segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Renamo poderá ter novo presidente até Março de 2019


Renamo poderá ter novo presidente até Março de 2019
A Renamo está sendo dirigida interinamente, pelo General Ossufo Momade, desde princípios de Maio deste ano, na sequência da morte, por doença, do seu líder, Afonso Dhlakama. Ossufo Momade foi indicado pela Comissão Política da "perdiz", para assumir o comando do mesmo.
Passados seis meses após a morte de Dhlakama, a Renamo diz que pretende ter, antes de Maio do próximo ano, uma direção de acordo com os estatutos deste partido, que deverão ser eleitos num congresso.
Ossufo Momade, Manuel Bissopo, actual Secretário-Geral  da Renamo  e  Elias Dhlakama, irmão de Afonso Dhlakama, têm sido apontados, nalguns círculos internos da Renamo e nas redes sociais, como os potenciais candidatos.
Confrontado com estas informações, Bissopo começou por lembrar, que Afonso Dhlakama sempre defendeu que o futuro presidente da Renamo, deveria sair das massas, ou seja, deveria ser eleito pelos membros. "De modo que qualquer membro deste partido pode concorrer a presidência do mesmo e a vontade dos membros é que ditará quem será o presidente".
Entretanto Manuel Bissopo, não confirmou e nem desmentiu se irá se candidatar ou não a presidência da Renamo.  
"Para liderar a Renamo não basta apenas a vontade do Bissopo, ou seja a vontade individual não se sobrepõe a vontade da maioria, por isso, todos os membros da Renamo são soldados prontos para cumprirem uma missão dependendo da vontade da maioria".
Elias Dhlakama também não confirmou e nem desmentiu a intenção de concorrer ao cargo da presidência da Renamo.
"Os membros da Renamo  podem optar por aquele que quiserem para ser o presidente de entre os vários membros que apresentarem as suas candidaturas.
Ivone Soares, chefe da bancada da Renamo na Assembleia da República e António Muchanga, deputado da Renamo, indicaram que o partido deve urgentemente legitimar a liderança do partido, alegando que o tempo que resta e restará entre a eleição do presidente do partido e de outros órgãos internos é muito curto, olhando para o calendário eleitoral, atinente às eleições gerais e provinciais de 2019.
Em jeito de resposta,  Secretário-geral da Renamo garantiu que até Janeiro o seu partido já terá definido o local e as datas onde será realizado o congresso, que deverá eleger o novo presidente deste partido e dos outros órgãos de direcção.
Fenias Juliao Acho k poderiam tambem optarem no Antonio muchanga ele tambem seria o candidato Certo pra o partido, agora o Elias Nao e o momento Certo pra ele entrar como candidato so vai facilitar a Victoria pra o partido no poder serio, ou deixarem Esse k Ja esta ai continuar so
Gerir
Responder6 h
João Nhanengue Muchanga não.
Talvez Bissopo sim.
Gerir
Responder4 h
Annlawi Annlawi Jr Muchanga nao muito menos o bissopo embora este ultimo ja esteja a correr com o sal na mao antes de pegar a galinha...muito ambicioso. Esse bissopo politicamente é zero, pior depois dd perder na beira.
Gerir
Responder1 h
Annlawi Annlawi Jr Ate a funcao de secretaio geral devia se lhe retirar... Agora se o problema das pessoas é regionalismo...oba entao..vao começar a nao contar com os demais concidadaos..
Gerir
Responder1 h
Ramiro Mondlane A renamo ta em crise!o bissopo perdeu na beira cm uma senhara e o tal elias aparece agora como irmao d dlhakama ningue lhe conhece e o senhor que ta na gorongosa duvido...enfim
Gerir
Responder3 h
Ze Manel Alfama Os 3 prováveis candidatos não reunem condições psicológicas para o cargo, falar em Muchanga é agravar a situação. Falem com a Ivone, acredito que ela possa indicar alguém da sua vontade como fez em Quelimane, pois é um dos planos desses dois. O que custou falar de Mazanga, ou mesmo do próprio comandante das forças residuais da Renamo ou mesmo Namburete????? Não escolham um individuo com problemas politico-sociais, mas um presidente certo e aberto para com o povo em varios quadrantes.
Gerir
Responder2 h
Annlawi Annlawi Jr Bissopo é um palhaço, nao serve pra nada...é um fracassado e ambicioso e gosta de agitaçao ( foi concorrer a beira pork? Precisava mesmo?)
Gerir
Responder4 h
Jaime Xavier Chitsumba Raul domingo é homem certo para renamo. Antonio muchanga fala muita coisa que nao dá. Ossufo momad piorou cabeça grande. Bissopo nao dá. Elias é da frelimo nao pode. A renamo nao é da familia dhlakama sim é dos moçambicano.
Gerir
Responder4 h
Annlawi Annlawi Jr Raul domingos? Uma vez traidor, sempre traidor. Nao da.
Gerir
Responder1 h
Languitone Elias Marcos Isso tá cherar mal porque Elias conheço tds dicas tds catas é tds segredo d ferlimo
Gerir
Responder6 h
Chambale Neves Se o partido valta ter o presidente que a naturalidade e de sofala isso vai mostrar de que o partido nao e democratico
Gerir
Responder6 h
Ze Manel Alfama Melhor seria o Raúl e mais ninguém. Mas o Raúl não quer saber de tiranos que o menusprezaram até ser expulso do partido.
Gerir
Responder2 h
Jose Cumbana Kkkkkkk, acho que não há consenso a vista no melhor substituto , melhor pôr Guebuza como interino
Gerir
Responder1 h
Flávio Felisberto Mhula O que eu sei é que seja quem for podem até adoptar o Barack Obama,enquanto existir o STAE,CNE,os tribunais judiciais,e os jornalistas mafiosos e enfiltrados a Renamo nunca e ja mais vai ganhar as eleiçõens nesse país.ném um outro partido ou candidato
Gerir
Responder5 h
Machenguana Rey Mas Bissopo "quer ir aonde mais"?!?! 😂😂😂
Gerir
Responder7 h
Annlawi Annlawi Jr Esses elias djakama tmbem é um espiao da frel, nyusse lhe dispensou sem dzer A..pra ir destruir a rnm. Agora a rnm ja era se for esse djakama. Afinal a rnm nao dispoe de outros generais?
Gerir
Responder4 h
Fenias Juliao Que deixem logo Ossuf momad continuar, por k o Manuel hum nada não pior o Elias esse tem o rabo preso por camaradas esse é a pior opção, que se procurem uma outra pessoa ou até mesmo o mazanga, eu até optaria no Venâncio mas ainda é novo no partido
Gerir
Responder1 h
Elias Tomas Vanesse Titarem esses Elias Dhlakama. O partido nao é familiar
Gerir
Responder6 h
Dom Ze Na vossa opiniao quem deve ser entre os tres?
Gerir
Responder6 h
Jose Cumbana O Sr Elias quer o partido como herança do irmão dele é ponto
Gerir
Responder4 h
Cota Zé Ahhhhh esse Elias hmmmmmm o povo nao tem Cara dele
Gerir
Responder6 h
Annlawi Annlawi Jr Pork nao fica a propria ivone como lider?
Gerir
Responder1 h
Rafael Helia... reveja os meses da notícia.
Gerir
Responder4 h
Ötall Da Beleza Nhm Muxanga ou Raul
Gerir
Responder45 min
Responder6 h
Xavier Caetano Nicy Março é loooooogeeee
Gerir
Responder4 h

1 comentário:

Anónimo disse...

VENHO MUI RESPEITOSAMENTE PEDIR A TODOS OS MEMBROS DA RENAMO E AS ESTRUTURAS DA RENAMO ORGANIZAÇÃO DE UMA NORMA PARA HAVER CONCURSO AO NÍVEL PROVINCIAL E DEPOIS AO NÍVEL NACIONAL PARA ESCOLHA DE UM CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.NESSE CASO 2 OU 3 CANDIDATOS AO NÍVEL PROVINCIAL IRIAM FAZER CAMPANHA E CONCORRER AO NÍVEL PROVINCIAL . AQUELE QUE FOR APURADO CONCORRE AO NÍVEL NACIONAL DENTRO DA RENAMO. AQUELE QUE FOR APURADO VAI CONCORRER COM OS OUTROS CANDIDATOS A PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA.

PEÇO PARA QUE ESSA PROPOSTA SEJA IMPLEMENTADA.