terça-feira, 1 de novembro de 2016

O GENERAL MENETE QUER GOLPEAR O NYUSI?


Informações de fontes fidedignas ligadas indicam que há contradições entre os militares e políticos da frelimo. Os militares não escondem que já perderam o controlo da situação. Já não são capazes de enfrentar as formidáveis forças da renamo. Nas últimas grandes operações militares levadas a cabo durante o passado mês de Outubro em Ncondezi, Tambara, Inhaminga, Mangomonhe e Morrumbala resultaram num grande desastre, com mais de 350 mortos, várias dezenas de feridos graves, desercões em massa e grande perda de armas a favor das forças da renamo. Dos cerca de 800 homens lançados à luta, mais 75% foi posto fora de combate. 
Neste momento as forças da frelimo apenas realizam "operações pilha-galinhas" nas populações, isto e, operações para roubar os animais, cereais e queimar celeiros e as casas dos pobres populações rurais. Isto está a acontecer em todas províncias onde há conflito militar. Eles roubam e pilham abertamente, não o fazem as escondidas. São galinhas, patos, cabritos, porcos, milho, feijão, etc e depois de recolher tudo o que os interessa, põe fogo nos celeiros e nas palhotas. Um autêntico bando de selvagens.
Entretanto, tudo indica que alguma ala da frelimo prepara se para dar um golpe palaciano ao inepto Nyusi. De acordo com a nossa fonte bem colocada nos meios castrenses da frelimo, o comandante do ramo do exército, o major general Henriques Menete, muito provavelmente apoiado por uma facção contestatária da frelimo, tem opinado que o Nyusi deveria abandonar o poder e entrega lo aos militares para estes gerirem a situação até às eleições de e 2019, porque segundo ele, o Nyusi não está a conseguir governar e está a afundar o país. 
O Menete tem vindo a falar abertamente disso com grupinhos de altas patentes das FADM e FIR. O Menete fala isso com naturalidade e em locais públicos, sem secretismo. Não se sabe se o Nyusi tem ou não conhecimento desta questão ou é a "iniciativa" do próprio Menete na qualidade de comandante do exército porque realmente este está empenhado a convencer os seus a aderirem a esta ideia. Agora o Menete tem propalado entre os seus colegas que durante o mês de Novembro vai concentrar 12 helicópteros e muitos efectivos no quartel de Chimoio para lançar uma ofensiva de grande envergadura contra a renamo mas ele fala disso mesmo sabendo que já não tem efectivos suficientes para desencadear grandes ofensivas e nem tem os tais 12 helicópteros que anda a propalar repetidamente. 
Tudo indica que este Menete perdeu o controlo das forças armadas e deve ter enganado aos "donos" da frelimo que com helicópteros de ataque pode finalmente derrotar a renamo mas ele devia lembrar se que durante a guerra dos meus 16 anos a frelimo tinha dezenas de poderosos helicópteros de ataque russos, Migs e Antonovs, assim como as tropas zimbabweanos que muitas vezes punham no ar para uma missão 8 helicópteros de uma so vez mas nem com isso conseguiram vencer no terreno. 
De acordo ainda com a fonte que temos estado a citar, a frelimo não está interessada na resolução pacífica do diferendo que tem com a renamo, o diálogo de Maputo é apenas para ganhar tempo até as próximas eleições. A frelimo prefere manter o conflito armado e prolongar as negociações até as vésperas das eleições de 2019 para obrigar a renamo aceitar as eleições sem estar preparada e com as leis existentes, sem nenhuma descentralizacao da administração do estado e numa altura em que todo no seu eleitorado perdeu a confiança e está aterrorizada devido a acção tenebrosa dos esquadrões da morte. Esta é a estratégia engendrada pela frelimo mas isto não vai acontecer.
De fontes militares da renamo soubemos depois da fracassada tentativa para emboscar Dhlakama e os mediadores, os generais da renamo estão a pressionar fortemente ao seu comandante-em-chefe para iniciar com as operações de assalto e ocupação de todos os cidades das regiões centro e norte, ao invés de se perder tempo com as brincadeiras da frelimo. Tudo indica que desta vez Dhlakama terá sérias dificuldades para acalmar os seus homens porque a frelimo ultrapassou todos os limites. 
A procissão ainda vai no adro.

Unay Cambuma
Chitukulu Mucumba . Eis, jornalismo bélico.
Gosto11 h
Carlitos Jose K se matem
Gosto11 h
Francisco Jhon Boa ideia este de asalto
Gosto11 h
Eduardo Abel Que assim seja, confio nas folhas verdes,
Gosto11 h
Mulandi HI Mina Kheni O mabulanhussy está sem norte. Ainda não percebeu que liquidar o lider da RENAMO não passa dum sonho. Não conseguiu fazer na cidade, pensa que vai conseguir na Serra? Esses manambwas...a revolução continua...
Gosto21 h
Sergio Romao Manhisse Manhisse Kkkkkkk entao melhor se prepararem
Xavier Clinton Xavier Vao acabar asi os filhos de donos meus sentimentos
Antonio Fatar Anelfa Vamos la ver.
Bartolomeu Benjamim Jaime Jaime Voces da Renamo vao acabar eu ja vos disse, que mesmo a Frelimo vos entregar as 6 Provincias nao vao Governar.
Crimildo Geronimo Chicure pork ? no principio os camaradas diziam k a renamo ta cheio de pessoas k nao estudaram mas agora ja nao
Fidel Albano Riadao Deviam fazer ver a ele ki os macondhes não são tão valente s como eles pensam
Nordine Ossufo Se diz a frelimo passa tempo nas negociações de modo que o tempo passe até próximas eleições, e o que é a Renamo tem feito contra este divertimento? Eu acho que as duas bancadas estam nas mesmas intenções, pois, não custaria nada deixar a frelimo brincando e a Renamo ir no que lhe interessa. Acredito que os mediadores testemunham tudo. Olha, pra o seu conhecimento, o povo está cansado desta situação. Imagine só todos os dias as coisas sobem o preço, inclusive a energia que dissem é nossa. A Renamo tem um poder militar insuperável, porque não vão queimar esse lugar onde tratam essas brincadeiras? Já estamos cansados, cansados mesmo.
Gosto11 h
Mapa De Moçambique K k k ainda vao ver. Viva rangens. Est a pedir para me enquadrar no grupo Unay e se coseguir me apostem.
Ergilio Julio Nao entendo....Menete quer dar golpe ou acabar com a renamo? Esta difusa a informacao ai.
Carlitos Mario Eu não a crédito isso juro a RENAMO já não tem capacidade de fazer guerra, OK eu sei e de a cabar todos membros a tivo da RENAMO morrer sem falta.
Gosto150 min
Rachid Said Estou a ouvir
Victor Joao Invicha Envez de tar a pensar em grande ofensiva militar era so combinarem em fazer golp do estado,ainda bem q sabem q o voço comandante em chef nao ta saber governar tao a espera de oque?
Ofece Deniasse Chania A Frelimo d Samora foi+forte k a Frelimo d Chissano, Guebaz e Nyutchi, mas nao consguiram derrotar a Renamo, nao é com esta Frelimo d mbavas k vai acabar a Renamo!
Marcelino Arijama Viva Renamo forca esses macacos da frelimo nao houvem so kerem continuarem a roubar e matar membros da oposicao pk kerem manterem no poder a todos custo.
Gulumba D. Mutemba De facto o diálogo é apenas passe time.
A frelimo não vai deixar o Dhlakama e a Renamo participar nas eleições de 2019,por temer perder. Com Dhlakama nas eleições a frelimo mesmo roubando não vai conseguir ganhar,porque até seu membros não lhe votar.

Sem comentários: