quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Ainda a vergonhosa queda do Nosso Banco


Esta notícia ainda vai dar muito pano para manga. Esta semana a CTA, na voz do seu presidente Rogério Manuel, diz que se vai reunir com o governador do Banco de Moçambique para pedir esclarecimentos. Até que pode, mas duvido que o esclarecimento será satisfatório.
Duvido ainda, como poderão ouvir aqui no post, que as empresas vão retirar todos os seus depósitos nos bancos por falta de confiança com estes. Dizer é fácil. Fazer é difícil. O moçambicano zanga nesse dia e tudo acaba ai. Não tem tomates para ir adiante. E isso não é ser pacífico. É ser moleza.
Imaginemos um contexto em que todos os depositantes quisessem retirar os seus dinheiros nos bancos. Isto afigura-se impossível porque primeiro será o próprio banco a não ter liquidez suficiente para desembolsar.
Em abono da verdade, todas as projecções feitas pelos bancos, incluindo lucros e tais, são fictícios. Nenhum banco, no contexto em que se encontra a economia moçambicana, gera lucros. É tudo uma mentira. Estamos num contexto em que a moeda moçambicana, o metical, em um ano desvalorizou-se 100 por cento. Que lucro é esse de que os bancos tanto falam?
Para vos ser mais franco, qualquer dos bancos comerciais moçambicanos é susceptível de fechar as portas amanhã. Todos estão de tangas. Não existe nenhum banco sólido. É o país que não tem liquidez. Não há negócio. O Estado pior…não movimenta nada. Até aperta o cerco na cobrança de impostos. E só hoje se recordou o quão isso é importante?!
Portanto, é uma falácia de que os empresários vão retirar os seus depósitos. Não há dinheiro nenhum para se retirar. E se houvesse dinheiro, haveria falta de coragem por parte desses moçambicanos acobardados.
O certo é que depois desta crise, nada será como dantes. O país está em profundas transformações. Promiscuidade, compadrio, nepotismo, corrupção e tais podem até continuar a existir, mas em menor escala. A supervisão do bem público será maior.
Tenho dito
Nini Satar
0:00
669 visualizações
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Matin Sabin
Escreve um comentário...
Lerry Good
Lerry Good Concordo plenamente e acho ate' que a CTA ta' a fazer um teatro pra o Povo maior lezado desta situacao pensar que os Chefes Patroes sao solidarios nesta causa, se bem que muitos deles da FRELIMO tem o dinheiro guardado fora do Pais. Pra terminar Nini o que previste ja ta acontencendo 73 mocambicanos morreram ao tentar roubar combustivel e mais 100 tao hospitalizados, antes do dollar chegar a 100mtn...e a divida actual ronda aos 11 Bilioes de Dollares. Tamos fudidos com a Frelixo_FRELIMO!
Gosto · Responder · 6 · 2 h · Editado
Luis Neves
Luis Neves Caro Nini, o considero um dos mais respeitados economistas da praça, com todo o respeito. Poxa, os ditos economistas, professores universitarios, grandes banqueiros e outros (excluindo os Apostolos da Desgraça, Mosca, Castelo Branco,etc), sempre nos disseram que estamos bem, que a economia é robusta, o metical é robusto e para além do boom de recursos minerais e outras babuceiras. No final estamos de tangas. O Nini considera ainda o Dr. Maleiane um grande economista? Nao apresentou nenhuma saida para a crise. Na verdade caro Nini, voçe é o unico a prever dificuldades a breve trecho.....mas ta na hora de apresentar sugestoes para saida deste desastre, que tal? Abraços.
Gosto · Responder · 3 · 1 h
Pedro Paulinoo Massango
Pedro Paulinoo Massango Moçambicanos não tem tomates..isso não é ser pacífico é ser moleza...a quanto tempo a FRELIMO nos fode os cús..mas só murmuram nesse período quando chegam às eleições ainda voltam a voltar nessa máfia de ladrões... moçambicanos têm cabeças de galinhas.. não demoram esquecer... continuemos a ser um povo pacífico e hospitaleiro , esses bandidos vão nos fuder os cús ate termos hemorróide....país de pandza..
Gosto · Responder · 4 · 2 h
Uane Leopoldo
Uane Leopoldo Concordo plenamente consigo Nini, já esta acontecer o que publicas-te há meses que os bancos dirão que estão com problemas de sistema Porque agora ninguém esta depositar, quem vai ao balcão do caixa ou quer reclamar dinheiro sumido na conta ou pretende fazer retirada, o País esta lançando sementes no cimento
Gosto · Responder · 4 · 4 h
VG Mathavel
VG Mathavel de facto e triste, o mocambicano e capaz de esquecer a crise so porque um famoso teve um pequeno escandalo, mas fazer o certo, isso e impossivel, enquanto conseguir comer beber uma cerveja e por os filhos a estudar, fica na esquina a dizer coisas que nunca faz, manifesta-se no sofa de casa, e assim vao nos f.................do a torto e direito, espera isto chergar a fase em que o pouco que temos nao vai comprar nada por falta de produtos nos supermecados, ai quero ver.
Gosto · Responder · 2 · 1 h
Célsio Júlio Sitoe
Célsio Júlio Sitoe Hoje xtamos na lama e tenho fé k iremos sair dela mas a Frelimo estara na lama enternamente juntamente com os seus derigentes aguardemos o 2019 eles vão chorar lagrimas de granizo, porque nenhum cidadão vai votar nesses filhos duma puta... Tenho dito
Gosto · Responder · 2 · 1 h
Navalha Agnaldo Navalha
Anjo Adelino Ágira
Anjo Adelino Ágira Agora só tenho conta salarial, e mpesa para pagar água, luz, e a TV, nada de papos a prazo, swicuine yine
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Pierre Yves Chiniah
Pierre Yves Chiniah Ilustre #NiniSatar acho quê já tirou o seu djim djim não e isso?
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Octavio Langa
Octavio Langa esse rogerio manuel e um outro curupto e labibota d frelimo vai fazer uke
Gosto · Responder · 1 · 1 h
Observador da Justiça
Observador da Justiça Isso é verdade esse povo só sabe ameaçar e ma nada...
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Sonia Choi Dos Santos
Sonia Choi Dos Santos Mais uma vez concordo plenamente ctg Nini... tudo de dizes acontece mesmo... Nós Moçambicanos não temos coragem só murmuramos e não tomamos atitudes...
Lindo Joao Rapieque Lindo
Lindo Joao Rapieque Lindo 2016 sera 1ano em QUE muitos nunka vao esquecer muita ladroagem antiga saiu pra forA
Muchuquetane Guenjere
Muchuquetane Guenjere Elucida-me uma coisa: Os empresarios (CTA) estoa irritados com Zandamela, quando acompanhei o assunto no programa #PONTOSDEVISTA, dei razao ao Rogerio Zandamela.No meu servico (MISAU), os meus colegas estao irritados com Zandamela a semelhanca do Roger...Ver mais
Adamo Chauale
Adamo Chauale Estado falido os dirigentes muito rico,casa d luxo,carros vivendas,mulheres a seus dispor...povo na miséria.....
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino Um dia iremos ver os nossos salarios congelados nos bancos
Gosto · Responder · 1 · 2 h
Anselmo Mavale
Aly Issa
Aly Issa Sigam o caminho dos Nampulensses k mudaram o cenáriom
Aly Issa
Aly Issa Nini apresente saidas. soluções.
Hlavanguana Elvino Dique
Hlavanguana Elvino Dique Estado falido...
Anselmo Afito
Anselmo Afito Namashikar baia.
Fernando Sande
Fernando Sande isso é moleza

Sem comentários: