quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Tragédias como a de Caphiridzange vão acontecer sempre

Só uma pequena NOTA:
Não vamos nos iludir irmãos. Tragédias como a de Caphiridzange vão acontecer sempre, enquanto continuarmos a ser apenas competentes para fabricar pobres.
Fabricamos pobres quando em pleno século XXI criamos uma guerra sem necessidade, criamos dividas ocultas, para comprar armas e não para abrir machambas e construir fábricas, que geram emprego, distribuímos 7 milhões aos distritos para promover exclusão e comprar mentes para o nosso partido.
Foi a pobreza fabricada que matou e feriu aqueles moçambicanos. Foi a ganância, a corrupção, que rouba o emprego, a educação e até a comida dos milhões excluídos do grande banquete de Maputo. Não há moral que resiste quando a fome aperta, meus senhores.
Bom, até porque é bonito mandar para lá uma equipa multi-sectorial, para apurar as causas e bla blá bla. Fica bem na fotografia, mas não passa de uma medida paliativa, que como sempre, não resolve o problema. Estou com pena daquela comunidade. Quem me dera se tivessem conseguido tirar o combustível para vender, pelo menos teriam comida para uma semana!
“Dai-lhes Senhor o Eterno Descanso. entre os Esplendores da Luz Perpétua. Descansem em Paz. 
Amém.”
Estamos juntos Caphiridzange!
    Estou a pensar naquele estudante da escola primária de KAPHIRIDZANJA, que hoje contava encontrar os colegas e preparar-se para os exames; naquela mãe-espera, que hoje tinha uma consulta pré-natal; naquele pai que acabava de resolver um problema para a sua família. Estou a pensar naquele jovem cemerciante com planos de hoje poder chegar a Moatize para reabastecer a sua “banca”.
    Estou a pensar nos sonhos encurtados e no sofrimento semeado ontem em Kaphiridzanja, Tete. Dias tenebrosos seguirão para os que escaparam à morte certa, acamados, em busca da recuperação. Faltarão mãos para seputltar os finados. E ninguém poderá conter a revolta dos enlutados.
    Que o ânimo dos profissionais da saúde seja redobrado e que o pessimismo dos tempos seja vencido pela audácia da esperança, para que nenhuma vida adicional se perca por motivos evitáveis. O povo sabe reconhecer o vosso esforço.
    E que os prevaricadores deste hediondo crime sejam perseguidos e achados, não para devolverem as vidas perdidas porque impossível, mas para que realizem o resto da actividade que lhes resta: cumprir zelosamente a pena de prisão, após serem devidamente julgados e condenados.
    A morte é a única certeza para um ser vivo. Revolta-me quando ela é encurtada por actos irresponsáveis e egocêntricos. Mas infelizmente, chegado a ela, apenas mais uma actividade nos resta realizar: conformar-nos com ela.
    À TODOS, sobrevivos, que deste incidente saiam lições de vida capazes de nos tornar cada vez mais sábios ao ponto de evitarmos futuras tragédias. A cada um e de acordo com a sua responsabilidade, o meu abraço fraterno.

    GostoMostrar mais reações
Eusébio A. P. Gwembe E se os prevaricadores forem as vítimas? Quem terá coragem de os perseguir no hospital e no cemitério?
Claudio Lombene
Claudio Lombene Acho que neste momento os o assunto prevaricadores fica para o fim.
Gosto · 2 · 5 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Pelo que me consta, o incêndio foi provocado mas falta determinar entre duas versões: uns afirmam que foi o motorista que desviou o camião para vender o combustível aos comerciantes ambulantes. Outros afirmam que se tratou de vandalizacao do camião que estava avariado. Ambas as versões apontam para ladrões de combustível. Numa versão Fala-se que o motorista fugiu. Noutra, que a pilhagem foi de horas. Existirá sempre um ou dois açambarcadores sobrevivos para contar a história completa. É a estes que me dirijo
Gosto · 12 · 5 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Eu não entendi a sua pergunta ilustre.
JF Thayero
JF Thayero Egidio Vaz Entendo que existem duas possibilidades de crime: 1) roubo de combustivel e 2) incendio que provocou as mortes. Em relacao ao incendio eu nao entendi se foi provocado ou um acto involuntario.
Isaac Sitoe Jr.
Isaac Sitoe Jr. Triste!!
Gosto · 1 · 5 h
Recluso Do Mato
Recluso Do Mato Quando mais de 100 pessoas decidem retirar combustível do camião cisterna é sinónimo de que precisam de fontes alternativas de rendimento .. a Pobreza manifesta se de várias maneiras e essa foi uma delas.
Que os nossos Governantes entendam que aqueles que vivem nos campos também são moçambicanos e precisam de políticas serias de desenvolvimento para se evitar esses cenários...
Espero que o Governo decrete dias de Luto Nacional e que apoie a realização dos funerais, espero tbm que envie técnicos de saúde para ajudar os mais de 100 feridos por queimaduras ...
Melhoras aos sobreviventes e aos que partiram, Descansem em paz...
Estamos Juntos
Gosto · 20 · 5 h
Paul Fauvet Quando centenas de pessoas roubam combustivel com a cumplicidade do motorista que desviou a camiao fora da sua rota, isso chama-se crime organizado, e nao se pode usar a pobreza como uma desculpa
Gosto · 1 · 5 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz As pessoas querem ver o mal em tudo. Enfim. Aqui também o governo é culpado porque os ladrões poderiam ao ser ladrões se tivessem emprego, comida, e outras formas de sustento. Sinceramente
Gosto · 3 · 5 h
Recluso Do Mato
Recluso Do Mato O pacto do motorista não era com centenas de pessoas, os outros uk foram lá fazer? Isso é resultado de desemprego e o governo tem culpa sim....
Gosto · 2 · 5 h
Benjamim Bccnuro Conjo
Benjamim Bccnuro Conjo Cada um é responsavel pelos seus atos;eles foram oportunistas...tenho certeza que a maioria ali,tenha Fonte do rendimento de cada dia
Gosto · 1 · 4 h · Editado
Albertina Oliveira
Albertina Oliveira Quando no mundo existem outros países pobres mas que não põem em causa a sua dignidade para saciar a fome eu logo problematizo se não estamos a esconder desvios de carácter por trás de uma pobreza que sim é real mas q não deve estar subjacente a nossa condição humana de viver e lutar para viver. ..um pouco filósofo e até mesmo platónico meu ponto de vista, mas se não tivesse havido um camião desviado, se o mesmo não tivesse sido assaltado, hoje não estariamos tendo este debate triste...talvez nos ocupassemos apenas com a pobreza. Podia ter sido evitado sim e que sejam punidos severamente os causadores desta tragédia.
Gosto · 2 · 4 h
Recluso Do Mato
Recluso Do Mato Falou bonito. ... mas esses actos são praticados até na estrada principal, mas desta não deu certo... att: na Beira também acontece...
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Ainda não viram nada, nos próximos dias até amamentar bebés a mulheres vão fazer nas escondidas.
Aqui por causa da fome até pessoas que não roubam quando surge oportunidade roubam sem pensar nos riscos e nas consequências.
De uma forma indirecta o governo tem culpa.
Por exemplo, nos últimos meses muitas empresas estão a fechar, o governo não se toca. Agora para onde vão essas pessoas que perdem empregos? Para mundo do crime.
Gosto · 1 · 4 h · Editado
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Recluso do Mato, tens o meu apoio, deixa os que ainda não sentiram fome falarem atoa.
Gosto · 1 · 4 h
Recluso Do Mato
Recluso Do Mato Certo.... Hora vejamos... Hoje falamos e cantamos por aí Raptos raptos raptos.... meus senhores, o governo ensina pessoas a disparar e depois quando voltam ao convívio familiar não tem colocação. .. (qual é o tratamento dado aos desmobilizados)? Pessoas k já sabem disparar e conhecem todas tácticas de guerra?
Gosto · 2 · 4 h
Paul Fauvet
Paul Fauvet Gulumba D. Mutemba nao vejo nenhuma clausula na Constiuicao ou nas leis mocambicanas que diz que fome e/ou pobreza justifica roubo. E como e' que voce sabe que os ladroes em Tete tinham fome? E' so os famintos que roubam?
Benjamim F. Malate
Benjamim F. Malate De todas maneiras o governo é culpado sim, raramente alguém põe sua vida em risco praticando crimes por puro capricho, todos tem a noção que no mundo do crime ou se acaba por morrer por estar nele ou preso, mas falta de educação misturado com pobreza e em alguns casos (poucos) ganância e outros factores, fazem as pessoas verem no roubo meio rápido para porém comida nas suas mesas e no segundo caso atingirem seus objectivos. Ninguém vai me convencer que aquelas pessoas em Tete puseram sua integridade física e moral/ética em jogo por outras questões diferente de pobreza...se não é o governo culpado pela criminalidade, quem é então?
Gosto · 2 · 1 h · Editado
Eddy Prínce Simbine
Eddy Prínce Simbine Há uma coisa que nós que so acompanhamos o sucedido via fcbk devemos saber, q as vítimas daquele incidente não são todos q estavam no tal roubo do combustivel, apenas emcontravam-se próximo do local, e outras fontes revelam q o camião incendeiou quando a polícia disparou uma arma cm intensão d afugentar as pessoas q alí emcontravam-se efectuando esquemas d saque do combustível, e cmo conhecemos as nssas autoridads custumam a dar tiro pra matar, e neste caso pode ser q um projectil tenha sido a causa da explosão do tank do camião...
Gosto · 1 · 1 h
Recluso Do Mato
Recluso Do Mato Eddy Prínce Simbine hum... esse fundamento...
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Voçês que nunca passaram fome, quero vos dar um exemplo. Estão a ver aqueles camiões que transportam ferro cromo da África do Sul para porto de Maputo?
Os motoristas sul africanos recebem bem,tem bons subcidio de viagem, viajam com vidros fechados porque o ar condicionado está ligado, não vendem combustível, não fazem descidas com caixa de velocidade no ponto. Sabem porquê, porque o ambiente do trabalho é agradável.
Os motoristas moçambicanos(Lalgy), vendem combustível, fazem descidas com caixa de velocidade no ponto morto, etc.,
Sabem porque?
Porque os salários e subcidios de viagem são péssimos;
Porque são empregados desempregados.
Gosto · 1 · 1 h
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Mr. Paul Fauvet, a minha resposta para si não vale, posso argumentar até amanhecer, mas nunca a minha opinião pode valer, isso porque o senhor é quase 100% defensor do regime.
Gosto · 2 · 57 min · Editado
Nelson Badaga Badaga
William Malandeira
Eusebio Jose
Eusebio Jose Tdo isso para o mesmo pais... triste cenario,discansem em paz...
Custodio Bernardo
Custodio Bernardo Que Deus console familias que perderam seus membros
Uric Raúl Mandiquisse
Uric Raúl Mandiquisse Antes Egídio a localidade é CaphiridzanjE. Primeiro para quem conhece aquele troço sabe bem que grande parte da população desde mameme 1 até Zobué passando por Mutsakhama vive com base na compra e venda de combustível fornecido pelos camionistas. Segundo, dados avançados pela polícia (Tv miramar, as 9h de hoje) o camionistas desviou a rota com intenção de vender o combustível a quem dedica-se aquela actividade. Mas por ironia do destino ou não e por questões "climatéricas" ou ainda que sabe acção humana, o camião começa a arder. Tendo os populares se apercebido, tomaram de dianteira o saque naquelas condições de extremos riscos e como populares mal informados, oportunista e que nalgum momento tenta se desfazer da crise não medem esforço, entregaram se a sua sorte, que sorriu a altas, medias e baixas percetagens a cada um. Lembrar que esse troço é conhecido pelos actos de vandalismo a camiões fazem decadas. Mesmo assim aqui vai a minha #ForcaTETE
Gosto · 7 · 5 h · Editado
Egidio Vaz
Egidio Vaz Em línguas bantu, Kaphiridzanja. Eu sei o significado desta palavra e a origem etimológica. Não existe "Ca" existe "Ka". Se Caphiridzanje é a forma oficial então está errada.
Gosto · 3 · 5 h
Chieto Kamba
Chieto Kamba nao pode ser verdade o que dizes no principio um camiao arder com conbustivel inposivel la alguem aprocimar mas sim ja estavao la a saquear o conbustivel ja assistimos casos semelhantes na nigeria
Gosto · 1 · 5 h
Joaquim Manuel
Joaquim Manuel Sera kaphridzanja palma da mao?
Uric Raúl Mandiquisse
Uric Raúl Mandiquisse Não tenho capacitação para defender esse ponto "K" nem o "A" no fim da palavra, mas admito erro no "K" e já no "A" também já disse, e , apenas reproduzi e escrevi o que leio sempre que vou visitar os gados que lá estão. Aliás falo Nyungue
Gosto · 4 · 5 h
Uric Raúl Mandiquisse
Uric Raúl Mandiquisse Chieto, veja as fotos, trata-se de um camião com aproximadamente 22 metros e os termos arder e explodir são distintos.
Gosto · 1 · 5 h
Emanuel Anti-Heroi Nkojola
Emanuel Anti-Heroi Nkojola Egidio Vaz esta certo.
Escreve-se com "K" e não "C". E é ...DZANJA e não ...DZANJE. "KaphiridzaNJA" termo em nyanja. Os manyungwes é que pronunciam erradamente KaphiridzaNJE.
Uric Raúl Mandiquisse
Uric Raúl Mandiquisse Emanuel em Brasil falam português e dizem Gol e nós cá também o falamos e dizemos golo, quem está certo e errado? Acrescento, dizem e escrevem.
Jorge Carlos Cavele
Jorge Carlos Cavele Chieto Kamba , vimos isso na terminal dos combustiveis da Matola ano passado se a memoria nao me trai
Gosto · 1 · 4 h
Esmeralda Chiremba
Esmeralda Chiremba Muito triste
Tomo Valeriano
Tomo Valeriano Lamentável!
Jeremias Faustino Nicuamuetane
Jeremias Faustino Nicuamuetane Mais um caso igual de Chitima.
Manacque Mapotere
Manacque Mapotere Neste momento deixemos de criticas de lado vamos ao HPT darmos forcas as vitimas. Ha varias versoes acerca deste incendio que ouvi ontem a noite no HPT, dentre elas estao as que Vaz faz referencia e hoje conversei com uma enfermeira no HPT que trabalha em Moatize contou outra versao avancada logo apos o incidente la em Camphiridzanje. Rezemos para as pessoas internadas que saiam mais rapidamente para o convivio familiar e confortemos aquelas familias que perderam os seus ente queridos.
Gosto · 2 · 5 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz É isso Manaque.
Gosto · 1 · 5 h
Manacque Mapotere
Manacque Mapotere E sentimental aquilo que vi ontem as minhas lagrimas cairam Vaz,os colegas deram duro em receber, tratar e encaminhar as pessoas para as enfermarias pa. Todo pessoal de saude saiu de casa as corridas porque tinha sido activada uma emergencia, os nossos estudantes do 5 e 6 anos do curso de Medicina amanheceram uns so foram as duas descansarem e outras ainda sairam as seis da manha. Rezemos que nao perquemos as vidas que deram entrada no HPT.
Recluso Do Mato
Recluso Do Mato Deichemos a equipa de saúde trabalhar a vontade... força daremos quando sairem... ak só podemos horário para que eles saiam dessa o mais rápido possível. ... ir encher no Hospital é criar fofoca....
Recluso Do Mato
Recluso Do Mato Horário = orar
Manacque Mapotere
Manacque Mapotere certo mesmo. Obrigado
Zina Ngorinenhi Thomas
Zina Ngorinenhi Thomas Triste mocambik em luto;descansem em paz.. A governacao do presidente nyusi e espinhosa desde k esta no poder sao desastres acima de desastre.
Infante Rufino
Infante Rufino Oremos!!!
Hélia Natasha Jeremias Machel
Hélia Natasha Jeremias Machel Mensagem muito profunda é lamentável o que ocorreu com os nossos irmãos " Senhor, aos que partiram para a sua glória, dá-lhes o eterno descanso entre o esplendor da luz perpetua " muita força e coragem as familias enlutadas aos feridos dá-lhes coragem de prosseguir sem sequelas do que assistiram e viveram na pele, providencia a sua cura, Senhor Deus Pai todo poderoso.
Gosto · 1 · 5 h
Joaquim Tesoura
Joaquim TesouraFonte alternativa?
Naquele grosso vende-se combustível de proveniência duvidosa a anos.
Lamentável é a nossa situação de esperarmos calamidades e nho nho nho.
Paz as almas dos finados, meus irmaos.

Hidiel Da Silva Macuácua
Hidiel Da Silva Macuácua Esta mal minha provincia,depois chitima agora é caphiridzange
Jeronimo Matsolo
Jeronimo Matsolo É nisso que da ser ladrao, em xangana ha um ditado que diz massani afela kwatini ( cada um morre da sua profissao )
Hidiel Da Silva Macuácua
Zarito Angelo
Zarito Angelo "Irmao" O seu comentario é inadequado nesta altura
Celestino Valoi
Celestino Valoi Triste o seu comentário e também dizer que estás errado quando ao significado do ditado, mas não vou corrigir, reflicta um pouco
Alfredo Macuácua
Alfredo Macuácua Perdoem-lhe, ele não sabe o que está "falando"...
Jeronimo Matsolo
Jeronimo Matsolo Eu nao sinto pena de quem morre roubando, acordo todos dias feito uma gazela na selva a busca de sustento para os meus, nao tenho como sentir pena de quem faz da desgraça alheia seu modo de vida, esqueçam
Hidiel Da Silva Macuácua
Hidiel Da Silva Macuácua Quase Toda população da zona estava la,pensa antes de escrever,o fogo afectou algumas pessoas q estavam ao redor que não estavam a roubar,tens razão ja que não foram teus familiares que morreram
Gosto · 2 · 3 h
Jeronimo Matsolo
Hidiel Da Silva Macuácua
Hidiel Da Silva Macuácua Eu estou aqui neste distrito
Gosto · 1 · 3 h
Renato Zeca
Renato Zeca Muito triste, a tenho a lamentar
Jorge Carlos Cavele
Jorge Carlos Cavele enquanto o estado e seu governo continuarem a fabricar pobres atraveis de corrupçao, dividas ocultas, crises evitaveis, roubos e ficar alheio as suas responsabilidades, tragedias deste tipo irao ocorrer sempre, e acreditem, ainda é o começo. um dia vao invadir super mercados, armazens e todo sitio que tiver comida como acontece na Venezuela, fome é assunto serio.
Gosto · 2 · 4 h
Nhecuta Phambany Khossa
Eusebio Zelio
Eusebio Zelio e só lamentar o incidente mas condeno a sociedade moçambicana e esse acidente fosse no ocidente todos colocariam a bandeira desse pais, temos de ser patriotas e solidários vamos todos colocar as bandeiras de Moçambique nos nossos perfis
Navalha Agnaldo Navalha
Navalha Agnaldo Navalha Voce ainda nao colocou bandeira esta ai criticando
Simao Benzane
Simao Benzane Mas que mal este povo cometeu para tanto castigo? Este povo foi muito castigado ee que E tanta coisa ma que esta nos acontecer em muto pouco tempo. Deus rogamos que nos perdoe ja sofremos demais.
Gosto · 1 · 4 h
Mohomed Rafique
Alfredo Macuácua
Isaquias Nhaca
Isaquias Nhaca Palavras fortes!!
Armando Nenane
Gosto · 1 · 4 h
Francisco Wilson
Francisco Wilson Muito triste e lamentavel
Kim Fausto Naftal
Kim Fausto Naftal
Remane Abudo
Gosto · 1 · 3 h
Egas Nhantumbo
Egas Nhantumbo Muito chocante. Neste momento de dor só nos resta pedir a Deus que estenda a sua mão a todas famílias que directa ou indirectamente foram afectados.
Zainadine Jamaldine
Zainadine Jamaldine Triste e lamentável
Nelson Junior
Nelson Junior Imensamente, imensamente triste!..mais um vez o humilde e o pobre mocambicano a pagar com a vida...Parece que Deus abandonou Mocambique e os mocambicanos-coragem e forca
Gosto · 1 · 3 h
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!..como sabeis sou muito critico ao governo, mas desta vez ele( o governo) mostrou seriedade e eficacia...
Pedro Jose Formigao
Navalha Agnaldo Navalha
Navalha Agnaldo Navalha Quero perceber
Bize Amade
Bize Amade Paz as suas almas
Zé Joel
Zé Joel Uma tragédia sem precedentes.
Tocova Amisse
Tocova Amisse Deus nunca abandonaria seus filhos mano Nelson. Tudo oque o ser humano faz embeneficio de si ou no seu auto destruiçao. Tanta coisa de mal acontece pelo nossos instintos e sempre colocar se no dominador da humanidade. Se esses irmaos estavam se envolvendo em roubo Deus quiz lhe amostrar que nem tudo pode se comer numa vida facil. Liçao para nós q ficamos, questionarios para os que ja se foram, dor e luto para familias Moçambicanos. Nada acontece sem que Deus tenha conhecimento. A morte nao se finta e cada um da sua maneira e suas circunstancias. Vamos manter as esperanças q Deus sempre esta e estara do nosso lado. O dificil é facil.
Armando Bazilio Munguanbe Munguanbe
Armando Bazilio Munguanbe Munguanbe Oremos apenas pois o pior já se deu apenas servira de lição pra os outros....
Paula Matusse
Paula Matusse Palavras sabias!
Helena Victor Victor
Paulo Sondo
Paulo Sondo O pior é que os fomentador deste tipo de negocio vivem nas nossas barbas, ja tivemos o mesmo incidento no centro da vila mineira , tambores e tambores a explodir em plena luz do dia na vila, criou pánico jamais visto, mas o que se fez! Nada sao patroes da nossa vila....
Fernando Costa
Fernando Costa Para aqueles que generalizam a certeza de que todos os mortos e feridos estavam a retirar combustivel, informo que segundo uma fonte completamente fededigna, a esmagadora dos mortos e feridos foi atingida entre os 50 e os 200 metros do local da explosão.
Gracio Flausino Cutana
Gracio Flausino Cutana Muito triste e lamentavel
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo Lamentável. Não era este o presente de Natal de que nos moçambicanos estavamos a espera.
Navalha Agnaldo Navalha
Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane esta na hora de todos os mocambicanos incluindo os dirigentes buscarem refugio em Deus e nao em outras autoridades que so cobram sangue humano. nao ha Nada que anda bem no nosso pais. sera tudo isto um acaso!? Guerras...doencas..calamidades....sequestros...envenamentos..esquadroes de morte....liderancas doentes.
.a lista 'e longa.
Gosto · 1 · 2 h
Gracio Flausino Cutana
Gracio Flausino Cutana Verdade certa a palavra ela diz, " Feliz é a nação cujo Deus é o senhor do exército".
Gosto · 1 · 2 h
Joao Moda Antonio Manuel
Balsenio Milagre Banze
Isaias Nyamunda
Isaias Nyamunda MUITO TRISTE
Francisco Banda
Francisco Banda os nossos irmãos, morreram e a dor, ficou em nós. no meu ver, as razões são as mesmas! falta de segurança. no fim do dia, o porta-voz do ministério, se dirigirá se a comunicação social com a seguinte declaração: todas linhas estão abertas a trabalhar no sentido de, encontrar os culpados ou apurar a verdade!
Novais Jose Angolano Angolano
Novais Jose Angolano Angolano Aleluia Amen, e jova lhes dêm a iterna descanço.RIP
Joao Alexandre Papucides
Joao Alexandre Papucides Ao que a miseria nos leva. Aos finados que descansem em paz. Aos sobreviventes, rapidas melhoras e que lhes sirva de licao. Abr.
Iris Maria Monteiro
Iris Maria Monteiro Bela oração 🙏🏽
Artur Mondlane
Artur Mondlane Pesames as familias enlutadas.
Luis Filipe Niquice
Luis Filipe Niquice Triste Sina,a nossa.Luto
Sheila Nhampule
Muzé Sualé
Muzé Sualé Que Deus lhes de eterno descanso.!!!!!
Haquimo Suleimane
Haquimo Suleimane É triste e lamentável a situação. estamos de Luto. Estamos de luto por não sabermos colocar um basta nestas citações, todos sabemos que o combustível vendido em bidões e sem nenhuma segurança provêm desses camiões e as autoridades tem conhecimento disso. O camião fez um desvio de rota para roubar combustível. O motorista ao notar que foi descoberto pelo sistema de localização por satélite abandona a viatura. a população e os seus comparsas tomam de assalto o tanque sisterna e entre marteladas provocam a faísca fatal. O resto todo o mundo já sabe o que houve.
Olegàrio Samuel Muando
Jeronimo Mungoi
Jeronimo Mungoi Muito mau isso que acontece em Tete! Extremamente sentimental

O PAÍS ESTÁ DE LUTO, E OS INTERNAUTAS MANIFESTAM AS SUAS CONDOLÊNCIAS AS FAMÍLIAS ENLUTADAS!
Queridos Conterrâneos Tetenses, O país está de LUTO, pois perdemos tantas pessoas queridas repentinamente. Quero dizer que todos nós precisamos nos unir em oração, prestar solidariedade e ajudar essas famílias a encontrarem um novo sentido na vida, pois apesar da tragédia eles continuam vivos e nesse momento a vida parece não ter sentido nenhum. Sejam FORTES, TENHAM FÉ EM DEUS E NA VIDA. Rezem muito a Deus e peçam para os entes queridos iluminarem vocês, que com certeza eles estarão acompanhando vocês em todos os momentos de suas vidas. Este grupo deixou o conjunto das relações que estabelecia neste mundo, com a família e a sociedade. Agora ela entrou num outro mundo, num outro tipo de relação, que é com a TOTALIDADE.
Cremos que agora estão todos juntos do Deus que nos ama e estão vivendo a sua Plenitude Eterna.

General Nitafa e seu grupo de trabalho.
18 de Novembro de 2016!
Comentários
Guido Banco Ijidor Ijidor
Nitafa Nitafa Nomo
Nitafa Nitafa Nomo Descansem em paz compatriotas!
Afonso Chicuare Chicuare
Afonso Chicuare Chicuare
Belizariodossantos Beli
Daudo Bilale
Fernando Antonio Dias
Fernando Antonio Dias Meus sentiment moçanbiqe
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Francisco Joao Moiana
Francisco Joao Moiana Paz a sua alma
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Muzungu Ndini
Muzungu Ndini O povo está desesperado. A vida está tão difícil que um honesto pai de família vira assaltante para trazer à casa o pão para seus filhos. Triste isso meus irmãos.
Gosto · Responder · 1 · 1 h · Editado
Saimon Ynhasena Ynhasena
Saimon Ynhasena Ynhasena possha moz a sua sorte
Pedro Saguro
Pedro Saguro Amin, in'na lillah Wa in'na ilaihi rajiuna
Fonseca Cussaiavida Quissimisse
Caetano Jose Jone
Caetano Jose Jone VCES NAO XTAO BM D CABEÇA AI HOND K VCES XTAO A VER ESES K XTAO A MORRER EM GORONGOSA.CAIA .NHAMINGA.BARUE.NAO SAO PESSOAS SO ESSE EK MERCE SER SOLIDALIDAD SAIBAM FALAR.
Nito Americano
Nito Americano pesados sentimentos a familia em lutada! q os nossos irmaos antiqueridos descansem em paz.
Carlos Victor Meparua Meparua
Carlos Victor Meparua Meparua A F relimo é gue faz,a F relimo é gue fez
Carlitos Jose
Sergiomachava Calton Maluzane Machava
Abdul Latifo Badrudine
Muhiquikodji Mguthekeleni Kamomuna
Muhiquikodji Mguthekeleni Kamomuna Muito triste mesmo! Meus pensames
Loló Ubisse
Àfrica Campo de Guerras
Àfrica Campo de Guerras Estamos convosco espiritualmente,paz as suas almas.
Jose Maria Simao Simao
Jose Maria Simao Simao Eterno descanço as suas almas
Carlitos Carlos
Carlitos Carlos Paz as suas almas
Fernando Fernando
Fernando Fernando Tudo isto por causa da frelimo, nossos irmaos a morrer disso e daquilo. Onde esta Deus para varrer todos esses malfeitores para que haja paz em mocambique. May their souls rest in peace in the right hand of almighty.
Beto Araujo
Beto Araujo Xtamos d luto. pur cauza da trageidia em tete. quantos moçambicanos morem nas matas. querem me dizer q nao sao nossos irmao .essa excolha nao e bom. um pai nunca escolher.
Cufa Acuna Memba Nguenha
Cufa Acuna Memba Nguenha Beto araujo pare q tu nao vives em moçambique .as tuas palavras fala tudo. E nao si fassa d sanguinario, e quêm ti diz q nos nao tamos solidario pra os q tao morrendo nas matas ?
Cufa Acuna Memba Nguenha
Cufa Acuna Memba Nguenha Olha bento ' procuras intender bem sobre uma tragedia e aqueles q tao amorrendo nas matas. .n caso dos prikitos morrem com ak.47 nos ombros aprocura apreceguir e matando inocents. E ests si morrem nesse caso eles sabem oq tao aprocura ,mas ja e diferent d uma tragedia .ta
Beto Araujo
Beto Araujo Mexmo .q seja diferente .mas tudo e morer. eles tem d parara mandar os filho d dono pra inferno.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Leston Massingue
Leston Massingue Que Deus os abençoe e as suas almas descanse em Paz
Unimoz Anjura Anjura
Unimoz Anjura Anjura Se se investigar aonde deve a origem do tal sinistro, terão uma conclusão breve.
Beto Araujo
Sergio Maguidja Muhlanga
Matias Elias Antonio
Matias Elias Antonio A paz do senhor esteja com todos aqueles que morrerao .
Satungira Gorongosa
Moinho Brs
Agostinho Joao Filipe Mabunda
Domingos Mafio Mafio
Domingos Mafio Mafio Os meus pêsames a este pais irmão em particular a familia enlutada.
Neto Tomas Magasso Palmira
Amilcar Antonio Esdor
Elisa Matogo Maduapera
Matin Sabin
Escreve um comentário...
CARTA ABERTA AO EXCELENTISSIMO PRESIDENTE DA CTA,SENHOR ROGERIO MANUEL
Senhor rogerio,espero q goze d boa saude,o povo sonecou muito a 41anos mas acabou dscobrindo q enqnto estiver embaixo d sol nao se dorme porq tera tempo suficiente qndo estiver embaixo d solo,
o senhor reclamou perante a emprensa pelo braco d ferro q FMI fez aos seus patroes da frelimo,dizendo q sao atituds d ma fe,doeu muito pra te aquilo nem? Agora imagine pra o povo q mergulhou 480anos no oceano dos col...
Ver Mais
Marcus Harris Kkkkkkkkkkkk
Gosto · 1 · 3 h
Azido Filipe
Azido Filipe SE UM Dia aparecer algum para comprar Moçambique com tudo o que tem dentro dele sei q estes corruptos venderam sem pensar muito
Gosto · 1 · 3 h
Mario Mapossa Mapossa
Mario Mapossa Mapossa Cara se vergonha dest rogerio manuel.
Gosto · 1 · 2 h
Jose Ofece Deniasse Ofece
Jose Ofece Deniasse Ofece Nós ja fomos vendido cm esses curruptos imagine quanto tempo que falta para pagar as dividas ocurta?
Gosto · 1 · 2 h
Boa tarde Moçambique, boa tarde amigos. Confesso que estou simplesmente sem forças. Em Moçambique a morte, ultimamente, é vista como algo muito normal. Crise política e militar, saques de fundos públicos, metical a depreciar minuto pós minuto, escassez de quase tudo, assassinatos de cidadãos por esquadrões de morte, bancos em falências que nem devolvem valores depositados aos clientes, vendavais que matam e deixam famílias sem abrigos, mortes de dezenas e ferimentos graves de mais de uma centena de pessoas devido a explosão de camião cisterna, bebida tradicional (phombe) que ceifa vidas. A cada dia que nasce temos novos relatos tristes.
. ------Compatriotas, não nos limitemos em críticas. O povo quando decide tomar de assalto os produtos transportados em camiões em plena via pública, as vezes é sinal de um DESESPERO, nem todos os participantes são ou eram de pior índole, viram naquele produto como a única salvação, a razão principal, no meu ponto de vista, para aquele fenómeno de vandalismo é FOME. O povo está a sofrer, não tem o poder de compras. Tudo subiu. Os pais e encarregados de educação já esgotaram todas as suas forças e ideias para manter em vida seus agregados familiares. A crise financeira está a dar lições amargas às populações de baixa renda. Dói para um pai de família quando assiste de camarote seu filho morrendo de fome. É profundamente triste, facto este que os coloca numa situaçao de vulnerabilidade à actos desagradáveis para no mínimo levar o pão aos seus petizes lá em casa ( não que isso seja via acertada). Já não existem santos em Moçambique. Cada um por sí e Deus para todos. Triste isso.
. Muzungu Ndini, vivenciando tudo em Tete.
Comentários
Ishmael Da Lnes Lampiao
Ishmael Da Lnes Lampiao estamos quase a chegar na terra prometida
Náito Xavier Cumbane Náito
Náito Xavier Cumbane Náito O que vale adianta uma vida onesta aqui em Moçambique, se no final tudo que voce conseguem e' ser morto sem susta coisa. #NXC
Gosto · Responder · 1 · 4 h · Editado
Boko Haram Morre
Boko Haram Morre O povo dormiu*
Guido Banco Ijidor Ijidor
Carlos Manuel
Carlos Manuel Os tubarões que governam este País, já perderam toda vergonha, compaixão, amor ao próximo e etc. Para eles nada mais interressa do que sustentarem os seus própios umbigos, nem que para isso tenham que matar.

Percebi claramente que estamos sendo c
olonizados por um bando de (demónios) anormais que passaram suas vidas em diversas guerras havidas aqui em Moçambique. Geralmente, tenho percebido que este tem sido o maior pretexto para vingarem-se do povo e oprimi-ló.

Dizem, ser legítimos governantes de Moçambique, porque "trouxeram o independência" expulsaram o colonialista Português.
Carlitos Jose
AmisseSantinhomurqueza Muerqueza
AmisseSantinhomurqueza Muerqueza Eles xtam em treceiro lugar em Africa com o dinheiro do povo
Ofece Deniasse Chania
Ofece Deniasse Chania Meu pai sempre me falava: a pobreza vem onde á pobreza. A guerra e fome sempre mata pobre cmo eu asim.
Gosto · Responder · 2 · 4 h
Sergio Maguidja Muhlanga
Sergio Maguidja Muhlanga Xirilu hinganaxo,,,o Refilley Boy ja tinha nos alertado... Tihosi ta moçambique mahi karata.
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Amerco Rubino
Amerco Rubino Sem comentario apenas lagrimas
Tomas Chihururu
Tomas Chihururu A escrever
Anselmo De Sousa-chemo Sousa
Mauro Raciocinio
Mauro Raciocinio Lágrimas de sangue.
Joana Darc Magalhães
Andries Ouana
Andries Ouana As vezes penso que é fim de moçambique ou do mundo.
As vezes penso que Deus quer destruir moçambique por causa da maldade dos nossos dirigentes.
Porque quando os dirigentes pecam,a ira de Deus recai sobre o povo,como tambem recai sobre os filhos quando os pais pecam.
Jubelino Mesquita
Hortencia Sulvai
Hortencia Sulvai TACI MAL MOCAMBIKE JA ERAAAAAA
Amerco Rubino
Amerco Rubino Tudo xtà xcrito na biblia. Qando o Mundo xtiver qase no fim vérao mta coisa. A mort nao serà 9dad,seca, fome, guera, um irmao matarà o proprio irmao. Tudo isso é pra s comprir a xcritura d deus. Ainda tamos no principio. Por isso qando o novo dia xega temos k orar por amanheçer vivo
Rosario Reginaĺdo Njaĺe
Rosario Reginaĺdo Njaĺe Como forma que todos os dia Stamos a falar do felimo-como o nosso pai de Moçambique apelos todos os mebros-da frelimo-para que ños próximos dia melhor a governação porque um indivíduo deve saber perdoar outro indivíduo para também que não só nada- na vida eu váo- mi perdoár- por exemplo uma bíblia fala das toda parte ď ñossá- vidam-
Maria Colaço
Maria Colaço Eu me lembro uma vez, na altura k expulsaram os colonos, eles disseram.... Sabe vcs vão se comer uns aos outros.... Hoje quando vejo toda essa situação triste, mas triste mesmo eu choro muitas vezes pensando.... Porquê?.... Ai vem a lembrança das palavras do colono.... Vão se comer uns aos outros, ..... Triste, quando estaremos em PAZ....
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Sérgio José Mupa
Sérgio José Mupa Estamos a ir de mal ao pior!
Maria Armando
Maria Armando À Falência de bancos em Moçambique, têm a ver com a simulação de fuga do bando Frelimista que está incurso para o estrangeiro e quando a Renamo tomar o poder nas seis Províncias que reivindica e vai encontrar os cofres vazios o que irá dificultar a sua governação nos primeiros anos.
Adamo Manonga
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Rosario Armando Domingos Zal
Rosario Armando Domingos Zal Muitoooooooo, trisssssssssssssz. Eu, EU!!!!! Euuuuu. Nemum filhl tenho mas suporto minha mãe e pequenos familiares queq tenho na casa dela. Abandonar a casa não é solução.solução é partilhR o pouco que luto de manha até de manha.mas Iiiiiiiiiiiiiiiiiiiii tudo está duro oo agora nos alimentamos de farinha de batata.
Gosto · Responder · 1 · 3 h
Jose Ofece Deniasse Ofece
Delfina Gabriel Saldanha
Delfina Gabriel Saldanha Isso ja e o fim do mundo,moxambique ja se foi.
Ernesto Tayali Cazimilo
Manecas Madriz
Manecas Madriz nos os moçambicanos è k somos donos desta terra ,OS FRELIMISTAS estao a destruir esta terra k nos viu nascer ate quando temos k assistir e aceitar k afrelimo nos maltrate como se fôssemos mosquitos!!! nao podemos aceitar isso irmãos.
Egidio Sabão
Manuelito Jaime
Manuelito Jaime se se esperava esse acidente de furtos pra desenhar melhor a crise economica
Alilo Sipriano Mariano
Alilo Sipriano Mariano POVO ACABANDO OS DRIZENTE AREQUECENDO MERECE MORTO OS
Adamo Manonga
Adamo Manonga Inglês? ??
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Fernandes Fernando Frek
Fernandes Fernando Frek Essa parte de ''FOME'' mi tocou bastante. Ja havia dito eu k akeles nao sao larápios, crise abriga fazr kualker algo,roubo,prostituiçao, etc
Gosto · Responder · 2 · 2 h
Jacobo Antonio Alficha Alficha
Jofre Mevassi
Jofre Mevassi MOÇAMBIQUE NUNCA ESTEVE TÃO MAL COMO AGORA, ESTAMOS 1000 VEZES PIOR DO QUE NO TEMPO DA COLONIZAÇÃO, DE PROMESSAS DA FRELIMO ESTOU FARTO.
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Vitor Constantino
Vitor Constantino quem com ferro mata com ferro morre...siga RENAMO ,,,pelo Povo Moçambicano ...contra os ladrões marchar ..marchar !!!
Alfredo Gujamo
Alfredo Gujamo Eu choro por isto,mas estou longe de satisfazer as preocupaçoes deste povo sofredor.
Convém me apartar destes males e fazer o k posso.
Agostinho Joao Filipe Mabunda

Sem comentários: