terça-feira, 15 de novembro de 2016

A sorte de Dhlakama

A sorte de Dhlakama
O líder da Renamo é uma pessoa sortuda. Talvez por ser cristão. Mesmo assim, ele deve ser dos poucos filhos de Deus que, mesmo fazendo mal as coisas, o resultado final é sempre bom para ele. A prova disso é de que quem lhe segue as pegadas, leva. Não conheço nenhum alto funcionário ou colaborador da Renamo que não tenha sofrido as consequências do modus operandi deste movimento. Mas não é disso que quero falar hoje.
Hoje quero apenas fazer notar que a confusão que anda na Frelimo é de assustar o próprio Satanás. Normalmente a tarefa de dificultar o êxito de uma governação recai sobre a oposição. Mas desde que Nyusi tomou o poder, alguns membros da Frelimo tomaram para si a responsabilidade de dificultar quase tudo. São eles os responsáveis pela amplificação de mensagens caluniadoras da liderança do seu partido, são eles que se antecipam aos críticos, são eles que fazem propaganda do anti jogo. Isso tudo demonstra um mal-estar, uma espécie de frustração de um grupo com relação à alguns assuntos.
Que não hajam dúvidas. Desde que Nyusi tomou as rédeas do país, apenas está envolvido em resolver ou gerir problemas herdados: o massacre de Chitima, as cheias do centro e norte do país, a guerra e agora as chamadas dívidas ocultas.
Mas é sobre as dividas ocultas que agitam tantos, para além de alguma expetativa frustrada quanto a nomeação para cargos se direção.
Outra verdade é esta: o país não está falido. Apenas está bloqueado. O interesse em retomar a normalidade com a comunidade internacional é claro. Mas esses, em nome da transparência dos seus povos e governos exigem algumas pre-codnições. Ou seja, aparentemente, satisfeitas estas pre-condições, o país volta a normalidade. Mas atenção, esta é também uma boa ocasião para corrigir algumas mas práticas, cortar as banhas e identificar os lesa-pátria. E é aqui onde, na minha opinião, a Frelimo de mais e 30 anos de existência, comporta-se como uma nené de três anos.
Em vez de se galvanizar em torno do seu líder, a Frelimo está repartida em grupos. Agora não se fala mais da Frelimo governada a partir da sua sede. Fala-se da Frelimo de grupos, que competem entre si para melhor projeção junto das bases.

Suspeito que a tática é chegar no próximo ano, no Congresso, e tirar de lá melhores proveitos: representação nos órgãos sociais, decisão sobre a paz e guerra, renovação ou não do mandato do Presidente Nyusi, presença em órgãos do governo, etc.
Esta confusão também mostra um outro lado. De que Nyusi, afinal não é o que tantos pensavam que fosse: marioneta. A minha teoria é essa: por ser um Nyusi diferente do imaginado, então vamos prova-lo do nosso poder inviabilizador e ou até demolidor. É por isso que, no âmbito da implementação desta decisão, tenta-se inviabilizar a sua governação de várias formas. A própria ideia de um Nyusi sem ideias e força para governar vem de membros da Frelimo. Para mim isso é paradoxal. Para um partido de mais de 30 anos, qualquer um estaria em condições de governar bem o país pois foi justamente este princípio que norteou a aposta em Nyusi. A teoria foi que ele contaria com a experiência do partido na gestão do povo e das instituições. Mas parece-me que os que assim defendiam contavam com chorudas contrapartidas que até este momento tardam em chegar.
Não sei sinceramente se isso revela falta do foco ou pura ambição de grupo sobre o interesse nacional e da própria Frelimo.

Que não haja dúvidas: a cruzada que se move contra Nyusi terá consequências sobre os votos nas próximas eleições, independentemente de quem na altura estiver a dirigir o país. Fragilizar um partido inteiro e suas instituições em nome do interesse do grupo é comparável à um peixe da família do peixe-gato que come as suas próprias barbatanas e cauda em tempos de seca. Só que quando a chuva cai, este mesmo peixe já não consegue nadar por lhe faltarem os membros. Morre afogado.
É importante maneirar as estratégias de reposicionamento de grupo e indivíduos sob o risco de atirar-se a água do bebé com ele junto. O papel da Frelimo na sociedade é tão importante justamente por estar a governar o país. Quem atua para inviabilizar o processo de paz, prejudica a Frelimo, eleitoralmente falando. Quem inviabiliza as investigações às dívidas prejudica a Frelimo porque perpetua o problema criado e a confiança dos cidadãos. Quem espalha calúnias pelas redes sociais sobre dirigentes do estado, reforça a ira popular contra as instituições e a suas lideranças. Este todo trabalho deveria ser da responsabilidade de quem pretende a Frelimo fora do poder. Mas estranhamente é justamente de seus membros que vêm as balas mortíferas. Isso não é democracia interna. Isso é praticar a eutanásia. Quem se aplica a injeção letal morre.
É por estas razões que digo que Dhlakama é mesmo um cristão sortudo. De qualquer jeito ele sempre tem algo a ganhar.


    Rafik Abdala
Rafik Abdala Pronto
Martins J Alfândega Alfândega
Osvaldo Mainde
Osvaldo Mainde Próximas eleições, vamos ter muita novidades...
Gosto · 1 · 17 h
Filho Do Cinzentinho
Filho Do Cinzentinho Nada. Ñ há alternativas a FRELIMO neste momento.
Osvaldo Mainde
Osvaldo Mainde Nunca se diz isso meu caro
Nelson Namangues
Nelson Namangues Estou reticente quanto ao futuro espero que o povo moçambicano me surpreenda pela positiva
Gosto · 1 · 14 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Nelson, sábio você
Gosto · 1 · 14 h
Mendes Mutenda
Mendes Mutenda Egidio Vaz, eu só ti olho...!
Gosto · 4 · 17 h
Kuyengany Produções
Kuyengany Produções E o Doctor tem de "pisar" o General para atingir a Frelimo.........Just a thought
Gosto · 3 · 17 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Não pisei o líder da Renamo.
Gosto · 2 · 17 h
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Porque se envolver o Líder num.assunto que me parece ser interno da ...
Gosto · 3 · 16 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Não não Muhamad Yassine, não envolvi o líder em assuntos internos da Frelimo. Foi a melhor forma qe encontrei para demonstrar o que uma zaragata em A pode ajudar no B. Podia escrever de outra forma demonstrando como os problemas da Renamo contribuíram para a emergência do MDM e em que medida a recusa da Renamo em concorrer às eleições ajudou o mdma tomar alguns municípios. Seria uma possível abordagem. Mas se o fizesse diria que estou contra sei lá o quê. Preferi fazer o contrário é num tom mais pedagógico e positivo para os dois lados
Gosto · 8 · 16 h
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Percebi agora thanks. Penso que fizeste um bom artigo para perceber o porquê desse andar lento ( dentro do partido no poder) espero que entendam
Gosto · 1 · 16 h
Pablo Osvaldo Osvaldo
Pablo Osvaldo Osvaldo Interessante foi escutar na RM o Chivale e Mavie num debate do tipo Frelimo/Renamo
Gosto · 2 · 17 h
Matias Lucas Vinte
Carlos Edvandro Assis
Jemusse Abel
Jemusse Abel Inacio Fernando Dhl nestes 16 anos lutou sozinho. Me parece uma analise menos inteligente, não só por fugir o assunto que Egidio Vaz trouxe pra o debate. Vamos analisar a meledecência que caracteriza a frelimo e seus impactos num futuro proximo tanto pra ela propria bem como pra o país.
Gosto · 9 · 17 h
Elio Majimeja
Elio Majimeja Assim vai o país de pandza.
Manuel Moises Americo
Manuel Moises Americo Já fazias muita falta Dr. O game está cada vez mais assustador...
Gosto · 1 · 17 h
Tomás Lucas ZB
Tomás Lucas ZB Aplausos pra este grande pensamento, Parabens Dr Egidio Vaz
Manuel Pagocho
Manuel Pagocho O tempo passa rapido
Gosto · 2 · 17 h
Gabriela Das Neves Santos
Clara Vilanculos
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio É o que sempre digo, não porque Dhlakama e a sua Renamo sejam os bons da fita, mas o povo já não se revê com as políticas públicas do governo da Frelimo e vai procurando um tubo de escape na oposição. Tudo por culpa da própria Frelimo.
Gosto · 8 · 17 h · Editado
Ed Mazive
Ed Mazive o povo é que criou a Frelimo e criou a Renamo!
Rogerio Antonio
Rogerio Antonio Realmente, só que muitos acabam apoiando a Renamo não porque gostam dela, mas sim, porque andam saturadas com a Frelimo.
Gosto · 2 · 17 h
Ed Mazive
Ed Mazive política não é futebol onde cada um apoia a sua equipa até a morte: não vejo um adepto do GDM deixar a sua equipa e apoiar CDM. politica funciona bem quando o que não funciona é descartado. Alguém disse que politico é igual à fralda, os políticos devem ser descartados como as fraldas, pela mesma razão!
Gosto · 5 · 17 h
Narcísio Mula
Narcísio Mula Mas é assim que funcionam as coisas. Umas vezes votamos porque gostamos da pessoa que votamos, outras vezes porque detestamos a oura pessoa
Gosto · 1 · 17 h
Filho Do Cinzentinho
Filho Do Cinzentinho A FRELIMO vai se reorganizar, já a Renamo hehehe
Gosto · 1 · 17 h
Ed Mazive
Zee Mavye
Zee Mavye O mesmo aconteceu com os democratas, colocaram Hillary, com discursos sofisticados, Duma politica meramente ideal, quando os americanos precisavam de discursos mais realistas...
Gosto · 1 · 16 h
Carlos Domingos
Carlos Domingos Quem está online com deus , ele ajuda sempre ...
Gosto · 1 · 17 h
Teixeira Teté
Teixeira Teté Essa Frelimo dos últimos anos deixa muito a desejar!
Jemusse Abel
Jemusse Abel Eu pessoalmente fico preocupado com os moçambicanos que se colam ao passado até perderem o futuro que lhes norteia. Sempre que questionamos: porquê isto vai assim? A resposta é porque no passado nos.... Come on. Onde está a futurologia?
Gosto · 1 · 17 h
Carlos Edvandro Assis
Carlos Edvandro Assis Inconcebivel que estejamos mesmo a passar por isso. My goodness!
Gosto · 1 · 9 h
Herminio Assamo
Herminio Assamo Esse Egídio Vaz escreve, depois escreve coisas com lógica... Parabéns dr. só não percebi o intro
Gosto · 2 · 17 h
Filipe Primeiro
Filipe Primeiro Kikkiki peixe gato dhoe
Ed Mazive
Ed Mazive O maior erro da Frelimo é o culto à personalidade. quem adora a personalidade não consegue ver para além da personalidade adorada. A personalidade adorada pode fazer tudo o que quer que é sagrado. Se a personalidade for boa então boa coisa pode sair dessa personalidade, mas se não for boa.... vai da dívida oculta e guerra privada e assassinatos selectivos
Gosto · 4 · 17 h
Zee Mavye
Zee Mavye Acho que é o inverso, verifica se mais o culto à personalidade na Renamo, tanto que os membros Nao devem sobre-por se à Pessoa do lider, veja bem.
Gosto · 1 · 16 h
Ed Mazive
Ed Mazive este comentario é sobre a FRELIMO e o seu maior erro! um dia falaremos da Renamo e seu maior erro ou iremos comparar os dois e seus maiores erros!
Zee Mavye
Zee Mavye Percebi perfeitamente o enquadramento do post do Egidio Vaz, mas sefiz este eeparo, foi apenas para dar um puxao de orelhas ao conteudo do teu comentario...
Americo Mateus
Americo Mateus Dzukuta, pandza ! E assim vai o nosso pais demostrando como se faz plitica pra as futuras geraçoes .....
Eddy Prínce Simbine
Eddy Prínce Simbine O maior problema q existe na santa Frelimo é a recusa d novas formas d gerir o Estado e assuntos d toda uma nação, eles amaram-se n pensamento dos anos 70, 80, não acompanham a evolução pensa q o povo d hoje é o msmo d ontem q so via as coisas d um ângulo, eles deviam ser os primeiros a combater o amiguismo, cunhadismo, corrupção, nepotismo, clientilismo, curandeirismo,culambismo, os lesa-pátrias, etc e apostarem nas qualidades e capacidades humanas das pessoas para o bom funcionamento das coisas, mas muito pelo contrario apostam vigorosamente e teimosamente abraçam tudo q é d mal para a sociedade e beneficia interesses particulares.....
Gosto · 4 · 17 h
Ed Mazive
Filho Do Cinzentinho
Eddy Prínce Simbine
Eddy Prínce Simbine #Ed #Mazive eles teimam em recusar as formas modenas, mesmo a China que tem os comunistas n poder já ha algum tempo, sempre tenho acompanhado notícias d tetensão e condenação pela courte d justíça aos seus próprios membros q estiverem envolvidos em actos d corrupção e outros relacionados, mas aqui na pérola nada, quando é um graudo da santa frelimo até merece adorações em capelas e cinagogas. Onde é q eles pensam q vão chegar cm tais atetudes?e este da Rússia é o mais recente exemplo q deviam seguir mas nada, ainda temos o J. Pacheco cmo ministro msmo sabendo-se q ele é o cabeça d desmatamento massiva n país, e por outro temos os que criaram dívidas para beneficiarem as suas empresas e não estão n activo mas até hoje não sentem o cheiro das cellas. e é isto q eles q querem q todos aplaudamos cmo boas obras??aah come ON minha santa Frelimo páh
Gosto · 3 · 17 h
Nelson Junior
Nelson Junior Neste planeta em que vivemos, quando um Pais ( Nacao) tem um partido no poder que eh fraco, mafioso,contrabandista e se,ao mesmo tempo tal Pais tiver um outro partido de Oposicao com as mesmas caracteristicas...eh povo que sofre e eh o Pais sem nenhuma direcao....Todos mandam sem mandar
Gosto · 1 · 17 h
Messias Uaissone
Messias Uaissone A oposicao esta asfixiada, no mato.Acuse o culpado.
Nelson Junior
Nelson Junior sao todos culpados..!!!!nao vale a pena so apontar dedos a alguns: eh toda sociedade que esta podre
Carlos Edvandro Assis
Carlos Edvandro Assis Messias Uaissone DHL negociou a divida publica que esta a matar a ti e o teu proprio bolso, e de seguida da tua esposa, filhos, tios, primos, irmaos, mae, pae, sobrinhos, avos, vizinhos, amigos etc etc?
Cadu Moreira
Cadu Moreira De facto, nisto tudo, o lider da Renamo é que sai de forma tácita em vantagem e razão pela qual, no domingo antepassado, numa das minhas orações na casa do Senhor, implorei muito a Deus para que continue lhe concedendo proteção e saúde, e no mesmo dia, após o culto, elaborei um artigo sobre isso e o lancei no meu mural mas infelizmente não fui percebido, isto é, fui conotado.
Gosto · 6 · 17 h · Editado
Messias Uaissone
Messias Uaissone Nao se preocupe com conotacoes.
Gosto · 4 · 17 h
Cadu Moreira
Cadu Moreira Muito obrigado ilustre Messias pelo encorajamento.
Gosto · 1 · 17 h
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Bem dito meu caro
Domus Oikos
Domus Oikos Egidio Vaz boa e profunda reflexão. Volto a escrever no assunto.
Zina Ngorinenhi Thomas
Zina Ngorinenhi Thomas Doutor vaz escreveste as coisas com os proprios nomes.boa observacao.
Augusto Júlio César César
Augusto Júlio César César Egidio Vaz concordo consigo, mas não quero aceitar que Filipinho tem capacidade de Governar. Sou muito apologista do Defensor Maquiavel au dizer nos seus ideiais Fazer o bem quanto pocivel o Mal quanto necessario. Para mi ele continua sendo o primeiro presidente Marioneta. Catavento porque nada consegue apasiguar para alem dos conflitos Politicos estamos com Crise financeira.
Gosto · 3 · 17 h
Zulfa Dzimba
Zulfa Dzimba Quando vejo alguém que já passou do ensino superior a escrever desta forma, fico envergonhada!
Gosto · 3 · 13 h · Editado
Augusto Júlio César César
Augusto Júlio César César O que é ensino superior para ty?? Eu devia sentir para ty em ter um olhar anarquico do ensino superior
Zulfa Dzimba
Zulfa Dzimba E para piorar, ainda me responde pra provar que realmente escreve mal.
Augusto Júlio César César
Augusto Júlio César César Os erros tão na sua cabeça. Isso ja chega a ser paixão. Gostei de voce.?? Tambem esta errado??
Sergio Buque
Sergio Buque Meu Deus !
Messias Uaissone
Messias Uaissone Frelimo pra mim nao e' caso de estudo. Caso de estudo somos nos o povo que conseguimos manter tanto nojo no topo do nosso pais.
Gosto · 13 · 17 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Bem dito ilustre!!
Gosto · 1 · 13 h
Macade Mafavisse
Macade Mafavisse A escrever.......
John Wetela
John Wetela Esta certo, não só uma questão de sorte, é que quem ja leu a Biblia, sabe bem que Deus é terivel quando quer mudar um governo de pessoas que não ouvem ou não nada a ver com a linhagem de Deus. Faz de varias formas leiam a historia do profeta jeremias.
Gosto · 3 · 17 h
John Wetela
John Wetela A historia do Samuel e saul
Gosto · 1 · 17 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Pode resumir essa história por favor
Gosto · 1 · 16 h
Marcelo Junior
Marcelo Junior Independentemente de qualquer coisa, este partido (FRELIMO) merece um cartão VERMELHO nos próximos pleitos eleitorais.
Atumane Muenhe Muenhe
Atumane Muenhe Muenhe Não se consegue por fraude eleitoral
Efraimo Neves
Efraimo Neves Atumane Muenhe Muenhe se todos ou seja 80% dos eleitores forem a votar pela mudança não há fraude que resista
Gosto · 2 · 15 h
Raul Novinte
Raul Novinte Meu amigo Egidio Vaz bom dia ou boa tarde e obrigado pelas suas observações. Amigão, tenho a dizer o seguinte: As fraudes eleitorais constantes, exclusões sociais praticadas pela Frelimo e seus dirigentes e os atuais assassinatos dos membros da oposição em Moçambique não tornam o Dhlakama sortudo mas sim o alvejam injustamente, assim também esses atos atrasam o avanço social, econômico e político do povo moçambicano. O que se verifica na Frelimo, a desorganização e a diabolização desse partido vermelho pelos seus próprios membros não pode ser visto como sorte do Dhlakama. Pelo contrário é sim uma injustiça contra Dhlakama e o povo moçambicano do Rovuma ao Maputo que desde a muito está buscando um Moçambique democraticamente constituído através de eleições democráticas e livres mas que isso nunca tem sido possível por causa de massivas injustiças praticadas pela Frelimo e o seu governo. Será que o que está acontecendo na Frelimo é a sorte do Dhlakama? Não, isso não é! Uma coisa sei, Deus não se associa com injustiças, roubalheiras, e muito menos com governos covardes. Deus é Amor (Luz) e aborrece injustiças. A Frelimo ultimamente tem agido contra moçambicanos e o país ao todo. Dhlakama não tem a ver com a desorganização da Frelimo e nem lhe dá a sorte mas tudo indica que Deus está sub-controle de tudo que tem acontecido em Moçambique e Ele fará sua justiça, e o Dhlakama deixará de ser sortudo e passará a ser um abençoado e uma benção no seio do povo moçambicano. Viva Dhlakama!
Gosto · 16 · 16 h · Editado
Augusto Júlio César César
Pires Calembo
Pires Calembo Viva viva vivaaaaaaaaa!!!!!!!!
Davi Machava
Davi Machava Caro Egidio Vaz..nos assistimos uma frelimo igual a actual, quando se preparava o anterior congresso..por isso, já não é novidade....estamos habituados....kkk
Frans Mabasso
Frans Mabasso Sempre k alguém deixar o macaco com a responsabilidade de vender bananas vai dar......????
Gosto · 2 · 16 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Kkkkk, o macaco vai comer todas as bananas e nenhuma sera' vendida....kkkk. Boa observacao, ilustre! Frelimo=macacos!!
Alfredo Macuácua
Alfredo Macuácua O DHL está subindo no "ranking político" à custa das fragilidades do tal partido tido como dos mais "organizados" do mundo... o que sempre discordei (do tal nível de organização).
Gosto · 6 · 16 h · Editado
Eddy Prínce Simbine
Eddy Prínce Simbine .kkkkk é possivel meu ilustre que seja sim o mais organizado do mundo n toca as tácticas d corrupção, clientilismo, lambebotismo, nepotismo, amiguismo, e mais alguma coisa pior ainda
Gosto · 4 · 16 h
Alfredo Macuácua
Alfredo Macuácua Talvez por aí.... na ladroagem, kkkkk....
Gosto · 1 · 15 h
Carlos Edvandro Assis
Carlos Edvandro Assis Se a FRELIMO é organizada porque é que até hoje o povo moçambicano é pobre-(issimo)? Sabes, quando oiço pessoas a dizerem a FRELIMO é uma organizacao forte, credivel, orientada e coesa eu me sinto escandalizado. Uma organizacao com estas caracteristicas que se propala devia muito bem tirar o seu povo da pobreza, industrializar o pais, tornar o optimismo do bem estar dos mocambicanos numa realidade. Nao vale a pena me falarem deste tipos de pegadas da FRELIMO como sendo organizados é um insulto pra quem intende as coisas. Como é que se explica que num extremo tenhas um partido bastante organizado no poder a 40 anos e no entanto noutro extremo tens um povo bastante pobre? Perdao, nao me cabe na cabeca
Gosto · 2 · 9 h · Editado
Alfredo Macuácua
Alfredo Macuácua Para mim a frel não passa duma seita organizada, isso sim. Porque de partido não tem nada.
Gosto · 1 · 8 h
Xavier Jorge Uamba
Xavier Jorge Uamba Uff, só passei para ver comentarios.
Avelino Francisco Navaia
Avelino Francisco Navaia É verdade, onde anda o A Nyusi ou Nyusi +?
Gosto · 1 · 16 h
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Post maduro
Novo Combatente De Moz
Novo Combatente De Moz Nhusi eh um Presidente de pe descalco e sem medula espinal, candidato a pior Presidente de Mocambique independente. Foi apanhado de surpresa e colocado no poder pela pela ala da Frelimonegocios para continuar com seus interesses economicos. Nhusi eh um mafioso sabe muito bem sobre as dividas ocultas porque foram contraidas quando ele era Ministro da Defesa, tudo indica que uma parte do dinheiro foi investido na compra de armamento.
Gosto · 2 · 16 h
Mondlane Dzowo
Mondlane Dzowo Com certeza, Dhlakama e um sortudo. Porem, o homem nao sabe tirar proveito dessa pilha de sortes que o segue. Desde ha sensivelmente 15 anos a Frelimo tem disparado para seu próprio joelho. Vezes sem conta o partido no poder ficou em saia justa mas o residente de Satundjira ainda não conseguiu tirar proveito disso. Os actuais acontecimentos podem, sim nos levar a concluir que aquela disputa e discordância na eleição do candidato a candidato para presidente da republica no seio dos camaradas nao ficou ultrapassada. Nao houve consenso na eleição ou indicação do Nyussi. A ala que votou contra, quer me parecer que ainda continua contra e, não se conforma com o homem nos destinos da nação. Se por um lado Dhlakama luta contra o sucesso da governação do Nyuss,i por outro lado sao os prorpios camaradas a contribuir incansavelmente para desencorajar o segundo mandato do cara.
Gosto · 1 · 16 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Convenhamos, quem sente o Nhussi como verdadeiramente seu presidente?! E' anao em tudo! Num mesmo assunto, de manha diz uma coisa, ao meio dia vira o disco e diz outra coisa e a noite anula tudo o que disse de manha e ao meio dia!! O Egidio Vaz nao acertou quando diz que o Filipe Nhussi nao e' marioneta!! Pois bem, e' tao marioneta que ouve a todos os grupos e acaba ficando tonto e contradizer-se a seguir! Esta' "stuck" e nao consegue acertar coisa com coisa que se pareca com uma governacao!! Por essa razao, ate' hoje nao se lhe conhece nenhum programa de governacao que seja sua marca registada, anda copiando e repetindo tudo do velho Guebuza em 100%!! Diz-se que ate' o Celso Correia lhe influencia a tomada de decisoes! Ele, como PR nao tem "trademark"! Em suma: autentico "puppet" dos madalas que lhe colocaram!
Gosto · 1 · 13 h · Editado
José Luís
José Luís Amigo que sorte referem mesmo??
Gosto · 1 · 11 h
Gildo Manuel
Gildo Manuel MAIS UM ASSUNTO PARA O DEBATE MAS A MINHA PREOCUPAÇÃO É QUE DEVEMOS LUTAR PARA O PAÍS NÃO FICAREM REFEM DUM GRUPO, POIS TUDO QUEM PAGA A FACTURA É O POVO. NESTE PAÍS JÁ NÃO CAPACIDADE DE COMPRA EM MUITOS CIDADÃOS MAS UM GRUPO MINORITÁRIO ATÉ TEM SUBSÍDIO DE FINAL DE SEMANA PAGO PELOS NOSSOS IMPOSTO. Há uma máxima que diz que vivemos em sociedade que merecemos mas eu, nem o povo no gerla merece uma sociedade deste tipo de governantes.... o povo está sofrer
Gosto · 2 · 16 h
Nelson Charifo
Nelson Charifo exactamente, o foco deve estar no povo e não no partido que é co- responsável pela situação actual...deixa a Frelimo resolver os seus problemas internos...pois, a Frelimo é um partido de quadros...não faltam ideias lá...
Gosto · 1 · 16 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Nelson Charifo , "a Frelimo e' um partido de quadros....". Concordo contigo. Mas sao quadros verdadeiramente QUADRADOS!!!
Gosto · 1 · 13 h
De Barros Massikine
De Barros Massikine Lindo texto e muita coerencia mas podia ser Dhlakama è um Ser humano sortudo e não cristão sortudo.
Gosto · 1 · 16 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Obrigado pela parte que me toca. Mas ele é também cristão
Gosto · 1 · 16 h
Ed Mazive
Ed Mazive DKM é ambas as coisas!
De Barros Massikine
De Barros Massikine Não nego o facto dele ser cristao ou não, mas sim de que o Dhlakama è um Cristão sortudo da uma outra autonomia ao texto
Gosto · 1 · 16 h
Elias Valente Langa
Elias Valente Langa A frelimo como Afrelimo hoje ta sem líder,qualquer um fazem o que quer,a frelimo não tem presidente,Moçambique também tá sem presidente.mais nada
Gosto · 3 · 16 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Bem dito: Mocambique sem Presidente, no sentido mais lato da palavra!
Gosto · 1 · 13 h · Editado
Paulo Gundana
Paulo Gundana Depois do apogeu segue se a queda do imperio.
Gosto · 1 · 16 h
Gervasio de Jesus
Gervasio de Jesus Meu caro amigo e Dr. Egídio Vaz! A sua reflexão e brilhante. Fiquei apenas curioso em querer saber quantos grupos existem na Frelimo e quem são os respectivos líderes?
Gosto · 2 · 16 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Eu não os conheço. Muito menos os seus líderes. Mas diariamente aposto que recebe em seus celulares privados mensagens desabonatorias sobre um e outro, tudo fofoca visando desacreditar indivíduos. Associações espúria, insinuações e estórias, as pessoas lêem. Em algum momento deixaram de ser humanos para assumir a dimensão animal da vida, uma luta da selva
Gosto · 3 · 15 h
Gervasio de Jesus
Gervasio de Jesus A ser verdade é, de facto, lamentável essa situação.
Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane Amigo Egídio Vaz falou todas as verdades. Esta é a situação triste. Quando se confia em Deus, seus anjos criam confusão nas fileiras inimigas. Mas ainda há tempo de os amantes da guerra se arrependerem ou serão julgados e condenados pelo Almighty.
Gosto · 1 · 16 h
Nelson Charifo
Nelson Charifo com o exposto pode - se concluir que a Frelimo é azarada então...e pelos vistos é um partido muito azarado mesmo...mesmo com essas consultorias do Dr. E. Vaz a situação interna do Partido não vai mudar muito...as lutas instestinais pelos recursos, influências e poder vão continuar...o debate aqui hoje é sobre a sorte ou azar que uns e outros tem...grande debate
Arnaldo Caliche
Arnaldo Caliche Para mi Presidente da Republica ainda nao iniciou a sua governacao. Se iniciou, o presidente esta enganado. Nao e ele que esta a governar. Vou indicar um exemplo. Quando se empenhou pela PAZ a Comissao Politica da FRELIMO desmitiu lhe em encontros populares. O que mudou de la para aqui? NADA. E DE NADA TAMBEM ANDA PRESIDENTE.
Gosto · 1 · 16 h
Xavier Antonio
Xavier Antonio Um homem, pai de seus filhos sempre advertiu-os que no lugar onde catam água no rio há um crocodilo que ataca as pessoas, mas como os filhos eram novos, inexperientes, não acreditavam no pai . Com o andar do tempo, a medida que cresciam viram pelos seus olhos um réptil grande. Voltaram a correr para contar ao pai que naquele local onde catam água no rio há um crocodilo grande.
O pai disse, esse animal está lá há muito tempo, já comeu muitas pessoas, vocês eram crianças não viam longe.
O problema que o Senhor Egidio Faz aponta não é novo, o contexto é que outro.
Gosto · 1 · 16 h · Editado
Heleno Bombe
Heleno Bombe sindrome de Estocolmo
Muchuquetane Guenjere
Muchuquetane Guenjere KKKKKK, esse de Peixe nao aguentei. Mas sera que Dlhakama tira licoes nisso? A ver vamos.
Samuel Chacate
Samuel Chacate Humm será?
James Chiseko
James Chiseko Mesmo k nao concorde com essa opiniao do vaz, lutarei ate a morte pra vz tenha o direito de dize- la
Linette Olofsson
Linette Olofsson Que se entendam, já nos provaram a sua mediocridade! Dívidas ocultas, abuso do poder, assalto aos cofres do Estado, má gestão da coisa pública, guerra não declarada ,m.m
Gosto · 3 · 16 h
Amandio Morana Cuamba
Amandio Morana Cuamba Concordo, e este é o inicio da queda do gigantesco imperio... Auto destrição
Marcos Luis Rabo
Marcos Luis Rabo AQUI CONCORDO a cruzada que se move contra Nyusi terá consequências sobre os votos nas próximas eleições
Gosto · 1 · 15 h
Uric Raúl Mandiquisse
Uric Raúl Mandiquisse Estava com saudades dessas.
Mulandi HI Mina Kheni
Mulandi HI Mina Kheni Muita coisa dita mas parece que está a tentar culpar outras pessoas pelo fracasso da frelimo. A situação que o País vive actualmente é fruto da má gestão nas instituições do estado e o saque que tomou conta. É claro que com tudo isto hajam cisões dentro da frelimo porque nem todos compactuam com as politicas de arrogância, roubos, assassinatos para calar os críticos. Isto não é política é gangsterismo. A frelimo está pagar e ainda vai pagar por isto e vão se preparando para sair do poder.
Gosto · 3 · 15 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Mulandi, falaste BEM! Que se preparem para pagar pelos crimes que hoje cometem! A ver vamos!!
Pires Calembo
Pires Calembo Esse vaz onde estava!
Gosto · 1 · 15 h
Mulandi HI Mina Kheni
Mulandi HI Mina Kheni Nhussi é vitima de si mesmo pois ele é chefe de estado e quem deve colocar ordem na casa é ele e se não o faz é sinal de que ele está a reboque de alguém e que ele não mede as consequências.
Gosto · 2 · 15 h
Juma De Alzira Paulo
Juma De Alzira Paulo Sinceramente falando ainda nao senti "ERA EX GUEBUZA"...
Gosto · 3 · 15 h
Armando Nzucule Jr.
Armando Nzucule Jr. Quanto à Dhl, ele sempre renasce das próprias cinzas!
Sobre o PR, desde o início desconfiei dele, por isso votei na oposição.
Num País abençoado por Deus, como se justifica tanta pobreza, com recursos abundantes?

Quantos Países têm menos que nós, mas, são bem sucedidos?.. Muitos.
Esses já nos mostraram que aprenderam com os Portugueses como colonizar um povo, chega.
Vamos mudar o cenário, antes que ele nos mude.

#God bless my people.
Gosto · 2 · 15 h
Jorge Carlos Cavele
Jorge Carlos Cavele Mentem tanto que qualquer coisa que sai das bocas deles ja nao tem credibilidade, exemplo Maleiane e Carlos A. Rosario, tenho as minhas duvidas...
Gosto · 1 · 15 h
Abel Zico
Abel Zico O conteudo até é lucido. Portanto, não percebo porquê o titulo é "a sorte de Dlhakama" se o conteudo fala necessariamente da desorganização da frelimo? Ou seja, tem que usar Dlhakama para equilibrar a critica à frelimo?
Gosto · 4 · 15 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Os tipos apoiantes de Dhlakama também estão de sobreaviso. Se fossem mais pacíficos também iriam reflectir sobre a sua condição. Só que sempre que falo sobre Dhlakama o que recebo são insultos.
Gosto · 1 · 15 h
Abel Zico
Abel Zico Não se trata de apoiar ou não Dlhakama meu caro, trata-se da lógica da comunicação... Alias, você é um comunicador por excelência, então não devia ser eu a chama-lo atenção a respeito desse desfasamento da lógica. Boa tarde
Gosto · 3 · 14 h
Homer Wolf
Homer Wolf Eu tb não entendi esse link...
Gosto · 1 · 14 h
Xavier Antonio
Xavier Antonio Eu no lugar do Sr Egidio Vaz, sabendo que sempre que fala de Dhlakama é insultado, passava o resto da vida a aplaudir e elogiar os dirigentes da Frel. Este é meu conselho.
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga O Egidio Vaz muitas vezes mistura varios assuntos num mesmo texto!! De facto a ligacao dos 2 assuntos nao faz sentido! So' no jornal Noticias encontras este tipo de situacoes!
Gosto · 1 · 12 h · Editado
Abel Zico
Abel Zico Xavier Antonio aqui não há insulto algum, apenas uma chamada de atenção em relação à incongruencia entre o titulo e o conteudo do texto. Esse refugio ao insulto é por não querer assumir tal erro...
Gosto · 1 · 12 h
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Kkkk. "Estas misturas so sao feitos no jornal noticias". Se calhar é autor de alguns escritos que sao assinados pelos maviosos, pelo meu professor la em Boroma PEBUNA. Pode ser.
Raul Novinte
Raul Novinte Então não podemos considerar o Dhlakama um sortudo com todo mal que a Frelimo está causando a Moçambique. Não podemos ver o Dhlakama como alguém ou única pessoa que pode se beneficiar das anomalias da Frelimo. Pelo contrário nós moçambicanos todos temos que nos abster e condenar vivamente contra os atos injustos da Frelimo......
Gosto · 1 · 15 h · Editado
Paciencia Tio
Paciencia Tio Para min, o partido precisa reinventar-se, precisa aprimorar as diretrises, por de lado as influencias e valorizar os que contribuem positivamente. Ha uma aparente emergencia do poder popular que so pode ser aproveitado, atravez de mais humildade e valorizacao dos que mais propagam boas acoes. Meu humilde entendimento...
Gosto · 2 · 15 h
Atanásio Marcos
Atanásio Marcos A Frelimo só sai a perder quando os seus membros não se unirem em torno do seu líder. Dividir no interesse de grupos só fragiliza o próprio partido com consequências incalculáveis. Eu digo não o bloqueio ao Presidente Nyusi!
Gosto · 5 · 14 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Isto acontece quando a lideranca e' fraca como e' o caso! Grupos de interesse dentro de uma organizacao sempre existiram e existirao em qualquer parte de Mundo! O leader desses grupos tem que ser forte e obter consensos! Se for fraco, como e' o caso, entao cada grupo luta para tomar o controle, com as consequencias negativas que se esperam!
Sura Rebelo
Sura Rebelo Benditos povos esses q exigem transparencia. Mesmo doendo a minha pessoa bato palmas a esses povos de cabeca erguida
Edson Godinho
Edson Godinho Epah, por onde comeco? talvez pelo peixe gato....sabe caro Vaz, por incrivel que pareca, a engenharia fraudulenta do glorioso partido esta conhecer o seu fim e faz me recordar um episodio em que eu morando debaixo do mesmo tecto com o meu irmao robei-lhe o perfume e para o cumulo me propus a identificar o culpado....haja coragem para enterrar este cadever e mandar rezar uma missa pelo que fez no passado, pois exala um cheiro nauseabundo...prontos falei.....!
Gosto · 8 · 14 h
Unimoz Anjura Anjura
Unimoz Anjura Anjura " o país não esta falido, mas sim está bloqueado "
Gosto · 2 · 14 h
Homer Wolf
Homer Wolf O Profe JJC tem falado nisso todo santo dia... E tb gosta de trazer Dhlakas "à colação" - como diz o outro...eh eh eh
Gosto · 2 · 14 h
James Chiseko
James Chiseko A verdade e divinaa. Vaz nao e reservoir conclusivo do saber. Bebe a teoria dw scape-goat, avancando com proposicoes acusatorio. Onde reside o real no k vaz. Nao fz parte de tantos mandarins k dormem sobre o intelectualismo estomacal?
Samussone Luís
Samussone Luís Para mim como um cidadão fora da arena política, já notei esse isolamento ao presidente da república. Oque ele fala nos comícios por exemplo sai um grupinho a desmentir mas será que ele não sabe disso?
Américo Tomás Armanze
Américo Tomás Armanze "A confusao que anda na Frelimo é de assustar o proprio satanás"... Essa doeu. Mas mais do que isso parece que o tempo vai ditar o destino de alguns partidos... Se em democracia a vitoria custa caro, desta vez nao sei onde irao meter a mao p/tirar dinheiro de investir em propagandas como o fizeram no passado recente para ganhar eleicoes.
Gosto · 1 · 14 h · Editado
Magacebe Majacunene
Magacebe Majacunene Por uma coesão positiva onde o Grupo se une em torno dos princípios da Organização.Não a negativa em que um grupo Impoe a Organização as suas pretensões.
HA Matola
HA Matola Para ler com tempo.
Gosto · 2 · 14 h
Estevao Chambule
Estevao Chambule O lider da Renamo perdeu a oportunidade des ser o Mandela da Renamo por causa da sede que ele tem de governar e por essa via pariu o MDM do mesmo jeito que seu movimento surgiu...
Gosto · 1 · 14 h
Mussá Roots
Mussá Roots Então...coitadínho do Presidente...tão inofensívo...tão maltratado pelos seus...cheio de problemas para resolver, que ele nem tinha conhecimento, tão vulnerável...

Alguém acuda, o nosso Presidente...
Gosto · 2 · 14 h
Mundirwa Gazitua
Mundirwa Gazitua A reflexão carece de evidências [fontes] credível caso contrário é 1boato.
Gosto · 2 · 13 h
Celestino Cebu
Celestino Cebu Dr. Egidio, falou bem, mas acho que esqueceu se da Genese de Nyussi,,ele. Nao passa de um Presidente digamos Adhoc, para continuar com a linhagem do antecessor e por ele patrocinado, nao foi presidente concensual, falou alto o poder financeiro, razao pela qual esta divisao, agora é so aguentar ate proximas eleicoes...
Gosto · 1 · 13 h
Charles Viagem
Charles Viagem E os compatriotas que terão que receber apenas 20 mil meticais devido a extincão do "NOSSO BANCO"...este país é uma história...criam Banco...roubam e depois manda os clientes passearem com apenas 20 mil meticais
Gosto · 2 · 13 h
Marcos Luis Rabo
Marcos Luis Rabo Puchando no seu pão
Emerson Eduardo Nhampossa
Emerson Eduardo Nhampossa Mano Egídio Vaz não acredito numa rotura na FRELIMO. O presidente Nyusi tem forte apoio da ACLIN que obrigou Paude a não tirar as vírgulas. Creia irmão a capacidade de mobilização da FRELIMO é muito forte e mesmo na organização. Os limites do poder pensados a Nyusi é uma miragem e digo isso seguro. Ele já é presidente deve mandar para o bem desta nação
Gosto · 1 · 12 h
Carlos Edvandro Assis
Carlos Edvandro Assis Equivoco. Procure ler o meu comentario mais a baixo
Júlieta Chirindza
Júlieta Chirindza estou a ver o jogos dos mambas e bafana bafana.vou ler amanhã os vossos comentários
Gosto · 3 · 12 h
Myro Fernando
Myro Fernando Não consegui passar do 1• parágrafo, ainda que o resto tenha relevância, a publicidade falhou.
Novais Jose Angolano Angolano
Novais Jose Angolano Angolano Pessoal, nem a Frelimo e muito mais qualquer partido pode salvar onosso Moz. Assulução deste conflito, é opovo duma forma bem organizada, mandar esses tirranos. Não basta só lamentar e gastar megas nas redes sociais.
Jose Alexandre Faia
Jose Alexandre Faia E quem falou assim não é gago .!!!!!?
Gosto · 2 · 12 h
Ernesto Martin Chauque
Mansuk Lalji
Mansuk Lalji Malta, ainda vamos marcar mais um golo!! Viva a Selecçao Nacional de Moçambique.
Gosto · 1 · 11 h
Francisco Wilson
Francisco Wilson So para vos lembrar o slogan da campanha '' Confio em ti nhusi''
Gosto · 2 · 11 h
Abel Mutuque
Felista Frank
Felista Frank Mano Egidio Lea a biblia,tudo ten o seu tempo...
Gosto · 1 · 11 h
Arnaldo Soares Mendes
Arnaldo Soares Mendes Partidos grandes como o da frelimo, não se combatem por fora, eles se destroem por dentro, não está mais aqui quem opinou, fui
Gosto · 3 · 11 h
Orlando Ntaiamanja
Orlando Ntaiamanja Sr. Estevão Chambulane, o presidente da Renamo, não tem fome de governar e nem tão pouco das migalhas dos dinheiros das dívidas escondidas que o podem aliciar! A reivindicação do Presidente da Renamo para governar, é por direito, porque ele de facto, tem ganhado as corridas eleitorais. Provas evidentes, se a Frelimo tivesse ganha as eleições de 15 de Outubro de 2014, não haveria complicações na mesa das negoceiações, era só mostrar as verdades, exibindo editais de província a província. Quanto O MDM, o PDD e muitos outros, Partidos verdes PIMO e outros sem nome, é o fruto da luta desencadeada pelo Dhlakama e o seu partido Renamo, não só MDM! Isto é o que se chama Democracia, o mesmo que devia fazer a Frelimo! No Timorleste um dos libertadores do movimento que lutou pela independência, formou o partido dele, concorreu e ganhou a presidência do país, não houve confusão nenhuma. Mas na Frelimo, como tem matadores e assassinos marxisistas sem piedade, quem o experimentar pagará pela sua vida. Na Frelimo, tem muitas pessoas que podem formar um partido, concorrer e ganhar! Mas não o podem fazer senão não serà Moçambicano, e não será deles(Não é nosso). Não disse nada, obrigado.
Gosto · 3 · 11 h · Editado
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Nyusi assuniu o poder sabendo da missão de servir uma meia dúzia de lesa pátria.
Gosto · 2 · 11 h
Brainer De Mello
Brainer De Mello Não sei qual é o espanto, todas as organizações criminosas, quando chega o seu fim acontecem coisas como estás. A pressão que o Povo exerce sobre a frelimo é está provocar fissuras no partido! (foi o Povo que recebeu camisetas e capulanas da frelimo e votou no sortudo do Dhlakama e RENAMO!!!) A máxima de que quem não está connosco é inimigo permitiu a entrada de muito lixo político na casa. Ao Povo não se dá ordens!- dizia alguém!
Gosto · 3 · 10 h · Editado
John Wetela
John Wetela Não, Egidio vaz te komi se (assegure,) o senhor é dos politicos andantes no país. E experiente, você era esperança da mudança politica de governacao, mas as vezes parece um lambe bota, escute, parece não digo que és.
Benjamim Nhumaio
Benjamim Nhumaio Há uma onda de crispação contra o presidente Nyusi, dado que algum posicionamento manifestado no programa "Esta semana aconteceu" da Rádio Moçambique na última sexta-feira constitui a prova inequívoca desta situação.
Zelia Dina Mapanga Mapanga
Carlos Edvandro Assis
Carlos Edvandro Assis Eu desacredito comentários que tenho visto tanto dentro como fora da própria FRELIMO que os iludem de ser uma organização forte, credível, respeitada, orientada, coesa e etc etc. A FRELIMO nunca foi e nuca será uma organização com esta dimensão tiremos esta ilusão de nos. Por uma simples causa quero que percebam aqui que uma organização forte, coesa só pode produzir resultados (outputs) de desenvolvimento bastante positivos e satisfactórios e fazer crescer uma economia na mesma medida que o crescimento económico se faz sentir em todos os âmbitos da vida dos moçambicanos, visto que as ideologias desta organizaçao é servir o povo. Como éque se explica que uma organização que se é tida como organizada e no poder a 40 anos não consegue tirar o seu povo da pobreza? Como é que se explica que uma organização que se é tida como organizada e no poder a 40 anos não vive no seu próprio seio os valores do humanismo mas no entanto quer governar este pedaço da humanidade? Como é que se explica que num extremo existe um partido bastante organizado e forte no poder a 40 anos e no entanto no outro extremo há muita pobreza do que o exercicio da nossa propria imaginação? Isso e inconcebivel e nao cabe na minha cabeca.
Gosto · 1 · 8 h · Editado
Emerson Eduardo Nhampossa
Emerson Eduardo Nhampossa Os fracassos numa governação são avaliados em piriodos diferentes. Vivemos a ilusão Guebuza e o Nyusi tem vários factores extra Frelimo que não o deixam trabalhar. Quem é o pai que não consegue levar o pão aos filhos trabalhando mesmo com problemas?
Izael Duarte Canga Canga
Izael Duarte Canga Canga Uma equipe em campo leva 11 jogadores, e sê destes não há colaboração acabamos caindo em colapso!
Miguel Maibaze
Miguel Maibaze As crises, fenómenos ocorrentes nas dinâmicas socio-politicas, geram estes pensares e ecreveres. Escreveu muito. Fique sereno. O tempo e mestre.
Vernisto Adelino
Vernisto Adelino O Presidente da Suíça costuma ir da casa para o trabalho sem escolta e as vezes de transporte público, é mesmo para dizer que "quem não deve não teme". Falta a empatia ao sofrimento do povo.
Gosto · 2 · 4 h
Albino Francisco Fumo Fumo
Albino Francisco Fumo Fumo Boa reflexão. Se Dlhakama é visto como um sortudo por Egidio Vaz, tudo bem depende do ponto de observação. Mas eu vejo a ele como um super azarado medida em que ele não consegue tirar nenhuma vantagem de tudo isso para se projectar. Sinceramente eu acho que a Renamo de Dlhakama tem muitas oportunidades para se tornar um grande partido do povo. Mas infelizmente olha na arma como o único meio de reivindicar e ascender o poder.
Ibraimo Assamo
Ibraimo Assamo Comungo da mesma observação, aqui apenas funciona oligarquismo.
Humm será?

Sem comentários: