sábado, 3 de novembro de 2018

PONTE MAPUTO KATEMBE, ELITIZAR UM BEM PÚBLICO


PONTE MAPUTO KATEMBE, ELITIZAR UM BEM PÚBLICO
Dizia o Prof Teodoro Waty, em Finanças públicas e Direito financeiro, que o que caracteriza os bens públicos é a sua gratuitidade no uso, ou seja são de consumo passivo, e podem ser usados por todos sem discriminação ou pagar algo em contrapartida, ao passo que os do domínio privado são usados segundo as regras fixadas pelos proprietário desses bens, que quase exclusivamente prosseguem o lucro, excluindo deste modo os que não tem dinheiro para usá-los.
Anda por aí nos watsups que os utentes da ponte Maputo-Katembe e Estrada Bela vista Ponta de Ouro, deverão pagar as taxas que constam da foto abaixo.
Quando todos apludiamos que a ponte Maputo Katembe marcava o fim do sofrimento dos municpes daquela parcela de Maputo, bem assim seria de todos, nunca imaginei que seria o início de mais uma escravatura, e desta vez, sem um fim a vista.
Não me importa saber de onde veio o dinheiro para a construção da ponte ou estrada, porque sei que pago impostos que supostamente deviam construir tais infraestruturas. Por isso mesmo, por vezes me questiono para onde vai o dinheiro dos nossos impostos.
Caros Irmãos, se eles persistirem em tais preços, temos que dizer nao à elitizacao de um bem público. Aquela ponte é de todos nós e não dos endinheirados, o dinheiro saiu dos nossos bolsos, ou a dívida para a sua construção está sendo paga por nós.
Ou continuaremos a usar os mapapai. NÃO, NÃO, NÃO A ELITIZACAO DE BENS PÚBLICOS
Comentários

Jr Chauque Eu aguardo pelo anúncio oficial sobre os preços

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Ana Berta Mazuze Isto não pode ser verdade! Eles não seriam loucos ao ponto de aplicar esses preços, porque as pessoas não vão usar a ponte, vão continuar a andar de barcos e consequentemente levarão mais tempo para recuperar o investimento!

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David Colaco Ribeiro Vamos esperar pelo anúncio oficial...mas...de uma coisa tenho certeza: "não há fumo, sem fogo". Aquelas taxas das cartas de condição, começaram assim mesmo; partiu de especulação para a realidade.

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Elídio Mavume #FAZ #SENTIDO.
Não A Elitizacao Do Bem Público.

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Enio Jorge Malema Concordo que se pague, mas os preços não devem ser exorbitante, na verdade a ponte foi financiada pelo dinheiro Chines e a crédito

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Mateus Lapson Lixou se o povo Moçambicano
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Manuel Gil Uane Meu caro Elvino Dias aqui na pátria amada o povo só serve em tempos de campanha. Dê-me exemplo de um bem público que realmente beneficia o povo? Esses preços não são nem de longe sustentáveis para o pacato funcionário público. Só espero o povo da Catembe veja de uma vez por todas k sempre quis ser afastada da Cidade de Maputo. Agora sim Catembe tornar-se a muito mais longe.
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Costa Mondlane Então os pobres continuarão no feribout e barquinhos.estes preços não é para as pessoas da minha classe social.

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Hermenegildo Elias Cambula Costa Mondlane o pobre que atravessar caminhando não vai pagar
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Egidio Vaz Elvino Dias, estás a exercitar feitiçaria. Primeiro, tens a coragem de, tendo visto uma foto que mal fala, comentar maliciosamente.

A baía está aí desde os tempos remotos. Não construíste porquê?


Passar por aquela ponte não será de bicicleta ou a pé ou de txova. Será em veículos. Os transportadores público, coletivo e semicoletivo de passageiros terão taxa bonificada que os permitirá viabilizar o negócio ao mesmo tempo ajudando os cidadãos.
Seguramente que os habitantes que queiram usar o seu próprio transporte de e para KaTembe deverão pagar o valor, havendo taxas igualmente bonificada aos utentes frequentes. Eu conheço os detalhes e é por isso que o interpelo. Vamos aguardar que na próxima semana terá toda narrativa. Cá entre nós, por essa razão mesmo, não és obrigado a conduzir na ponte. Pode usar chapa para ir beber cerveja e regressar de chapa. O teu carro fica nessa margem. Solução barata e que previne os efeitos maléficos do feitiço.

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Dan Roberto Ilustre,
A questão colocada no seu comentário, posso considerar inexistente e absursa: "A baía está ai desde os tempos. Não construíste porquê? "


De quem é o dever de construir? Não sejamos loucos, mesmo havendo contratos públicos (concessão para construção e gestão) o bem continua público e não privado. E isso cabe ao Estado no elemento, poder político/governo, definir e garantir o bem estar para o povo e não um ente privado.

Quanto a suposta taxa não irei pronunciar-me porque ainda é especulação e não oficial.

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Lenon Arnaldo Dan Roberto quem deve construir ou prover infraestruturas de base por excelência, é o Estado. Sucede que, o seu Estado não coleta dinheiros (impostos) suficientes para pagar salários e muito menos infraestruturas desta dimensão ..... logo, sendo essa infraestrutura necessária e vital para economia do país e da região, cobrar pelo uso da portagem é mais do que necessário, para pagar o crédito, por um lado,, garantir a manutenção da ponte e dos 187 km de estradas.

Vais notar que, estamos a falar de um crédito de 750 milhões de dólares para a construção a ponte e mais 187 km.

160 Mts são viaturas normais (particulares), mini Bus 40 Mts e auto carro 160 Mts .... e há uma taxa para usuários frentes .... obviamente, os camiões tem seu preço.

Quem não pode usar a carro próprio, pode usar transporte público .... ou barco!

Para de manipular as pessoas!

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Egidio Vaz Lenon Arnaldo e se Elvino Dias não quiser ir a KaTembe, também pode caminhar a pé até Quelimane. Temos estrada. 😂

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Lenon Arnaldo Egidio Vaz pode a Icidua a pé, porque determinados troços da EN1 vão levar portagens. Borla/subsídios em tudo já era.
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Dan Roberto Concordo consigo e disso não terei me pronunciado no meu comentário anterior. A ser a taxa a aplicar que seja, se é única solução for essa, mas atenção que podemos ser o único País na região com duas ou mais portagens para entrada na velha cidade de Lourenço Marquez. Esse fluxo que é normal, é a cidade, que é o ponto de atenção todos por ser a capital do país.

Mas, às alternativas não podem ser discriminatórias ou desiguais, o transportador público é um empresário, o particular é um mero particular. Não creio que entre eles aquele que tem mais capacidade de pagar seja o particular na sua plenitude ou absoluto. Ou seja o particular fará contribuição para o transportador suster a sua actividade. Algo está errado!

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Dan Roberto Caro Lenon Arnaldo,
Borla/subsídio já era, não é a expressão correcta, a ser utilizada em público, considerando o ponto de situação do País e a economia das famílias. Até porque é errada sua concepção ou contrução, se o chapa estará 40Mt e o particular
 160Mt alguém aí esta a ser subsidiado, não acha? E subsidiado por aquele que paga mais. Existe outros refugios a sustermos aquela posição tomada e não essa. Ainda temos desafios nas próximas corridas, tenhamos cautela.
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Evanex Saboroso O preço justo a aplicar nesta travessia de tanto problemas que temos e o desgaste do governo do dia, como forma de lavar a imagem do glorioso partido são 25MT. Assim sendo o edil da cidade não terá resultados bons do outro lado da Margem, dificultando um povo que outrora via seu sofrimento aparentemente terminado. Agora dizer que se nao quer pagar não a atravessa nao procede, pois de qualquer forma é uma divida a ser paga por todos independentemente de wu fazer atravessia ou nao, quer por via de impostos e outras taxas que pago e se revertem para o estado...é uma espécie de dupla tributação, paga via imposto e paga pela travessia.

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Elvino Dias Evanex Saboroso não há preço justo para coisa pública. O direito ensina que os bens públicos são de uso gratuito. O meu cota Egidio Vaz é historiador e não juristas por isso disse o que disse.

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Dan Roberto Elvino Dias não exagera. 
Todos recursos são públicos mas nem por isso, fará extinto a ideia da contraprestação do serviço mediante taxa, para apoiar na receita para a respectiva manutenção e manter/melhorar a qualidade.
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Armando Tomas Fernando Fernando Kkkk alguem ja tinha falado ,egidio vaz e um grande lambe bota ,nem queria acreditar, agora sim ate envergonha lamber desta maneira nao da
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Adrian Magoo Lenon Arnaldo, Eu penso que 160 é muito caro para viaturas ligeiras particulares, tendo em conta que Ka-tembe é uma zona residencial de pessoas que trabalham na Baixa da Cidade.
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Mateus Lapson Ilustre Elvino Dias, desculpa como bem não conheço em Katembe, gostaria de saber oque têm de especial por lá em Katembe para o pulsar do desenvolvimento do nosso país.
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Elvino Dias Irmãos Egidio Vaz e Lenon Arnaldo, meus Chefes, dizer que o Governo não colecta o suficiente, é uma justificação esfarrapada; Moçambique tem dinheiro, que infelizmente acaba nos bolsos individuais dos nossos dirigentes. O caso Helena Taipo, e muitos outros analogos sao exemplo claro de o que estou a dizer. O dinheiro que o nosso país faz, saindo dos nossos bolsos, pode em uma semana ou em um mês construir essa ponte.

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No Lift Concordo com tigo Moçambique tem,muito dinheiro que infelizmente, é mal aplicada pelos nossos,dirigentes.
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Sagradinho Jequisson E verdade a quem sai a lucrar com o valor arecadado
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Ponte Maputo – Katembe!
Não é para quem quer, simplesmente! É para quem tem condições para pagar portagens! Achei que um Bem do Domínio Público, ainda que concessionado, continuava a respeitar o princípio da gratuitidade ou, no mínimo, da reciprocidade e justiça social em termos de fixação de taxas, pelo menos assim aprendi em Finanças Públicas e Direito Administrativo!
Aguenta, Moçambique!!!
Comentários
Hilário Jordão Tsope Fala-se, no caso vertente, da ausência sistemática da Administração Pública em Moçambique. Tristemente!
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Isaias Mavota Tristemente, de facto. Estamos a "alimentar" os patos das capoeiras dos outros.
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Dudas Nhassengo Este país ainda vai explodir 😴
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Matavele Edy Matavele Tsakane é exagerado, devia ser 80 ida e volta
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Planos De Deus Vou deixar carro na baixa e subir mapapai e apanhar chapa sem gastar nem 100
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Lídia Fumo Planos De Deus estamos juntos nessa. .
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Nakulozy Frankillah Bululu Que a coragem, resiliência e firmeza nãos nos abandonem.
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Fausto António Macuácua Governacao da Pandzalandia.
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Atifa Matavele Vamos pagar à dívida dos patos e patinhos
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Lia Chinezah Kizzy Mas esse país é nosso mesmo???
Eu acho que é de alguns.
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Rafael Cossa O meu país espantando-me mais uma vez. Agora acredito que "carta de condução é para quem tem condições de comprar viatura" mesmo".
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Carmelo Pontes Sou residente em Katembe. Quando o nosso querido presidente do conselho municipal inaugurou a estrada de pavê na rua "B" onde resido a STV e demais canais afirmaram que tinha passeios isso é mentira os passeios ainda estão por construir. Em relação aponte colega Ivan Maússe saiba que o que aprende sentado na carteira da faculdade não se verifica na vida real. A ponte Maputo Katembe com essas taxas de portagem legítima um assalto ao bolso do cidadão. Sou residente de Katembe há 20. Anos e não estou empolgado com a ponte as taxas indicam que a ponte veio pra certos fins que são particulares não serve ao povo
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Emidio Sigauque Qdo o povo è muito pacìfico da nisto fazem,e desfazem o povo è k sofre acordemos irmãos
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Zainadine Machuama No fim das contas vamos nos cruzar na ponte e faremos umas selfs, ate la...
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Ivan Maússe Zainadine Machuama nem me fale, meu caro. Kkkk até lá.
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Tubarão Branco E eu estarei lá a percorrer aquela kilometragem toda. "Ainda bem" que não tenho carro.
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Vanda Vanny Niquiçe Quem vos mandou votar na FRELIMO ?é bom agora aguentem
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Carmelo Pontes É o neo colonialismo na forma mais pura e vilanesca, a vergar o povo e pauperizar o modo de vida moçambicano este ainda é o começo
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Silvia Germana Uamusse Meu Deus quem irá salvar- se ...
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Mindo D'avila O voto foi Certo!
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Clayton Johnam Qual é a fonte dessa informação para começar?
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Mindo D'avila A inaguraçao será dia 10 de novembro já já
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Mindo D'avila Sendo que a inaguraçao esta taõ proxima me parece já definida essa questao de precos
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Clayton Johnam Mindo D'avila sim, até pode ser, mas a minha questão continua, qual é a fonte da divulgação desses preços? Até pode ser que sejam esses mesmos ou ainda mais altos, mas qual é a segurança que temos de que estamos a discutir preços reais ou então um trote de alguém!
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Mindo D'avila Pra ser real tem que vir da televisao, jornal o quê! E mesmo que seja, naõ saõ pessoas que difundem?
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Mindo D'avila Informacao quanto naõ tiveres contrario é sempre optimo manter valida a que tiver disponivel
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Clayton Johnam Mindo D'avila, não precisa vir no telejornal ou jornal, basta que haja uma fonte oficial governo a aparecer a informar o público das tarifas. Neste caso não temos, então julgo que não devemos criticar as instituições quando ela ainda nem sequer apareceu a informar oficialmente sobre assuntos da sua alçada.
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Mindo D'avila Lembras do caso cartas de Conducao?
Que depois sucedeu
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Clayton Johnam Mindo D'avila, uma coisa não tem nada a ver com outra. Eu também poderia dar exemplo do caso da fofoca do B.I que depois se veio a confirmar ser mentira. Temos que ser objectivos, se essa notícia é verdadeira, primeiro devemos procurar fontes oficiais para confirma
á-la, para evitarmos estar espalhar notícias falsas e criar agitação social sem necessidade. Com isto não estou a dizer que ela não possa ser verdadeira e mais tarde se venha a confirmar tal facto, esse é outro assunto, o que me importa por enquanto é saber se ela é credível, para eu depois me pronunciar sobre a justeza dos preços!
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Mindo D'avila Naõ hat condicao possivel para que o cidadao espere serenemente, eu dei um exemplo qual você naõ considerou e que tambem teve mesma natureza e hoje ai esta ferindo bolso do pacato cidadao, é deveres preocupante sim, a hipotese de ser falsa a informacao é quase inexistente.
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Clayton Johnam Mindo D'avila porque você diz que é quase inexistente? Que provas você tem disso?
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Mindo D'avila Aguardemos, caso haja mudanças nesta tabela te vou dirijir algum reconhecimento pela minha renitência
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Clayton Johnam Mindo D'avila eu ja estou a aguardar, porque fiquei curioso com essa informação. Mas como te disse essa não é a questão. Sabes irmão, no nosso sistema jurídico, quem alega alguma coisa tem que provar. Por exemplo, se um dia o teu vizinho, por inveja de ti, tua tua vida, espalhar a informação de que tu és o raptor de crianças que ultimamente tem sumido do bairro e toda gente te vier a tua casa para te linchar, e por sorte fores salvo pela polícia no último momento irias entender que informações sem provas quase te custaram a vida e a reputação. E mesmo que se confirmasse que foste injustiçado, irias ficar revoltado só pelo facto de as pessoas logo de primeira terem assumido como verdade uma história ainda não confirmada por um julgamento justo. É só um exemplo que nunca desejo que aconteça porquê quero continuar a debater contigo irmão. Abraços e continuação de bom fim-de-semana.
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Mindo D'avila Nada mais assusta por aqui. Quem vive por essa cidade sabe
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Timoteo Papel Esse governo comporta-se feito um homem quando não mais quer a sua esposa, mas não tem coragem de dizê-la.
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Stelio José A FRELIMO é que fez, a FRELIMO é que desfaz. O voto foi secreto, mas nem com isso
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Domus Oikos A Ponte que liga duas cidades devia ser um bem público. O bem público não é um bem de laser, mas que prestará serviços essenciais pra o desenvolvimento do país. Com estes preços deixa de ser um bem público passando a ser um bem de luxo e só pode quem se permite ter algo no bolso.
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Mondlane Calane Dzovo Kito Não pode ser verdade isto pah. Então para quê fizeram aquela coisa? Ou acham que Todo aquele povo de Catembe são turista .
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Damiao Cumbane A Ponte e as estradas adjacentes custaram quase 800.000.000,00 (Oitocentos milhões de USD) ou seja 48.000.000.000,00 ( quarenta e oito mil milhões vulgo biliões). Trata-se de uma dívida enorme que deve ser paga. Esta ponte é para se pagar por si mesma.... Vamos pagá-la. A Portagem mais barata na RSA, aqui em Nkamazi Plaza custa R67,00 quase 300,00Mts e pagámos sem murmurar. Vejam o custo da Portagem da Moamba.
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Borges Nhamirre Caro Damião Cumbane, não sabes o que falas. A Nkomazi Plaza não é a mais barata portagem de RSA. Aquilo é uma portagem sobre uma highway. Vai para Johannesburg e veja portagens de 5 rands.
E a distância entre as portagens também conta, onde há transparência no cálculo dos custos. 
Veja o exemplo do custo das portagens no anexo
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Damiao Cumbane Borges Nhamie, eu dei exemplo da Portagem mais próxima de ti sabes o que falas. Fora isso....a minha convicção é de que vamos pagar...Ademais, na RSA tem-se portagens em tudo o que é lado... Neste país tu sais de Maputo até Rio Save sem pagar um tostão. São 850 kms e, de regresso, pagas 10,00 Mts em Xai Xai. No fim, queremos boas estradas.
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Borges Nhamirre Não tens estrada de qualidade amigo, para pagar portagem neste troço. A cada 10 km deves reduzir para 60 km por hora porque há uma vila nas bermas da estrada. É preciso ver em que tipo de estrada se monta portagem
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Helder Waka Moiane Marina Pereira vous avez s'inscrit pour travailler a katembe en pensant k la traversie serai a bonne marche ton salaire va finir pour payer la traversie.......hahahaha femme de kalash
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Tubarão Branco AINDA BEM que não tenho carro. Vivo de chapa todos os dias. Damn it!
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Salomão Mambo Para quem vai passar pela ponte em viagens de turismo 160/160 nao eh problema pagar eh como quem vai a Africa do Sul a laser.

O residente terá de pensar antes de usar num periodo de 30 dias.


Catembe seria o local de expancao da cidade de Maputo mas com aquele preço so os abastados irao construir e viver la.
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Abençoada Mondlane Kassi hitahanhaaa kuine..,😥😥😥😥
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Inocencio Banze Está complicado isso!!!! Pelos vistos os barcos continuarão a ser a principal opção de travessia. Com esses preços, o uso da ponte só por força maior!!!!
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Dique Zandamela QUANDO pedimos pah votarem num outro partido...exitaram.. Vitaram Frelimo. ..chupem
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Emídio Tomás Cumbe Ilustre Ivan, de certeza aí o Estado esta a aplicar a excepção ao princípio da legalidade kk.

Não se justificam tais tarifas, assim vamos continuar a atravessar de barco com ponte ao lado

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