terça-feira, 18 de novembro de 2014

Três partidos nas intercalares de Cuamba

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) acaba de realizar uma reflexão estratégica, na qual foram definidos os objectivos da organização para os próximos cinco anos, bem como o novo modelo de diálogo público-privado.
A contratação de trabalhadores estrangeiros, por parte de algumas empresas da cidade de Maputo, registou uma tendência decrescente na recentemente, comparativamente ao período anterior.
A Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) recuperou cerca de 6,2 milhões de meticais descontados por um total de 77 contribuintes (empresas e singulares) aos trabalhadores e que não haviam sido canalizados ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) na província de Niassa.
Temas alegadamente tabus e que só se murmuram em casa e já muito longe da enfermeira do Serviço Materno-infantil (SMI), como: porquê o meu filho enveredar pelo aleitamento materno exclusivo se a minha mãe quando eu era bebé (recém-nascido) deu-me água para beber, mas mesmo assim cresci saudável? Porquê não dar remédio de lua ao recém-nascido se eu próprio tomei e aqui estou saudável? Por que é que alguém que não beba leite, não coma queijo e carne de vaca, regularmente, mas come ratazana (vondo) - possui mais nutrientes do que a carne de vaca - se arrisca à figurar na estatística de indivíduos desnutridos? Foram alguns dos pontos que animaram, sobremaneira, o Congresso.
Texto de Bento Venâncio e Fotos de Urgel Matula
O Governo moçambicano insta a Renamo a apresentar a lista e/ou dados reais sobre os seus homens residuais para efeitos de preparação de logística necessária para a integração. O apelo surgiu na sequência do jogo político da “perdiz” que segue a característica de camaleão, que muda de cores a cada momento e conforme as circunstâncias.
A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) apela aos adeptos da Selecção Nacional de Futebol, os “Mambas”, a pautarem por uma conduta mais ordeira no confronto de sábado frente a Zâmbia, para evitar quaisquer penalizações que a Confederação Africana de Futebol (CAF) possa aplicar, por uma eventual anarquia no recinto desportivo.
O Governo moçambicano está a preparar um guião orientador das acções de responsabilidade social do sector extractivo no país, na sequência de aprovação, este ano, de uma política sobre a matéria e cuja implementação se prevê para 2015.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) aprovou a inscrição de três partidos, nomeadamente Frelimo, Renamo e Movimento Democrático de Moçambique (MDM) como concorrentes para as eleições intercalares com vista à escolha do presidente do Município de Cuamba, na província de Niassa.

Sem comentários: