terça-feira, 28 de março de 2017

MAIS VIOLAÇÕES DA TRÉGUA


As forças da frelimo continuam a violar a trégua em quase todas províncias. Os militares da frelimo não têm acatado as ordens do ministério da defesa chefiado por Salvador Ntumuke. Este tipo de comportamento e típico da frelimo, onde neste momento existem muitas facções divergentes, com a minoria sanguinária e corrupta a defender o caos. Não cabe na cabeça de ninguém que os militares façam exatamente aquilo que foram proibidos pelo seu comando central. Isto só acontece com um bando de homens sem disciplina, descontentes ou revoltosos com o seu próprio regime.
Por exemplo, na passada segunda feira, 27/3, no distrito da Gorongosa, na posição chamada Lourenço, perto de uma zona conhecida por "Mangrezi", as forças da frelimo consumiram bebidas alcoólicas e depois de estarem completamente bêbados, começaram a disparar entre eles e as populações circunvizinhas entraram em pânico e fugiram para as matas, pensando tratar de um ataque dos rangers aquela posição. 
Ora, este tipo de acções só pode ser de militares mal treinados e habituados a debandadas e mortes em massa. Isto é violação do seu próprio regulamento, ainda mais beber "tentação" dentro do quartel.
Infelizmente não ha como impedir que estas forças façam isso. Elas sempre farão e sempre fizeram isso desde o tempo de Samora, Chissano, Guebuza e agora do Nyusi, porque revela de facto, que não são forças que representam o estado de direito democrático no país mas um grupo de homens com armas que pertence a um partido marxista-comunista, que apenas sabe disparar, matar, pilhar, roubar e não se preocupa com o bem do povo, apenas com o seu umbigo, dos seus familiares, amigos e amantes.
Estas atitudes dos militares reflecte a cultura do regime da frelimo, por isso ninguém vai fazer nada para impedir isso. São farinha do mesmo saco. Isto só vai mudar quando todas as instituições do estado respeitarem as leis e sobretudo quando ha alternância governativa. Assim a impunidade acaba neste país.
Mas com o pacote que está em discussão no diálogo (assuntos militares), este tipo de brincadeiras vão acabar e o exército passará a ser o orgulho do povo de Moçambique. Bem treinado disciplinado e altamente profissional. Este tipo de mudança também vai abranger a policia da república e outros.
Informação de última hora indicam que o tal coronel Ganhane de Satungira criou um grupe especial de militares para plantar minas nas picadas frequentadas pelos rangers da Renamo na Serra da Gorongosa. Este grupo anda com as minas e também com veneno nas suas mochilas. O veneno é para pôr nas fontes onde os rangers bebem água.
Mas este plano tolo só vai vitimar civis e configura crime de guerra. As nossas fontes afirmam que o tal Ganhane faz tudo fortemente imbuido de um terrível ódio tribal já que ele é natural do sul do país.
Unay Cambuma
Gosto
Comentários
Fausto Julio Dias
Fausto Julio Dias O uso de estupaficientes é o motivo principal da locura desses ditos "militares" e o governo pode ter alguma culpa, pois alguns militares serve-lhes de metódo de revindicação, querem ficar perto da sua família!
Gosto · 26 min · Editado
Mushandi Ndimambo
Mushandi Ndimambo Esses piriquito stao a pedir morte depois ser lancado na vala comum que pena ,outros nem tem lar propria ,os pais,filho stao a sofrer

Sem comentários: