sábado, 17 de novembro de 2018

Faleceu o proprietário de um Volvo P1800S. Isso não seria notícia, não fosse este o carro com maior quilometragem do mundo: 5,15 milhões de km. Para se ter noção, dava para ir até à Lua 13,4 vezes.

Morreu o dono de um carro com… 5,15 milhões de km!

2.193
1
Faleceu o proprietário de um Volvo P1800S. Isso não seria notícia, não fosse este o carro com maior quilometragem do mundo: 5,15 milhões de km. Para se ter noção, dava para ir até à Lua 13,4 vezes.
O famoso recordista do Guinness World Records Irv Gordon disse adeus aos 77 anos de idade. Morreu, durante uma viagem à China, aquele que era um profundo admirador da Volvo, deixando órfão um P1800S de 1966.
Mas Irv não foi sempre um fã do fabricante sueco: foi preciso que o clássico coupé continuasse a rodar sem queixumes (e sem troca de componentes), depois de já ter percorrido 402 mil km, para que Gordon começasse a afeiçoar-se (ainda) mais ao Volvo. A ponto de colocar de lado os dois Chevrolet Corvair que possuía, entre outros automóveis que faziam parte da sua colecção.
A partir daí, iniciou-se uma viagem ‘romântica’ com a inseparável dupla Irv Gordon e Volvo P1800S. Uma viagem que nasceu de uma relação com 0 km e acabou por completar 5,15 milhões de km. Para ter uma ordem de grandeza da distância percorrida por estes dois, saiba que dava para ir à Lua quase 14 vezes!
O ‘casamento’ destes dois ultrapassou as bodas de ouro e teve dedicação de ambos os lados: o americano era muito cuidadoso com a mecânica e a manutenção do seu coupé e o Volvo respondia à altura. A ponto de ter conduzido o dono à obtenção do primeiro recorde no Guinness World Records  em 1998. Mais tarde, viriam a estabelecer a actual marca. O truque? Segundo Gordon, era andar o máximo possível com o carro, fazer a manutenção aconselhada pelo manual do Volvo e usar apenas peças do fabricante.
Uma vez que a família vai herdar o coupé nórdico, pelo qual Irv desembolsou 4.150 dólares quando o adquiriu nos anos 60, resta saber se esta história (com muitos quilómetros) terá ou não continuidade.

Sem comentários: