segunda-feira, 7 de novembro de 2016

NINI SATAR ESTEVE EM MAPUTO ESTE FIM DE SEMANA.


Unay Cambuma
6 hrs ·

NINI SATAR ESTEVE EM MAPUTO ESTE FIM DE SEMANA.
Reuniu 30pessoas no bar do Maputo shoping e no meio de 6 rodadas de whisky pagas por ele, a razao duas garrafas por 5pessoas, ele deixou cair informacoes sobre a crise de MOCAMBIQUE.

Nini, que bebia limonada e fumava apartir de um tubo extenso entalado num bule, disse:

Vou embora segunda feira no voo das 6hrs e so volto em 2017. Mas fiquem saber que As manobras dilatorias do governo de Felipe Nyusi em assumir a divida e que descontrolaram tudo. Repito 2 bilioes de dolares e um valor IRRISORIO para um estado competente. Os proximos dias serao amargos para os mocambicanos.

Os bancos comerciais estao a vender mais carro os seus dolares que no mercado negro, INCRIVEL deveria ser o contrario, mas tudo isso e porque ha escasses do metical nao e so dollar que escasseia.
Todo o comerciante esta a retirrar seus meticais dos bancos e compra dollar que guarda debaixo do colchao.

Isso faz com que haja falta de toda moeda. Quando o Dollar chegar aos 100 Mocambique sera um dos piores paises da africa. Tudo aqui e importado na ordem dos 99% . Nao vamos falar da aborbora e mapira. Ate Tomate e Cebola sao importados como se diz na giria popular para um bom entendedor, meia palavra basta.

Maleiane quer pular do barco. Esta cansado, doente e arrependedio de fazer parte de um grupo de pilha cofres. Uma das tias avos esteve a chamar'lhe atencao no ultimo fim de semana.

... e de fontes idoneas fiquei a saber que o Adriano Maleiane, o ministro da Economia e Financas ja colocou seu cargo a disposicao por cinco vezes . Aquele que e um dos maiores senao o maior economista do pais, ao tomar tal decisao viu que nao pode capitanear este navio com buracos profundos no casco.

Por forca do Apelo dos camaradas ele continua no cargo, a comandar este navio na derradeira fase do colapso total. Aeroportos de Mocambique um caso em estudo ontem em conversa com o administrador do aeroportos de mocambique alertou-me sobre a crise que fustiga aquela empresa de capitais publivos.

A mesma companhia encontra-se endividada e sao somas que deverao ser pagas em moeda americana, o dolar disse me que as receitas da empresa nao cobrem nem a metade do que deve.
Noutro diapasao a construcao do Aeroporto de Nacala custou 4 vezes mais que a construcao do Aeroporto de Maputo. Uma autentica roubalheira para pagarem salarios!!!

Eles agora entram em panico.
Ultimas o ministro da economia e financas na ultima quinta feira assumiu publicamente que o pais esta a atravessar uma crise sem precedentes, falou de numeros que na minha optica nao sao reais.
Tudo isso para deixar o povo mocambicano em alvoroso. Por Exemplo:

1- Ha escassez do dollar no mercado.

2- O estado nao vai conseguir cobrir muitos impostos.

3- A importacao de produtos caiu.

4-A economia vai crescer 4.5% este ano e essa e a pior taxa nos ultimos 15 anos, Maleiane ainda esplicou que 2016 vai ser o pior ano para Mocambique, com empresas a fecharem as portas porque o dollar ainda vai fragilizar o metical.
A divida publica vai atingir a economia cujo o crescimento previa se em 7%... De acordo com as minhas analises e das demais pessoas atentas, estes dados nao podem corresponder a realidade da economia do pais, para nao dizer que Maleiane mentiu.
Para mim a economia nao vai crescer nem 1% nos proximos tres anos.
O Governo de que Adriano Maleiane faz parte quando assumiu na passada quinta-feira parte do que se esta a passar, se esueceu de dizer que a crise ainda vai piorar.
Ao anunciar que o defice e a escasses da moeda vai de 33% para 35% Maleiane tambem faltou com a verdade. Nas minhas contas esse defice vai de 33% para 80%. Isso implica que os produtos da primeira necessidade vao continuar a subir.

A previsao do Governo era de 5.6% para 16.7% para mim isto tambem nao bate muito certo. Em apenas 6 meses os produtos de primeira necessidade subiram em 40%, Tenho a certeza de que ate Dezembro vai subir ate a casa de 150% . O Governo ja avisou que os custos vao triplicar. Maleiane ja avisou que irao cortar 7 Bilioes no orcamento do estado ainda este ano, cortes estes nos combustiveis e ajuda de custo.
Outros custos de 12 Bilioes estao previstos na vertente do investimento programado. Nem em 2017 Mocambique podera ter uma taxa de crescimento de 7% como previsto. E colapso total.

Em jeito de toda a conclusao quando o ministro saiu ao publico, com essas ladainhas deu me finalmente a razao. Como ficou dito a todos sabem que desde novembro que tenho alertado sobre o colapso.
So nao entendo como e que Maleiane ainda esta a dirigir o barco. Logo ele com uma folha limpa de servicos por onde passou ate ir a sua reforma.

Carlos Agostinho do Rosario o nosso primeiro ministro tambem tem uma folha de servicos imaculada por onde passou.
Este dois Capitoes estao na eminencia de serem considerados como pessimos gestores devido a esse colapso.
A credibilidade recupera se quando ha confianca.

Um cliente quando tem dividas num certo banco e, quando tem dificuldade ele chega ao banco e pede uma reprogramacao da divida, desde que cumpra e recupere a sua credibilidade.
O problema e que a credibilidade de mocambique ja esta gravemente beliscada.

O Fundo Monetario Internacional (FMI), o Banco Mundial (BM), os doadores e parceiros de apoio programatico estao ofendidos com a "divida escondida"
Jornais das grandes capitais mundiais fazem manchetes dessa divida de DOIS BILIOES DE DOLLARES, tendo nos como burtoes devido a criacao da EMATUM, MAM e PROINDICUS.
Um valor IRRISORIO para um Governo.

DOIS BILIOES DE DOLARES qualquer estado "competente" pode, e muito bem, gerir para que nao se note o rombo.

Terminou o encontro distribuindo folhas a4 dobradas a cada um, contendo 10mil mts divididas em notas de 200, 500 e 1000mts altamente novas, com um pequeno cartao que dizia
"boas festas, passe do bar e leve a garrafa da sua bebida".
Nini levantou'se e vestido em longos panos arabes, um lenco na cabeca e um bigode disfarcado, vimos'lhe desaparecer fresco por uma porta restrita acompanhado por 12 grandoes que nem niussi tem, para a porta q[truncated by WhatsApp]


LikeShow more reactionsShare
244244
54 shares
81 Comments
Comments


Adelino Makuzi SIM TA MAL ISSO MANO.DA REFUGIAR SE DAQUI.ATE VA LA IR LIBIA OU IRAQUI.
Like · 6 hrs


Romeu J Maluleque Maluleque Titanic no iceburg.....esta quase afundar.
Like · 6 hrs


GS Ndlovu Ja vejo a razão de querer a guerra
Like · 1 · 6 hrs


Bento Armando Sumail Zacarias VrdadSee Translation
Like · 5 hrs


NicriSs Manejo Jr. Moz a deriva
Like · 5 hrs


Augusto Chivambo Xiti
Like · 5 hrs


Mulandi HI Mina Kheni Estamos enterrados..
Like · 1 · 5 hrs


Batista Ndlayani Vivemos com um pais corruptos onde o silencio é comprado
Like · 5 hrs


Soares BarceloRodrigues Isaac
Like · 1 · 5 hrs


Rodrigues Isaac Kkkkk
Like · 5 hrs


Soares Barcelo eu era um dos 30 e sai com 10 paus
Like · 2 · 1 hr


Rodrigues Isaac Kkkk estas folgado
Like · 1 hr


Pedro Farias Poraaaaaaaa
Like · 5 hrs


Wanessa SeverianoEddy Naiete Jr.
Like · 1 · 5 hrs


Eddy Naiete Jr. Estamos em crise....
Like · 4 hrs


Wanessa Severiano
Like · 4 hrs

View more replies


Odete Donato Jaime Cinzas
Like · 5 hrs


Be Focus O presidente eleito, Afonso Dhlakama ja tinha predito que Nyusi nao iria governar. Dito e feito. Abaixo gatunos frelimistas
Like · 1 · 5 hrs


Nordito Habibo Nehru O que o Nini Satar tem a ver com a crise?
Like · 5 hrs


Feleciano Trinta Trinta HIIIIIII CULPA PARA CULPADO.
Like · 5 hrs


Carlos Antonio Si é qui é verdade, maliane te razão. Este apelo tequi iri muito mas pra jovens, saber fazer bom gasto nu valor. Isso ta mal isso, mal controlado pouco só vamos nus matar uns aus outros, mal ki Baco parar de focionar.
Like · 1 · 5 hrs


Carlos Dzualinhenga Semente Semente sintomas...
Like · 5 hrs


Alexandre Langa Ele tenk voltar essa divida tems k pagar tdos nada d fugir
Like · 5 hrs


Eugenio Cebola
Like · 5 hrs


Eugenio Cebola
Like · 5 hrs


Eugenio Cebola
Like · 5 hrs


Zina Ngorinenhi Thomas Estamos fudido,o engracado e que as pessoas que nus colocaram nu buraco estao vivo e numa boa.isto e revoltante!
Like · 1 · 4 hrs


Barbosa Barbosa
Like · 4 hrs


Barbosa Barbosa
Like · 4 hrs


Rafa Barroso Moçambicanos estão na fogueira com os ambiciosos.
Like · 4 hrs


Armandinho Da Filipa Cambuma
Like · 4 hrs


Antonio Macutcha um baxinho como nyusi nao merece ser presidente de um pais tao grande e populoso como e.porque o homem ladrao do tamanho de guebaz e ditador tal igual a chipande que nem o machel em outro sentido
Like · 4 hrs


Simao Marcelino La fora do país ouvisse bem que dentro do país.
Like · 4 hrs


Raysse Guehume Raisse Os k indivitarao o pais tevem ser julgados n maringue.a serem bem xicoteados p falarem a verdade ond deixarao dinhero d pais? Xtamos mal nos pork xtamos a pagar coisa k nao vimos?doi isso.
Like · 4 hrs


Olga Mondlane Assim não dá sinceramente
Like · 4 hrs


Pauleque Joao VAO VENDER PESSOAS QUANTO ISSO PIORAR
Like · 4 hrs


Leonel Quintino Isso e que se chama ter dinheiro, nao e andar a gritar por ai...
Like · 4 hrs


Lindo Joao Rapieque Lindo Tamos na pior meseria entao
Like · 4 hrs


Belito Eduardo Iopoma Bum cra cra Bum
Like · 4 hrs


Felisberto Manjate
Like · 4 hrs


Leonel Quintino Heipa voces vao comentado sobre o k NINi disse acerca do rumo do pais, mas isso nao me importou por que nos todos sabemos que isso esta mal e vai piorar , isso nao novidade, o que gostei foi o qe ele fez distribuir dinheiro e desejar boas festas, isso e q foi emocionante
Like · 1 · 4 hrs


Fonseca Cussaiavida Quissimisse JIII TA SE MAL
Like · 4 hrs


Pedro Muripa
Like · 4 hrs


Ribeiro Mola Mal estamos nós Moçambicanos
Like · 4 hrs


Maria Manjate Moçambique rumo a desgraça total. E nós com os pés e maos atados.
Like · 1 · 4 hrs


Josefina Diamantino Sitoe Xtamos vivendo apocalipse.o mundo xta no fim e Jesus já vem! Onde é que vão guardar o dinheiro e o que com ele vão fazer? Sinto muita pena!
Like · 4 hrs


Americo Machaze
Like · 3 hrs


José Basílio Pedro Hamela Moçambicano so sabe comentar escondidos...vamos reagir pessoal...esta mal isso...
Like · 1 · 3 hrs


José Puchar Puchar meus compatriotas, qual será a solução disso? vamos lamentar ou agir? está na hora o sol já nasceu. o povo tem direito a exigir k devolva oque estão a roubar
Like · 3 hrs


Clayton Zacarias AlySocorrooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo.... Ja comecei a arrumar as malas vou a SUIÇA. ate 2017.
Like · 3 hrs


Clayton Zacarias Aly
Like · 3 hrs


Bento José E so apertar sinto nao a maneira
Like · 3 hrs


Josemangue Mangue
Like · 3 hrs


Santos Paúnde estamos fudidos...
Like · 3 hrs


Castigo Miguel Fernando Ya everdade ixto
Like · 3 hrs


Carlos Antonio Isso vai ser tipo na serra leoa, onde o Charles Taylor, foi condenado a perpetua, purq o governo só tava para roubar.
Like · 3 hrs


Dulce Saute
Like · 3 hrs


Nelson Payane Matsinhe Esse é o fim de MOÇAMBIQUE
Like · 3 hrs

Tocova Amisse replied · 1 Reply


Jorge Gabriel Coane

Like · 3 hrs


Assura Custodio Que sentido faz apessoa testemunhar pagar uma coisa que vce nao sabe? Este Pais da viver pessoas dementes. Porque um demente e quem aceita tdo oque for questionado.
Like · 3 hrs


Benjamim Jose Ribaue Xtamos mal. E essa auditoria independente o k vai dzer???
Like · 3 hrs


Mendiate Mendiate TjSidia Hermenegildo
Like · 3 hrs


Jose Manuel Novidade de merda sabendo que todos os frelos se a pressão roubar o mais que podem isso é no mínimo um chou de desenhos animados
Like · 2 hrs · Edited


Momade Abacar E mentira isso tudo. Mocambique e o Nyuse sao tao fortes que a divida
Like · 2 hrs

Tocova Amisse replied · 3 Replies · 1 hr


Frans Nkosi A SOLUÇAO É SIMPLES. ......PARALIZAR O GOVERNO. ......PRECIONAR A FORMAÇAO DE UM NOVO GOVERNO QUE TERÁ A CAPACIDADE DE RECOLHER O DINHEIRO ROBADO E DEVOLVER PARA OS COFRES DO POVO. .......O PROBLEMA DE MOÇAMBIQUE É QUE TEM MUITOS LAMBEBOTAS. ......MESM...See More
Like · 5 · 2 hrs

Gulumba D. Mutemba replied · 3 Replies · 1 hr


Tony Charles O povo moçambicano tá agir como um órfã sem família'kem levou este dinheiro tá vivo,vai nos triturar até a morte dele
Like · 2 hrs


Mustafá Sinezy KellyDulcy Valdimirha
Like · 1 · 2 hrs

Tocova Amisse replied · 2 Replies · 1 hr


Valeriano Saide Ok
Like · 1 hr


Angandimasso Alface Luís Nós vamos sofrer até no semiteiro porque FRELIMO habituou corrupção, bandidismo, e violar as leis por eles formuladas.......!
Like · 1 · 1 hr


Tony Charles Vamos morrer mal
Like · 1 hr


Lino Mosalino Tudo mentira isso, paìs n xta em crise coisa nenhuma xta se txilar muito mal aki
Like · 1 hr

Lino Mosalino replied · 2 Replies · 24 mins


Joaquim Viola Amigos.Abrir os olhos ñ é pecado.
Like · 1 hr


Nelson Ninteia o fim virá,por mais tempo passar.
Like · 1 hr


Fernando Limpo SAO VOÇS K VOTARAO NA MERDA DA FRELIMO AGORA VEJAO LA AS SUBIDAS AINDA FALTA E BOM PA OS CANALHAS DE CAMARADAS.
Like · 1 hr


Fernando Limpo Boa ideia tony charles
Like · 1 hr


Gemo Manga Sinto pena de mim!
Like · 1 hr


Nelson Luis Porké os mocambicanos so lamentam e nao reagem? De k xtao a xpera? Nao conseguem copiar africa do sul, libia e Brazil? Para alem da Colombia? Eu pelomenos xtou cansado com o regime. Ao menos se a lternassem como EUA republicanos e democratas ma's a frelimo nao ker nada so Guerra so? Contra k pais? Filhos mocambicanos? Fui
Like · 1 · 1 hr

Nelson Luis replied · 2 Replies · 56 mins


Fernando Limpo Sinto pena pa alguns cegos k tao dismitindo k o pais nao ta atravesar crise
Like · 1 · 1 hr

Tocova Amisse replied · 1 Reply


Gulumba D. Mutemba Essa crise vai acelerar a queda da frelimo,nas próximas eleições este perder até não conseguir mesmo roubando votos,a semelhança do que acontece na Beira.
PS: é por isso que a frelimo faz de tudo para o Marechal Dhlakama continue nas matas até depois das eleições.
Like · 1 · 1 hr


Valensuel Antonio Joaquim Isso nao e vida mozirmao acordem
Like · 1 hr


Tocova Amisse A frelimo nao sabe q ta fzer campanha para oposiçao. Se confiam em votos sujos estam enganados. Proxima eleiçoes cda um deve levar sua esteira e vamos dormir no lugar de contagem dos votos, nao se preocupem com apolicia , eles tbm estam cansados com este regime. Roubar nunca foi coisa certa e sempre tem seus castigos. Frelimo vai acabar.
Like · 2 · 1 hr

Nelson Luis replied · 1 Reply


Fernando Limpo VAMOS SAIR PA RUAS PA XTRANGULAR A FRELIMO. Nb: proxima vez voces professores e inferimeiros ect sao voçes primeiro a votar na FRELIMO agora tao ver deixem de ser encanado com camisa de massarouca e batuk
Like · 1 · 59 mins

Nelson Luis replied · 1 Reply


Mbalamanje Uzende Chanunkha Concordo contigo Tocovo Amisse, mas a E D M vai desligar energia na hora da contagem dos votos.
Like · 1 · 34 mins


Juma Assulai Sandaca Irmaos esta e a hora de unirmos as forcas e lutarmos conjuntamente pelo nosso pais.forca mocambique.so Deus pode nos ajudar e para esse Deus nada é impossivel este pais sera prospero creio eu.
Like · 29 mins


Fernando Eugenio Eugénio so falta cada um comer pescoxo do outro... nos falta muito pouco pra essa etapa...
Like · 22 mins

Sem comentários: