quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

A Renamo deve se tranformar e inovar e não continuar a fazer as coisas da mesma forma como a 25 anos.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas a sorrir
Se perguntar não ofende:
Afinal, a Renamo está a procura de um novo Dhlakama ou um presidente do partido politico chamado Renamo?
Porque aquando da assinatura do AGP de Roma, o comandante em chefe das forças da Renamo, Afonso Dhlakama (que era o adjunto militar do André Mantsaigaisse), acabou assumindo o cargo de presidente do Partido, acumulando as funções.
O próximo presidente da Renamo tem que apenas assumir funções políticas e nao deverá viver na Gorongosa.
Dhlakama parou na Gorongosa, sua sede histórica porque foi atacado em Zimpinga e Beira.
Outra coisa, acho pertinente que se alterem os estatutos para que a Renamo tenha um vice presidente ou mesmo dois vices, se possivel respeitando as tribos de Moçambique.
Por exemplo:
Presidente
1o. Vice presidente (um militar de alta patente)
2o Vice presidente
Secretario geral
E todos devem trabalhar de forma colegial/colectiva. Incluindo assinatura conjunta de documentos e etc.
Dhlakama era demasiadamente grande para ser substituido por apenas uma pessoa.
A Renamo deve se tranformar e inovar e não continuar a fazer as coisas da mesma forma como a 25 anos.
Também é importante que o candidato para as próximas eleições gerais de 2019, não tem que necessariamente ser presidente do partido.
(Lembrem-se que quando o déspota Nyusi foi candidato da frelimo mas o presidente do partido era o ladrão Guebuza).
E como ficou o assunto fraude? Vamos aceitar ser arrancado Matola, Moatize, Malema, Marromeu, Molecue, Mocuba?
Xi, ninguém vai fazer nada?
Se a Renamo não vai fazer nada, então qual é a necessidade de eleger um presidente? É para fazer que papel exatamente? Para a Renamo ficar igual a Unita?
Vejo muita disputa pela presidência mas ainda ninguém esta a dizer como vai gerir as fraudes e também ninguém fala da revisão da lei eleitoral. Agora só se fala da desmilitarizacao e reintegração.
Mas acredito que a Renamo irá resistir e ultrapassar esta fase difícil.
Unay Cambuma
Comentários
Unay Cambuma A minha opinião sobre o congresso é a seguinte:
1o - alterar os estatutos e depois eleger os seguintes:


Presidente: Ossufo Momad
1o Vice presidente Manuel Bissopo ou Elias Dhlakama
2o Vice presidente António Muchanga 
Secretario geral- Ivone Rensano ou Elias Dhlakama. 

(O candidato para as eleições de 2019 podia ser o Elias Dhlakama por questões de marketing).

Relações Internacionais - Mano Mané
Juventude - Venâncio Mondlane

Etc
Mas a regra Chave é as decisões da vida do partido devem ser tomadas de forma colegial (assinaturas conjuntas e consultas previas). Ja não pode haver um "rei absoluto".
Estas eram prerrogativas exclusivas do André e Dhlakama que na verdade não eram presidentes e sim lideres fundadores. Eram "donos" do projeto. 
Porque a génese da criação da frelimo é muito diferente da da Renamo. 
Criar a Renamo foi um acto épico e heróico.

Bom eu não sou ninguém apenas dei o meu palpite mas é importante a Renamo lembrar se que já não possível o presidente da Renamo ser cópia do Dhlakama.
Gerir
Responder16 minEditado
Eduardo Domingos Esse tipo de estrutura muitas vezes costuma provocar grandes convulsoes, cria alas pois cada um chama para si o protagonismo. Na frelimo a funçao de vice presidente nao funcionou. Esse modelo quanto a mim deve ser evitado.
Gerir
Responder15 min
Unay Cambuma Na frelimo aquilo foi golpe. Os sulistas da frelimo simplesmente bloquearam o Uria.
Não comungo da mesmo da opinião.
É muito normal e saudável haver vice presidentes.
Gerir
Responder11 minEditado
Eduardo Domingos Em democracias avançadas isso pode ser funcional
Gerir
Responder7 min
Boaventura Antonio Vilanculo Até que o Antônio Muchanga seria o ideal e indicado para esse cargo.
Gerir
Responder1 h
Mauro Jesus Dhlakama disse que os que estão ao seu redor eram mais confusos e complicados. Nós não entendíamos a dimensão.
Gerir
Responder3 h
Gitandra Valoyi ParabénsUnay
Pode ser esta uma das poucas vezes em que o vejo a contribuir bastante para o seu partido (não é o barulho e muito menos os vitupérios que engrandecem o partido).
Duas ideias a considerar:

1. A Renamo tem que ter um presidente e vice-presidentes (que podiam estar em representação das três regiões de Moçambique: norte, centro e sul). Neste caso, seriam três vice-presidentes.
2. O Presidente do partido não precisa de ser, necessariamente, candidato à Presidência da República. 
Os meus reiterados parabéns!
Gerir
Responder3 hEditado
Cidadão Comum de Kapirizangi bem pensado Unay. As fraquezas da Renamo atual foram escancaradas e descobertas pele FIRlimo, a saber, ameacas que nunca se consumam. A Renamo tem de se REINVENTAR
Gerir
Responder3 h
Dercio Rodrigues Retomando a questão Matola,M oatize,Malema,Marromeu,Molecue,Mocuba Xi, ninguém vai fazer nada????
Gerir
Responder1 h
Francisco António Miranda CC. Queria dizer CP.
Gerir
Responder3 h
Jessica Alfredo Ate hoje apenas xtao a ser reintegrados apenas aqueles k ja xtavam nas FADM e em gotas de agua. Mas acho k melhor seria integrar ao nivel nacional e em todos ramos das Forças armadas e policia e não nestes mordes como k fosse favor da frelimo.
Gerir
Responder2 h
M Nelo Cossa Cossa Está apoiado falta muinto trabalho Renamo é um Partido hestorco precisa ter duas Forças pesados pra conseguir lutar com Frelimo holha o povo perde paciencia nos estamos lutar pra por Renamo no poder estamos discriminados somos expulsado nos nossos talhoens somos chamados dos nomes mas estamos forte pra apoiar Renamo penco qui Renamo ser fortes pra lutar com os Frelimistas
Gerir
Responder1 h
Eduardo Domingos Os que estao a frente do partido proibem pre campanha de candidatos porque sabem que ha grande desnivel academico entre eles. Por outro lado as pessoas evitam ser vingadas em caso de seu candidato perder. Estamos perante uma fachada. Os militares deviam indicar um capaz ate que a situacao se estabilize. Ir ao congresso em situacao de semi guerra é suicidio.
Gerir
Gosto
Responder46 minEditado
Yurman Francisco Antonio Na minha, humilde opinião a organização-renamo deve eleger o seu novo presidente com urgênçia, e deve ser alguem capaz de desáfiar o regime do dia.
O novo presidente da renamo, deve ser muito corájoso e com experiencia militár e deve mostrar essas todas capacidades logo apos a sua eleição.
Gerir
Responder36 min
Eliezer Teofilo Teofilo Nao e altura de a renamo ter mais de mais de um presidente para se evitar a fuga de informacao ainda estamos longe da paz, este tempo e o tempo da renamo somente ter o unico lider e guarnecido na sede dos rangers que e na mitica serra da gorrongosa.
Gerir
Responder30 min
Eliezer Teofilo Teofilo O meu ponto de vista o presidente da renamo deve ser um da ala militar e primeiramente deve assumir a maioria das funcoes que o Dhlkama assumia e deve residir na serra da Gorrongosa, para prevenir os esquadroes da morte, a questao de existencia de muitos chefes como este poste explica nao era mau, mas o que coloca em risco e a falta da confianca mutua entre as duas partes e e a razao pela qual a serra da gorongosa permanece cercada, e quanto mais vai ficar muito perigoso um presidente viver numa das cidades sem nenhuma seguranca, e um perigo de morte. Neste momento a renamo seria melhor o seu chefe maximo residir na serra, para evitar os esquadroes da morte, nao podemos esquecer que o conflito nao terminou.
Gerir
Responder38 min
Ivanildo Mucavel Está todo mundo a falar de Imede Moçambique, alguém sabe o que é?
Gerir
Responder1 h

Sem comentários: