terça-feira, 6 de novembro de 2018

Potencial jurado afastado do julgamento após pedir autógrafo a “El Chapo”


STR/LATINCONTENT/GETTY IMAGES

Um jovem nova-iorquino que nasceu na Colômbia pediu a um oficial de justiça que conseguisse um autógrafo de “El Chapo”, de quem era fã. No banco dos reús, o traficante sorriu

Um dos potenciais jurados pediu esta terça-feira um autógrafo do mexicano Joaquin "El Chapo" Guzman, suspeito de ter dirigido um dos cartéis de droga mais poderosos do mundo, durante a fase de seleção para o julgamento nos Estados Unidos.
O jovem em causa, um nova-iorquino de 20 anos que nasceu em Medellín, na Colômbia, terá pedido a um oficial de justiça que conseguisse um autógrafo de "El Chapo", que foi, após a morte de Osama bin Laden, o homem mais procurado pelos Estados Unidos da América.
Um dos procuradores pediu que este jovem fosse afastado do julgamento, referindo que estava "apaixonado" pelo alegado traficante, com o advogado de defesa a protestar.
O juiz questionou diretamente o jovem: "Porque é que pediu um autógrafo do acusado?".
"Porque eu sou um pouco fã", respondeu, tendo sido de imediato retirado da lista de potenciais jurados para o julgamento. No banco dos reús, "El Chapo" reagiu com um sorriso.
A seleção de 12 jurados e seis substitutos para este julgamento, que deve durar cerca de quatro meses, começou na segunda-feira e deve ser concluída até sexta-feira. Até agora, das cerca de cem pessoas pré-selecionadas, 58 foram entrevistadas e 27 delas rejeitadas.
Vários potenciais jurados estavam com medo de fazer parte do júri, temendo retaliações de familiares ou pessoas ligadas a "El Chapo".
Joaquin Guzman, de 61 anos, é acusado de dirigir entre 1989 e 2014 o cartel de Sinaloa, que enviou para os Estados Unidos da América mais de 154 toneladas de cocaína e grandes quantidades de heroína, metanfetaminas e marijuana.

Sem comentários: