terça-feira, 15 de novembro de 2016

Dissolução do Nosso Banco estava a ser preparada desde Março




PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Nacional
Escrito por Adérito Caldeira  em 15 Novembro 2016
Share/Save/Bookmark
Pandora BoxO Diploma Ministerial que fixa em 20 mil meticais o limite da garantia a reembolsar pelo Fundo de Garantia de Depósitos revela que o Ministério da Economia e Finanças estava a preparar desde Março a “dissolução e liquidação” do Nosso Banco, e quiçá de outras instituições bancárias cuja situação financeira e prudencial seja deficitária.
Aprovado pelo Conselho de Ministros o Fundo de Garantia de Depósitos foi criado a 9 de Agosto de 2010, “visando reembolsar depósitos constituídos em instituições de crédito autorizadas a captar depósitos”, todavia desde então nunca havia sido estabelecido nenhum limite para o reembolso do valor global dos saldos de cada depositante tendo ficado prevista essa determinação a um Diploma do Ministério das Finanças, sob proposta do Banco de Moçambique, “considerando-se os saldos existentes à data em que se verificar a indisponibilidade dos depósitos”.
A crise económica e financeira que Moçambique está a viver, precipitada pelas dívidas escondidas das empresas Proindicus, MAM e EMATUM, tem trazido à tona diversas situações anómalas que faziam parte do nosso sistema financeiro e bancário.
A intervenção no Moza Banco deixou a impressão que tal atitude teria ficado-se a dever a mudança do Governador do Banco de Moçambique, no início de Setembro Rogério Zandamela substituiu Ernesto Gove.
Todavia, passada a surpreendente “dissolução e liquidação” do Nosso Banco, uma instituição participada pelo Estado(através do INSS e da EDM), e pelo partido Frelimo, uma leitura mais atenta dos comunicados do banco Central sobre o processo revela que o limite de reembolso do valor dos depósitos dos clientes de instituições bancárias foi estabelecido formalmente a 21 de Setembro, data da publicação em Boletim da República do Diploma Ministerial 61/2016, que no entanto estava preparado pelo Ministério da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, desde 29 de Março do corrente ano.


Momade Assife Abdul Satar
5 h ·
Nosso Banco (ex-BMI): Falência
Pode até ter sido novidade para muitos, o anúncio feito sexta-feira pelo Banco de Moçambique sobre a liquidação do Nosso Banco. Eu, Nini Satar, em Novembro do ano passado, numa matéria sobre o colapso, já havia escrito sobre a falência de muitos bancos moçambicanos. Aos poucos o véu se vai destapando e coloca a nu toda a realidade em que chafurda a economia moçambicana.
O Nosso Banco é detido maioritariamente pelo Estado. Senão vejamos: o INSS tem 77,2%, EDM 15,1% e SPI (uma empresa ligada à elite frelimista) 4%. Como se pode ver, o maior capital era do Estado, ou seja, dinheiro do povo que foi mal empregue usando os mecanismos obscuros de sempre para o turbinar.
O Nosso Banco tinha quase cem trabalhadores, alguns balcões e uma perspectiva de expansão para a zona norte do país, concretamente em Nampula onde estava prestes a inaugurar um balcão.
A falência do Nosso Banco não só jogou os trabalhadores ao desemprego, mas mostrou o que se faz neste país com o dinheiro do povo. Dinheiro esse que o pobre trabalhador desconta mensalmente sob forma de imposto. São as velhas trafulhices de sempre. O compadrio e a promiscuidade ainda são tónica dominante neste país.
No vídeo aqui postado, o administrador do Banco de Moçambique diz que os detentores de contas individuais vão receber apenas 20 mil meticais. Não interessa se alguém havia depositado 100 mil, 500 mil ou um milhão de meticais. Do Fundo de Garantia só se desembolsa 20 mil meticais por cliente. O que isto significa? Roubalheira!!!!
E não temos nada que crucificar Rogério Zandamela pelo que está acontecer. Esta podridão é dos tempos da outra senhora. Ernesto Gove sabia de tudo isto e andou a passar paninhos quentes. Gove prejudicou o povo (clientes menos afortunados do Nosso Banco). Devia ter colocado freios a isto. Deixou andar sabe-se lá porque cargas de água. E cá estamos: só 20 mil meticais.
E o dinheiro do povo que o INSS colocou lá, como recuperá-lo? Pode-se dizer que em termos de investimento, a atitude do INSS foi mal pensada. Foi um fiasco. Como é que uma instituição que guarda o dinheiro do humilhado povo moçambicano investe esse mesmo dinheiro numa num banco com pouca expressão como o Nosso Banco?
A intenção do INSS era mesmo de assegurar um investimento rentável? Desconfio que este foi um dos muitos esquemas existentes para drenar o dinheiro do povo. Quanto é que ganha mensalmente um pensionista? Quer dizer, alguém desconta a vida inteira e ao cabo recebe miséria quando o seu dinheiro alimenta uma burguesia sedenta de explorar cada vez mais o pobre moçambicano?!
Por outro lado, a catástrofe no sector bancário ainda está longe de se dissipar. Instituições como o BIM,BCI,Barclays ou Standard Bank, há muito que não apresentam lucros apenas apresentam números falsos para enganar os clientes que o Banco e Solido.
E mais: até ajoelham-se aos seus clientes para fazerem um DP (Depósito a Prazo). Os bancos não têm dinheiro. Vivem de aparências. Querem manter o nome na praça mas lá dentro a podridão é extrema.

Voltando ao INSS, asseguro-vos que se tivesse comprado obrigações do tesouro ou emprestar o dinheiro ao Banco de Moçambique cobrando juros modestos, teria feito um bom investimento. Isto não é porque os gestores do INSS não sabiam. São interesses obscuros. É a promiscuidade. O saque ao Estado, que caracteriza a elite governamental.
Até sempre
Nini Satar



Atualização do Flash Player necessária
Para veres este conteúdo, tens de descarregar e instalar a última versão do Adobe Flash Player.

0:00
3381 visualizações

Feliciano Malasse, Junayd Sakaff, Emerson Matsinhe e 270 outras pessoas gostam disto.
Se entendi bem, o Fundo de garantia de Depósito, criado pelo Diploma Ministerial nº 61/2016, de 11 de Setembro, relativo aos reembolsos do depósito até 20.000.MT Do meu ponto de vista trata-se um decreto que favorece fraude e roubo ao cidadão e às empresas. Pois basta para tal criar um banco ou uma empresa de micro finanças, angariar depositantes de luxo acima de 20 mil meticais e em seguida declarar falência. Ao se accionar o Fundo de Garantia de Depósito pelo Banco Nacional, o reembolso dos depósito só vai até 20.000.00.MT e restantes valores depositado sconsideram-se perdido.
Gosto
Comentar
Comentários
PC SocScholar
PC SocScholar Não estaremos diante de Cleptobancos ou da cleptobancarização?.
Gosto · Responder · 41 min · Editado
Domus Oikos
Domus Oikos Roubalheira
Gosto · Responder · 1 · 32 min
Juma Aiuba
Juma Aiuba Roubo legal.
Gosto · Responder · 1 · 3 min
José Marra
José Marra Óh, Vaz, presumo que seja isso, não obstante o meu estatuto laico em matéria da economia, ou melhor, da economia política. ..... Não sei para onde é que vamos! ! !
Mavuto Cachingamba Viola
Mavuto Cachingamba Viola Nini falaste muito mas nao disse nada da verdade. O Inss nao enveste ou nao envistiu apenas no tal banco. se a memoria nao me falha bim BCI tem acções. E outtos sítios . aliás os investimentos k inss faz estao salvaguardada a LEI. Isto é, deve capitalizar o valor com empresas cotada na bolsa de valor. E este ano o Inss veio ao público dar relatório sobre os seus investimentos. Portanto. Nao devemos falar coisas so pork vimos na tv. Inteira se mas sobre inss veras k estas errado.
Mesmo sobre este caso. Nao ha negócio sem risco. O inss teve azar neste mas nos outros ja nao.
4 · 3 h
Eliminar
Momade Assife Abdul Satar
Momade Assife Abdul Satar Mavuto Cachingamba Viola
vejo que não entende nada mesmo.
quem garante que outros bancos são solidos?
7 · 3 h
Eliminar
Mavuto Cachingamba Viola
Mavuto Cachingamba Viola BCI - 12.7%
BIM - 19.8%
SB - 15.3%
Moza- 9.9%
Barclays - 24.7%
Único - 16.4%
FNB - 15.7%
ABC - 10.4%
NossoB- 9.1%
BTM - 54.9%
EcoB- 17.3%
Capital - 28%
Mais- 15.8%
UBA - 9.5%
1 · 3 h
Eliminar
Mavuto Cachingamba Viola
Mavuto Cachingamba Viola Nao sei se esta informação acima e verdade. Mas venho assim. Nenhum banco esta condições, salvo barcleis banco terra
Eliminar
Francisco De Assis Cossa
Francisco De Assis Cossa Essas aventuras de criarem Bancos para alimentar determinada gente da classe elite nao deviam te-lo feito com contribuição do pobre povo, então achas que a Tv inventa informação? Qual é outro meio de comunicação que deve servir como nosso veiculo?
Eliminar
Mavuto Cachingamba Viola
Mavuto Cachingamba Viola Vocês viram o caso de Rogério m. Do cta. Negocia foi paralisado por nao cumprir com todas obrigações necessária para o investimento do inss
Eliminar
Mavuto Cachingamba Viola
Mavuto Cachingamba Viola Alias, o caso do mozabanco nao esta ser objecto de analise pork? Acho k notícia ligado ao inss anima manchetes nem?
Eliminar
Francisco De Assis Cossa
Francisco De Assis Cossa Porque trata-se do nosso dinheiro, atenção não confunda aquele valor não é do inss, mas sim do povo.
Eliminar
Antonio Salomao Mpfumo
Antonio Salomao Mpfumo Isso tudo senhor mavuto , ame nao me interesa mais sim o dinheiro dos mocambicanos k la ensista , pude perceber k vce esta a difender o seu ganha pao , um milhao k fiz com deposito para 20 mil , isso que me deixa triste , moz precisa acordar
4 · 2 h
Eliminar
De Barros Massikine
De Barros Massikine Percebi que este Mavuto Cachingamba Viola nao entende nada. Mas ok! Deixamos assim, INSS esta afundar e procure se informar onde o dinheiro do povo esta a ser aplicado
Eliminar
Carla Chatima
Carla Chatima Antonio Salomao Mpfumo com certeza, precisa acordar mesmo.
Eliminar
Jaime Manhique
Jaime Manhique Sr. Mavuto Cachingamba Viola, perdeste grande oportunidade de estares calado. Não tens nada a dizer,.Não-os defenda. Ou também fazes parte deles????
1 · 2 h
Eliminar
Felix Guambe Guambe
Felix Guambe Guambe Inss é uma das instituições mais fraudulentas deste país, para os atentos sempre que está instituição tenta investir dá num autentico fracasso, isto não por fraca capacidade de gestão mas sim por vício de uso indivíduo da coisa pública.
Eliminar
Gabriel David Gare
Gabriel David Gare Nini é um jovem informado e divulga a mesma informação para os seus compatriotas, e tenho pena de se Mavuto Cachingamba Viola,que só tem olhar de criticar.
1 · 2 h
Eliminar
Zacks Caetano
Zacks Caetano Nos negocios isso de azar nao existe..
Eliminar
Eliseu Lazaro
Eliseu Lazaro não percebeste nada
Eliminar
Manuel Mazive
Manuel Mazive A frelimo e' K fez, a frelimo e' K faz , a frelimo fará se o povo deixar. Entendo nada de política, mas pk e' K as negociacoes pra paz estão a passo de camaleão!!??? Ou pk se as armas calarem será o fim dos actuais vermes???
Eliminar
Tomás Simião Tamele
Tomás Simião Tamele Mavuto vc nao ta bem
Eliminar
Francisco Domingos Langa
Francisco Domingos Langa #Mavuto. Esta desinformado. Onde arranjou essa informaçã?.
Eliminar
Aníbal Elias Jibbs
Aníbal Elias Jibbs Mavuto Cachingamba Viola não o culpo por falta de informaçõa,oque acontece em Moz hoje em dia mesmo criança percebe que isto já é demais.nos o povo é que permitimos
Eliminar
Celestino Cebu
Celestino Cebu Mavuto Cachingamba Viola, nao é verdade que se trata de Azar,,eles sabem porque fizeram isso,,estamis a falar de quase 80% de acçoes, é mesmo que dono da empresa,,se fores a ver noutras participacoes na chegam 20%,
Eliminar
Lidia Macamo Macamo
Lidia Macamo Macamo Agora diga me cá uma coisa mama de Momade Assife Abdul Satar agora será que os devedores devem pagar as suas dívidas uma vez que os depositantes sairão em prejuízo?
3 · 3 h
Eliminar
Aníbal Elias Jibbs
Aníbal Elias Jibbs Essa é a melhor pergunta mana
1 · 1 h
Eliminar
Milton Cabir
Milton Cabir Bom dia; Caros Amigos o que tens passado nestes últimos dias _ aqui é Moçambique provas mais uma vez que e não a seriedade : estado cria banco e não oferece nenhuma segurança aos seus clientes dos valores que lá são depositados ou que são guardados de pois implementam as leis maquiavélicas isto provas mais uma vez que é uma Pátria de tiranos já não temos a quem e onde confiamos sendo assim vemos que este governo a partir do topo até a base está formado de ladrões são os tais que comandam o crime organizado ; como é que se explica um cidadão vai guardar as suas poupanças no banco e quando chega a hora de querer usar não podem reembolsar? Aonde queremos chegar desta forma? Já chega chega e parem de roubar o pouco que o povo tem É uma vergonha muito grande; infelizmente este país é governado por uma cambada de ladrões Goiás por isso que nunca vamos ter da pobreza cada vez a sugar o cidadão até onde vamos chegar com isto?
7 · 4 h
Eliminar
Lerry Good
Lerry Good Triste e', mas este mal veio por bem pra pessoas que insistem nos gatunos da FRELIMO ficarem a saberem em que se meteram. Ta mais do que na hora da mudanca pensem nisso...!
11 · 4 h
Eliminar
Florencio Manjate Sergio
Florencio Manjate Sergio Eu ja mudei so stou a spera das elençoes
1 · 3 h
Eliminar
Lerry Good
Lerry Good Entao ja somos dois
Eliminar
Cheirinho Zazamadhula Zazamadhula
Cheirinho Zazamadhula Zazamadhula Mais um
1 · 3 h
Eliminar
Ilda Eveline Simbine
Ilda Eveline Simbine Enquanto nao houver democracia ou melhor enquanto nao pararem de roubar os votos. Isso nao vai mudar. Uma atitude deve ser tomada por tdos nós. E nao nas eleiçoes
2 · 1 h · Editado
Eliminar
Jessicah Adams
Jessicah Adams Será que n há maneira de antecipar as eleiçoes?
Eliminar
Lerry Good
Lerry Good Existe, mas so' a uniao dos partidos da oposicao a sociedade civil e direitos humanos e' que podem movimentar esse processo, coisa essa dificil por falta de solidariedade politica...
1 · 1 h · Editado
Eliminar
Abdul Perreira
Abdul Perreira E verdade irmao. Ate porque estamos a demorar cm esta revulcao. Coitado dakeles k ainda acreditao q pondo pexi podre no conjelador pode se recuperar
Eliminar
Maulana Augusto Augusto
Maulana Augusto Augusto Unay falou e Nini satar tambem,e agora e a minha vez:no standard bank,tem a mesma mafia mas vou falar daquilo que acontece comigo: vejamos o seguinte: neste banco ha seguro pra os clintes que querem mas o tal seguro e valido depois de 6 meses de contribuicao e o cliente se beneficiara apos a morte ou depois de 3 dias hospitalizado o que quer dizer do primeiro dia ao segundo dia hospitalizado o cliente nao se beneficia nada so depois do terceiro dia ou mais dias e quando consideram o primeiro dia e segundo pra diante,mas os seguros la sao varios, tem de vida, tem de saude tem de acidente e mais, so ki ambos sao validos depois de 6 meses de contribuicao e o desconto e mensal e o preco a pagar varia consoante o tipo de seguro
1 · 1 h
Eliminar
Francisco De Assis Cossa
Francisco De Assis Cossa Está na hora de mudanças em Moz, até americanos fizeram isso, será que estamos felizes com esses escandalos que viraram nosso pão de cada dia? Politicos que brincam de empresários as nossas custas, partidos que fundam bancos, com dinheiro do pobre povo, esses dirigentes aventureiros armados a empresários que ja nem respeitam o povo, está na hora de dizer basta.
3 · 3 h
Eliminar
Maulana Buanamade
Maulana Buanamade Lamentavel, e tenho duvidas sobre a efectividade dos reembolsos imagine se um que tem um deposito de 100mil venha a receber somennte 20mil os tais ditos, e um que tinha 25/35/75..miil venha receber tambem 20mil ? ate quando compatriotas?????'
1 · 3 h
Eliminar
Sheinhani Waka Wetela
Sheinhani Waka Wetela Nao e justo...o remanescente fica perdido numa altura destas...tsc.
2 · 5 h
Eliminar
Silu Ch
Silu Ch Triste. Triste e triste pelos compatriotas que perderam seus empregos e outros vão perder o dinheiro pelo qual haviam confiado ao banco pra movimentar e ou fazer poupança.
2 · 5 h
Eliminar
Ricardo Tomas
Ricardo Tomas O país está mesmo em colapso , quando o próprio estado abocanha as quinhentas do pacato cidadão , sem direito a reclamação !
Eliminar
Issufo Florindo
Issufo Florindo Até dói ouvir ele dizer isso.. Tá imaginar quem usou esse banco p guardar dinheiro duma vida toda e agora dizer que terá só 20 mil meticais.. Isso é matar o povo
2 · 3 h
Eliminar
Golden Boy Diamond
Golden Boy Diamond Eu me lembro como ontem quando avisaste.muitos discordaram
1 · 4 h
Eliminar
Abdul Amid Omar Omar
Abdul Amid Omar Omar Resumindo isso é um novo tipo de burla que se crio pra deixar os pobres mais pobres ,como é possível alguém q depósito 100mil só poder ter d volta 20mil? Nova burla criar um banco 1ano depôs decretar falência iiiiii
Eliminar
Albino Jose Maute
Albino Jose Maute É por isso que Donald Trump disse que África precisa de nova colonização para mudar de mentalidade. Tudo para nós é normal e olhamos com tranquilidade.
5 · 3 h
Eliminar
Pierre Yves Chiniah
Pierre Yves Chiniah Ainda bem que esse banco não abrio em Nampula
Fretino Sempre A Roubares O Povo De Todas As Formas E Maneiras.
Espero quê em 2017 os moçambicanos saberão com clareza a quem devem votar.
Mas como conheço o povo deste pais
Vou ver todos com camisas da frelimo a saírem de casa para as ruas como se estive sem bem de vida.
2 · 4 h
Eliminar
Issufo Faquira
Issufo Faquira Este país é muito triste o que estamos a passar, parece que temos a lei da selva o mas forte come outro. Um estado desorganizado de governantes desumanos sem pena do povo mas acredito em Deus...
Eliminar
Sergio Gujamo
Sergio Gujamo ser um povo pacufico, longanimo e menos inteligentes, com o espirito d deixa andar e um problema.....olhem onde estamas,...as vezes tems ki ter espiritos d mazulus.....mesm situacao k zuma fez mas sta pagar...porq eles nao pagam????? filhos deles nao param d gastar andar d carros d luxo num pais ki nao ha estradas para tal diz ns ajuda....
Eliminar
VG Mathavel
VG Mathavel Entao quer dizer que os que la tinham ''Mola'' ja era, estao na tanga? hahahahah, eu ainda digo, estamos a espera do colapso final para ir a rua pedir explicacoes ao governo, deixa-me louco ver os militares a defenderem com unhas e dentes a escoria dos coruptos quando acham que o povo a de ir a rua manifestar-se em relacao a crise que assola este pais
Eliminar
Reinaldo Cossa
Reinaldo Cossa De várias obrigações que o estado tem para com o seu povo, é proteger a propriedade desse mesmo povo, com este fenomeno absurdo em que o mesmo estado abocanha recursos ínfimos do seu povo, de que estado se trata este? Qual é a sua missão para com o seu povo?
Eliminar
Salomao Mutemba
Salomao Mutemba Sincerament meu Deus poque ek nasci neste pais se eu podese ou por outra se eu tivese dinheiro ia mudar de nacionaldade, Moçambique so merece servir de machamba so nao residir ningue
Eliminar
Lamarck Samuel Guila
Lamarck Samuel Guila Povo humilde sempre em desvantagem, sempre em sacrifício.
1 · 5 h
Eliminar
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Ninguém quis te ouvir Nini
1 · 3 h
Eliminar
Celestino Cebu
Celestino Cebu Por mi este Banco foi empobrecido,,querem usar dinheiro para pagarem Dividas escondidas, abram olho.. uma vez que o dinheiro. Do povo mesmo
Eliminar
Edmilson Dengo
Edmilson Dengo
Eliminar
Azarias Machava Azarias Machava
Azarias Machava Azarias Machava Tem muinta rasao nini voce avia falado.
1 · 2 h
Eliminar
Mebanze Joao
Mebanze Joao afinal deixar no banco não é tão seguro como se diz por ai.
1 · 4 h
Eliminar
Naine Mondlane
Naine Mondlane Isto ainda Vai Animar pah! Ehehehehehe...
Eliminar
Luis Bila
Luis Bila Maleiane previu tudo
1 · 4 h
Eliminar
Hummer Boy Martins Martins
Hummer Boy Martins Martins Esses esquemas das empresas públicas devem acabar.
Eliminar
Salvador Mandlate
Salvador Mandlate Minha ignorancia me dificulta perceber onde o dinheiro parou? O gerente fazia o que?
Epahhhh!
1 · 5 h
Eliminar
Raul Ganda
Raul Ganda Uma vez que o senhor e expert nesta materia qual seria a solucao para metigar a situacao?
1 · 2 h
Eliminar
Zina Ngorinenhi Thomas
Zina Ngorinenhi Thomas Este pais tem um povo bobo e cumplice so e so;oh grande NINI, esses bancos ja nao si confia,ou o exemplo desse banco nus deixa lenga lenga,olha tenh um alguem drenou taco conta prazo:ppergunto: nessas situacoes de pingpong dos bancos k medida pode si tomar antes k seja tarde?????
Eliminar
Jr Chauque
Jr Chauque Zina fale e não esqueças que es parte deste povo por isso nao atira culpa aos outros , o que tu proprio tens feito para deixares de seres cumplice e bobo?
Eliminar
Angelo Francisco
Angelo Francisco Vamos voltar a depositar nossas economias em cofres caseiros(vulgo latinhas).
Eliminar
Mebanze Joao
Mebanze Joao eh mais seguro
Eliminar
Paul Antunes
Paul Antunes Mr Nini don't ever feel sorry for people that don't feel sorry for themselves, mozambicans deserve all this
3 · 4 h
Eliminar
Fielde Linda
Fielde Linda Eclesiastes 3.
Salmos 121.
Salmos 127. Meditemos
3 · 5 h
Eliminar
Will Cumbe
Will Cumbe Boss Nini, sobre falência de bancos entendes muito bem, que tal vires recapitalizar um deles....
1 · 1 h
Eliminar
Fátima George
Fátima George Me mandaram tratar uma série de documentos que nem se quer valeram nada são todos farinha do mesmo saco
1 · 2 h
Eliminar
Fátima George
Fátima George Bom dia vou falar um pouco sobre assunto INSS São um ladrões mesmo perdi pai mas quando fui pa la eles diceram k a empresa dele n pagava INSS mas era tudo mentira eu até tinha o cartão mesmo assim n me deram nada até hj.
1 · 2 h
Eliminar
Muchuquetane Guenjere
Muchuquetane Guenjere Pena que os aqueles que te ridicularizaram antes, nao vao aparecer em publico a te pedir desculpas. So ficarao trancados nos seus escritorios.
1 · 4 h
Eliminar
Dylan Naftal
Dylan Naftal Pelo visto temos que voltar nos temos em que guardava se dinheiro em casa,pois deixar n banco ja nao r tao seguro como parece,se um banco nao dá seguranca, nao rembolsa as minhas poupancas oque isso significa ?afinal quem o estado ?como se atribuiu licenca a um banco que nao nao oferecia nenhuma garantia ?qual era objetivo ?
Eliminar
Gabriel David Gare
Gabriel David Gare Há muito informação que está guardada que com essa dívida oculta o povo terá conhecimento da mesma.

Obrigado Nini Satar
Eliminar
Juma Rachide
Juma Rachide O melhor mesmo,é escorraçar esses esquizofrénios do poder o mais rápido possível!
Eliminar
Zacks Caetano
Zacks Caetano NINI avisou em novembro do ano passado..que Bancos na patria amada iao falir nao sei porque as pessoas continuaram deixando dinheiro deles la,resultado os bancos tao a falir com o dinheiro do povo..O povo ja vinha sendo roubado indirectamente agora ja ta sendo roubado directamente...e para aqueles que ainda guardam seu misero dinheiro nesses bancos e melhor ir tirar porque todos bancos vao falir..O nosso banco que vai dar 20 mill val apenena ha quem nao vai apanhar nem uma quinhenta..nao enteressa o nome do teu banco..ja nao e seguro deixar dinheiro no banco
Eliminar
Americo Machaze
Americo Machaze Frelimo hoyeeeee, a frrlimo e que fez, e quando promete faz, nada de reclamar e so cumprir.
Eliminar
Celestino Cebu
Celestino Cebu Confirmo NiNi,,falaste que havia outros Bancos,,A minha questao é: quem vai pagar nosso dinheiro,,quero meu tako.
Eliminar
Joaquim Ziquimo
Joaquim Ziquimo Como fica o estado do singular que tinha p or ai no intervalo de 30 a 500mil por exemplo? Pra onde vai o resto de dinheiro do singular ou mesmo empresa que confiaram no banco? Sera que os bancos não tem seguro no caso da falência devolver o que é de César? Alguem pode me ajudar a responder? Já não tou seguro de deixar o meu pouco dinheiro no banco.
Eliminar
Filho De Deus Mutondo
Filho De Deus Mutondo O primeiro comentário é só escova da Frelimo... que vá a Rádio ou TV de Moçambique...
Eliminar
Jose Cossa
Jose Cossa Mocambicanos, tou ver que tamos a lamentar so e nao pensamos na solucao. Sao pessoas Mocambicanos que criaram tudo isto temos aceitar afastar a Frelimo no voto,essa e a minha solucao como forma de fazer juatica nos q nao temos outro tipo d julgar. Pork estes sao assassinos so por abrir a boca falar ao publico contra mandam esquadroes de morte te eliminar.
Eliminar
Adamo Aziz
Adamo Aziz Esse dinheiro que estão a roubar dos clientes para liquidar uma parte da dívida pública. ...Grandes Corruptos e Ladroes
Eliminar
Tony Mondlane
Tony Mondlane Vou ainda esta semana tirar todo meu dinheiro do Banco e depositar embaixo do meu colchao Tara mais seguro.
Eliminar
Fausto Alves
Fausto Alves Falou meu chapa... Pura verdade ... O império dos frelarapios está a chegar ao fim. Esta bomba vai culminar com a oligarquia dos frenhompes...
Eliminar
Stemba Samuel Chipanda
Stemba Samuel Chipanda Me parece k guardar dinheiro em cofres caseiros nessa crise pode ser uma solução. É triste mesm... só 20mil?
Eliminar
Chabir Ibraimo
Chabir Ibraimo É facto,esse povo precisa ser estudado cientificamente! !!! Quanta pacividade meu Deus!
Muito bem analisado Mini Satar
Eliminar
Sinésio Paiva O Visionário
Sinésio Paiva O Visionário James Chissico O Visionário
Eliminar
Fausia Ana Albazino Casaco
Fausia Ana Albazino Casaco Apocalipse
Eliminar
Mick Fanning
Mick Fanning O voto estúpido de um povo hipócrita.
Eliminar
Nurul-Aine Abdulá
Nurul-Aine Abdulá Palavras sabias meu irmão.
Eliminar
Billy Blanks
Billy Blanks VIVA FRELIMO A FORÇA DA MUDANÇA
Eliminar
Aly Issa
Aly Issa Nini você é o cara.
Eliminar
Mauricio Nhavande
Mauricio Nhavande Mau isso
Eliminar
Samboide Junior
Samboide Junior OMG.... !
Eliminar
Sumido Mangrovie
Sumido Mangrovie Emidio Elcidio Madeira joao Joao Madeira Jr.
1 · 2 h
Eliminar
Mohomed Altaf
Mohomed Altaf Quem avisa amigo é ...é o significado do sentido da palavra o Povo é Patrão
Eliminar
Bicho Domato
Bicho Domato Os labibotas xtao a sugar até a última gota
Eliminar
Minaldo Fernando
Minaldo Fernando Ladroes
Eliminar
Bicho Domato
Bicho Domato Nós como povo xtamos na desgraça
Eliminar
Nemane Selemane
Nemane Selemane Pelo Nome ja dizia tudo.
Eliminar
Jose Francisco Mugabe Mugabe
Jose Francisco Mugabe Mugabe Mocambique ta mal,pior vira
Eliminar
Alcídio Tagalue
Alcídio Tagalue A escrever
Eliminar
Jose Cossa
Jose Cossa Peco a vossa opiniao como posemos acabar com problema.
Eliminar
Harrowain Harrowain
Harrowain Harrowain Eu lembro também do post de Nini...
Eliminar
Mabui Sergio
Mabui Sergio Bom dia esse gajo são gatonos
Eliminar
Ndimomwene João
Ndimomwene João De ex - BMI para Ex - Banco por difinitivo
Eliminar
Carlitos Mario
Carlitos Mario Você tem razão meu irmão.
Eliminar
Joaquim Cumbane
Joaquim Cumbane K absurdo
Eliminar
K Nao É Canhoto
K Nao É Canhoto 👍

Sem comentários: