domingo, 9 de novembro de 2014

A viuvez da Frelimo

A viuvez da Frelimo
Faz hoje 25 anos que o Muro de Berlim começou a ser desmantelado. Mas de acordo com documentos agora revelados, tudo começou na fronteira entre a Hungria e a Áustria
Em Março de 1989, a ala reformista do Partido Comunista Húngaro reuniu-se com Gorbachev a quem informou da intenção de se proceder à remoção do arame farpado ao longo da fronteira com a Áustria. O objectivo era atrair investimentos ocidentais como forma de debelar a crise económica que assolava o país. Respondeu Gorbachev: "Temos um regime muito rigoroso nas nossas fronteiras, mas também estamos a ficar mais abertos".
Tal como a imagem mostra, a 2 de Maio de 1989, tropas húngaras começaram a remover o arame farpado. A 9 de Novembro, era o tristemente célebre Muro de Berlim que começava a desmoronar-se.
“Vamos ficar sós”, lamentava Sérgio Vieira em informe dirigido ao Camarada Presidente, quando os ventos de mudança sopravam na “Zona Libertada da Humanidade”.
LikeLike ·  · 
  • Joao Cabrita Consultar documentos emhttp://www2.gwu.edu/~nsarchiv/NSAEBB/NSAEBB490/
    The Fall of the Berlin Wall, 25th Anniversary
    WWW2.GWU.EDU
    12 hrs · Like · 1
  • Lindo A. Mondlane mas nao entendo..em 1989, ja estavamos nos em economia de mercado o PRE, começou em 1987, pelo que quando começaram aqueles ventos de mudanças, nos ja haviamos mudado ou nao? professor Joao Cabrita,.. a que camarada presidente se dirigia sergio vieira?.... pelo que se pode ver o partdo, ja havia aberto os olhos e se antecipou ao desastre
    12 hrs · Like · 4
  • Aziza Throne Mas prendem-se e continuam a aplicar os metodos de repressao. Bem a comunista. Ja o estilo de vida e mais virada para o oeste
    11 hrs · Like
  • Raul Novinte Lindo A. Mondlane, onde você vive, na França ou em Moçambique mesmo? O governo que usa soldados, policias e oprime o povo é comunista. Um governo que obriga todo funcionário publico a ser membro do seu partido é comunista. Um governo que não aceita derrota e usa todos os meios para roubar, manipular resultados eleitorais através de fraudes é comunista. Um governo que nunca quer sair do poder. O comunismo tem caráter de ditadura coletiva exercita por um grupo a uma maioria e isso acontece em Moçambique.......
    11 hrs · Edited · Like
  • Manuel J. P. Sumbana Sim, de facto Lindo A. Mondlane, o 'camarada' Presidente do Sérgio Vieira já havia deixado de estar connosco três anos antes.
    10 hrs · Like · 2
  • João Feijó Joao Cabrita, em 1989 estava já em curso um processo acelerado de privatizações que só mesmo a Renamo, longe das cidades ou exilada, não se apercebia. O "marxismo-leninismo" proclamado no 3º congresso já fazia parte da história. Desculpe Raul Novinte, mas a história demonstra-nos que as diversas ditaduras fascistas e nazistas tinham, no essencial, as mesmas características: partidarização do Estado, e das forças militares e de segurança, manipulação das massas, intolerância relativamente à diferença, falsificação da história e de resultados eleitorais...
    10 hrs · Edited · Like · 2
  • Lindo A. Mondlane por isso ha uma incoherencia aqui Manuel J. P. Sumbana, ou essa afirmaçao é anterior aos sucessos de 1989, ou nao tem sentido..
    10 hrs · Like · 1
  • Lindo A. Mondlane Raul Novinte, amigo, cada vez me decepciona um pouco mais, te via o senhor muito lido...quem te disse isso? leia um pouco mais, vais ver que o que disses nao tem muita logica... leia do sindicato vertical de francisco franco, leia das ditaduras de direita ai onde vives, leia do partido nacional-socialista,..leia de pinochet..leia mais amigo
    10 hrs · Like · 1
  • Eusébio A. P. Gwembe “Vamos ficar sós”, lamentava Sérgio Vieira em informe dirigido ao Camarada Presidente. Joao Cabrita, de que camarada fala e de que data era o informe a que se refere, para nos situar. Pelo princípio de anterioridade, algo não bate certo, aqui!
    9 hrs · Like · 2
  • Américo Matavele Texto inventado este. Nao tem cronologia logica e nem nexo de causalidade compreensivel.
    8 hrs · Like · 3
  • Manuel J. P. Sumbana De facto, no Congresso de 1988, a Frelimo já tinha engavetado o Marxiso-Leninismo e o Guebas iniciou com o 'PATARIA' e Sêrgio Vieira já não era mais confidente do 'man-in-charge'...
    8 hrs · Like · 1
  • Lindo A. Mondlane se era o camarada machel, nao era possivel porque incluso a CIA, ou os serviços secretos cubanos (que sao mil vezes melhor que os nossos) nao conseguiram detectar a caida do muro..entao o sergio vieira, nao podia saber que o muro ia cair...se é depois de 1989, era tambem absurdo porq mz, ja nao estava so..ja estava no mundo do mercado e o camarada neste caso seria chissano...entao nao tem sentido na minha optica..ademais a frelimo nao ficou viuva, porque por instinto de sobrevivencia ou por intuiçao girou antes da cambalhota final do sistema socialista
    8 hrs · Edited · Like · 2
  • Joao Cabrita Respondendo às suas perguntas, Lindo A. Mondlane, e às deEusébio A. P. Gwembe

    1. O «Camarada Presidente» é Samora Machel.

    2. O informe foi apresentado a Samora Machel depois de uma viagem efectuada à União Soviética em Novembro de 1985 por uma delegação moçambicana que integrava Joaquim Chissano, Jacinto Veloso e Sérgio Vieira, segundo relatado por este em «Participei, por isso testemunho», pp. 607-608.

    3. Os «ventos de mudança» a que me refiro – ao que parece detectados pela primeira vez pelo regime da Frelimo durante a referida visita – já eram visíveis por estudiosos de questões soviéticas. Por exemplo, o Prof. Paul Dibb, que chefiou o Centro de Estudos Estratégicos e de Defesa da Universidade da Austrália, afirma que nos finais da década de 70 e princípios da década de 80 havia indícios claros de que algo bastante grave ocorria na União Soviética e que sistema não era mais sustentável. Os americanos (CIA) rejeitarem a tese de Dibb que provou ser correcta.

    4. É um facto que o PRE começou em Janeiro de 1987, mas as negociações com o FMI/Banco Mundial para aplicação do programa são anteriores a essa data.

    5. Há indícios de que Machel ter-se-á apercebido de que o modelo adoptado em 1975 era inviável. Mas o regime da Frelimo incluía pessoas como Marcelino dos Santos que continuavam a acreditar no modelo soviético, na expectativa de um dia Moçambique integrar o CAME (Comecon). Numa reunião do Comecon realizada em Berlim em Outubro de 1983, ele afirmou que “a única via de se ultrapassar a complicada situação internacional em que Moçambique se encontra reside no reforço da unidade de acção da comunidade socialista”. (NOTÍCIAS, 21 Out 83 p 1)

    Mas quer Machel, quer Marcelino dos Santos assim como o regime no seu todo, não pretendiam uma mudança de regime. O ‘partido de vanguarda’ era para perdurar. Como, aliás, está demonstrado, mesmo tendo sido aceite o modelo pluripartidário. Segundo me revelou Mablinga Shikhani, agora estamos num sistema chinês, «Um Estado, Dois Sistemas». Isto é, o mesmo ‘partido de vanguarda’ e uma economia de mercado, com a diferença que temos uma oposição para enfeitar o ramalhete e que nunca terá hipótese de constituir maioria parlamentar pois o esquema montado em 1974-75 não o permite.

    6. Sobre a viuvez, Lindo Mondlane, é por demais conhecido o discurso da Frelimo sobre «zona libertada da humanidade» e o conceito de «não-alinhamento» defendido pelo regime da Frelimo para concluir que a queda do império soviético deixou órfãos. O próprio Sérgio Vieira fala, no mesmo livro, em suicídio soviético, e nas páginas do DOMINGO insurgiu-se contra Gorbachev.
    5 hrs · Edited · Like · 4
  • Manuel J. P. Sumbana Cabrita, nâo consigo ler o texto todo do cel. Mas até onde pude ler està tudo bem. Cuba também detectou sinais de que no leste as coisas nâo estavam bem. E começou a ter aproximaçôes realisticas com os nórdicos e a França de Midterrand., mostrando mais independência em relação a Moscovo.
    5 hrs · Like · 1
  • Joao Cabrita Cuba também chegou a essa conclusão, Manuel J. P. Sumbana, mas já no fim do regime de Gorbachev/desmoronamento do império soviético.

    As mudanças de Gorbachev e a sua ascensão ao cargo de secretário-geral do PCUS não surgem ao acaso. Refere o já citado Dibb, que foi Andropov (secretário-geral do PCUS) a recomendar ao Politburo a transferência de poderes para Gorbachev para se dar início a um processo de reformas. Um outro estudioso de assuntos soviéticos, Robert Wenzel, diz que logo a seguir ao funeral de Konstantin Chernenko (secretário-geral do PCUS anterior a Gorbachev), os países da Europa do Leste foram por este advertidos de que não poderiam mais contar com a intervenção de tropas soviéticas para reprimir 'desvios' (como na Hungria em 1956 e na Checoslováquia em 1968).
    4 hrs · Like · 2
  • Josina Malique A unica coisa que eu sei e que o cocktail Glasnost/Perestroika mata mesmo. Fidel e um homem demasiado prevenido.
    4 hrs · Like · 1
  • Mablinga Shikhani "Revelei"?
    4 hrs · Edited · Like
  • Manuel J. P. Sumbana Foi interessante, aqui. O meu idolo da diplomacia, grande survivor Andrei Gromyko ia passando alguns recados. Foi acantonado no powerles posto de Presidente da Uniâo. E deu uma boa mâo ao Gorbachev. 

    Mana Josina Malique, como é que sobreviveste esta crise?;-)
    4 hrs · Like
  • Benny Matchole Khossa Em 89 Moçambique já se havia aproximado dos donos do dinheiro ocidental (Clube de Paris) . Há um erro (?) temporal aqui nesta narração... Ou será intencional. Lembrem-se que o historiador não deve sacrificar a verdade histórica... As iniciativas HIPC e outras iniciaram no alvor da década de 80. Não percebo essa citação a "estaremos sozinhos"
    4 hrs · Like
  • Manuel J. P. Sumbana Também disseste algumas coisas incongruentes, Benny.
    4 hrs · Like · 1
  • Lindo A. Mondlane o gorbachov, sucidou o pais o sistema e se suicidou ele mesmo, e me consta que esta arrependido, pelo menos da forma como se fizeram as coisas, porque a sua ideia era reformar o sistema, em nenhum caso buscava a desintegraçao do pais...ele dimitiu, nao porque quisesse, simplesmente porque era o lider maximo de um pais que ja nao existia Josina Malique, o gorbachov, durante a visita que fez a cuba em 1989 (eu vivia lá) foi dizer que tudo se havia acabado e que procedia a retirada dos cerca de 45.000 soldados acantonados ai, e que apartir de aquele momento..as trocas comerciais, seriam em condiçoes de mercado, algo que cuba nao estava preparado, e castro tomou medidas para que o sistema nao caisse (vi a economia cubana descer aos infernos em apenas 1 ano)... por certo o gorba é heroi no occidente porque no pais dele nao querem saber nada dele, agora me pergunto que orgulho é esse que alguem pode sentir sendo detestado pelo seu proprio povo?
    3 hrs · Edited · Like · 1
  • Lindo A. Mondlane em todo caso continuo a pensar que a frelimo é sobrevivente por excelencia..é o unico partido (se tiramos o MPLA) que soube transitar do socialismo ao capitalismo sem perder o poder...
    3 hrs · Like · 1
  • Américo Matavele Ainda assim, ha um buraco temporal e circunstancial neste post que nao deixa que o SV diga ao SM qualquer palavra. O muro cede em 1989, e Samora. morre em 1986. As reformas mocambicanas sao de 1984, se nao me engano, antes de qualquer nariz cheirar o desmoronar do comunismo ou socialismo. Sergio Vieira nao e' tao profeta como o mano Cabrita quer nos fazer crer. A queda do muro nao afectou em nada Moz, porque este em 1990 ja aprovava a Constituicao multipartidaria que vinha sendo "estudada" pelo pais fora, ja com a consciencia de que as coisas iriam mudar. Portanto, ou se acerta o timing ou entao se esclarece o que se quer com este texto. Mocambique, felizmente e como sempre, nao foi na boleia dos impacto dos acontecimentos internacionais, mas previu-os e tomou uma posicao que no futuro mostrou-se correcta e "seguivel".
    3 hrs · Like · 4
  • Lindo A. Mondlane o proprio Helmut kohl, afirma numa das suas ultima entrevistas que o muro ciau, nao por ansias libertatorias dos povos do outro lado, mas pela fragilidade do gorbachov.... e como diz o Américo Matavele, no ja haviamos mudado, pelo que continuo a pensar que de orfao nada de nada....
    3 hrs · Like
  • Manuel J. P. Sumbana Lindo A. Mondlane, o Gorby foi traido pelo meu companheiro de copos, Boris Yeltsin. O homem teve pressa e descarrilou o plano do Sâo Gorby.
    3 hrs · Like · 1
  • Lindo A. Mondlane Manuel J. P. Sumbana,estou de cordo..e quando despertou, ja nao tinha pais para governar..... e o tratado de dissoluçao da URSS o assinaram os presidentes da russia, bielorussia e ucrania, num fim de semana de caça e vodka, consta que o yeltsin chamou ao Bush senior, para informar-lhe e estava bebado
    3 hrs · Edited · Like · 1
  • Manuel J. P. Sumbana Engraçado é que nem os EUA nem a Grâ-Bretanha queriam isso. Para eles era melhor um inimigo com armas nucleares do que 15 'paisinhos' com 'vodkeiros' à cabeça como potencias nucleares. India e Paquistão com os seus fundamentalistas jâ tiravam sono a todo o mundo...
    3 hrs · Like
  • Joao Cabrita Américo Matavele, quanto ao que Sérgio Vieira afirma, citei o que vem no livro dele. E ele baseia-se num relatório apresentado a Samora Machel pela delegação moçambicana que visitou a União Soviética em Novembro de 1985. Não é 'profecia' dele apenas. Leia o livro de Sérgio Vieira e depois venha argumentar com factos. 

    Mantenho o que escrevi sobre os ventos de mudança: o regime da Frelimo iniciou reformas de carácter económico - não político - perante uma realidade concreta revelada por Luísa Diogo, ministra das finanças: Em 1983 assistimos a um declínio da ajuda do Bloco (socialista), nomeadamente ajuda técnica e no fornecimento de peças sobressalentes e equipamento importados da Europa de Leste, e outros bens. (entrevista conduzida por Emílio Manhique, TVM - Programa 'Singular' - 7 Ago 1998)

    Não houve reformas políticas visando alterar o sistema de partido de vanguarda, como demonstrei antes.

    Segundo revelou Olívia Machel num debate da STV em que participei, Samora Machel quando regressou da União Soviética em 1986 concluiu que havia chegado o momento de encontrar outros aliados. Portanto, até Abril de 86, o regime da Frelimo não havia renunciado ao princípio de 'zona libertada da humanidade'.
    3 hrs · Like · 2
  • Lindo A. Mondlane aquilo foi um desastre, Manuel J. P. Sumbana, entendo porque ninguem quer saber nada de gorbachov no pais dele (a ultima vez que se apresentou as eleiçoes teve 2% de votos, e foi bofeteiado)..incluso o Putin nao lhe tem estima, menos mal que tanto a ucrania como a bielorussia e kazaquistao, as 4 principais republicas e nucleares, renunciaram,,mas por estes lados ninguem dormia, porque se temia que algum muissil defectuoso se disparasse a noite sozinho... em fim
    3 hrs · Like
  • Josina Malique Manuel J. P. Sumbana houve mao do Yeltsin na Hungria? O principio e correcto, falhou a dosagem, a cautela e a implementacao. A Russia e um aliado e peras, so nao pode ser o unico!
    3 hrs · Like · 1
  • Joao Cabrita Boa noite, Mablinga Shikhani. Como tem passado ?

    A propósito da revelação por si feita sobre o modelo chinês defendido por Armando Emílio Guebuza (AEG), vejo-me forçado a apresentar provas. Compreederá que de forma alguma gostaria de passar por aldrabão perante os demais participantes neste debate.

    Assim, contextualizando o diálogo tido há meses, ainda Dhlakama se encontrava na ‘parte incerta’ :

    Shikhani: (...) Também acho que Rebelo está "desenquadrado", tem que aceitar que a Frelimo mudou, e que se nao tem feito isso, estaria condenada como o PCUS e demais partidos. Marxistas e de tendências Comunistas...

    Cabrita: sim a Frelimo sempre teve essa grande capacidade de adaptacao.
    era pro-americana com Mondlane, depois pro-chinesa com Machel (fase Nachingwea) e depois fase pro-sovietica na fase da independencia. agora é pró-tudo.
    é o verdadeiro significado do pluralismo de ideias que os velhos não conseguem assimilar.

    Shikhani: Hehehehehe.... Espirituoso. Mas é uma realidade. Nao creio que seja pro-tudo. Eu vejo AEG como um misto de Trotsky e Deng Xiao Ping, procure umas ignotas linhas sobre isso: "Os 12 Trabalhos de Guebuza"

    Cabrita: Então agora compreendo melhor a linha fiel a Deng Xiao Ping de AEG. Abertua, mas com moderação. Quem se exalta com as aberturas, há sempre a solução 
    Tianamen.

    Shikhani: Por aí Cabrita, por aí. Mas o paradoxo da nossa Democracia estå no DHL. Um Sr. Feudal... La REnamo ces't Moi! ou o conformismo dos que assim a aceitam: "laissez fairez, laissez passez, la Renamo vai per lui même"?

    Por outro lado, voltando a AEG, ele quer criar a todo custo uma burguesia local que contrabalance a influencia externa e faça um forcing para que o país não seja apenas um mero exportador de recursos... Uma espécie de Nacionalismo Económico bastante ideologico... Mas possivel.

    Cabrita: Se calhar ele equacionou a questão involuntariamente errada: se a Frelimo pode renunciar à linha revolucionária (em que se preconizava a extinção da sociedade tradicional feudal) e se agora aceita a burguesia, o capitalismo, a exploracao do homem pelo homem, por que não o feudalismo?

    Shikhani: O feudal é Dlhakama, Guebuza é um pró-Chinês: Um País, Dois sistemas, porem, numa perspectiva diferente, no sentido que o Estado deve assumir uma postura protectora para com os mais desfavorecidos (whelfare state: os 7 Milhões and stuff)
    3 hrs · Like · 2
  • Américo Matavele Ponto de ordem: como Moz fica orfao em 1984 (3), enquanto o muro cai em 1989? Este buraco temporal incomoda-me. Alias, o temor dos adeptos do comunismo na Frelimo, revelou-se com a ida de Samora a casa do Reagan, e ainda nao havia pistas de como iria desaparecer o comunismo. As leituras das Relacoes Internacionais de Moz sempre foram progressistas e sempre a frente dos acontecimentos. Samora (o regime, como se refere), previu com factos a necessidade de um pais completamente aberto, antes da primeirissima Hungria que aqui menciona. Portanto, continuo a nao ver o impacto da queda do muro para Moz a nao ser os Snap e Bobby Brown trazidos pelos madjerman, e claro. os MZ's e as meninas brancas. Moz, consciente ou inconscientemente, ja estava a bazar desse sistema que morre em 1989, por isso essa "orfanacao" nao tem impacto no andar normal de Moz. O livro de SV precisa de uma leitura critica, e nao vou aceitar simplesmente porque vem escrito naquele livro, enquanto os factos e a sua cronologia o desmentem.
    2 hrs · Like
  • Lindo A. Mondlane nao ha efecto orfanato nem viuevez, pelo menos em mz.....o partido foi visionario neste aspecto..
    2 hrs · Like
  • Joao Cabrita Ideologicamente viúvo. Explico-me melhor agora, Américo Matavele? E a ideologia implica vertentes económicas, políticas, culturais e outras.
    2 hrs · Like
  • Lindo A. Mondlane mas se a frelimo ja era burguesa... por certo quando abandonou oficialmente o marximo e a palavra popular?
    2 hrs · Like
  • Joao Cabrita Lindo A. Mondlane, estamos a entrar num diálogo de surdos. É indesmentível que o regime da Frelimo definiu o chamado bloco socialista como seu aliado natural; que subverteu o conceito de não-alinhamento ao considerar esse bloco como parte integrante do movimento dos países não-alinhados; um regime que nas Nações Unidas apoiou a invasão soviética do Afeganistão, etc. Existia, pois, por vontade própria, uma relação íntima entre o regime da Frelimo e o bloco de Leste, relação que terminou com o desmoronamento desse mesmo bloco. Enviúva, a parte que deixa de ter o cônjuge por falemcimento deste. O bloco faleceu, morreu, extinguiu-se, desapareceu.
    2 hrs · Like · 1
  • Lindo A. Mondlane mas professor Joao Cabrita ninguem nega isso, ninguem nega que o partido e o pais foram parte do sistema, ainde sem ser mz um pais comunista (conheci o comunismo, e nao tinha muito com o q se vivia em mz), o que se nega aqui é que mz tenha se tornado viuvo ou orfao do sistema, simplesmente porque mz, ja havia girado a direita em 1987, 2 anos antes dos acontecimentos de berlim..e 4 anos antes da dissoluçao da URSS.. ai esta a discordia... a frelimo por olfacto ou sorte, me é indiferente, havia buscado a sua sobrevivencie, e graças a aquele movimento, esta aida hoje no poder..nenhum partido comunista nem socialista unificado, nem sandinista (bom estes voltaram) sobreviveu aquela hecatombe..ja naqueles tempos se estavam orquestrando o assalto al herario publico (os comunistas podem ter seus defeitos, mas nao assaltam o herario publico para bebeficio proprio)
    1 hr · Edited · Like
  • Manuel J. P. Sumbana Josina Malique, Hungria, Checoslováquia e Polonia vinham sendo pedras no sapato da URSS desde o fim da WWII. 
    Em 1956, Yuri Andropov era o KGB 'rezident' (e acho que embaixador) na Hungria aquando da revolta. Foi ele quem 'ordenou' os tanques para esm
    agar a revolta.
    Já em 1967 como director do KGB e com Andrei Gromyko como aliado foi comedido no tratamento å 'Primavera de Praga' mas Breynev já estava imparável.
    Ambos, Andropov e Gromyko viriam a ser Presidentes (de fachada) da União Soviética. Gromyko foi muito instrumental na instalaçâo do General Jeruzelsky na Polonia para travar Lech Walesa e o 'Solidariedade'.
    Portanto antes do 'vodkista' Boris Yeltsin aparecer a Hungria já tinha o seu destino traçado. Já tinha 'contacto' com o Ocidente mas controlado pelo Kremlin.
    Quanto a nós a URSS nem se opôs ao acordo de Nkomati em 1984. Ja na ENH, nessa altura, os nossos conselheiros na pesquisa de Hidrocaraonetos eram soviéticos mas os 'investidores' eram Ocidentais (USA, Uk E Japão) e na segurança militar a URSS fornecia armamento e mobilidade e os USA forneciam-nos 'non-lethal support' na defesa contra a Renamo.
    1 hr · Like
  • Lindo A. Mondlane andre gromyko..40 anos no mesmo ministerio..todo um recordSee Translation
    1 hr · Edited · Like
  • Manuel J. P. Sumbana O maior MNE de todos os tempos. Um super diplomata. Respeitado na ONU e nos USA.
    1 hr · Like · 1

Sem comentários: