sexta-feira, 16 de novembro de 2018

ISABEL DOS SANTOS & SINDIKA: DIAMONDS ARE FOREVER



Uma das áreas em que se tem sentido o tufão libertado por João Lourenço é a dos diamantes. O novo presidente começou por retirar os exclusivos de que gozavam Isabel dos Santos e Sindika Dokolo, o seu marido, na comercialização das pedras, e que resultaram em avultadíssimas perdas para o Tesouro angolano, denunciadas pelo perito David Renous, em recente conferência no Parlamento Europeu. João Lourenço avançou ainda com a operação «Transparência», cujo objectivo foi devolver ao Estado a exploração de diamantes, que se encontrava totalmente descontrolada.
Contudo, aparentemente, Isabel e Sindika não se deram por vencidos e, apesar da crise anunciada na sua joalharia chique DeGrisogono, ou talvez por causa disso, voltaram ao terreno, tentando sub-repticiamente recuperar a posição de privilégio perdida.
De facto, várias notícias dão conta de que, na Bélgica (capital mundial do comércio de diamantes), Sindika Dokolo está a constituir, através de Jacob Karko, uma empresa para regressar à comercialização dos diamantes angolanos.
Jacob Karko é um conhecedor do mercado africano de diamantes, no qual se estabeleceu como comprador. O analista da geoestratégia de diamantes David Renous, que o conhece, descreve-o como um competente gestor e operador do mercado, que começou a trabalhar no Congo e depois se mudou para Angola, mas sempre funcionando como lugar-tenente. Renous não tem dúvidas de que qualquer empresa em Karko apareça é uma empresa detida por outra pessoa. Karko também esteve ligado à Ascorp, onde foi director.
A Ascorp é a famosa empresa de diamantes onde Isabel dos Santos começou a sua carreira empresarial na área, ligada a Lev Leviev. Refira-se que Leviev se encontra em aparentes maus lençóis em Londres e Israel, tendo-se refugiado em Moscovo, segundo várias fontes. Aliás, em Israel está em curso uma intensa investigação policial respeitante aos interesses de Leviev, a qual já levou à detenção do seu filho Zvulun e de Reuven Shmuelov, CEO de uma empresa sua, a LLD. Portanto, nesta frente, um velho aliado de Isabel dos Santos encontra-se em sérias dificuldades com a justiça.
Voltando a Karko, este será o testa-de-ferro de Sindika para este regressar ao negócio dos diamantes em Angola, e nessa medida estará a tentar usar os contactos comuns que tem com Edeltrudes da Costa. Como se sabe, Costa é o actual ministro e director do Gabinete do presidente da República, e um dos muitos que fez o “salto transitivo” da presidência de José Eduardo dos Santos para a de João Lourenço.
É preciso não esquecer que Edeltrudes da Costa esteve envolvido no caso de Helena Teka, que foi violada por militares e ameaçada de morte, conforme reportou então o Maka Angola. É portanto uma figura que dificilmente representa o novo rosto que Angola quer mostrar ao mundo.
E esta é a questão fundamental que este artigo coloca. É normal que Sindika e Isabel tentem recuperar o espaço perdido no comércio de diamantes, e até é normal que procurem um testa-de-ferro em quem confiem, que conhece o métier e com quem trabalharam no passado.
O que levanta muitas preocupações são as ligações ao actual poder. Neste caso, a Edeltrudes da Costa. Há um verdadeiro problema na recondução dos antigos apparatchicks de José Eduardo dos Santos para cargos de grande poder e responsabilidade. E esse problema é o acesso e o comprometimento com o passado. Edeltrudes pode facilitar o acesso a Karko, dizendo que desconhecia as suas ligações a Isabel, e pode também estar comprometido com anteriores operações que agora não quer ver divulgadas. Aliás, basta ver a situação acima descrita e o que se passou com Helena Teka para se perceber a situação comprometida em que Edeltrudes se encontra.
É tempo de passar à segunda fase da governação de João Lourenço. Essa segunda fase assenta na nomeação de novas pessoas para os diversos cargos, cortando definitivamente com as práticas do passado.
10 comentários
Ordenar por
António Francisco Domingos
Os mesmos que continuam a querer usufruir das riquezas do país, mesmo depois de trinta e poucos anos que o pai esteve no poder, não investiu nada nesse sector em Angola, sempre preferiu o exterior.
GostoResponder411 h
Tamara Monteiro
Meus queridos, o vosso tempo de brincar com os recursos do país acabou e acredito que o JLo tem uma carta na manga para cada passo que a Mana Bela queira dar.
GostoResponder310 h
Faustino Lopes
Há que ter coragem e atitude para certas coisas, e já nos deram provas de que se tem coragem para isso e muito mais. Estamos com o actual PR e feliz pelo seu trabalho.
GostoResponder17 h
Paulo Caetano
Mana o tempo de brincar de princesa e príncipe terminou, portanto, seja bem-vinda a plebe.
Felisberto Correia
Nada mais simples do que aceitar a realidade, já foi suficiente o tempo que o povo angolano trabalhou por vocês, quando o Estado decidir realmente dedicar-se a retirar-vos o que é do povo, aí sim é que vão compreender que o inferno é um lugar aqui na terra.
Jose Jorge Fernando
Boa medida do JLO, quem quiser exercer a atividade diamantífera em Angola, terá de cumprir os procedimentos legais.
Tyilenga Tyokuehandja
VIvaaa A isabel dos Santos.
Peter John
😂😂🤣🤣😂😂
GostoResponder8 h
Maria Antónia
A MERDA SOVIETICA ...
GostoResponder16 h
Pedro Buatu
QUE O QUERIDO PRESIDENTE ABRA OS OLHOS. AS RIQUEZAS DE ANGOLA DEVEM BENEFICIAR MAIS AO POVO DE ANGOLA. SOMOS PROPRIADORES. COM ESSAS RIQUEZAS BEM GERADAS, PODEMOS TER TUDO QUE O POVO PRECISA: ACCESSO AOS HOSPITAIS DE QUALIDADE, BOAS ESCOLAS COM ENSINO DE QUALIDADE, BOAS INFRASTRUTARAS EM TUDO DOMENIO, BOA VIDA OU BEM ESTAR DA POPULAçAO.................VIVA ANGOLA YETO
David Kyami
Corajem Isabel força!!
Peter John
Fazes parte da gangue?
GostoResponder17 h
Peter John
Se essa isabegalinha voltasse a Angola para responder a PGR 'e que era uma Grande ideia em vez de andar escondida em Londres. Quem sabe nao iria fazer companhia ao seu irmaozinho la' em Sao Paulo. Volta sua cobarde .
GostoResponder317 h
Candido Costa
Nem mais essa cabra já devia estar presa há muito tempo e o pai também...
GostoResponder12 h
Candido Costa
Expropria-los e reverter todo o dinheiro para o país... cambada de ladrões
GostoResponder12 h

Sem comentários: