quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Marijuana, aborto, salário mínimo e 10 mandamentos também estiveram nos boletins de voto

Marijuana, aborto, salário mínimo e 10 mandamentos também estiveram nos boletins de voto

07 Novembro 2018
Além de escolherem senadores, congressistas e governadores, milhões de americanos votaram também em referendos, com emendas às constituições locais e leis mais ou menos inesperadas.
Coube quase tudo na longa lista de propostas locais que entraram nos boletins de votos dos vários estados. Entre alterações milimétricas a leis e propostas de iniciativas comunitárias, milhões de eleitores decidiram também questões fraturantes, como o aborto, a legalização de drogas leves ou o peso de medidas contra a imigração. Nessas escolhas, voltaram a mostrar que compõem um país dividido. Enquando o Alabama aprovou uma emenda constitucional anti-aborto, o Oregon recusou proibir o uso de dinheiro dos cofres do estado com a interrupção voluntária da gravidez; enquanto a Florida aprovou a reposição do direito de voto de criminosos condenados, assim que cumpram integralmente as suas penas, o Louisiana proibiu-os de se candidatarem ou aceitarem cargos públicos nos 5 anos seguintes.
Claro que há também decisões, no mínimo, peculiares: no Alabama, por exemplo, os eleitores foram chamados a votar, em referendo, a possibilidade de tornar legal a afixação dos 10 Mandamentos bíblicos em locais públicos, como escolas ou tribunais. Ganhou o ‘sim’.

Imigração

Oregon
A proposta: Anula o estatuto de “estado santuário”, que limita a utilização de recursos estaduais e locais para aplicar medidas federais de imigração, como a detenção de alegados imigrantes ilegais.
O resultado: Chumbada
NÃO: 62.6%
SIM: 37.4%
(com 90% dos votos contados)

Aborto

Alabama
A proposta: Corrige a constituição do estado com um novo texto que reconhece e apoia os direitos e a santidade da vida do feto, sublinhando que a Constituição não prevê o direito ao aborto nem obriga a que ele seja financiado.
O resultado: Aprovada
SIM: 59,4%
NÃO: 40,6%
(com 86% dos votos contados)
Oregon
proposta: Proíbe a utilização de dinheiros públicos, direta ou indiretamente, em abortos ou em seguros de saúde que cubram o aborto.
O resultado: Chumbado
NÃO: 63%
SIM: 37%
(com todos os votos contados)
West Virginia
A proposta: Restringe o direito ao aborto e o financiamento estadual atribuído, ao deixar claro que a Constituição do estado não assegura nem protege esses direitos e proibindo que o sistema de saúde governamental — o Medicaid — seja usado para pagar despesas relacionadas com a interrupção voluntária da gravidez.
O resultado: Aprovada
SIM: 51,7%
NÃO: 48,3%
(com todos os votos contados)

Marijuana

Michigan
A proposta: Permite o uso recreacional de marijuana a maiores de 21 anos, que podem ainda cultivar até 12 plantas para consumo pessoal e ter até quase 300 gramas desta erva em casa.
O resultado: Aprovada
SIM: 57,3%
NÃO: 42,7%
(com 65% dos votos contados)
Utah
A proposta: Permite o uso de marijuana medicinal em determinadas doenças e autoriza alguns doentes a cultivar até seis plantas para uso pessoal.
O resultado: Ainda provisório, aponta para a aprovação
SIM: 53.2%
NÃO: 46,8%
(com 76% dos votos contados)
Missouri
A proposta: Legalização da marijuana para fins medicinais, sujeita a um imposto de 4% que reverta a favor dos cuidados de saúde para veteranos de guerra.
O resultado: Aprovada
SIM: 65.4%
NÃO: 34,6%
(com 97% dos votos contados)

Salário mínimo

Missouri
A proposta: Aumento do salário mínimo para 12 dólares por hora até 2023.
O resultado: Aprovada
SIM: 62.1%
NÃO: 37,9%
(com 97% dos votos contados)
Arkansas
A proposta: Aumento do salário mínimo para 11 dólares por hora até 2021.
O resultado: Aprovada
SIM: 68.4%
NÃO: 31,6%
(com 88% dos votos contados)

Armas

Washington
A proposta: Limita as condições de compra e posse de armas de fogo, incluindo a subida da idade mínima para 21 anos.
O resultado: Aprovada
SIM: 60%
NÃO: 40%
(com todos os votos contados)
Washington
A proposta: Torna obrigatória a formação específica dos elementos de polícia para situações potenciais de confronto, em áreas como a saúde mental e primeiro socorros, criando também um teste de boa fé para determinar se o uso de força letal por parte das autoridades foi justificado ou injustificado.
O resultado: Aprovada
SIM: 60%

NÃO: 40%
(com todos os votos contados)

Direitos de condenados

Florida
A proposta: Apoia a reposição automática dos direitos de voto de criminosos condenados, no final da pena — com a excepção dos condenados por homicídio ou crime sexual.
O resultado: Aprovada
SIM: 63,2%

NÃO: 36,8%
(com todos os votos contados)
Louisiana
A proposta: Proíbe os criminosos condenados de assumirem ou serem candidatos a cargos públicos até cinco anos depois de cumprirem as suas penas.
O resultado:
SIM: 75%

NÃO: 25%
(com todos os votos contados)

Direitos LGBT

Massachusetts
A proposta: Mantém a lei que proíbe a discriminação com base na identidade de género, em locais públicos como lojas ou hotéis — incluindo nas casas de banho — permitindo que cada um escolha consoante a sua identidade.
O resultado: Aprovada
SIM: 72.1%

NÃO: 27,9%
(com 36% dos votos contados)

Outros

Alabama | Os 10 Mandamentos
A proposta: Aprova a afixação dos 10 Mandamentos da Bíblia em locais públicos, como escolas, tribunais ou hospitais, por exemplo.
O resultado: Aprovada
SIM: 71,3%

NÃO: 28,7%
(com 86% dos votos contados)
Nevada | Taxa cor-de-rosa
A proposta: Isenta os produtos de higiene feminina de impostos aplicados às vendas e ao armazenamento.
O resultado: Ainda provisório, aponta para a aprovação
SIM: 50.8%
NÃO: 49,2%
(com 22% dos votos contados)

Sem comentários: