terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Mustafa Suale: um alegado rosto da insurgência


Populares de Nangade, que nos últimos dois dias estiveram numa empreitada de perseguição aos insurgentes em Cabo Delgado, alegam ter capturado um jovem de cerca de 30 anos, acusando-o de ser o líder do grupo que dirigiu os últimos ataques na zona, nomeadamente desde 20 de Novembro a esta parte. Trata-se de Mustafa Suale Machinga, que foi ferido por balas disparadas por militares no passado dia 5 de Dezembro.

Ele foi capturado na sexta-feira, dia 7, nas baixas da Localidade Litingina, sua terra natal. Suale chegou a Nangade há mais de um ano para passaer férias. Foi supostamente aliciado por outros amigos e passou a frequentar uma madrassa local. Quando as férias terminaram, ele se despediu dos pais, dizendo que estava de regresso a Maputo. Mas acabou juntando-se aos insurgentes. Consta que Mustafa Suale Machinga frequentou um centro de instrução básica militar das Forças Armadas, onde aprendeu a manipular armas.

De acordo com relatos de populares, ele foi encontrado num esconderijo, abandonado pelos colegas de rebeldia Alega-se que Suale, ferido, estava à espera pelo seu irmão mais novo, para alegadamente transportá-lo para Tanzania, onde receberia cuidados médicos. Uma fonte popular disse que o irmão mais novo do suposto comandante esteve no esconderijo 3 vezes, mas não conseguiu ajudá-lo porque seus movimentos levantaram suspeitas. Isso levou a que ele, o irmão de Mustafa, fosse interrogado sob ameaça de linchamento, acabando por indicar o local de refúgio do irmão, que foi capturado e entregue às autoridades.

Suale, como muitos dos jovens que ingressaram na insurgência, é um filho da casa. Ou seja, quem na escalada da noite regressa às aldeias para incendiar e matar são os próprios filhos, sobrinho e vizinhos das vítimas. Suale estudou na Escola Primária de Litingima, onde concluiu a sétima classe. Depois estudou na Escola Secundária de Nangade (até a décima classe) e em Mocímboa da Praia (onde fez décima segunda classe).

Em 2013 foi à tropa mas antes já na tinha começado a frequentar uma madrassa em Nangade. Quando ele desapareceu, os vizinhos interrogam-se sobre o seu paradeiro, pois não comunicava com os familiares. Mustafa tinha esposa. A mãe é pobre, vive de agricultura. O pai morreu há 4 anos.

Litingina é uma das aldeias donde são originários boa parte dos insurgentes que actuam em Nangade. Cerca de 50 jovens juntaram-se ao grupo da região. Há cerca de três meses, um líder comunitário de Litingina sugeriu que os governo deveria amnistiar os jovens atacantes pois tratava-se de rapazes da casa. Recentemente, para além de Suale, foram capturados outros jovens da zona. Alguns, no entanto, disse um residente da localidade, já não querem regressar à aldeia temendo a morte por linchamento. Na perseguição de sexta feira, os 5 insurgentes mataram 4 populares mas também sofreram baixas, nomeadamente na localidade de Nambedo. A população montara uma emboscada e o insurgentes puseram-se em debandada, deixando munições, galinhas assadas e outros materiais. 3 insurgentes foram capturados e 4 mortos. (Saide Abido)

A verdade nunca Morre
Ler 771 vezes

Sem comentários: