quarta-feira, 10 de abril de 2019

Médico descobre quatro abelhas dentro dos olhos de taiwanesa


Abelha Halictidae
DEAN FOSDICK

O vídeo da descoberta foi partilhado nas redes sociais.

Uma mulher taiwanesa decidiu ir ao médico depois do que assumia ter sido poeira lhe ter entrado para os olhos, que ficaram irritados e inchados. Quando o oftalmologista a examinou, verificou que afinal, o que estava a incomodar a mulher eram quatro pequenas abelhas.
Os insetos, que pertencem à família de abelhas Halictidae, mediam apenas quatro milímetros cada. À BBC, o médico que examinou a jovem de 28 anos disse-se “chocado” quando removeu as quatro abelhas, pelas patas, ainda vivas.
As Halictidae são atraídas por suor, pousando em pessoas para absorver a transpiração. De acordo com um estudo da Kansas Entomological Society, também “bebem” lágrimas devido ao seu alto teor de proteína.

A RESPOSTA AO MISTÉRIO

Segundo a taiwanesa, as abelhas ter-lhe-ão entrado para o olho quando cuidava das sepulturas de familiares durante o Festival Qingming, uma tradição chinesa também conhecida como dia de limpeza dos túmulos.
Quando uma rajada de vento a atingiu, assumiu que tinha sido poeira a infiltrar-se no olho, contou aos jornalistas. Poucas horas depois, e pelos sintomas estarem a piorar, decidiu procurar ajuda profissional num hospital de Taiwan.
“Não conseguia fechar completamente os olhos. Observei-a com um microscópio e vi algo preto que parecia a pata de um inseto. Peguei nela e puxei devagar, até que vi mais uma, e outra e outra. As abelhas estavam todas intactas e vivas. (…) Estas abelhas geralmente não atacam as pessoas, mas gostam de beber o seu suor.” contou o médico.
Se tivesse esfregado os olhos, as abelhas poderiam ter libertado veneno e cegado a jovem, que já teve alta do hospital e deverá recuperar totalmente, explica ainda o profissional. As abelhas foram entregues a uma organização que irá agora estudá-las.

Sem comentários: