terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Celso Correia: o Santo

Marcelo Mosse
Maputo, Moçambique ·

O Ministro estrela de Nyusi acaba de subir uma categoria acima do comum mortal. Pela mão do Professor Cumbana (Física, UEM), ele foi considerado uma sumidade do intelecto, a figura mais audaz do elenco de Nyusi. Cumbana, um docente da UEM que tem vindo a escrever nas redes sociais contra os críticos da governação, ganhou alguma visibilidade por suas abordagens seguidistas, embora de vez em quando saia criticando Nyusi de forma camaleónica. Aquando da sua descoberta do Ministro Celso, só faltava Cumbana dizer “eureka”, como Arquimedes. Celso é idolatrado como se seu QI fosse de doutorando do MIT. Mas, como toda a idolatria, o endosso de Cumbana assenta num vazio. Não tem material empírico para sustentar suas hossanas. A história de vida de Celso não é chamada à colação. Seu artigo é uma panóplia de linguagem floreada e enrodilhada, uma declaração de amor em véspera de 14 de Fevereiro.

Mas quem tem vindo a acompanhar o percurso de Celso Correia sabe que ele não é uma certeza. Ele é ainda uma promessa. Celso está deixando a selva do empresariado, onde lhe fizeram tigre antes de tempo, para abraçar uma carreia política, para a qual foi sinalizado por Guebuza e agora abraçado por Nyusi. Seu papel na reversão de Cahora Bassa é tido nos bastidores como central para o casamento com Guebuza, donde se segue o BCI, uma aventura que está em vias de terminar: sua participação no BCI (cerca de 19%) vale entre 80 a 90 milhões de USD, e sua dívida à Caixa Geral de Depósitos e ao BPI atinge os 60 milhões de USD. A CGD e o BPI deverão ficar com as ações no BCI e, no final, ele terá a haver entre 20 a 30 milhões de USD. Não sai a perder, como muito se especulou. E, geralmente, nunca perdeu. Há anos, comprou a Cimentos de Nacala e vendeu pelo dobro à brasileira Camargo e Correia, em 2010. Na CETA também não perdeu.

Com uma incursão de relativo sucesso na política, Celso Correia não foi um empresário sem nódoas. No mesmo momento em que decide, com os irmãos, vender os ativos da Insitec onde ele tinha mais responsabilidades, ninguém fica alheio à borrada da TIM, uma televisão onde deixou um passivo de 3 milhões de USD, e que dificilmente se voltará a erguer-se. Ele acaba de vender a estação. Mas muitos na praça torcem o nariz a essa operação. Foi como quando se “libertou” da CETA em Management Buy Out (MBO) para um tridente liderado por Nelson Muianga, um antigo gestor destacado na Insitec. Mas essa é a verdade. Seus amigos dizem que ele abananou o “sonho da televisão” e que agora sonha com política e, mais tarde, quando esta aventura terminar, voltar a estudar para ser professor universitário.

No mundo dos negócios apontam-lhe responsabilidades na idealização da linha de Moatize (a tal linha da Vale) e do terminal de Carvão de Nacala, que ele “engendrou” quando assumiu o controlo do Corredor de Desenvolvimento do Norte, em 2009. Uma pesquisa minuciosa lhe aponta esses feitos. Mas sua ventura visionária nos negócios morreu em solo pátrio. A Insitec era uma hipótese de uma nova geração de empreendedorismo que suplantaria as fronteiras do burgo. Hoje, no entanto, ela está despedaçada.

Celso preferiu a política. Há quem alega que era para escapar de frustrações nos negócios. Ninguém aponta quais. Investiu na campanha de Nyusi, arregaçando mangas e soltando a bolsa. E quando todos vaticinavam que seria um logro num Ministério exigente, Celso está se revelando uma peça do baralho a não descartar. Mas isso não decorre de ele ser um tal suprassumo do intelecto no Governo. Isso decorre de ele ter compreendido um coisa básica: rodear-se de gente competente mas crítica, coisa que muitos dos seus pares não conseguem.

O Mitader tornou-se no Ministério mais realizador e mais alinhado com as demandas da sociedade civil, fazendo coisas que mais impacto têm na vida dos moçambicanos: dar posse de terra às comunidades, combater a caça furtiva, refrear a exportação de madeira, levar mais bancos para os distritos (coisa que eu apelidei de “feira das vaidades” porque não acreditava nisso – mas está a acontecer), dinamizar as áreas de conservações, e o plano especial de ordenamento do Vale do Zambeze. Como político, Celso parece uma grande promessa. Ainda não é uma certeza mas tem o instinto necessário para vingar. Porque faz as coisas acontecerem.


Comentários


Eduardo Sigaúque Celso é idolatrado como se seu QI fosse de doutorando do MIT......
Gosto · Responder · 7 · 8 h


Anselmo Manhique Manhique " Isso decorre de ele ter compreendido um coisa básica: rodeiar-se de gente competente mas crítica, coisa que muitos dos seus pares não conseguem." hehehe, visiorio caro Marcelo Mosse.
Gosto · Responder · 7 · 8 h


El Patriota Que a sorte o acompanhe!
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Spirou Maltese Texto maduro. Like it.
Ainda bem que o Ministro teve a sensatez de chamar gente de reconhecido mérito ora perto de si, dispensamos os nomes! Bem haja.
Gosto · Responder · 4 · 7 h


Jaime Cumbana Marcelo Mosse, Marcelo Mosse.....
Gosto · Responder · 1 · 7 h


Alzira Magalhaes No mundo de cegos,quem tem um olho é rei.
Gosto · Responder · 1 · 6 h · Editado


Imtiaz Vala Ainda estou a espera de ver o modelo Desenvolvimento Rural na perspectiva endogena,holistica,sustentavel!Potencialidades e caracteristicas fisicas,geograficas para termos um modelo de desenvolvimento rural Mocambique possui!
Gosto · Responder · 5 · 6 h · Editado


Manuel Jossefa Não sei se conseguimos ter um modelo de DR! O DR pressupõe questões transversais que só o MITADER não pode atender na minha opinião. Claro, pode actuar como precursor mas seguramente precisará enxergar fora das paredes e isso, não tem sido uma tarefa simples. Também acredito que os aspectos social, económico, ambiental e até cultural, andam de mãos dadas quando se trate de sustentabilidade.



Macvildo Pedro Bonde Aguardemos pela certeza. De promessas ja estamos cansados.
Gosto · Responder · 5 h


Sergio Baloi Sergio Hahaha ainda si preocupam com Julião João Cumbane?
Gosto · Responder · 5 h


Carlos E. Nazareth Ribeiro Marcelo Mosse, este seu artigo contém tudo o que precisamos e apreciamos: as verdades de cada fase da vida e as tendências que daí se seguem. E convém não esquecer que o percurso que o MM retrata só é mediático porque Moçambique é uma Aldeia, em todo o Mundo evoluído os Empreendedores e os Políticos e os Técnicos percorrem os mesmos caminhos e apenas se tornam conhecidos, mediatizados quando fazem BORRADA...
Gosto · Responder · 2 · 5 h


Helder Condjo Aqui eu concordo consigo MM. e digo mais, esta é a vantagem de ter dirigentes jovens e comprometidos.
Gosto · Responder · 5 h


Custódio João Sabonete Só espero que não lhe "puxem o tapete".
Excelente leitura, MM.
Gosto · Responder · 4 h


Anselmo Titos Cachuada Bravo MM!
Gosto · Responder · 4 h


Initovitch Gulupov Marcelo Mosse eu sempre disse que lugar do #JJC é na sala de aulas, ensinando fisica (nuclear??). Nao sei como foi parar na "governacao", "economia".
Gosto · Responder · 1 · 2 h


Manuel Jossefa "Faz as coisas acontecerem" - Penso estar aqui o mérito, pois nunca se espera que um líder saiba fazer tudo. Pelo contrário, consiga aglutinar gente competente e saiba fazer emergir a lucidez, e ponderando até as acções de seus detractores.


Homer Wolf
 a ler um jornal "iluminado".
20 h · 
O MERCADO DO... “ESTRELA”
O povo moçambicano (unido do Rovuma ao Maputo, e do Zumbo ao Índico) vai finalmente sair das trevas. Da ignorância, do obscurantismo e, quiçá, do senso comum. Dos constantes “desenganos” a que é sistemicamente induzido por tabloides privados, sem pejo nem escrúpulos. 
Enfim, abram alas, porque chegou… a era da luz!
ESTRELA (vermelha?), é como se chama o novíssimo semanário cujo diferencial – de acordo com o editorial – é “ser a luz que ajuda os leitores a saberem o que se passa, de facto, no país e no resto do mundo, bem como as razões pelas quais as coisas assim acontecem”…
Que inovador!!!
O Director do jornal é nem mais nem menos que Gustavo Mavie, responsável, aliás, por “maviar” – ops, assinar – praticamente todos os artigos contidos nas 32 páginas, vendidas pela módica quantia de 40 Mt.
Pudera... É que além dele, os efectivos são apenas um Chefe de Redacção e um repórter.
Mas atenção, que há dois colunistas de peso: o Profe Julião João Cumbane e Filimão Suazi.
A primeira edição do Estrela saiu à rua com a data de 3 de fevereiro, e – aparentemente pouco se lixando para a crise – leva o pomposo número 0001… Ou seja, pelo menos 1000 edições, garantidamente serão lançadas…
 A dúvida agora é: para lá das cercanias da Pereira do Lago, haverá mercado para o Estrela?...eh eh eh
A sonolência da PGR em tempos de corrupção
Moçambique voltou a reforçar sua fama internacional dum país de corrupção e pobreza. Os resultados do Índice de Percepção sobre Corrupção (IPC), desta vez, não nos causaram pasmo como era suposto. Há muito tempo que a doença que empobrece os moçambicanos é do conhecimento público – a corrupção. As evidências convivem conosco. Estão à nossa volta. Basta sair para estrada afora para ver um polícia de trânsito absolvendo o motorista dos seus crimes por meio de suborno. O professor que recebe dinheiro para passar seu aluno. O paciente que paga um funcionário do hospital para furar a fila. O funcionário público corrompido para acelerar a tramitação dos documentos dum cidadão em detrimento dos outros. O político que se serve do seu posto público para roubar do Estado. Nos tempos que correm, somos, por excelência, o reflexo do dito jocoso e ultrajante do nosso povo que é “o cabrito come onde está amarrado”. 
Todavia, este modo de vida imoral não é aquele previsto pela Constituição República. Por essa razão, temos o Ministério Público e a Procuradoria Geral da República (PGR) para vigiar-nos, repreender e disciplinar. Mas, contra todas as expectativas constitucionais, continuamos indisciplinados, impunidos e à solta com os nossos crimes. O actual estado de degeneração do nosso país constitui uma derrota absoluta aos órgãos públicos de justiça. A participação da PGR no provimento da justiça é definitivamente mísera. Quem quiser buscar as evidências, para além daquelas que a crise econômica moçambicana sem culpados nos apresenta, poderá aceder à própria página da PGR em que a informação é tão pobre quanto antiga que nos obriga a suspeitar que este órgão deve estar em estado de sonolência. O último boletim informativo da PGR data em 2014, no qual, simplesmente se fala de um acervo de empossamento de novos quadros do Ministério Público, em destaque a nomeação da Beatriz Buchili como procuradora-geral da República. O último informe anual da PGR é também de 2014, marcado por 876 processos tramitados, dos quais, apenas 138 foram julgados, o que constitui 15.8% do trabalho terminado. Não temos nada que nos informe com profundidade dos anos 2015-2016, tempo efervescente da corrupção. 
As suspeitas fundadas do Centro de Integridade Pública (CIP) sobre a inércia camuflada da PGR são dignas de ser levadas em consideração. Vários foram os casos de corrupção envolvendo figuras públicas como Presidente da República, Ministros e empresários que acabaram nas gavetas de esquecimento do Ministério Público. Vou citar alguns casos de corrupção mal resolvidos para que vejam o sonambulismo da nossa PGR. O caso ENI (Ente Nazionale Idrocarbur – uma empresa italiana que explora petróleo na bacia de Rovuma) que envolve o antigo presidente da República, Armando Emílio Guebuza, não teve nenhuma conclusão, ficou adormecido na fase de averiguação (processo de averiguação no03/PGR/2015).
Um dos casos preocupantes de tráfico de madeira que envolveu José Pacheco, actual Ministro de Agricultura, e Tomás Mandlate, deputado da Assembleia, não teve nenhum avanço significativo, terminou arquivado. E o caso de Mohamed Bachir Suleman, empresário moçambicano acusado de tráfico de drogas pelo Tesouro Americano, teve um final precoce com a PGR alegando ter somente indícios de natureza fiscal e aduaneira, sem perceber que já eram provas suficientes para levar-se uma profunda investigação. Eis o trabalho defeituoso da majestosa instituição pública de Justiça.
Outro maior problema bem observado pelo CIP é o facto do Ministério Público não ser proactivo, isto é, todos os casos de corrupção que mexeram com a soberania do país, o MP sempre foi o terceiro a ter o conhecimento deles, através dos meios de comunicação social e órgãos de investigação internacionais. O novo caso de maior escândalo de corrupção “as dívidas ocultas”, cuja revelação veio do exterior, é o espelho nítido da sonolência em que o Ministério Público e a PGR se encontram. Pelos vistos, os moçambicanos não deviam esperar justiça sobre o caso “dívidas ocultas” deste órgão fracassado, cujo maior mal é ter um representante que é designado diretamente pelo Presidente da República. Deste modo, jura lealdade ao governo, primeiro, e, só depois, vira-se para a bandeira nacional.
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Homer Wolf
Homer Wolf Apresentando o "bebé"...
Gosto · 7 · 20 h
Linda Fernando
Linda Fernando Trabalham em conluio com AMETRAMO? Não só sabem o que acontece como tambem sabem porque acontece. Finalmente saberemos onde foi parar o nosso dinheiro
Gosto · 12 · 20 h
Maria João Marques
Maria João Marques :-D :-D (.... ) é uma série de factos e simbolismo que são inerentes às estrelas que cintilam no firmamento . (... ) a intenção de fazer uma luz que ajude os nossos leitores a saber o que se passa no nosso País e no resto do Mundo ( ..... ) . E mais , para que o nosso ESTRELA seja parte desta poderosa Luz que deve iluminar os moçambicanos . ( .... ) tão lindo !! (nem me atrevo a dizer o que vai pela minha cabeça) :-)
Gosto · 8 · 20 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese Bwakakakakakak Linda killaste akakakaakl
Gosto · 20 h
Dilermando Quive
Dilermando Quive Linda Fernando😂😀😅😄😅😀😂
"me sentindo amassado pela quantidade de socos de risos que estou a dar". Q
😂😀😅😅😀😄😃😉
Gosto · 1 · 19 h
Homer Wolf
Homer Wolf Tens razão Linda... E para quem andou tempos a fio a defender que as d+ividas ocultas náo passavam de "invenções" dos apóstulos da desgraça, movidos pela mão externa, olha aí...
Gosto · 3 · 20 h
Linda Fernando
Linda Fernando O estomago é nosso pior inimigo.
Gosto · 1 · 20 h
Homer Wolf
Homer Wolf Por um lado é estranho que o Gustavo tenha deixado passar este texto assim como está.. Mas por outro, é uma prova de que mesmo no seio da nomeaclatura há "interesses contrários"...
Gosto · 20 h
Mahamad Hanif Mussa
Mahamad Hanif Mussa Homer Wolf, são ensaios de estratégias para inculpar culpados e botar bodes nas celas...
Gosto · 1 · 19 h
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Hehehehe, neste mundo há especialistas em remar contra a maré... Só a capa faz recordar a era dos bolcheviques e o nome, então não digo... dá para dizer a paranóia com dinheiro não tem limites
Gosto · 3 · 20 h
Homer Wolf
Homer Wolf Só faltava a foice, o martelo e a AKM...
Gosto · 3 · 20 h · Editado
Linda Fernando
Linda Fernando Aquele lugar deixado vago pelo MC Rogerio precisava de uma Luz. Hehehehhehehe
Gosto · 1 · 20 h
Homer Wolf
Homer Wolf eh eh eh
Gosto · 20 h
Inacio Ernesto Mazive
Inacio Ernesto Mazive Então o Gustavo Mavie já tem outra maneira de pensar. Que bom. A muita tempo bastasse anunciarem que o convidado para analisar o tema era o Gustavo Mavie, para o bem da saúde desligava o rádio/tv.
Gosto · 3 · 20 h
Linda Fernando
Linda Fernando Só faltou o Txio Dick na lista de Colunistas
Gosto · 4 · 20 h
Homer Wolf
Homer Wolf E Jah Yahwah Matavele... eh eh eh
Gosto · 2 · 20 h
Elton Dagraca
Elton Dagraca kkkkkk o cunhado ou por outra tio Dick ,ainda nao rescindiu o contrato com a Radio Indico.
Gosto · 1 h
Jr Chauque
Jr Chauque Uma imprensa tão patriota.......Eh a razão deste jornal como dizem no editorial.......Que haja sapos só podia ser o Mavie mesmo hahahahaj
Gosto · 2 · 18 h · Editado
Juma Aiuba
Juma Aiuba Hehehehehe... Estrela. E eu que pensava que não havia mais dinheiro para o G40.
Gosto · 11 · 20 h
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Enganava-se...
Gosto · 1 · 20 h
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Ja estamos acostumados com isto. Estaos quase na pre-campanha. Logo que as eleicoes acabarem, esses jornais vao desaparecer. Guarde este post
Gosto · 8 · 20 h
Homer Wolf
Homer Wolf Tipo aquele outro que tinha sido fundado pelo falecido Samito Nuvunga (RIP)...
Gosto · 1 · 20 h
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Consta que veio disputar lugar com o Savana!
Gosto · 1 · 19 h
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Uma coisa é disputar lugar com o SAVANA e a outra é combater o CANALMOZ...e mais, fortificar NOTÍCIAS e DOMINGO.
Gosto · 1 · 19 h · Editado
Juma Aiuba
Juma Aiuba Hoje em dia já não há isso. Não se disputa nem se combate ninguém. Já abrimos olhos.
Gosto · 2 · 19 h
Homer Wolf
Homer Wolf Mas tudo por falta de "interesse político"...
Gosto · 19 h
Olegàrio Samuel Muando
Olegàrio Samuel Muando Mais uma publicaçao guêquarentizada...
Gosto · 18 h
Observador da Justiça
Observador da Justiça Pensou errado, até 7BI ainda ta rolar ns distritos p os camaradas...pq quem ñ é...problema é dele...
Gosto · 17 h
Jr Chauque
Jr Chauque E o primeiro exemplar já DIZ TUDO que jornal é esse
Gosto · 1 · 20 h
Camilo da Silva
Camilo da Silva Só viver para ver
Gosto · 2 · 20 h
Jr Chauque
Jr Chauque Eu não vejo diferença com o jornal notícias, domingo todos parecem ser cópia do jornal da Coreia de Norte...
Gosto · 3 · 20 h
Adelino Branquinho
Adelino Branquinho Estrela `e como se chama o jornal, o director assina todos os artigos, isto parece mais, a historia dos tres magos... kkkkkkkkkkk xissa! nao se cria nada decente neste Pais?
Gosto · 8 · 20 h
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo E assim... Combatendo o CanalMoz?
Gosto · 1 · 20 h
Homer Wolf
Homer Wolf Ntsém!...
Gosto · 20 h
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Eles trabalham com a máxima "Negação da negação".... espere para ver; haverá poeira aqui uns dizer sol e outros a dizer escuridão.
Gosto · 1 · 20 h
Homer Wolf
Homer Wolf Epa epa, não coloque o Sol do Índico nesse barulho deles... eh eh eh
Gosto · 1 · 20 h
Clovis Macave
Clovis Macave Agora tudo se encaixa, AIM de joelhos e a estrela se erguedo...Mocambique eh interessante.
Gosto · 1 · 20 h
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Clovis, Clovis aqui no moz nada se perde... Tudo se transforma (isso é na fisica). Achas que 1$ não dá para um bom empreendimento?
Gosto · 2 · 20 h
Clovis Macave
Clovis Macave hehehehe Bouene Boaventura...mas desejo longa vida a estrela.
Gosto · 20 h · Editado
Benjamim Muaprato
Benjamim Muaprato Que se cuide o Canal!!!!
Gosto · 2 · 20 h
Jr Chauque
Jr Chauque Este nem chegará aos calcanhares do canal ......Isso não há dúvidas
Gosto · 20 h
Homer Wolf
Homer Wolf Vamos aguardar com serenidade...
Gosto · 1 · 20 h
Jr Chauque
Jr Chauque Há diferença entre propaganda política e informação.
Gosto · 20 h
Benjamim Muaprato
Benjamim Muaprato Isso será tipico Benfica - Sporting. To ansioso
Gosto · 1 · 20 h
Ernesto Nhaule
Ernesto Nhaule Nao para minha elite...
Gosto · 20 h
El Patriota
El Patriota Só posso depender da boa vontade dos outros pra ler. Não há dinheiro para adquiri-lo. Crise
Gosto · 3 · 20 h
Homer Wolf
Homer Wolf Não te preocupes que (pelo menos hoje) dão a vale...

PS: estou a falar a sério, o ardina (que por acaso me conhece) disse-me para levar e pagar quando puder,,, Acredito que haverá muitas sobras desta primeira edição
Gosto · 2 · 20 h · Editado
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Eles não tinham como distribuir gratuitamente da 1ª até a 5ª edição? Aí diria que se trata da verdadeira "Estrela de Oriente".
Gosto · 1 · 20 h
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo hahaha mal habituado com a generosidade do oriente1
Gosto · 1 · 20 h
Paulo Sergio Tricamegy
Paulo Sergio Tricamegy Podem pedir à participação como cronista ao Trumpelho!
Gosto · 1 · 20 h
Jr Chauque
Jr Chauque Hahahaahahajja
Gosto · 20 h
Paulo Sergio Tricamegy
Paulo Sergio Tricamegy Lobo, posso pedir um favor?! Que me envies os artigos mais estrondosos !
Mas se posso dar um conselho , eu se pudesse fazia a colecção desse paper pois servirá um dia para uma matéria qualquer de estudo numa dessas universidades que analisará o facto como uma experiência Socio -africana, com tanto ilustre escrivão !
Gosto · 2 · 20 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese Tem sede aonde? Heeheheheh
Gosto · 4 · 20 h
Homer Wolf
Homer Wolf Sede é naqueles armazens (Lusavouga???) próximo da CMC do Fomento na N4,
Gosto · 19 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese Fica a segunda curiosidade : a quem pertence essa VIP GRÁFICA? EHEHEHEHEHEHSHHHH
Gosto · 19 h
Homer Wolf
Homer Wolf A mim é que não!... eh eh eh
Gosto · 3 · 19 h
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Existe? heheheeh So ha duas graficas aqui: Noticias, S-Graphics (acho que esta eh da Soico)
Gosto · 1 · 19 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese Ohhh está aí o nome da empresa. E faz quase tudo. Eheheh desconfio que seja deles mesmo.
Gosto · 1 · 19 h
Homer Wolf
Homer Wolf Existem várias outras gráficas Dias Machalela... As maiores rotativas é que realmente sáo essas duas
Gosto · 19 h
Homer Wolf
Homer Wolf Assim de cabeça lembro do Cegraf, Sidat, Matola Gráfica, Charas, e mais algumas outras gráficas...
Gosto · 1 · 19 h · Editado
Star Neves
Star Neves Eish.... vou mudar de nome. Buene Boaventura Paulo, por favor trate me por Neves.
Gosto · 1 · 20 h
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo kakakaka. hehehehe. não aguentei, com que então o Mavie inspirou - se em nossa estrelinha! !!!!! kakakaka ui ui
Gosto · 1 · 19 h
Star Neves
Star Neves Esse Mavie pa tirou me do sério. Ntlha
Gosto · 18 h
Magus Da Siderurgia
Magus Da Siderurgia Homer, o próprio Gustavo Mavie na TV/// agora mesmo.
Gosto · 1 · 19 h
Homer Wolf
Homer Wolf "Não mandar ninguem acender o fogo", ditado africano... eh eh eh
Gosto · 19 h
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Estou a ve-lo! Diz que "o PR passa noites sem dormir".
Gosto · 2 · 19 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese Kkkkkk passa aonde então?
Gosto · 1 · 19 h
Homer Wolf
Homer Wolf A negociar a paz... eh eh eg
Gosto · 1 · 19 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese Telefone vc atende na cama
Gosto · 2 · 19 h
Homer Wolf
Homer Wolf eh eh eh... Rafael é que explicou mal. 
Ele náo estava a falar DESTE presidente... Julgo que estava a falar do PR da altura dos Acordos de Roma, que ele cobriu...
Gosto · 1 · 19 h
Rafael Ricardo Dias Machalela
Gosto · 19 h
Homer Wolf
Homer Wolf Yuh... então eu é que não entendi
Gosto · 19 h
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Mavie esta em contramao com o CANAL. O CANALHA mostra ele na cama, e a esposa perguntando onde ele vai quando acorda, se todos dizem que nao ha presidente.
Gosto · 1 · 19 h
Ismael Chutumia
Ismael Chutumia não era melhor terem baptizado de "G40 News" ou algo do género?
Gosto · 6 · 19 h
Sura Rebelo
Sura Rebelo Eu so leio a boa estrela
Gosto · 3 · 19 h
Homer Wolf
Homer Wolf Quando o Profe começar a publicar aqueles "lençois" dele, vão ter de aumentar o numero de páginas do Estrela... eh eh eh
Gosto · 7 · 19 h
Donaldo Chongo
Donaldo Chongo Kakakakakakakaka Homer Wolf
Gosto · 19 h
Antonio Pereira
Antonio Pereira Hehehe.
Gosto · 15 h
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Hehehehehehehehehe, é para rir ou chorar? Granda empreendedorismo do estrela.
Gosto · 1 · 19 h · Editado
Maria João Marques
Maria João Marques Que as estrelas iluminem lá os directores e coloquem limites para o numero de caracteres :-D :-D
Gosto · 3 · 19 h
Mondlane Calane Dzovo Kito
Mondlane Calane Dzovo Kito Estrela? Maivavooouuu, em qual das esquinas do mercado Estrela posso apanhar esse maviar?? É que tenho ca a minha mente avariada e quero ver se o gajo consegue concerta-la .
Gosto · 1 · 19 h
Cal Barroso
Cal Barroso "Maviar ..." estarei a rir mesmo depois de ir parar naquele tribunal do Distrito celestial número 6114.
Gosto · 3 · 19 h
Augusto De Almeida
Augusto De Almeida Contra-informação...! Vou pagar 40 meticais para ser "formatado"...
Gosto · 7 · 19 h
Nelo Cuna
Nelo Cuna Que seja realmente uma saida dekelas triunfantes. Pk eishhh....
Gosto · 19 h
Dércio Tsandzana
Dércio Tsandzana "Jornal" de combate esse.
Gosto · 6 · 18 h
Paulo Gundana
Gosto · 1 · 17 h
Ariel Sonto
Ariel Sonto Nos 40 compravas batata-doce de 30, e ficavas com 10 de lenha...
Gosto · 5 · 16 h
Homer Wolf
Homer Wolf E achas mesmo k eu comprei?...eh eh eh
Gosto · 16 h
Ariel Sonto
Ariel Sonto Oferta?
Gosto · 16 h
Homer Wolf
Homer Wolf Promoção... Tipo "Folha Universal"...eh eh eh
Gosto · 16 h · Editado
Ariel Sonto
Ariel Sonto Terias levado pra um gajo também...
Gosto · 16 h
Homer Wolf
Homer Wolf Semana que vem levo 2.... Kkkkkk
Gosto · 15 h · Editado
Ariel Sonto
Ariel Sonto Ok... mas o mano Jah não faz parte dos (quinta-)colunistas? Deve ir lá...Nhanisse!
Gosto · 1 · 15 h · Editado
Homer Wolf
Homer Wolf Vendo bem, este jornal so podia custar (G) 40 meticais...
Gosto · 7 · 16 h
Cidadão Comum
Cidadão Comum Hahahahahahahahaha...
Gosto · 15 h
Antonio Pereira
Antonio Pereira Gostei da apresentação do novo jornal. Parece-me bom para embrulhar fruta.
Gosto · 6 · 15 h
Maria João Marques
Maria João Marques 😂😂😂😂Ou para pôr no caixote do gato 😂😂😂
Gosto · 2 · 15 h
Antonio Pereira
Antonio Pereira Também... LOL
Gosto · 1 · 15 h
Constantino Joao
Constantino Joao Não há nada que seja tão ruim a ponto de não servir para nada. Espero que seja bom para acender fogão a carvão.
Gosto · 1 · 10 h
Muchuquetane Guenjere
Muchuquetane Guenjere KKKKKKKK, voces me cansaram juro: Embrulhar frutas, pôr no caixote do gato e acender fogão a carvão. KKKKK.
Gosto · 1 · 5 h
M-du Dulomite
M-du Dulomite Eu vou comprar o jornal apenas para usar no toilet.
Gosto · 1 · 15 h
Carlos Santana Afonso
Carlos Santana Afonso Não posso fazer juízos de valor sem antes ler. Mas parece que as opiniões CONVERGEM! Mas p ti caro Dulomite....cuidado com o uso que queres dar ao jornal....ainda cegas o c.!
Gosto · 1 · 1 h
M-du Dulomite
M-du Dulomite Ok sr #CARLOS, vou extender a utilidade do jornal ao comprar. Alem de usá-lo no toilet, hei de ler anúncios de emprego.
Gosto · 1 h
Poeta Levianno
Poeta Levianno pela linha editorial este é o primeiro mercado do estrela vermelha em que nas bancas nao constará nenhum produto roubado hehehehehe
Gosto · 1 · 15 h
Francey Zeúte
Francey Zeúte Já me basta o desafio que foi ao bolso sem dó nem piedade. Foram 45 pratas.
Gosto · 1 · 14 h
Jose Chirruco
Jose Chirruco Estrela do Mavie? Para Maviar como faz nas tvs e rádios. Isso não vai longe. A não ser que tenha apoio incondicional. Kkkk
Gosto · 1 · 9 h
Faizal Jamal
Faizal Jamal Espero que não seja de compra obrigatório para instituições do estado...
Gosto · 1 · 9 h
Poeta Levianno
Poeta Levianno kkkkkkkkķkkkkkkkkkkkkkk
Gosto · 9 h
Mindo Da Villa
Mindo Da Villa HAHAHA enquanto o Savana tem como Estrela principal o Nini Satar para puder sobreviver "chateiam aquele gajo Heinmm!" agora este grupo de "Maviadores' não sei a quem escolheram.... Hanmnnnn OK a primeira edição deixou claro na Capa
Gosto · 1 · 3 h · Editado
Zulficar Mahomed
Zulficar Mahomed Confundindo Estrela com OVJI.
Essa miscelânea de "tiros" para dentro quando o algo são os incautos, soa a obvio: Detergente Cerebral
Gosto · 1 · 7 h
Ivan Maússe
Ivan Maússe Kkkkkkk
Gosto · 6 h
Bitone Viage
Bitone Viage Hehehehehehehjehehejee
Gosto · 6 h
Dinis Chembene
Dinis Chembene Para competir com numero de jornais (muitos dos quais inuteis) so mesmo o nemero de partidos politicos ( muitos dos quais inuteis igualmente).
Gosto · 6 h
Donganyane Flores
Gosto · 5 h
Gaspar Chirinda
Gaspar Chirinda Devia ser gratuíto
Gosto · 5 h
Ivan Maússe
Ivan Maússe Bitone Viage ha-de passar a assinar artigos de opinião aqui no Estrela. Linha editorial de Mavie e Bitone é a mesma, afinal, não é atoa que num passado recente foram colegas do painel na RM.

Bem-haja, quadros.
Gosto · 2 · 3 h
Bitone Viage
Bitone Viage Kakakaaakakaka vamos juntos.
Gosto · 3 h
Homer Wolf
Homer Wolf "Avião sem asa, fogueira sem brasa..."
Gosto · 3 h
Homer Wolf
Homer Wolf Bitone, que belo amigo te saiu na rifa!... 
Toca a bombar-te, pelas costas,,, eh eh eh
Gosto · 3 h
Bitone Viage
Bitone Viage Amizade é isto, no fundo ele chora quando viajo sozinho kkkkkkkkkkk
Gosto · 3 h
Bitone Viage
Bitone Viage "A nossa missão é informar com rigor, educar e debater."
Gosto · 3 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese ...quase entendi ''...abater...'' srsrsrsrsrrs
Gosto · 1 h
Felix Junior
Felix Junior Certeza que as pessoas vão comprar na primeira vez que verem o jornal! Agora depois de saberem que o Director editorial é o sr Mavie, aí duvido
Gosto · 2 h
Pietrine Million
Pietrine Million Filimao Suazi....e musico tb e funcionario no CMM.....fez direito como vc Spirou Maltese....ehehehehhehehe
Gosto · 1 · 1 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese conheço ele desde a faculdade,,,, amigo de longa data apesar dos posicionamentos que agora mostra no cenario politico.
Gosto · 1 · 1 h
Pietrine Million
Pietrine Million Spirou Maltese maningue...ehehehehhehehhehe.....nao tem como, caso ainda queira cantar e ser ouvido.....gracas aos posicionamento hj faz parte de jornal ESTRELA.....kakakakakakakak yuwi....falta vc...kdo abres teu jornal?
Gosto · 1 h
Pietrine Million
Pietrine Million quanto ao jornal vi por acaso, e nem me interessou sabe......o nome e estranho.
Gosto · 1 h · Editado
Melody Obc
Melody Obc Kkkkkkkkkk obrigado pela informação. Perguntei num grupo de whatssup de gente que se diz informada e ninguém respondeu. Hehehehehege É O FIM DA DESINFORMAÇÃO! :D

Sem comentários: