terça-feira, 8 de novembro de 2016

Homens armados da Renamo acusados de atacar comboio no norte de Moçambique

Moçambique

A Polícia moçambicana acusou a Renamo, principal partido de oposição, de ter atacado um comboio da empresa Corredor Logístico Integrado de Nacala (CLN), no norte de Moçambique.

O ataque não provocou vítimas nem danos
ANTONIO SILVA/EPA
Autor
  • Agência Lusa
A Polícia moçambicana acusou esta terça-feira homens armados da Renamo, principal partido de oposição, de terem atacado hoje um comboio da empresa Corredor Logístico Integrado de Nacala (CLN), no distrito de Malema, província de Nampula, norte de Moçambique.
Segundo o porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique, Zacarias Nacute, o ataque não provocou vítimas nem danos e aconteceu na área de Mutuali.
Os homens da Renamo dispararam três tiros contra a locomotiva. Não feriram ninguém nem causaram danos materiais”, afirmou Nacute, que adiantou que a polícia se deslocou ao local, quando recebeu a informação da investida.
O porta-voz da polícia em Nampula adiantou que o comboio dirigia-se ao porto de Nacala e a linha-férrea em que ocorreu o ataque é usada para o transporte de carvão produzido no distrito de Tete, província com o mesmo nome, onde várias multinacionais exploram este recurso.
O centro e o norte de Moçambique são assolados por ações armadas atribuídas pelo Governo à Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), no contexto dos confrontos opondo o braço armado do principal partido de oposição e as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas.
A Renamo exige governar em seis províncias onde reivindica vitória nas eleições gerais de 2014, acusando a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) de fraude no escrutínio.
O Governo e a Renamo estão em negociações visando ultrapassar a crise política e militar no país, mas até ao momento ainda não conseguiram resultados palpáveis.
nício Política Política Homens armados atacam comboio do corredor de Nacala em Nampula

Homens armados atacam comboio do corredor de Nacala em Nampula

Tensão político-militar
A alguns dias da retomada das conversações entre o Governo e a Renamo com vista a restabelecer-se a paz, homens armados supostamente da Renamo atacaram, na madrugada de hoje, uma locomotiva do Corredor de Logística Integrado de Nacala, em Mutuali, distrito de Malema, na província de Nampula.
Segundo o porta-voz da PRM em Nampula o ataque a comboio, que fazia o trajecto Cuamba-Nacala-a-Velha, ocorreu cerca de 01h da madrugada e não há registo de danos humanos nem materiais.
“Durante a madrugada de hoje, tivemos informações da ocorrência de um ataque protagonizado pelos homens armados da Renamo, incidente que sucedeu no quilómetro 13, na região de Mutuali, distrito de Malema. No momento, os homens da Renamo dispararam três tiros contra a locomotiva, porém, não causaram nenhum dano, tanto humano e nem material”, disse Zacarias Nacute, que falava em conferência de imprensa. “Estamos convencidos que foram os homens armados da Renamo que protagonizaram o ataque, devido a forma de actuação, pois eles usam armas para atacar seus alvos, e a PRM dirigiu-se ao local e fez investigações e chegou-se à conclusão que o ataque foi protagonizado pela Renamo”, explicou a fonte, acrescentando que a polícia posicionou-se no local do incidente para garantir a ordem e segurança, uma vez que, em caso de tiroteios, a população tem entrado em pânico.

Sem comentários: