quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Os 156 milhões de dólares para a StarTimes num país onde o povo tem falta de arroz

Momade Assife Abdul Satar
Escrevo este post em hora de muita dor e comoção. Em Moçambique falta o básico: água, sal, açúcar. Não existem escolas e nem hospitais para todos. A pobreza é extrema e atinge mais da metade da população. Aliado a isto, temos as dívidas escondidas provocadas por nomes conhecidos do então Governo.
Não há dinheiro. Não se sabe ao certo se efectivamente todos os funcionários públicos terão os seus salários em Dezembro. É um desastre total. E zás, o Governo de Filipe Nyusi lançou um concurso público para os moçambicanos verem 156 milhões de dólares a serem gastos na Migração Digital.
Muitos moçambicanos morrem por falta de comida e de um sistema de saúde adequado. Nenhum deles morre (ou morreria) por não ver televisão ou ouvir rádio. O país está numa situação delicada em que falta quase tudo. E “deitamos” fora o dinheiro com Migração Digital?
A Migração Digital é necessária, sim. Mas peca no timing. A esta altura precisamos desse mesmo dinheiro para importarmos arroz, feijões, óleo, açúcar e tantos outros produtos que assegurem que a esmagadora maioria do povo moçambicano sobreviva até 2019 pelo menos para poder votar.
Eu, sinceramente, estou desagradado com esta notícia. E ainda há mais: anteriormente o mesmo negócio da Migração Digital foi adjudicada de forma directa à Startimes que, por sua vez, não conseguiu honrar com os compromissos. E nessa altura estavam envolvidos cerca de 300 milhões de dólares.
Devido ao incumprimento do contrato, o Governo de Filipe Nyusi lançou um concurso público. E a vencedora é…STarTimes. A mesma empresa que com um orçamento robusto não conseguiu nada. Será desta vez?
E a mim não me convence a explicação do Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique de que a StarTimes venceu o concurso de forma transparente. Meus caros, estamos num país em que a promiscuidade até parece já ter sido legislada.
A StarTimes tem capitais chineses e moçambicanos. Está lá a Valentina Guebuza, filha do então Presidente da República, Armando Guebuza. A Focus 21, holding da família Guebuza que detém os 15 por cento da StarTimes foi constituída em Maputo a 17 de Junho de 2010. Ou seja, a empresa foi constituída no mesmo dia na China o Governo moçambicano discutia a viabilização da Migração Digital. Coincidência? Duvido…
A StarTimes nasceu já sabendo que seria ela, só ela, à frente do negócio da Migração Digital. E os moçambicanos estão a ser imbecilizados. Estão a ser empobrecidos. É como se os sucessivos Governos da Frelimo tivessem como objectivo acabar com o povo moçambicano.
Ora são dívidas ocultas, tensão político-militar, corrupção desenfreada, compadrio. E tudo isto beneficia a nomenklatura política. O povo…sempre povo: hipotético patrão de um empregado que vive no luxo alheio ao drama da falta de quase tudo que aflige o seu patrão. E tufa: lá vão os 156 milhões de dólares encher o bolso de quem já tem tudo!!!!
Nini Satar
Dario Marcos, Khan Amad, Richard Oliveira e 372 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Marizza Mwananova
Marizza Mwananova A culpa é nossa .nós o povo é que permitimos .vou simplificar numa casa quando o filho rouba o pai a mae os irmaos e todis sabem mas nao fazem nada a casa empobrece e todos ficam prejudicados. Nós não fazemos nada e estes ladrões vão continuar roubando
39 · 7 h
Eliminar
Vasckinho Carlos
Vasckinho Carlos Certo
1 · 7 h
Eliminar
Vanessa Manjate
Vanessa Manjate Verdade verdadeira
Eliminar
Zeferino João
Zeferino João Concordo e eu disse isso num passado recente. Me desculpe o termo é pesado mas vou usar , somos cobardes. Choramos na esquina e rimos no tempo de agir.
4 · 3 h
Eliminar
Kata Jornina
Kata Jornina Espero ke Trup tome conta destrs fulanos tbem para alem do Mogabe.
7 · 7 h
Eliminar
Josefo Amossi Lupindo Lupindo
Josefo Amossi Lupindo Lupindo Também espero com muita ansiedade
Eliminar
Kata Jornina
Kata Jornina Mas so... Josefo Amossi Lupindo Lupindo esses patetas ladroes e tios Donaldos aode ver kando Tramp ntrar em accao
Eliminar
Liano John'Doe
Liano John'Doe nao conte com ele! mas sim com o teu povo
1 · 4 h
Eliminar
Noberdino Da Luana Efigénia
Noberdino Da Luana Efigénia O Trump pode agir, mas enquanto a nossa mentalidade n mudar, o ritmo do batuque e a coreografia será a mesma.
1 · 3 h
Eliminar
Mbaila Mabecuane Mbaila
Mbaila Mabecuane Mbaila Vai levar muito tempo.....
Eliminar
Jorge Benjamim Mouco
Jorge Benjamim Mouco Sabe meu caro compatriota Momade Assife Abdul Satar nosso país é cheio de problemas e sou da opinião de que o povo por vezes se deixa enganar.
Ontem escutava a rádio e por ventura falava um senhor em um comício, disse ele "Há uma crise financeira em t
odo o mundo e as pessoas que nos davam dinheiro já não tem, por isso que há crise também no nosso País..."
Acredite fiquei rindo e aí finalmente acreditei que os políticos metem para o povo.
6 · 4 h
Eliminar
Milton Cabir
Milton Cabir Bom dia !caros amigos; 90% dos Moçambicanos já e sabidio que vive abaixo de um dolar por dia ja a muitos anos; isto e uma situacao muito alarmante , mas enquanto o povo e a massa academica nao tomar nenhuma atitude seria para reverter esta situacao estaremos sujeito a isso; porém cada povo tem os dirigentes que os merecem.
3 · 3 h
Eliminar
Endo Atumane
Endo Atumane Doi ser Moçambicano.. é doloroso ver tudo o que esse governo faz ao povo.
2 · 6 h
Eliminar
Linette Olofsson
Linette Olofsson não votem neles nas proximas eleições !
1 · 6 h
Eliminar
Erica Francisco
Erica Francisco Apoiada Linette Olofsson
Eliminar
Endo Atumane
Endo Atumane Mesmo não votando eles vão se proclamar vencedores..
2 · 5 h
Eliminar
Dylan Naftal
Dylan Naftal E lamentavel pois essa empresa nem tem nenhuma credibilidade no nosso mercado,houve influencia p STARTIME ganhar o concurso,ali tinha empresa renomados e que tinham mas experiencia que STARTIME,na verdade nao se qual foi o cirterio usado para eleicao da empresa da familia Guebuza.
2 · 5 h · Editado
Eliminar
Erica Francisco
Erica Francisco A poiado...
1 · 5 h
Eliminar
Dylan Naftal
Dylan Naftal O mas gritante e facto de todas empresas privadas p ganhar um concurso publico devem pagar uma percentagens a esses dirigentes.
Eliminar
Erica Francisco
Erica Francisco Pois é... Corrupção , visto que o nosso país está cheio de escolinhas, e o povo é que paga.
Eliminar
Erica Francisco
Erica Francisco Quis dizer escolinhas
Eliminar
Dylan Naftal
Dylan Naftal E este mesmo povo quando chega as eleicoes e promeiro a escolher esses dirigentes corruptos
Eliminar
Paulo Bouene
Paulo Bouene "A recordar que estes fundos serão alocados no quadro de acordos de créditos bilaterais entre o Governo da República da China e o Estado moçambicano, sendo que o EXIM Bank daquele país asiático é a instituição que está encarregue de financiar todo projecto da construção da rede de digitalização em Moçambique." http://www.cscs.gov.mz/.../45-migracao-digital-em-mocambique
O processo de migração digital em Moçambique conheceu os seus primeiros passos a 7 de…
cscs.gov.mz|De Super User
Eliminar
Lerry Good
Lerry Good Pois e' "Pais do Pandza", e' assim mesmo! Aqui aprende_se que pra ser alguem tem que ser lambe_bota, escovinha e com boa arte de roubar e o resto " povo" que se foda. O Pais e' de quem lutou, Pais do Pandza e' so' roubar... O povo se nao sabe roubar que se foda! Assim pensa a FRELIXO, pois de FRELIMO nada tem...!
3 · 7 h · Editado
Eliminar
Golden Boy Diamond
Golden Boy Diamond Isso è vergonhoso,qual è o papel da nossa assembleia.cambadas d gatunos libertadores da fortuna.
1 · 3 h
Eliminar
Hummer Boy Martins Martins
Hummer Boy Martins Martins Governo chefiado pelo meu empregado* a fazer das suas e nos que somos os patrões vivemos na miséria.
Eliminar
Zé Peixe
Zé Peixe oi gente calem a boca!.. agora pergunto! quem xta com fome levanta a mão!..Voces sao um bando de idiotas, vces colhem agora aquilo k plantaram ponto final. quem for a manifestar nao apanha camisetes nem capulanas hoviram!.. sim!!!!....obrigado nao deixem vossos coraçoes moçambicano é maning nice obrigado.
Eliminar
Mestre Saramago Sanzala
Mestre Saramago Sanzala A única maneira de calar e parar um governo eh o povo sair a rua pá dizer "BASTA"...o povo Moçambicano pensa que eh pacífico enquanto eh burro. Repito, enquanto o povo não sair a rua pá manifestar isto nunca vai parar...!
4 · 5 h · Editado
Eliminar
Nelly Zum
Nelly Zum O problema disso tudo é um povo que é pacifico d mais ate pareci k nus doparam,, na visinha Africa d Sul isso nao aconteci, o povo d la é unido.. em quanto nos ca so sabemos reclamar nas redes sociais.. ta na hora de acordarmos meus irmaos e pararmos o Pais..
3 · 6 h
Eliminar
De Carmo
De Carmo Eu só preciso de corda se tu avançares eu termino o trabalho.....Digo isso pk sinto que aqui em moz nos faltam lideres que estejam dispostos a morrer pela causa morrer de morrer mesmo mortalmente...esses não os temos aqui. chorar, falar, lamentar e prontos...
2 · 5 h
Eliminar
Américo Matavele
Américo Matavele "A recordar que estes fundos serão alocados no quadro de acordos de créditos bilaterais entre o Governo da República da China e o Estado moçambicano, sendo que o EXIM Bank daquele país asiático é a instituição que está encarregue de financiar todo projecto da construção da rede de digitalização em Moçambique." http://www.cscs.gov.mz/.../45-migracao-digital-em-mocambique
O processo de migração digital em Moçambique conheceu os seus primeiros passos a 7 de Novembro…
cscs.gov.mz|De Super User
2 · 4 h
Eliminar
Muchuquetane Guenjere
Muchuquetane Guenjere Esta eh uma pura verdade: " Em Moçambique falta o básico: água, sal, açúcar. Não existem escolas e nem hospitais para todos. A pobreza é extrema e atinge mais da metade da população. Aliado a isto, temos as dívidas escondidas provocadas por nomes conhecidos do então Governo.
Não há dinheiro. Não se sabe ao certo se efectivamente todos os funcionários públicos terão os seus salários em Dezembro. É um desastre total. E zás, o Governo de Filipe Nyusi lançou um concurso público para os moçambicanos verem 156 milhões de dólares a serem gastos na Migração Digital." Estas muito certo Grande Nini.
1 · 5 h
Eliminar
Manuel Macario
Manuel Macario A Frelimo nunca vai largar o poder de animo leve, esta habituada a gastar o que nem se quer produziu.
mocambicanos vos peço para se lembrarem do que disse Thomas Sangara quando fez g golpe no ex Alto volta: 《O PODER QUANDO NÃO SE ENTREGA.
Eliminar
Obadias Mazive
Obadias Mazive Temos um governo insensível no sofrimento do povo. Um governo sem sentimento quando vê outros com má nutrição. Funcionários da educação em particular estão outros 2 meses sem salário em algumas províncias do centro enquanto o governo usa o dinheiro para investir migração digital. Que pena de nós!
2 · 7 h
Eliminar
David Nazare Chirindza
David Nazare Chirindza Será falta de racionalidade na alocação de recursos ou é p/ satisfação de alguns interesses das elites? Dirão q/ o dinheiro em causa fora destinado p/ isto... Hora, isto é uma autêntica vergonha...
2 · 7 h
Eliminar
Marizza Mwananova
Marizza Mwananova Podridão.dlakhama perto destes é um santo.estes assassinam nos lentamente. Se falta comida.medicamentos.outros recursos hospitalares. Se alguém aqui perdeu um familiar por falta de assistência. Por um acidente devido às mas condições de transportes e vias estes frelimustas corruptos são culpados.porque estes maciços desviam o dinheiro que devia ser usado para beneficiar o povo . abram os olhos irmãos.
1 · 3 h
Eliminar
Pedro Paulinoo Massango
Pedro Paulinoo Massango Fedaputa desses ladrões de merda...isto já está de mais..como o povo moçambicano é o tal dito pelo edson macuaca é um povo hospedeiro,pacifico.. só vamos assistir essa roubalheira sem fazer nada ..e no dia de votos vão esquecer desse fardo de 10 tonedas que estão nos fazer carregar esses ladrões....moz anima maning pah....kkkk😃😉
Eliminar
Ivalgy Nambo
Ivalgy Nambo So um corajoso capaz de redigir carta assim, o pais teme agora pelo esquadrao da morte. Muitos falaram e foram calados para sempre, mas nao conseguirao calar os mocambicanos
1 · 6 h
Eliminar
Marizza Mwananova
Marizza Mwananova O povo empobrece e os ladrões enriquecem.Cabe a nós colocarmos um ponto final nisso e a mais ninguém
7 · 7 h
Eliminar
Leonardo Zeca Nhamavure
Leonardo Zeca Nhamavure É triste isso no nosso país,e para piorar os tais autores dos xekimates nao tem vergonha na cara,fazem dos nossos impostos,doações etc oque acharem conveniente.
Eliminar
Alexandre Macamo
Alexandre Macamo Ja e demais vamos agir.lembro que nos dias de campanha muitos musicos de renomes tinham um lema dizendo o seguinte eu confio em ti e hoje pergunto a eles como sentem se
Eliminar
Linette Olofsson
Linette Olofsson Trump! ajude-nos...
1 · 6 h
Eliminar
Danilson Manhoca
Danilson Manhoca Hitleres!
1 · 6 h
Eliminar
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Post maduro
Eliminar
Ary Manhiça
Ary Manhiça Triste...mto triste
Eliminar
Asfaq Patel
Asfaq Patel No comments....
Eliminar
Ussumane Bacar
Ussumane Bacar Proximo voto os gajos xtao fudido
Eliminar
Caldina Amanda Chizy Cossa
Caldina Amanda Chizy Cossa Sinseramente se o sr.Momade concorresse as presidenciais,o meu voto seria cm tdo gosto p ti.
7 · 7 h
Eliminar
Jorge Benjamim Mouco
Jorge Benjamim Mouco Não pode ser presidente alguém que tem histórico criminal.
Eliminar
Salvador Mandlate
Salvador Mandlate A sua posicao e' logica e respeito-a pela sua fundamentacao, entretanto eu prefiro a migricao digital.
Eliminar
Paulino Da Fonseca Fanheiro
Paulino Da Fonseca Fanheiro Ñ tas a entender o alcance do post do Nini... mas te entendo... simplesmente caso pa dizer "assistimos juntos um filme vc sai feliz e eu triste...
2 · 7 h
Eliminar
Salvador Mandlate
Salvador Mandlate Vc e' que nao entendeu o meu comentario, eu disse #prefiro....
Agora entendeu?
Eliminar
Soares Francisco
Soares Francisco É de lamentar o k ta acontecer em moz, ja nao ha dignidad humana com os nossos dirigentes, tirar do povo ate akilo k nao tem, fomos colonizados pelos estrangeiros, e agora pelos nossos irmaos, kndo é k deixaremos d ser escravos?
2 · 4 h
Eliminar
Fahim Alide
Fahim Alide estamos bastante mal assim agente fica sem saber a quem agente deve votar mas óbvio que as próximas eleições frelimo não será votado esto farto.deste país um país que até que querem nos ver todos mortos um país que fazem nada para que a pobreza possa minorar mas eles preoucupam-se em levar valores para os seus bolsos
Eliminar
Muchuquetane Guenjere
Muchuquetane Guenjere "Anteriormente o mesmo negócio da Migração Digital foi adjudicada de forma directa à Startimes que, por sua vez, não conseguiu honrar com os compromissos. E nessa altura estavam envolvidos cerca de 300 milhões de dólares.
Devido ao incumprimento do con
trato, o Governo de Filipe Nyusi lançou um concurso público. E a vencedora é…STarTimes. A mesma empresa que com um orçamento robusto não conseguiu nada. Será desta vez?" BOA PERGUNTA NINI, eu tambem faco a mesma.
Eliminar
Noberdino Da Luana Efigénia
Noberdino Da Luana Efigénia Um povo que elege ladrões e corruptos nunca é vítima, mas sim, cúmplice. A nossa vontade é que vai nos levar pra onde queremos chegar....
3 · 6 h
Eliminar
Ivan Zacarias
Ivan Zacarias Tá mão isto funcionário d aparelho d estado agora recebem ñ dia 45 .por causa dessas brincadeiras
2 · 6 h
Eliminar
Baptista Macamo
Baptista Macamo Kkkkkkkkkkkk, o povo e o meu patrao. Foi o pior erro que ele ja cometeu Na Vida dele
2 · 6 h
Eliminar
Kabur Osseman
Kabur Osseman Tal como Donald Tramp que prometeu expulsar milhões de imigrantes ilegais para que os americanos tenham mais emprego ocupando os lugares dos emigrantes expulsos pois cá entre nós temos muintos emigrantes ilegais é legalizados por meios corruptos k roubam emprego aos moçambicanos faz sentido mesmo termos indianos,pakistanicos,chineses,portuguese ,bengalis,nigerianos,burgueses,Somália,como caixas,empregados de balcão,vigilantes,conferentes em armazéns,porquê vós k comentam nunca abordam está situação de aceitarmos ver estrangeiros a ocupar postos é trabalho k os moçambicanos deviam ocupar k não precisam de nenhuma especialização .
Eliminar
Jaime Manhique
Jaime Manhique Estamos perante a governantes que sofrem de gripe cerebral. Tantos problemas para um único país....!!!
1 · 6 h
Eliminar
Onesio de Andrade
Onesio de Andrade Meu irmão o problema do país não é o governo é o povo que elegeu o governo.
Nunca em nenhuma parte do mundo vi tamanha "passividade", tanto divisionismo pra podermos abrir uma brecha a exploração. Olhas pra o problema dos mais necessitados como se n
ão nos dissesse nada.
Nós temos é que assumir que temos problemas de idetidade,
Não é possível que somos alertados de uma irregularidade e continuamos indiferentes como quem diz "que não falte pão em casa" e como eles já se aperceberam que o problema existirá quando o pão subir, eles mantém o pão e soubem tudo de primeira necessidade.
2 · 3 h · Editado
Eliminar
Blaka Junior Mucha
Blaka Junior Mucha Socorrrrrrrrrrrrrrro
Alguem m tire da qui ..
si tivessa mudaria aminha nacionalidade sem pensar duas e uma vergonha ser mocambicano.
1 · 5 h
Eliminar
Noberdino Da Luana Efigénia
Noberdino Da Luana Efigénia Sem reclamações! Vamos arregaçar as mangas e juntos/ Unidos como nas urnas, vamos pagar a divida.... patrão age assim mesmo.... paga a conta do empregado e bem q o gajo nos avisou desde o princípio. Ahh, depois vão nos reembolsar com camisetas de batuque e massaroca. Não está bom assim???? Tarde p lamentar, povo q n aprende.
1 · 3 h
Eliminar
JoseSetchene Mussane
JoseSetchene Mussane Te elogio Nini es grande homem, voces que dizem que nos o povo estamos a deixar os ladroes arobar , oque vamos fazer? Esses ladroes criarao uma forsa chamado Fir acompanhao tudo voçe que abre aboca é tiro só, outras dividas esses camaradas comprarao material de guera so invistirao na Fir so para nos intimidar.
1 · 7 h
Eliminar
Marizza Mwananova
Marizza Mwananova Meu deus socorro!Deus nos acuda !Estes ladrões não têm limites tomara que este dinheiro todo os sufoque.
Eliminar
Jaime Chambule
Jaime Chambule Os meus parabéns vao a meu compatriota Nini Satar! Hoje é dia internacional da filosofia!
Eliminar
Lindo Joao Rapieque Lindo
Lindo Joao Rapieque Lindo Tou SM comentario nini so posso t dar nota maxima pelo post vce disse tudo k o pais atravessa
Eliminar
Aderito Rosario
Aderito Rosario Governo de ladroes, matando o povo de fome. Em prol do seu bem estar carro moçambicanos fungurane maço.
Eliminar
Carla Guiomar
Carla Guiomar Poxa ê muito triste,nos com falta de comida para dar as criancas e eles fazem nos isto,triste muito triste
Eliminar
Tatyosvaneyvald Cumbans
Tatyosvaneyvald Cumbans Eu sinto uma dor la mas bm la nu fundo quand penxu nuk ta acntecee conosco.
Eliminar
Mbalamanje Uzende Chanunkha
Mbalamanje Uzende Chanunkha É dinheiro do NOSSO BANCO. Estaõ acabar com a própria Frelimo!
Eliminar
Dalila Mucavele
Dalila Mucavele Tudo na vida passa um dia todos corruptos irão a chilidral verem o sol pelos quadradinhos aí sim
Eliminar
Rosario Sampaio
Rosario Sampaio Pois e, todas atrocidades estao legisladas, nada acontece a estes fulanos
Eliminar
Valerio Cossa
Valerio Cossa A culpa é dos 25 milhoës d moçambicanos k ñ consegue por fim desse regime d frelixo.força nini.
Eliminar
Fauzio Mussa Momade Cassamo
Fauzio Mussa Momade Cassamo Realmente estamos num país de inpunidades. Onde só reina a lei do mais forte.
Eliminar
Francisco Timbe
Francisco Timbe É por estas e mais coisas que o governo do dia apronta e que faz com que o FMI e outros parceiros não ajudem esse governo corrupto.
Eliminar
Anibal Machili
Anibal Machili Me toca a questao de gaatar.se muito dinheiro so p vermos tv. É preferivel deixar a zap, go tv, dstv, star tims, de forma como estavam a operar, pois cAda um devia pagar segundo a sua escolha e o seu bolso. Alem disso, quem entre nós votou nesse sistema que me obriga a pagar tv? Claro que ninguém. Entao è preciso nao ter vergonha na cara para cometer um absurdo destes, num momento tao delicado na vida de milhares de compatriotas nossos. Para mim isto é uma brincadeira de mau gosto.
Eliminar
Tomás Simango
Tomás Simango Meus irmaos de moz a uniao faz forsa vamos tirar esses gatunos do poder. Dexemos de lamentarmos nas esquinas.
Eliminar
Rui Neves Massaro
Rui Neves Massaro Espero que todo Moçambicano veja esta carta, reflicta e toma uma posição porque assim já não dá
Eliminar
Marizza Mwananova
Marizza Mwananova Temos muito que aprender com o Brasil. O povo agiu e Dilma foi obrigada a renunciar.o Lula está a responder por vários crimes no tribunal.
6 · 7 h
Eliminar
Asfaq Patel
Asfaq Patel
3 · 6 h
Eliminar
Danilson Manhoca
Danilson Manhoca Sadam hussein
Eliminar
Assante Cornelio Saure
Assante Cornelio Saure PORQUE A BEATRIZ BUCHILLI NÃO AGE COMO SE TIVESSE COMPETÊNCIA. Alias, quais são as competências da procuradora geral da república?
1 · 7 h
Eliminar
Josefo Amossi Lupindo Lupindo
Josefo Amossi Lupindo Lupindo São da mesma panela
2 · 6 h
Eliminar
Marizza Mwananova
Marizza Mwananova Comem juntos
Eliminar
Erica Francisco
Erica Francisco É verdade...
Eliminar
Leonardo Jose Saide
Leonardo Jose Saide Estamos no fim do mundo. Jesus virá em breve.
Eliminar
Leonardo Jose Saide
Leonardo Jose Saide Ela tem medo.
Eliminar
Evaristo Emidio Baptista
Evaristo Emidio Baptista Estamos a pagar pelo nosso voto mal usado
3 · 5 h
Eliminar
Rui Neves Massaro
Rui Neves Massaro O pobre ficará mais pobre e o rico mais rico
Eliminar
K-Orla Musico
K-Orla Musico Ta a ver isso... Crespim Mabuluko
1 · 4 h
Eliminar
Mínio B Nguluve
Mínio B Nguluve
1 · 1 h
Eliminar
Mez Nas Ruas
Mez Nas Ruas Sabem enquanto continuarmos calados mais coisas ppiores irão acontecer
1 · 6 h
Eliminar
Erica Francisco
Erica Francisco Neste país o povo é mobília, e nunca reclama.
1 · 5 h
Eliminar
Joaquim Jch
Joaquim Jch Povo com falta d coragem... So sabe lamentar e nao agir...
1 · 6 h
Eliminar
Nelson Afonso
Nelson Afonso Até África do sul são rebeldes aqui moleza
1 · 7 h
Eliminar
Paulino Naene Dio
Paulino Naene Dio Apocalipse
1 · 1 h
Eliminar
Dércio Hunguana
Dércio Hunguana Ta mal éssi pais, pois ele abusan da passividade do povo.
1 · 7 h
Eliminar
Gerson Fe
Gerson Fe Bom dia queria ver a Dstv a vencer isso ou outra empresa estrageira fico feliz em ver os Guebaz a encher os bolsos do que os Ninis que depois gastam em Londres com empreendimentos sei lá onde mas fora do País a dar emprego sei quem lá mesmo Moçambicanos e Moçambicanas estamos a errar em massa Trump não está no por ser forte mas sim é uma ferramenta para implementar o que Obama não tevi coragem e eles sabem que África é o futuro por isso tentam provar que somos incapaz de nos governar de termos empresas porque se chatear com 156milhoes para investir se há nini que gasta 600 com relógios
Eliminar
Marizza Mwananova
Marizza Mwananova Gerson por amor de deus.nini não faz parte do governo pode usar de qq forma o dinheiro que tem.ja o governo não. O governo tem uma responsabilidade para com o país e o povo.e por haver pessoas a pensar em como tu que o país está como está
Eliminar
Marizza Mwananova
Marizza Mwananova Nenhum presidente ou governador em países desenvolvidos faz fortunas com dinheiro do povo.so na África mesmo.e o povo ainda apoia.meus deus.mentalidade pobre.kkk triste
Eliminar
Marizza Mwananova
Marizza Mwananova Se Obama fizesse a fortuna como os nossos dirigentes fazem a esta hora estaria sob forte investigação e obrigado a justificar a proveniência do dinheiro.
Eliminar
Gerson Fe
Gerson Fe Marizza Mwananova estas no lado e defendes outro lado somos Africanos fomos escravizados a 40anos onde os nossos Diregentes ia tirar dinheiro eles fazem fortunas com as oportunidades que o país tem só isso porque a informação é cara nos não a temos aparenta estarem a roubar do povo e o que acontece os empresários internacionais querem continuar a ser eles por isso que sufoca nosso governo porque querem tirar tudo para eles e não suportam ver Moçambicanos a evoluir porque ficas triste quando teu irmão ganha milhões e feliz quando alguém que mal fica no teu País curte milhões alguém disse te que os milhões do governo estão a ser gastos a toa ou não notaste que é mais um investimento
Eliminar
Marizza Mwananova
Marizza Mwananova Meu Deus do céu abra o horizonte de certas pessoas
Eliminar
Gerson Fe
Gerson Fe MarizzaMwananova não invoca nome do dono de tudo em vão não vejo motivo de falar o que falaste se continuares do lado errado daqui a alguns anos terás uma líbia sem Khadafi daí vais começar a perceber que em África não desenvolvemos porque existe inveja e esse é nosso prato forte e os que sabem usar usam muito bem guerras na Nigéria e toda África fica problemática mas graças a outros Africanos e somos roubados pork achamos melhor entregar os diamantes a estrageiros melhor os Europeus que os nossos
Eliminar
Jose Banze
Jose Banze Marizza Mwananova nao te batas com gajos da OJM que nem tem foto de perfil..
Eliminar
Gerson Fe
Gerson Fe JoseBanze não fala coisas que não sabes você acha correcto julgar e condenar seus pais vocês? Isso é um investimento nada mais assim o governo não pode investir? Você não acha estranho de repente o país de boa gente ser mal falado se os governantes casar de defender vossos interesses vai entregar isto porque fazem barulho feito criança a querendo meter lâminas na boca
Eliminar
Jose Banze
Jose Banze Em tempos como este pegar 150 milhoes de dolares e fazer um investimento sem retorno e um insulto a sociedade...
Eliminar
Samuel Bilika
Samuel Bilika Num pais onde nao tem...anti malarico nas zonas rurais......que pena
Eliminar
Marizza Mwananova
Marizza Mwananova Malária já devia ter sido radicada há muito tempo.e falta de vontade política
1 · 7 h
Eliminar
Ana Maria Faias
Ana Maria Faias Verdade...
Eliminar
Aly Issa
Aly Issa Agagaia falou falou falou e ñ acreditamos e agora vem Nini Satar. Povo acorda.
Eliminar
Gil Lino Lino
Gil Lino Lino Esses gajos da frelimo vao nos matar e nos comere ate o ultimo osso
Eliminar
Celso Rafael Raimundo
Celso Rafael Raimundo Está demais
Eliminar
Pierre Yves Chiniah
Pierre Yves Chiniah E ainda vejo pessoas tão bem da frelimo
Eliminar
Kleber Alberto
Kleber Alberto Um dia, a nossa revolta tera seus resultados.
Eliminar
Joaquim Domingos
Joaquim Domingos Pais marramerda
Eliminar
Elias Luis Alfandega Alfandega
Elias Luis Alfandega Alfandega Afinal?triste
Eliminar
Mauricio Nhavande
Mauricio Nhavande Bem falado Nini satar
Eliminar
Tsatsango Bangal
Tsatsango Bangal Já ném da pra falar....por isso eu fico NDUMMMMM
Eliminar
Iolaz Khoza
Iolaz Khoza Paiz de nyusi
Eliminar
Chinayd Focas Tomé
Chinayd Focas Tomé Um país paradoxo
Eliminar
Lily Esperanca
Lily Esperanca Com o meu voto esses não contam ja a muito tempo.
Eliminar
Ananias Mbendzane
Ananias Mbendzane São os combatente da fortuna.bandidos...
Eliminar
Stivisson De Albasine
Stivisson De Albasine Ainda vamos sofrer
Eliminar
MilTon Nhazilo
MilTon Nhazilo Lucas Ferreira

A roubalheira continua
Eliminar
Lucas Ferreira
Lucas Ferreira Dude gajos querem ficar muito ricos assim 😂😂😂
Eliminar
Armindo Gumbo
Armindo Gumbo Epa
Eliminar
Felizardo Raul
Felizardo Raul TRIST
Eliminar
Joaquim Cumbane
Joaquim Cumbane Ta se mal
Eliminar
Edson Vilanculos
Edson Vilanculos FORÇA
Eliminar
Cassam Ibraim
Cassam Ibraim 🙊🙈
Eliminar
Gil Manhica
Gil Manhica Poxa

Sem comentários: