segunda-feira, 15 de outubro de 2018

sobre a saga da FMF e o pronto socorro falhado do jornalista Narciso Nhacila:

Um artigo de Rui Lamarques sobre a saga da FMF e o pronto socorro falhado do jornalista Narciso Nhacila:
Em relação à FMF a opinião de Nhacila não é válida. Ele está em claro conflito de interesses. Portanto, a integridade e a independência em relação aos vários poderes (no caso FMF) e às fontes de informação (FMF de novo) que deviam definir a conduta profissional de Nhacila não existem. Para falar com isenção e sem estar manchado pelo conflito de interesses Nhacila devia recusar cargos e funções incompatíveis com o estatuto do jornalista. Por exemplo: ligações governativas ou ao poder autárquico, às Forças Armadas, polícias e similares; à publicidade, relações públicas, assessorias e gabinetes de imprensa e/ou de imagem (incluindo-se neste âmbito a chamada imprensa partidária, empresarial, de clubes, etc.). Enfim, quaisquer vínculos aos poderes estabelecidos, privados e oficiais. Ou qualquer género de actividade empresarial, liberal ou assalariada que (caso da advocacia), pela sua natureza ou conflitualidade de interesses, condicione o trabalho jornalístico específico. Não sabendo com que Nhacila se fala aqui não tenho, em sã consciência, como crer nele por mais boa vontade que revele. Apenas um exemplo: jornalista X está encarregado de acompanhar todo o "dossier" do mandato de Simango — especialmente "quente" com a questão da promessa da qualificação ao CHAN. O mesmo jornalista tem uma posição claramente militante sobre o presidente da FMF. Por isso, assina um texto sobre as mentiras dos críticos da FMF. Que, como é bom lembrar, dividem o "país esclarecido".
Como vai ser visto, doravante, o trabalho do jornalista X? Ficou ou não alterado (logo, desequilibrado) o seu relacionamento com as posições em confronto, em termos de acesso a informações e iniciativas? Como passa a ser visto o seu trabalho. Nhacila, neste caso, não está ao serviço do jornalismo e muito menos do país. Ele já defendeu a direcção do GDM e hoje sequer o clube tem o campo. É o velho hábito de estar do lado errado da história e na mesa do poder. Não me espanta. Mas essa é a poeira que se lança aos olhos dos incautos para justificar o indefensável, que afinal o homem do futebol não detinha nenhuma poção mágica para desandar o caminho da mediocridade. Simango é culpado. Nem ele e nem os seus antecessores o foram. Simplesmente passaram pela FMF dois homens sem ideias nenhumas, com o agravante dos problemas estruturais do nosso desporto, no geral, serem completamente ignorados. Mas só se salva quem tem um Nhacila.
Rui Lamarques
PS: Eu ainda estou a ponderar se respondo ao Narciso
Comentários
Vasquinho King Responder nao é fundamental penso que atitiude de Sumango em rebater publicamente as revelaçoes d ultima missiva do Marcelo Mosse são cruciais
Gerir
Responder2 h
Narcyo Mula Eu não acredito que o problema do nosso futebol seja a Federação. Não sou amante do Simango. Mas nós só pensamos no futebol quando é seleção. Você nunca escreveu sobre futebol a não que seja seleção. Bem, escreveste sobre seu filho.
Gerir
Responder2 h
Agoo Gustavo Já é um começo, I guess.
Gerir
Responder6 min
Geraldo Manjate Tive oportunidade de ler o artigo do Nhacila, muito cheio de "ego", eu, eu,eu...em fim define-se como " o melhor jornalista desportivo da pérola de indico" , tanto que foi " contratado", pelos angolanos, não sei o que dizer daqueles moçambicanos que estão na Supersport, Nhacila é um individuo cheio de " manias de grandezas", quando faz comentários em qualquer orgão é notório o desprezo pela audiência (pensa que é professor), julga que sabe tudo sobre desporto o receptor é simplesmente um "burro", realmente sendo " assessor/consultor" da FMF e porta voz de Abel Xavier, vale zero o seu argumento, é um individuo conflituoso já andou em processos judiciais por difamar e insultar a familia Sidat, em fim... que vá pregar em outras freguesias.
Gerir
Responder2 hEditado
Kamal Badrú Está confusão da FMF não tem razão de debate.
Gerir
Responder2 h
Antonio Pereira Muitas vezes, quem faz parte do problema, pensa que é parte da solução. Se calhar é um "jornalista" com vocação para bombeiro...
Gerir
Responder1 h
Mebanze Joao Simango é um grande mentiroso. Durante a campanha para a sua eleição para a presidência da FMF ele prometeu levar os mamas ao campeonato mundial da Russia. Falhou. CHAN falhou. No meio aquela burla do Barcelona Legenda vs Mambas Legends. Sobre Nhacila??!??? Sinceramente não o reconheço nesta nova postura.
Gerir
Responder1 h
Jaime Langa Marcelo Mosse o PS foi interessante pois já ia dizer o mesmo. Não respondeste com seus argumentos o artigo do Narciso Nhacila apenas atacaste a sua legitimidade.
Gerir
Responder1 h
Initovitch Gulupov Marcelo Mosse eu tenho as minhas dúvidas que o problema esteja no Presidente da FMF (ou se calhar no Treinador), estamos a esquecer os jogadores. Poderemos mudar de Preseidente (e ate do Treinador) mas se os jogadores nao mostrarem capacidades, continuaremos a sacrificar ou o Presidente (ou o Treinador). Recebi no meu whatsapp enviado por um amigo: "é obrigatório ter uma seleção nacional de futebol?", epa se for obrigatorio com certeza esta nao poderá ser! Ou entao vamos fechar a "loja" de competições internacionais e vamos concertar a casa, apostar na escola de jogadores...investir a serio que em 10-15anos ja teremos jogadores com conhecimento cientifico da bola (aonde está o teu filho?). Todos que estao nao seleção vieram da escola da rua, hoje futebol é uma ciência precisa ser estudada mais do que andar a correr dentro do campo.
Gerir
Responder1 h
Rodrigues Junior Desculpe me mas essa sua ideia já vem a vinte anos e até hoje não chove. Formação sim mas aqui não nenhum clube ou federação de um desporto até mesmo o comité olímpico está fazer algo parecido com isso. Portanto os resultados não surpreende ninguém. O debate também não surpreende pois o desporto vive disto. O lamentável é realmente o apagão da nossa bola e isso acaba com felicidade de um povo. Só um exemplo. No Domingo vi tanta gente alegre a entrar naquele estádio bonito com convicção de saírem felizes e quando foi do hino nacional aí meus irmãos, era verdadeiramente pátria unida. E isso apagou se no ápice. Assim foi comigo por essa razão não tenho solução para contribuir.
Gerir
Responder31 min
Initovitch Gulupov Rodrigues Junior o VFC faz Yassin Amuji pode comentar. Irmão, futebol mudou desde que jogavamos bola de plásticos e muitos dos que jogam hoje tambem vem de la (sem tirar o mérito). Mas futebol é mais do que isso...é paixao, é amor, é profissão...é tecnica é ciência, é alimentacao, é saude epa...vamos apostar serio pah!
Gerir
Responder22 min
Sic Spirou Sempre o problema estomacal dos jornalistas e não só ! A ex ministra e ex governadora que agora foi a Angola, devia ter ouvido o Diamantino Miranda, antes de correr com ele ! Há pratos de sopa que deviam ser recusados, mas...this is Moz! Dark times!
Gerir
Responder1 h
Naiman Osman Marcelo Mosse, não precisas responder. O Rui fê-lo com conta, peso e medida !!!
Gerir
Responder1 h
Ido Alfred Sic Spirou acertaste na mosca
Gerir
Responder56 min
Sic Spirou Ido Alfred ...e a mosca caiu no prato da sopa! Jkkkk
Gerir
Responder54 min
Ido Alfred E a malta taxou a sopa assim mesmo.
Gerir
Responder53 min
Sic Spirou Fome djon!!
Gerir
Responder51 min
Ido Alfred Sic Spirou o estômago tem. dessas.
Gerir
Responder50 min

Sem comentários: