domingo, 5 de fevereiro de 2017

Na Hora do Adeus, Camarada Presidente


É com enorme sentimento de esperança que lhe escrevo novamente para, em primeiro lugar, felicitá-lo pela sua decisão de se reformar da presidência da República de Angola, após 38 anos de poder.
Muitos se interrogam sobre as razões que terão pesado na sua decisão. Desde especulações sobre o seu estado de saúde, a vontade pessoal, o esgotamento da sua imagem por causa dos escândalos de corrupção e incompetência do seu governo, a falência das suas políticas económico-sociais. Seja como for, a verdade é uma, camarada presidente: a decisão é acertada e deve representar um grande alívio para si, assim como para todos os angolanos de bem que aspiram à mudança e a uma nova liderança.
Mas é de esperança que devemos falar. Conto-lhe uma breve conversa que tive a caminho do aeroporto, em Joanesburgo, com o taxista zimbabweano. Falou-me do seu anúncio como algo positivo que deveria inspirar o seu presidente, Robert Mugabe, de 93 anos, a seguir o mesmo caminho. Na lista dos presidentes longevos, liderada pelo da Guiné-Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, com mais um mês no cargo do que o camarada presidente, Robert Mugabe é o terceiro. Ao optar voluntariamente pela sua saída, o camarada presidente acaba de tornar-se um exemplo entre os ditadores. É um mérito. Oxalá o sigam.
Acredito que, nos meses que lhe restam enquanto presidente, o camarada tomará algumas decisões destinadas a limpar e a arrumar um pouco o seu governo, para que o seu sucessor encontre uma casa com certa ordem.
Um dos pontos que mais tem desgastado a sua imagem e que exige atenção urgente é a partilha do poder com os seus filhos. Aproveite para criar também um ambiente de humildade e segurança no que diz respeito à sua família, tomando a decisão de demitir, também voluntariamente, os seus filhos José Filomeno do Santos da presidência do Fundo Soberano, e Isabel dos Santos da Sonangol. Isso teria um significado muito importante, prenunciando o fim do nepotismo. O seu sucessor e respectivo governo não seriam tentados a seguir as más práticas do passado, e a sociedade tornar-se-ia mais exigente na demanda pela transparência, integridade e boa conduta dos dirigentes.
Ademais, seria sem dúvida um imenso alívio para os seus filhos, que, livres desses encargos oficiais, poderiam então dedicar-se a gozar as suas fortunas. De outro modo, estarão sob maior pressão pública, porque serão vistos como a continuidade do poder do seu pai, e terão de prestar contas, independentemente da protecção que o próximo presidente lhes possa oferecer, por obediência, lealdade, respeito ou temor a si.
Não basta o seu anúncio de saída, camarada presidente, para garantir o seu estatuto pós-presidencial: pode e deve tomar medidas simbólicas demonstrativas de que está a arrumar a casa para o próximo inquilino. Valoriza-o a si e deve ser parte do seu legado.
Camarada presidente, tenho sido um crítico acérrimo do seu poder, pelas consequências que tem infligido no desvario da corrupção e na violação sistemática dos direitos humanos.
Mas o que mais ressinto, como ser humano e cidadão angolano, é o modo como o seu regime depauperou os angolanos excluídos dos privilégios ou da protecção do seu poder, negando-lhes dignidade enquanto indivíduos.
Incontáveis vezes me sinto isolado, hostilizado e humilhado por lutar pelos direitos dos meus concidadãos e por um governo que os sirva com honestidade e devoção. Sinto por vezes como se estivesse a cometer um crime. Por essa luta, alguns dos seus acólitos, como o embaixador António Luvualu de Carvalho, chegaram a apodar-me publicamente de traidor, de vende-pátria. É irónico: os que roubam e desgraçam Angola, em conluio com parceiros estrangeiros e escondem as riquezas do país no exterior, passaram a ser os grandes patriotas.
Confesso que, em determinada altura, dormia mais do que devia por exaustão e via bastante televisão como anestesia, mas nunca perdi a esperança e o norte. A sua saída oferece a melhor oportunidade histórica para afirmar a cidadania e libertar a mentalidade colectiva dos angolanos dos traumas da violência política, da humilhação dos predadores, do jugo da propaganda, da mentira, da repressão e da falsa ideia de que só a corrupção enriquece o homem. Hoje, orgulho-me de fazer a diferença.
É pelo triunfo da cidadania que continuarei a lutar, desta vez sem mais reservas e receios, porque não podemos deixar escapar esta oportunidade de contribuirmos para uma Angola em que o bem-estar do cidadão seja o foco das prioridades do novo governo. Falhámos em 1975 (independência unilateral), em 1992 (guerra pós-eleitoral) e, com a paz de 2002, vimos os recursos do país servirem para a acumulação primitiva de capital por parte dos dirigentes, familiares e parceiros de negócios. Hoje temos um Estado falido, vivemos de aparências, medos e ódios incubados.
Camarada presidente, mais uma vez, saúdo-o pela sua corajosa decisão de permitir aos angolanos um novo começo. Adeus, camarada presidente. Votos sinceros de longa vida.
Pela transformação de Angola, lutemos pela cidadania.
João Mavinga ·
Trabalha na empresa Consultor
Não desejes uma descendência numerosa e inútil, nem te alegres com filhos ímpios.
Ainda que se multipliquem, não te alegres se neles não existe o temor do SENHOR.
Não contes com eles para a vida longa, não esperes que eles durem, pois tu gemeras com luto prematuro, de repente conhecerás seu fim.
Sim, é melhor um só do que mil, e morrer sem filho do que ter filhos ímpios.
Porque por um só homem inteligente povoa-se uma cidade, porém uma tribo de impios a tornará deserta.
Meu olho já viu vários casos assim e meu ouvido ouviu alguns mais fortes ainda.
Na assembleia dos pecadores acende-se u
m fogo, na raça desobediente acende-se a Cólera.
Deus não perdoou os gigantes de outrora que se rebelaram, prevalecendo-se de suas forças.
Não poupou os concidadãos de Lo, abominou-os por causa do seu orgulho.
Não teve piedade da raça maldita :aqueles que se prevaleciam de seus pecados.
Tudo isso ele o faz para nações de coração duro, e com multidão de seus santos ele não se comove.
Assim aconteceu com os seiscentos mil soldados, que se uniram na dureza de seus corações.
Ele flagela e se compadece, fere e cura: o Senhor vela compadecendo-se e castigando.
O Senhor endureceu o coração do Faraó para que ele não o reconhecesse, a fim de tornar conhecidas suas acções sob o céu.
Sua piedade se manifesta a toda a criação, ele partilhou sua luz e sua sombra entre os homens.
Gosto · Responder · 16 · 4 h
Rita May ·
A Palavra do Senhor é sábia
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Alfredo Francisco Dembos Afd-Folei ·
Considero, o princípio da mudança. Em alguns paises com democrácia sustentável, partidos governaram 20 até mesmo, 30 anos com justiça social alternando os seus lideres, e por hoje, ou estão na oposição, ou ainda no poder, mas, sem maioria no parlamento, obrigando-os a coligações para melhor poderem governar e, assim, poderá ser em angola, subdividos entre , esquerdas, moderados, conservadores, socialistas... e assim, termos uma democrácia e mesmo, um parlamento democraticamente, sustentável. Que assim, seja!
Gosto · Responder · 1 h
Budas Bismarck La Barça ·
Na verdade reitero que foi corajosa a decisão de sua excelência de abandonar o poder. Também a forma como será sucessidido, fechou a boca de muitos da oposição que em forma de hino nacional cantaloravam, que previa-se uma sucessão dinástica. Apontavam todos a Isabel e filomeno ambos detentor de cargos chaves da nação.
Mas agora pergunto:
Porque só agora?
O que lhe motivou a sair?
Dizer que é um desejo? Negativo
Espero que não fiquem impune todas as almas que por ele foram tiradas, todas as famílias que perderam suas liberdades, a miséria que de forma cética mata milhares de angolanos em fim...
Por causa desta mal governação hoje nós jovens somos chamados de frustrados, somos descriminados, somos inclusive impossibilitados a continuar a estudar e quanto ao emprego quem não alinha ao regime, para sempre viverá com a sombra do desemprego...
Gosto · Responder · 13 · 4 h
Benito-Luzitano Capiololo ·
Eu nem tenho paciência de ler textos com mais de 3 linhas, mas quando se trata de Rafael Marques, é leitura obrigatória! ... Parabéns Cota Marques, tamo juntos nessa luta... POR ANGOLA E PELOS ANGOLANOS!
Gosto · Responder · 22 · 4 h
Gaspar Dos Santos
Á uma figura que esta a ser esquecida nesta decisão de sua excelência Sr. Presidente.: Dr. Ana Paula Dos Santos. Se análisarem bem teve grande poder de influência na tomada de decisão do Js em não concorrer. reparem que no congresso do Mpla.. ela pediu pra que deixassem o marido ir descansar e cuidar da família. Não sei aconselhada por quem mais grande coragem dessa senhora leu os sinais dos tempos. Bem haja Dr. Ana Paula Dos Santos.
Gosto · Responder · 7 · 4 h
Lucas Kimbari
Vou poder realizar o maior sonho da minha vida que é ver outro presidente de Angola seja de que partido for pouco importa, infelizmente muitos compatriotas morreram sem está realização. Agora posso fazer a actualização do meu cartão de eleitor e podem contar com o meu voto claro para a melhor proposta de governação.
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Joy Bigin ·
Segundo a revista Forbes, o presidente tomou controlo das principais empresas e indústrias do país. E quando isso foi tornado ilegal pelo parlamento angolano, José Eduardo dos Santos passou o controlo a um dos cinco filhos, Isabel dos Santos, a mulher mais rica de África, com uma fortuna avaliada em quase 3.000 milhões de euros.
O próprio terá acumulado um património de 18,5 mil milhões de euros, segundo o sul-africano Sunday World.
Gosto · Responder · 5 · 5 h
Alfredo Francisco Dembos Afd-Folei ·
Até que enfim! Agora, poderei votar de novo!É verdade, embora tenha actualizado o meu cartão eleitoral respondendo ao meu dever ,de cidadão e genuíno, era minha determinação não votar na continuação, porque como se diz, "feliz o povo cuja a nação, o poder é alternado...! Considero, o principio da mudança, ou melhor, da ,alternância. Votei em 92 e 2008, mas não em 2012...viva angola, viva a democrácia. A ascensão ou substituição Man Dudas,seria por votação interna...!
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Claudio Viriato Viriato
No meu ver o mas velho JES, tinha que manter nessa merda do poder até endereitar isso. Agora que essa merda ta tudo fudido quer bazar ne? aqui ainda vai rebentar uma guerra sivil, to la dezer.
Gosto · Responder · 4 · 4 h
Irmão Santos ·
Tenha calma claudio
Gosto · Responder · 3 h
David Cazenga ·
Esta era a pretensao do velho caduco foder tudo pra deixar problemas para o sucessor..
Gosto · Responder · 2 h
Herminio Tavarius ·
Nunca teremos saudades de si, Sua Execelencia. Puseste Angola na miseria, sem esperanca, sem norte. O seu reinado foi de morte, perseguicao, tortura, miseria, desgraca, tristeza, roubo, corrupcao. Nao trabalhei consigo e nao o conheco pessoalmente, mas foste um mau presidente. Voce separou familias, separaste os angolanos. Nao o julgo, mas foste pessimo presidente. Que Deus lhe perdoe !
Rubén Pedro ·
Não vejo novidade nesta saida, se na mesma o pobre continuara pobre, o licenciado sem emprego, a mama zungueira maltratada, o lixo e o mal atendimento nus hospitais vai continuar, quem ja é rico vai continuar, e aquele pai de 6 filhos vai continuar dezempregado, não há novidade.
Gosto · Responder · 14 · 5 h
Alfredo Palanca Palanca ·
Sr. Presidente com todo respeito e gesto de boa educação após ouvir a sua decisão sentí um grande alívio... E espero que o seu sucessor tenha consciência( colocar os interesses de Angola em 1º lugar), bom descanso.
Manuela Marrecas Fernandes
5* este texto de despedida ao Presidente Angolano. Parabéns.E que Angola siga o rumo da justiça para todos os seus filhos, que seja uma Nação livre e próspera, que dê oportunidades a todos, e divida com todos os seus ganhos, que proteja da cobiça exterior os seus bens, o seu território, a sua fauna a sua flora, que seja a Angola que todos os Angolanos merecem e amam. Felicidades ao povo Angolano e que seja de paz e grandes conquistas a nova era que se avizinha.
José António Neto Joy ·
Não se alegram com a saida do senhor presidente porque ele não é o próprio estado ele é apena o chefe dos Estados porque dependia das ordens do congresso do MPLA se sai ou não sai, Angolanos pensem bem pelo futuro.
Kuxixima Luciano Mangumbala ·
Muito sinceramente, desejo que a saída do presidente da República de Angola, leve consigo tudo de mal que está implantado em Angola e que ressurjam novos mares.
Gosto · Responder · 3 · 4 h
Antonio Jose Zk ·
esperemos que seja uma mudança objectiva e qualitativa e não uma mudança subjectiva e quantitativa, ou seja, muda-se a imagem e as obras e não mudar a imagem e permanecer as mesmas obras.
Gosto · Responder · 9 · 5 h
Valdemiro Pascoal ·
É na liderança de Eduardo dos Santos que se viu os piores escândalos de corrupção de todos os tempos onde generais, membros do MPLA e muitos tornaram-se milionários da noite pro dia delapidando o erário público e hoje como afirmaste, vivemos a vender uma falsa imagem ou de aparência, nos tornamos no estado falido.
Pedro Makokelo ·
Como apartidário, mas cidadão desse solo patrío, gostava de parabenizar o pr, pela decisão tomada, em deixar a presidencia da Republica após as eleições de 2017. Mas antes que esse dia chegue, só de opinião q o pr, realize encontros com todas as forças vivas da nação; partidários apartidários, sociedade civil, académicos... para discutirem à Angola do amanhã. É verdade q ao longo do seu mandato, teve falhas cmo humano que é, e é necessário que se esqueça tudo, p que reergamos uma nova Angola de todos e para todos.
Juntos por uma Angola melhor!!
Gosto · Responder · 1 · 2 h · Editado
Maria Celeste Rola Rola
Muito bem Rafael
E o sentir de todos nós Angolanos de bem .E dos não
bajuladores ,corruptos e oportunistas.
Bem hajas Rafael Marques o teu nome ficará na História de Angola.
Geraldo Domingos ·
Alex Mario
Esse cota Rafael é mau!
Eu tenho muito respeito e admiração. Leia até ao fim não te vais arrepender
Gosto · Responder · 9 · 5 h
Preciosa Fernandes
Deus seja louvado por essa decisão, são muitos anos de jejum e oração 🙏🏾
Gosto · Responder · 4 · 4 h
Ngola Angola ·
Assim falou o presidente Obama ninguém nasceu pra ser presidente pra toda vida bom descaso por favor 🙏 deixa angola 🇦🇴 seguir o seu caminho
Mais vale tarde do que nunca
Gosto · Responder · 5 · 5 h
Celestino Celestino Monteiro ·
Esta decisão do presidente da republica deve ser saudada, contraria os argumento de certo nacionais e internacional que diziam que pr só saia dai morto, que era preciso uma revolta popular ao estilo primavera arabe, que Deus possa lhe abençoar e abençoar Angola , que posssmos viver em democracia, paz , e liberdade e possamos transformar angola um bom pais para se viver.
Silvacland Txifuvo ·
Sentiremos saudades suas senhor presidente independentemente do trabalho feito seja bom ou mau, na verdade mostrar ser um bom líder, fizeste calar muitas bocas, obrigado senhor presidente bom descanso
Gosto · Responder · 1 · 5 h
Antonio Xavier ·
Trabalha na empresa Nancy's English School
Os seus Artigos dispensam comentários, pois que são tão claros como cristais!!!
Márcio Jose Ribeiro Ribeiro ·
quero uma politca transparente que tdos possam gosar d munidade e dignidade e liberdade de expressao que emprego e saude e salario justo para pder as familia angolanas terem uma vida melhore
Emmanuel Zakoko ·
Um bom exemplo do Sr Presidente, os acolitos cometeram muitas Crimes de todos sortes pelo nome do Presidente, do A ... Z.
Mateus Fabiao ·
C.E.O na empresa MF Investments
Rafael marques verdadeiro patritiota esse sim merece o premio Nobel bem haja humanos como senhor
Antonio Mateus Lucas ·
Seria melhor abandonar o barco na praia(2002), agora no alto mar!?(2017) será não vai afundar?
Diam's Donovan Kalu ·
Saida como não, a mudança está nas mãos do povo. JL apenas é candidata na presidência. Mas a mudança que o povo quere é ver angola dirigido com um outro partido. Calma calma em agusto teremos Unita ou Casa-CE na presidência.
Manuel Bernardo Bernardo ·
rafael marques o seu titulo de heroi lhe será dado acredito k Deus td fará a ti do melhor ao mesmo a esse povo k tanto chora,clamo na mudança de uma vida melhor e cheia de graças.oremos em nome de Deus e agradecemos a Deus por ouvir as nossas clamaçães e pela autoridade do poder k nos tem dado na hora da fé,força e coragem.assim está determinado
Gelson Neto ·
Obrigado pelos serviços prestados, mais, que Venha o próximo, e que Não fique 38 anos
Maria Celeste Rola Rola
Vai e não VoLTEs nunca mais .
Devias ter feito isso há 38 anos atras.Arreda Santanas
Jó Gonçalves Mujetes Figueiredo ·
A história julgara os atos de todos...... Adeus camarada presidente !!!!! certamente que fez muito de bom...
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Jackilson Tião Houston ·
Mesmo se João Lourenço continuar asituçao será a mesma....É como contar asa esquerda ou direita de um pássaro o plano de voo não muda...

Ele também è do MPLA o João Lourenço aqui a segurança asolucao é um novo presidente que não faça parte do MPLA...
Diôgenes Laércio ·
Camarada presidente, os que você mandou para o inferno, directa e indirectamente, estão a espera de ti. Eles dizem que daqui para frente não restam 5 anos, que se vai poder juntar a eles, vão poder ver se outra vez, e compartilharem os campartimentos das regiões mais quentes, tenebrosos, háridos, onde chovem fogo e enxofre eternamente, das profundezas do inferno, onde poderão dormir eternamente!!!
Lemped Elcano Gerxav ·
Com a saída do P.R veremos que o país não acabará mas apenas se transformará.
Jorge Flx ·
Mas uma vez!! Q a sua ambição descanse em paz
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Melita Mateus Melita Melita ·
Ele já deu conta que o mpla vai perder as eleições deste ano então ele quer deitar a culpa no João Lourenço.
Jose Joao Luemba Chico ·
Sr.R.Marques ,o tempo dira a historia,procuro formas de poder nos a vistar ,bem que ja vai muito tempo sem lhe ver ,deus esta no lado da verdade , e eu ao seu lado,recordemos os ideais do aristoteles ,morarremos em nome da verdade,ja fui na sua pagina nao deu ,paz e amor
Edson Gouveia ·
Rafael Marques the next president of Angola!

Just a dream!
Eu Sou ·
Verdade bem dita. O homem sai ficando!
Nuno Fernandes ·
Esse senhor é uma vergonha
Mantuidi Honorato
O Motor É O Mesmo, A Chaparia Que É Diferente
Roboz Touroz ·
#Cidadania palavra de ordem👆
Aninhas Paulo ·
Já vais tarde ladrão 😈😈
Eliseu Arão Lisboa ·
Que a sua alma Presidencial descanse em paz
Valdemiro Pascoal ·
Sem dúvidas que a sua carta servirá de um conselho muito valioso.
Dionísio Gonçalves ·
Bem dito e espero que esse não seja um truque de mestre!
Gosto · Responder · 1 · 4 h · Editado
H-staff Kudurista de Ouro ·
Trabalha na empresa H STAFF APRODUTORA
tudo acaba apenas em 24 hora de tal modo qui começa
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Osvaldo Sonda Activista ·
BEM HAJA CAMARADA PRESIDENTE"
Matheus Marieth Neves ·
Este Senhor Rafael Marquez.Merece ter o título de herói nacional.
Gosto · Responder · 1 · 5 h
Edilsom Madaleno
Na Hora De Bai...
Humberto da Costa
Mandou muito bem
Jose Nunes ·
CAMARRADA, ZEDU MARRADINHAS
Joaquimadaomanuel Manuel ·
Trabalha na empresa Ministério da Educação - MEC
Gostei das dicas...
Olega Martian Xtanny ·
👏👏👏👏👏👏👏
Rui Cassala ·

Sem comentários: