parte das nossas estradas interprovinciais não permitem fazer uma ultrapassagem segura? São muito estreitas?
- Vocês já se deram conta de que a maior parte das nossas estradas interprovinciais só têm 2 faixas com menos de 3 metros cada?
- Vocês já se deram conta de que esses autocarros de passageiros de malta Nagi, Maningue Nice, Etrago, Tê-Cê-Ó e quejandos são mais largos que as nossas estradas?
Nós pensamos que estrada é apenas asfalto. Não pensamos nas dimensões. Você sai de Cabo Delgado à Maputo conduzindo como se estivesse no vídeo game... concentrado numa estrada com uma largura menor que o seu carro, com medo de ultrapassar e de ser ultrapassado. Uma largura que não dá nem para fazer uma curva suave a 80 quilómetros por hora.
Acho que aquilo que chamamos de autoestrada devia ter no mínimo 4 faixas com 5 metros cada. Essa Estrada-Nacional-Número-Um devia ser uma estrada do bairro. Não tem condições de um Nagi se cruzar com um Freightliner e ainda com um ciclista de um lado e um cabrito do outro.
Vamos refletir juntos.
- Co'licença!
Comentários
Tarcísio Azevedo
Tarcísio Azevedo Confirmado. 👍
Nem precisamos de falar de burracos, covas e pontes ou pontecas extremamente estreitas (e sem barreiras). Lamentável. As nossas estradas são autênticos sepulcros.
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Francey Zeúte
Francey Zeúte Ainda vamos considerar o facto de as nossas estradas estarem numa zona montanhosa.
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Cidadão Comum
Cidadão Comum Pois é, pois é!
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Luís Danca Luís
Luís Danca Luís Concordo plenamente contigo...
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Samson Fontes
Samson Fontes Boa Observacao!
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Nelson Badaga
Nelson Badaga Os automóveis pesados ou veículos de largura superior a 2m, devem reduzir, a velocidade ou mesmo parar sempre que o estado de conservação da via não permitam a ultrapassagem com a necessária segurança.
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Juma Aiuba
Juma Aiuba O problema é que há uns gajos que dizem que vão construir estrada e constroem ruelas. Já imaginou um Nagi a andar a 60 km/h de Maputo à Pemba?
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Saguate Sussundenga Junior
Saguate Sussundenga Junior Há coisas que só acontecem em Moçambique sabe e os que decidem onde e como fazer talvez não lhes interessa essa reflexão porque ou sobre voam o país em jactos ou helicópteros,quando fazem viagens por terra tem sempre aqueles senhores em carros com pirilampo e buzinas abusivas sem contar com aquele que fala em alto som...afasta tua viatura, nem que as correntesas do rio Ripembe te levem com a tua Pickap não lhes interessa querem e vão passar.
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Masoka Helder
Masoka Helder Só espero que quem vê-la por estas infraestruturas faça uma reflexão séria, pois a este ritmo vamos engrossar o "raking" de mortalidade por acidentes rodoviários.
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Ser - Huo
Ser - Huo Sera pelas dimensoes das estradas? Porque os autocareos sao ps maiores protagonistas em relacao aos Freightliner "abnormal"? Eu prefiro me ater nas ultrapassagens, pois, podemos ter estradas com 5m por faixa, porem, enquanto os motoristas se acharem pequenos deuses, nao vamos a lado algum. A seguranca na estrada nao comeca com a estrada, e sim, com o motorista. Anyway, trazes observacoes para serem tomadas em contam
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Juma Aiuba
Juma Aiuba Mano, Freightliners também são grandes protagonistas. A vantagem é que eles não têm passageiros. Quando acidentam morrem entre eles. Ainda na semana passada dois deles se beijaram numa ponte no troço Inchope-Chimoio. Quando os gajos se acidentam não criam muitos alaridos.
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Andre Almeida Viegas
Andre Almeida Viegas Issa é verdade esse camiões contribuem e muito para esses sinistros, basta avariar na via, prontos perigo eminente se a memória nao trai dois dos grandes acidentes que levou mais almas foi entre camiões parados versus machibombos ou carreiras. ..e de facto quando se batem entre camiões não criam alarido sim pprque porque muita das vezes so estão os motorista que as vezes saem com ligeiros arranhões.
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Andre Almeida Viegas
Andre Almeida Viegas Nossas estrada devem sim ser redimensionadas porque são extremamente finas para esses dois colossais se ultrapassarem sem deixar problemas. ..devem ser futuramente aumentadas a largura.
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Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Buracos aqui, ali, acolá e o que me preocupa ainda mais, passados 42 anos da independência continuamos construindo estradas com duas faixas (menos de 3m cada).

Vamos refletir!(...)
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Diamantino Inlitxe
Diamantino Inlitxe Irmão Juma Aiuba, o problema desses projectistas de estradas são surdos e com sérios problemas de vista, simplesmente não vêm nada e não ouvem sequer. Um carpinteiro que nunca andou de bicicleta não pode projectar uma estrada, a nossa EN1 é um exemplo grave de estrada.
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Fatima Mimbire
Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane se tivesse investido os usd2 bilioes da ematum, Man e Proindico na EN4 evitaria se muitos problemas na via.
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Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane queria dizer na EN1
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Zé Joel
Zé Joel De facto as dimensões da estrada é elemento importante. Eu sinto isso nas viagens. .cada ultrapassagem que se faz é uma proeza e fica na história de tao difícil que é.
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Domus Oikos
Domus Oikos Temos péssimas estradas. Não permite nenhuma ultrapassagem. Se encontrar um tchicorocoro na rua tas lixado.
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Miller de Namutequeliua
Miller de Namutequeliua Desculpa de gajos que gostam de pisar nos 80/hr!

Vai ver que se vos trouxerem uma estrada enorme como o lago niassa irão piorar. O mano Juma deve ter ouvido aquela máxima popular: antes tarde ao destino que cedo no cemitério.


O que tem demais andar a 60/hr Pemba -Maputo?
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Becane Sibia
Becane Sibia A essa velocidade leva-se 7 dias de Maputo a Pena. E os custos serão de 10mil meticais por viagem. Valha-nos Deus
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Miller de Namutequeliua
Miller de Namutequeliua Becane Sibia e qual será o custo da morte?
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Juma Aiuba
Juma Aiuba O código de estrada autoriza mais de 120 km/h. O problema não é a velocidade, é a estrada que não ajuda ultrapassar. Todos acidentes ocorrem nas ultrapassagens. Transporte de passageiros é um negócio. Ficar uma semana de Pemba à Maputo não compensa. O motorista que fizer isso vai perder emprego. Miller de Namutequeliua, se você fosse transportador andaria a 60 km/h?
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Miller de Namutequeliua
Miller de Namutequeliua Juma Aiuba converti em milhas agora hehehehehehe não andaria. Kkkk
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Juma Aiuba
Juma Aiuba Hehehehehe...
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Miller de Namutequeliua
Miller de Namutequeliua Em miles fica 37. Isso é velocidade que se usa quando se anda na zona onde há casas e, por conseguinte, crianças.
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Juma Aiuba
Juma Aiuba Aqui cada ultrapassagem é um filme. A ultrapassagem é feita na faixa contrária. Num Toyota Hilux você sente que abocanha toda a faixa. Uma estrada larga minimizaria a coisa.
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Para transporte público a velocidade maxima deve ser oitenta km por hora. Quem quizer chegar mais rápido tem a LAM.
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Juma Aiuba
Juma Aiuba Se você fosse transportador andaria a 80 km/h de Maputo à Pemba? Ficaria no mínimo 7 dias. E para ganhar quanto?
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Esse é um falso problema........é melhor chegar em sete dias do que morrer pelo caminho.
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Há que respeitar a vida humana.............Quantos quilometros são de Maputo a Pemba, para numa média de 80 km/hora levar sete dias?
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Hermes Sueia
Hermes Sueia É só fazer as contas correctamente............
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Juma Aiuba
Juma Aiuba O problema não é chegar ou não chegar. O problema é que você vai falir. Não é sustentável. O banco vai te pressionar. Não esquece que não temos transporte aéreo.
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Que contas está a fazer amigo Aiuba?
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Acha então que é melhor dar cabo dos autocarros para evitar a falencia? Valha-nos Deus........
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Agora compreendo porque há cada vez mais acidentes.........
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Miller de Namutequeliua
Miller de Namutequeliua Hehehe. Hermes deve ser, não Hermenêuta, mas matemático!
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Juma Aiuba
Juma Aiuba Não estou a fazer contas nenhumas. Não sei fazer isso. Você ficaria 7 dias a viajar de carro? Aguentas fazer isso? A que velocidade você anda quando vai ao job?
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Se quiser eu faço de borla um estudo de viabilidade para mostrar que é mais viável respeitar a segurança rodoviária.......
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Miller de Namutequeliua
Miller de Namutequeliua Pemba - Maputo

2,461.4 Quilómetros


Dividi-os por 80/hr

Dá 30 horas (considerando que o carro não teve paragem).

Vamos lá acrescentar PROPOSITADAMENTE 5 horas de paragem

Ficamos com 35 horas

Hehehehehe

Hermes trouxe bom ponto
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Juma Aiuba
Juma Aiuba Podes fazer, irmão. Agradeço. Não te esqueças que o código de estrada autoriza andar a 120 km/h mesmo sabendo que as estradas são estreitas.
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Juma Aiuba eu ando sempre respeitando a segurança......já conduzo há mais de trinta anos e aprendi que a segurança não se discute. Onde não dá para andar a 80 horários reduzimos para 60 ou mesmo 40,.....O objectivo nunca será chegar o mais rápido possível para não abrir falência. Que absurdo!!!!!!!
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Juma Aiuba leia bem o código de estrada........
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Miller de Namutequeliua as pessoas não fazem contas e ainda por cima estão a abordar um assunto sério, que está a enlutar Moçambique todos os dias de forma banal...........
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Juma Aiuba
Juma Aiuba O que você está a dizer eu sei também. Aprendi na escola de condução também. É fácil falar isso sentado no sofá vendo TV. Queria ver te como transportador ou motorista de chapa. Aqueles que andam de chapa nas cidades também têm 30 anos de carta, têm família e têm medo de morrer também. Mas o emprego obriga.
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Juma Aiuba eu não falo sentado no sofá.....deixa de dizer disparates.....ando semanalmente desde Tete a Quelimane, vou até Montepuez etc,etc, etc.....e faço isso há anos. Vejo que está num dia mau...........
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Faço por ano dezena de milhares de quilometros e a ver os desmandos que defende nas estradas a causar luto e dor.
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Nenhum emprego obriga as pessoas a matarem os outros.........
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Juma Aiuba
Juma Aiuba Então achas que aqueles que acidentam e morrem não andavam milhares de quilômetros? Achas que não acidentas por seres muito cuidadoso?
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Há transportadores que respeitam os seus passageiros. Sabe por acaso que existem autocarros que fazem Malawi - Johanesburg? Acha que andam a voar? Convido-o a viajar num desses autocarros e verá que a viagem é super segura e agradável......não precisa de viajar com o coração nas mãos porque há respeito e profissionalismo.
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Juma Aiuba aconselho-o a conduzir com cuidado, a fazer uma condução defensiva........o acidente pode acontecer com qualquer um de nós. O importante é fazer o máximo para evita-lo.
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Juma Aiuba
Juma Aiuba Ok. Estamos a fazer um debate redondo. Vamos ao post: Não concordas que as estradas são estreitas? Não concordas que a maior parte dos acidentes ocorrem durante as ultrapassagens?
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Não desafie o RISCO,..melhor evitá-lo,..comece já esse método, obg.

saudações por segurança rodoviária..


Carlos Sousa
Consultor, Perito & Formador no Especialidade
contacto: 82 47 94 010
Sede e registo autorizado em Maputo - Especialista em Segurança Rodoviária -------passe a publicidade. Vai ajuda-lo a respeitar a vida.
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Juma Aiuba
Juma Aiuba Tenho sido cuidadoso na medida do possível. Graças à Deus tenho tido sorte.
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Juma Aiuba
Juma Aiuba Ok. Vamos ao post então. Não concordas com o quê exactamente?
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Juma Aiuba não concordo com tudo..........aconselho-o a ler as publicações do Eng Carlos Sousa, especialista em segurança rodoviária. Eu também pensava assim, mas depois de fazer um curso de segurança rodoviária passei a ver a coisa de maneira diferente.
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Juma Aiuba
Juma Aiuba Eu tenho dois cursos de condução defensiva: 2011, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Departamento Regional da Bahia, e 2013, Vale Moçambique.

Ora, no meu post não defendo velocidades. Trago uma reflexão em torno da qualidade das nossas estradas, uma outra prespectiva do mesmo assunto. Mas se não concorda, respeito, mas foi muito bom o debate. Gostei de ouvir o teu posicionamento.
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Hermes Sueia
Hermes Sueia Juma Aiuba de acordo mano......estamos no mesmo barco. Há que melhorar o estado das rodovias, mas também há que melhorar a preparação dos nossos condutores.
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Juma Aiuba
Juma Aiuba Sem dúvida. Há gajos que tiram cartas via sms. Imagina então esses quando entram nessas estradas finas?
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Afonso Dacosta
Afonso Dacosta Este é um assunto sério que precisa ser discutido com algum cuidado. Precisamos fazer reflexões profundas. Os comentários acima me parecem muito simplistas. "Maputo-Pemba a 80km/h são 35 horas". Só mesmo na calculadora e sentado no sofá. Senhores, existem troços impossíveis de transitar até a 20km/h. As vezes uma das viaturas precisa parar e até mesmo recuar, para um cruzamento seguro. Quando a estrada está boa, é transformada em mercado. Depois temos as nossas estradas atravessando localidades. É quase impossível andar 20km sem passar por uma localidade, e aí não se anda a 80kn/h. Vamos com calma.
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Nelson Badaga
Nelson Badaga Na N1 os condutores de automóveis pesados de passageiros não podem transitar a velocidade inferior "Dentro das localidades 60Km/h. Fora das localidades 100Km/h"
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Zivanai Macocove
Zivanai Macocove Miller de Namutequeliua não se esqueça da proibição dos 60 km/h em cada 30 km da EN1, ponha 4 horas, buracos entre pambara-muxungue, inchope - mopeia, para garantir estes 80 km/h em movimento deves vunar logo que encontrar a pista. #Juma tem razão, compare com SA que tem boas estradas e largas. Acidentes de machimbombos não são frequentes porque podes andar maximo 100 km/h e mínimo 80 km/h por 6 horas sem chatices. Confiar na mudança de comportamento das pessoas para reduzir o risco de acidentes é sonhar peixe não saber nadar.
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Zivanai Macocove
Zivanai Macocove Andar de carro na EN1 ou em muitas estradas de Moz é no mínimo: seres um terrorista ou kamikaze..... é uma empreitada não fazer acidente. Que INATTER faça uma matriz de risco, as condições das estradas tem um valor muito alto.
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Juma Aiuba
Juma Aiuba A ultrapassagem é sempre pela faixa de rodagem contrária. É muito mais seguro ultrapassar na Eduardo Mondlane, 24 de Julho e 25 de Setembro do que na EN1.
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Ernesto Nhaule
Ernesto Nhaule A Frelimo é que fez a Frelimo é faz!
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Xanah Pretucha
Xanah Pretucha O problema é fazer estradas com objectivo de cada da mandato de cada dirigente canalizar taku p aumentar ou alargar + 1 ou 2 cêntimetros e terem o outro p o bolso..... Resultado dá nisto
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Manuel Chipeja
Manuel Chipeja Juma Aiuba concordo contigo, mas não deixo e nem devemos de referenciar a negligencia, a ma' condução e a irresponsabilidade de muitos motoristas. Como e' possivel um motorista de autocarrro com passageiros - com responsabilidades acrescidas - vai chocar contra um camião parado fora da estrada numa reta? Por favor....!!!!!
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Juma Aiuba
Juma Aiuba Tem razão. Mas se a estrada fosse larga talvez não chocava.
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Manuel Chipeja
Manuel Chipeja Sim...mas o camiao esta' fora dessa estrada...não há outro carro a vir no sentido contrario nem a frente dele. Foi o caso das 12 ultimas mortes. E aconteceu noutras vezes. E isso so pode ser explicado pelo excesso de velocidade e negligencia. Ou adormeceu. Nao conseguiu dominar o carro. Ponto final. E para muitos inocentes.
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Juma Aiuba
Juma Aiuba Concordo. Mas também do jeito que as nossas estradas são finas não tem como um carro estar estacionado na berma sem interferir na faixa de rodagem. Ninguém garante de facto que o outro carro estava mesmo muito longe da faixa.
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Manuel Chipeja
Manuel Chipeja As imagens mostraram o outro parado fora. E a peça jornalistica tambem refenciou.Mas concordo contigo em que tem que haver uma area de contenção 9sei la como se chama la nas Engenharias) mas meu irmao, arrisco dizer 90% dos acidentes, culpa dos motoristas
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Juma Aiuba
Juma Aiuba Concordo. Para mim, é tudo junto: motorista, viatura, Estrada, autoridades, etc. Até se calhar dívida oculta também entra na equação.
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Manuel Chipeja
Manuel Chipeja Sabes Juma Aiuba, ha um programa na National Geographic sobre acidentes aereos, chamado "Myday desastres aereos" que agora dão as 20 h. O programa retrata a maior parte dos acidentes aéreos, reconstitui as cenas - VERÍDICAS TODAS - e a investigação para o apuramento das causas. Como deves saber nao ha acidente aéreo aereo que e' encerrado sem chegar as causas - salvo raras excepções. A conclusão e' que 98% de todos acidentes aereos sao por ERRO HUMANO, DOS PILOTOS. Triste. Não queiramos nos entrar numa estatística similar com os nossos autocarros de passageiros - em particular..
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Juma Aiuba
Juma Aiuba A investigação sobre os acidentes aéreos é uma balela. Já vi esse programa algumas vezes. Há uma tendência de inocentar os fabricantes e as companhias. Há casos em que os fabricantes indemnizar as famílias via seguradora para não sujarem seus nomes. As companhias aéreas são muito protegidas. A Concord teve o azar de o seu avião ter explodido na pista enquanto tomava o balanço. Se tivesse explodido no ar iam culpar o coitado do piloto.
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Manuel Chipeja
Manuel Chipeja Hehehehehe...concordo contigo. Agora essa de divida oculta me mataste....hehehehehe.... Continuacao de bom Domingo.
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Julio Lilito Boene
Julio Lilito Boene Manuel Chipeja, há vários factores que contribuem para a ocorrência de acidentes, tais como a via, a atmosfera, a sinalização, o ambiente (que inclue os demais automobilistas, os peões, e no por fim o próprio comportamento dos automobilistas. Para este caso, percebi que a área de escape da via, como muito bem disseste, não é suficiente como acontece em vários outras zonas. A via contribui grandemente para a ocorrência de acidentes, sem descurar o erro humano (motoristas), pois alguns conduzem cansados e embriagados.
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Julio Lilito Boene
Julio Lilito Boene Plenamente de acordo. Herdámos estrada do colono e nada fizemos, depois de 42 anos de independência. Simplesmente vergonhoso e revoltante.
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Filipe Nhalungo
Filipe Nhalungo Nem temos plano para corrigir estradas estreitas deixadas pelo colono. Anualmente simulamos reabilitacoes que so servem para termos mais comissoes nos nossos bolsos.
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Juma Aiuba
Juma Aiuba Eles ficam com as comissões e nós, com as comichões.
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Ismael C. Gocaldas
Ismael C. Gocaldas Lamentável, já não digo a partir do save para a zona norte,estradas péssimas.
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Manuel Maleve
Manuel Maleve Na verdade a N1 em algumas partes é tipo picada que nos leva a Serra.

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