terça-feira, 30 de outubro de 2018

Renamo pós Dhlakama: da paralisia ao desenvolvimento institucionamocratico

Renamo pós Dhlakama: da paralisia ao desenvolvimento institucionamocratico
Hoje, está mais do que claro que o problema da Renamo era Dhlakama. A prova disso é que desde que Dhlakama perdeu a vida, o discurso belicista e inflamatório está a desaparecer. O discurso conciliador está a ser constante, apesar de Ossufo Momade ter feito aquela ameaça de acionar os rangers, que sabemos que nao passa disso - mera ameaça.
Outra prova importante reside no facto de que, desde que Dhlakama perdeu a vida, os órgãos partidários da Renamo estão a mostrar uma vibração democrática apreciável. Hoje, a Renamo reúne-se muitas vezes, influenciado pelo momento eleitoral, sem dúvidas, mas o importante é que nota-se uma nova atitude política. Isto é próprio da libertação do peso ou da influência dominadora (voluntária ou involuntária) da figura de Dhlakama na Renamo. Neste período, pós Dhlakama, é interessante notar a forma aberta com que os membros da Renamo falar de congresso, algo que era quase que um tabu quando Dhlakama estava na liderança do partido.
Dhlakama tinha a vantagem de ser o líder carismático dos seus simpatizantes, mas tinha a desvantagem de ser um líder dominante e pouco receptível a debates a cerca da reformulação partidária. Neste contexto, Dhlakama conseguia ser uma força mobilizadora e de tranquilização/ paciência de muitos membros da Renamo, sobretudo os homens das matas que estão na longa espera pelos tão almejados e prometidos benefícios sócio-economicos.
Dhlakama conseguia transmitir a esperança aos seus membros e simpatizantes de que um dia a Renamo tomaria o poder. Contudo, Dhlakama era implacável a todo e qualquer indivíduo que tenta-se questionar a sua liderança a bem do partido, a bem da democracia. O falecido Dionisio Quelhas foi a primeira grande vítima da ousadia de ter desafiado Dhlakama a (re)pensar o partido Renamo e a sua liderança. Esta ousadia foi o suicidio político, que, infelizmente, resultou na marginalização. Felizmente, a academia acolheu-o Dionisio Quelhas e prestou o seu contributo na formação intelectual e, quiçá, humana de muitas pessoas. Outra grande vítima política, de peso, foi Raul Domingos. Este senhor, de mente brilhante, não precisou ser ousado, nem tão pouco desafiar Dhlakama. O seu trabalho político em prol da Renamo fê-lo brilhar e, sem se aperceber, violou a primeira lei do poder. Esta lei diz que o discípulo nunca deve brilhar mais do que o seu mestre, o subordinado nunca deve brilhar mais do que o seu chefe. Raul Domingos brilhou de 1990 a 1992, como chefe da equipe negocial da Renamo, em Roma. Depois brilhou como chefe de bancada da Renamo na Assembleia da República perante o isolamento e a demonização de que Dhlakama era alvo. Nessa altura, Dhlakama era a cara da guerra, apesar de ter assinado o acordo de paz (AGP) e Raul Domingos, a cara da diplomacia e da paz. Nos corredores diplomáticos internacionais, Raul Domingos estava a ter direito a tapete vermelho e exposição mediática, até sofrer aquela “cilada” ou armadilha política que o levou a expulsão do partido Renamo.
Assim, dentro da Renamo, a crítica ao líder Dhlakama e a sua liderança foram silenciadas. Desta forma, a Dhlakama instituiu a lei segundo a qual ELOGIA O LÍDER EM PÚBLICO E EM PRIVADO. Nunca criticar, nem em público, nem em privado, mesmo quando tomavam decisões políticas estrategicamente erradas, como foi o caso de não participar nas eleições autárquicas de 1998 e de 2013. A prova disso é que que não se conhecem críticas públicas a Dhlakama, vindas de membros da Renamo. As poucas críticas ensaiadas não passavam disso mesmo. Até mesmo os políticos proeminentes não tinham coragem de criticar Dhlakama - uns porque morriam de amores por Dhlakama, outros porque morriam de medo. Os homens das matas são uma excepcao por terem conseguido colocar Dhlakama na “prisão domiciliária em Gorongoza. Esta prisão até serviu para a Renamo obter ganhos políticos assinaláveis, mas depois provou-se estrategicamente errada porque o governo apertou o cerco até se provar que o poder bélico da Renamo estava longe do que aparecia na retórica.
Em consequência, Dhlakama tornou-se Renamo. Renamo tornou-se Dhlakama. Aliás, isto só se solidificou, pois no período da guerra que começou como desestabilização e terminou como uma guerra civil (1976 a 1992), Dhlakama já era Renamo. Renamo era Dhlakama. No período pós guerra, os órgãos ficaram reféns do peso do carisma de Dhlakama. O resultado foi a paralisia institucional da Renamo. Agora, sem Dhlakama, nota-se um investimento da Renamo nas instituições democráticas infra-partidária e o mais importante a nível estatal.
Portanto, a era pós Dhlakama é uma esperança para a Renamo e para a democracia ao nível do partido e ao nível de Moçambique 🇲🇿
Calton Cadeado
Ps: apesar de ter sido um obstáculo ao desenvolvimento institucional, Dhlakama é o responsável pelo peso político que a Renamo tem na sociedade.
Ps: Dhlakama foi um bom militar, mas os seus créditos político ficam por provar.
Ps: a Renamo tem que escrever e publicar sua própria história e a história de Dhlakama. Que tal começar criticando negativamente esta reflexão?
Comentários
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Alzira Magalhaes Ainda e muito prematuro
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Calton Cadeado Alzira Magalhaes, my dear friend! Eu concordo contigo que ainda é prematuro. Mas, os dados empíricos estão a demostrar, claramente, que a Renamo mudou. Eu estou atento a Renamo, desde 2003. Depois tornei-me super atento. Isto permite-me notar alguns detalhes de transformação, ainda que seja prematuro.
Portanto, concordo contigo que é prematuro. Concordo, mas os dados e a conjuntura mostram que a Renamo não tem outra opção que não seja o aprofundamento de uma cultura democrática e institucional. Os resultados eleitorais serão um elemento forte para a Renamo apostar nas instituições e na cultura democrática.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 semEditado
Calton Cadeado Thank you Valter Tale. Tu estás coberto de razão. Trata-se de eleições autárquicas de 1998. Não é 1988 como eu erradamente coloquei. Eu vou rectificar. Thanks!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Noa Inacio As vezes as indissiocrasias entre o autor e objecto de análise (Renamo/Dhlakama) ofuscam à análise aos factos arrolados com base em terioas aprioristicas. Contudo, em meu ver este texto tem como grande mérito convidar a Renamo a solidificar o sua veia politico -institucional e a capitalizar o legado e o carisma de Dhlakama. Dhlakama começou a tornar se político e é importante que se sublinha isto compreendido pela sociedade moçambicana até pelas elites académicas quando escapa de morte , foge do cerco da Beira e se instala em Gorongoza. As FDS transformaram no num.martir , elevaram seu carisma e comprovaram as credenciais de grande ou o maior estratega militar de Mocambique independente. É daí a essa parte que começa a negociar a lei eleitoral, assinar a trégua militar, fazendo declarações à imprensa roubando até o protagonismo ao PR que faz de Dhlakama um novo.ser político pena que perdeu a vida sem dar continuidade à este novo ser político. Desafio ao Calton a fazer uma análise fria e pura sobre a Frelimo e sua liderança nos mesmos moldes com Marco analítico a transição de guebuza a esta parte. abraço
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Abdul Givá Noa Inacio muita boa reflexão essa, afigura de Dhakhama não pode ser vista apenas como um politico fracassado, há que analisar tbm não apenas o seu lado bélico como o grande general e estratega militar que foi, mas tbm como o único que conseguiu forçar a Frelimo a ceder nas negociações devido a pressão politico militar por ele exercido. Não devemos esquecer que a actual modalidade das Eleições Autárquicas é fruto de uma pressão por parte de Dhakhama e a Renamo, isso pra não falar de todo processo de descentralização em curso no país....
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Noa Inacio Grande visão Abdul Givá
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Almeida Tembe MUITO BEM DITO, Noa Inacio.
Gerir
Gosto
Responder2 semEditado
Edgar Barroso Ele nunca vai fazer um exercício crítico sobre Guebuza, nos mesmos moldes (sem artefactos laudatórios). Ciência é uma cena, comentário político (como este post) outra.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Calton Cadeado Edgar Barroso!
Outra vez, estas tu a entrar no mato. Discute ideias, meu caro. Deixa-te disso. Tu quando é que vais criticar negativamente o Dhlakama? Deixa-te disso!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Calton Cadeado Abdul Givá
Se voltares ao meu texto, tu vais ver que eu, na minha crítica positiva, reconheço o poder de Dhlakama na sociedade. Isso inclui o uso da força para forçar mudanças. 
Contudo, isso não elimina o lado politicamente fraco de Dhlakama. Os ganhos nacionais associados a Dhlakama não eliminam o dano político que ele causou a Renamo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Edgar Barroso Estava apenas a comentar o comentário do Noa, ilustre quadro. Ainda não emiti a minha opinião sobre as ideias arroladas no post. :)
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Abdul Givá Calton Cadeado pois claro, é de concordar que Dhakhama pouco fez pela democratização interna do próprio partido....A sua liderança era muito mais imposisionistas das suas decisões e ideias....mais isso é caracteristico de uma liderança militar....o que sucede é q a sua transformação de lider militar para lider politico-militar ou politico levou muito tempo e em algum momento criou fricções e estagnação no partido devido a essa falta de democratização dos órgãos e ser averso a criticas.....
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Abdul Givá Boa análise e reflexão essa Professor Calton Cadeado....ai tem matéria bastante e suficiente para avançar para um livro. Que tal esse desafio, escrever um livro sobre a vida e obra de Dhakhama?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Calton Cadeado And ul Givá, my friend! O desafio é interessante do ponto de vista académico e sócio-político. Em termos acadêmicos, um livro é para o registo da história e para alimentar o debate com material relevante. Em termos políticos, um livro é bom para a reconciliação nacional. Em ambos casos, pode contribuir para romper com a “psicose” de demonização da Renamo e de Dhlakama nos livros de história de Moçambique 🇲🇿.

Entretanto, neste momento, estou a escrever um artigo que vou apresentar num debate sobre paz e segurança. A minha abordagem é crítica (positiva e negativa) a liderança de Dhlakama. Neste texto, em particular, a crítica é mais negativa do que positiva!
Gerir
Responder2 sem
Abdul Givá Do ponto de vista académico e sócio-politico seria interessante termos também essa abordagem do contributo de Dhakhama e Renamo na democratização de Moçambique. Quanto a sua liderança no seio do partido Renamo creio que é consensual que Dhakhama adoptou por muito tempo o Estilo de Liderança Autocrático, que em alguns momentos a sua legitimidade foi sofrendo alterações e erosão....pondo em causa a sua própria legitimidade na manutenção e exercicio dovpoder político, isso na vertente da liderança politica do partido, pois na vertente militar sempre teve um forte apoio e legitimidade. No entanto, do ponto de vista académico e sócio-politico seria interessante essa abordagem na contribuição do processo democrático em Moçambique e nos processos de evolução dos modelos de descentralização....é do conhecimento que nos países de democracias emergentes, não tão pacifico o processo de democratização das Instituições do Estado....
Gerir
Responder2 semEditado
Calton Cadeado Noa Inacio, meu bom e grande amigo! A transformação da Renamo e de Dhlakama, de ADN militar para ADN político começou logo após o AGP, mas fracassou por varias motivos. Mas, mesmo assim, é preciso reconhecer que Dhlakama mudou muito politicamente. Dhlakama amadureceu na retórica e até no uso dos instrumentos de poder - promessas e ameaças. Além disso, Dhlakama levou a Renamo a alcançar ganhos políticos. Mas, Dhlakama não tolerava crítica, tampouco desafio a sua liderança.
Eu gostei da tua colocação em relação ao novo marco têmpora na transformação política de Dhlakama - as emboscadas de que foi vítima. Eu tenho que concordar contigo, pois aquele foi o momento em que Dhlakama foi verdadeiramente posto à prova. Perante aquele momento, não havia outra opção a não ser a aposta forte na fortificação da opção política democrática.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Carlos Jorge Silva Isso mesmo Dr
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Muendane Elisio Institucionamocratico o que poderá vir a ser?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Sura Rebelo de Oliveira Grande referência o general. O partido no poder quando muda de facto a sua essência. ?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Calton Cadeado Sura Rebelo de Oliveira! Dhlakama é, sem dúvidas, uma referência na história de Moçambique 🇲🇿. Isto não está em causa e nunca ninguém negou isso. Uns vêm, mais extremistas, vêm Dhlakama como uma referência unicamente negativa. Outros, igualmente extremistas, vêm Dhlakama somente uma referência positiva. Eu não estou em nenhum lado dos extremos. Por isso que coloco, no meu texto, elementos positivos e elementos negativos e depois cheguei a uma conclusão.
Apesar de a minha conclusão, neste texto, ter um pendor crítico-negativo, não ignoro os méritos. O que tem que ser salientado, aqui, é a transformação da Renamo pós Dhlakama, que é notória. Que Dhlakama era um grande general, uns concordam, outros discordam, o que é normal. Que Dhlakama era um grande político, uns discordam e outros concordam, o que é igualmente normal. O que devemos valorizar é a qualidade dos argumentos e das evidências para sustentar os nossos argumentos.
Gerir
Responder2 sem
Sura Rebelo de Oliveira Calton Cadeado não vou estender me em argumentos li e tirei minhas conclusões e comentei o que quis. Não gosto de me alongar. De qualquer modo gostaria de ver análise no mesmo sentido da Frelimo. Esta Renamo está mais aberta ao diálogo a Dlhakama tb esteve ao que a Frelimo esteve tb? Nestas eleições o que está a acontecer a olhos vistos? Até onde se espera a compreensão da Renamo? A abertura ou comprometimento da Renamo se mesmo as instituições estai altamente "comprometidas" com o partido no poder desde q nasci?
Gerir
Responder2 sem
Calton Cadeado Duas pergunta Sura Rebelo de Oliveira! Para si, Dhlakama era um grande general. Porquê?
E como político? Dhlakama não era grande? Por que é que destaca o lado de general?
Gerir
Responder2 sem
Sura Rebelo de Oliveira Graças a ele pude ouvir a frequência que quis no Rádio Xirico. Graças a ele não fui capinar no quintal do grupo dinamizador. E fico feliz porque tb apesar de diversas tentativas de o matarem ( o que o levou a regressar a gorongosa) não conseguiram e deve ter morrido de doença. A Frelimo nunca derrotou a Renamo e se houve vencedor a Renamo ganhou. Eu escrevi que ele é referência. A resposta está aí agrupadas óbvio q não cabe tudo porq há muito mais pra dizer
Gerir
Responder2 sem
Sura Rebelo de Oliveira Não respondo pelo enunciado q coloca mas como eu entendo responder. Bom dia
Gerir
Responder2 sem
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Jacinto Américo eu desafio o Meu grande Mestre Calton Cadeadoa escrever a obra com a sugestão de título "Dlakama O Líder " abraços, não vejo alguém na RENAMO a fazer isso, confio em ti. sobre uma nova roupagem da RENAMO até agora realmente parece haver uma nova RENAMO só aparentemente ainda é muito cedo para essa postagem penso eu, acredito que esse comportamento tem haver com o facto da RENAMO perceber uma certa decepção do povo em relação a FRELIMO e perceber que o MDM não tem muito peso em grande parte do país então logo percebeu que tinha grande chance de vitórias, caso contrário a RENAMO continuaria e continua a mesma, pois por mais que quisesse continuar com discursos belicistas já não existe na RENAMO alguém cujo discurso belicista terá grande peso, as pessoas tinham medo de Dlakama não exactamente da RENAMO, mas muito cuidado. falou algo importante ele (Dlakama) conseguia casar o mato com a cidade ou seja arrefecer o desejo dos homens da mata de ajustar contas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Calton Cadeado Jacinto Américo, my friend! Eu concordo plenamente contigo. O teu comentário está em linha de concordância com a Alzira Magalhaes. Isso quer dizer que eu concordo plenamente com os que dizem que é cedo para tirar conclusões.
Apesar de ser cedo, meu car
o, a realidade, neste momento, permite chegar a conclusão a que cheguei. Os dados empíricos do passado e do presente mostrar uma transformação, sobretudo da primazia pelo desenvolvimento institucional. A Renamo está a ser desperdonificada, pelo menos é o que se vê, agora. Essa dês personificação não significa a eliminação na figura de Dhlakama e nem pode ser isso. Quem assim pensar e agir, estará, sem sombra de dúvidas, a cometer um erro politicamente grosseiro!
Gerir
Responder2 sem
Jacinto Américo Calton Cadeado certo, veja agora com os resultados da matola e os discursos associados aos mesmos. parece como havia dito que a RENAMO considerou estar em condicoes de vantagem devido a uma percepção feita aos discursos e observações do comportamento de um numero consideravel de cidadãos que mostravam estar agastados com a FRELIMO, mas com os resultados eis que os discursos se repetem.
Gerir
Responder2 sem
Rildo Rafael Excelente colocação Calton Cadeado
Tenho ainda sérias dúvidas se a Renamo esta a viver uma fase pós-Dhlakama? Ou ainda são os efeitos da fase Dhlakama? O que leva o Calton Cadeado afirmar de forma categórica que o grande empecilho da Renamo era o própr
io Dhlakama? Mesmo quando o Dhlakama estava vivo o discurso belicista e inflamatório tinha os seus momentos altos e baixos. A pergunta que se colocaria seria porque houve esta tendência discursiva e que ligações se podia estabelecer com o contexto político. Os discursos belicistas desde 1994 tinha uma característica peculiar, agudizavam-se nas vésperas ou após os processos eleitorais (ver análise do discurso de 1994, 1998, 1999, 2004, 2013, 2014 em diante) e em contrapartida nos intervalos pós-eleições havia algum discurso conciliatório. Portanto, a mesma figura foi capaz de produzir um discurso belicista e conciliador (ver os discursos de cessação das hostilidades com antigo PR e o actual PR em exercício). O facto dos órgãos partidários da Renamo se reunirem muitas vezes constitui condição necessária e suficiente para afirmarmos que há uma vibração democrática. Há muito exercício semelhante (organizar encontros e reuniões) que não são necessariamente democráticos. Tal como se analisa Samora Machel de forma isolada também se analisa o Dhlakama de forma isolada e sem tomar em conta os aspectos contextuais e os elementos (homens) que o circundavam. 

Há que ter um pouco de paciência para se fazer uma análise sobre o impacto da morte de Dhlakama na dinâmica política da Renamo. Quando pretendemos fazer uma análise de impacto da morte do Dhlakama para o desenvolvimento institucional da Renamo é preciso ter cuidado para não avaliar a situação “ANTES” e “DEPOIS” para aferir mudanças. O ideal seria partir das mudanças no geral que ocorrem na Renamo (probabilidade) e só mais tarde captar o que tem realmente a ver com a morte do líder da Renamo. Para mim o maior empecilho para o desenvolvimento institucional dos partidos políticos em Moçambique é a própria sociedade moçambicana que reproduz valores contrários aos princípios democráticos. Vejo a paralisação institucional e democrática em todas as forças políticas em Moçambique.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Calton Cadeado Rildo Rafael, meu caro amigo. Tu estás a fazer um bom sentido crítico ao meu texto. Tu chamas, legítima e correctamente, a atenção a importância dos contextos na explicação de fenômenos sócio-políticos. A importância do método, análise de discurso, também é digno de mérito no teu comentário crítico. Thanks por isso. 
Contudo, o teu comentário tem dois pecados que não vão ao encontro da minha aborda. Primeiro, a análise contextual ou os factored comtrxtual que tuevantad vem carregado de outras perguntas de pesquisa que não são o foco deste post. O mais evidente é a insistência no porquê Dhlakama e a Renamo tiveram a oscilação do discurso (belicista e conciliador, antes, durante e pós eleições). Apesar de ser importante, esse ponto não é o foco, aqui.
O segundo pecado é que tu ignoraste o meu nível de análise. Isto é, tu foste para o nível nacional, quando eu estou a olhar para o nível interno, o nível intra-partidário.
Gerir
Responder2 sem
Antonio A. S. Kawaria Mano Calton Cadeado, há muita coisa que eu concordo neste texto mas ainda não entendi se sugeres no que a Renamo deve ser depois do Dhlakama.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Antonio A. S. Kawaria Por outro lado, penso que até nas eleições autárquicas se vive Dhlakama e o grande desafio para saber de efeitos de Dhlakama ou não é nas eleições de 2019
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Munguambe Nietzsche Muito disse ilustre, por isso desde já vou dedicar em buscar mais sobre estas figura. Muito obrigado respeitado analista que tenho mui respeito no programa " análise global " na TVM e outros.

Abraço!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Zé Joel Prevejo a emergência de outras crises, próprias da democratização interna. Aguardemos!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Calton Cadeado Zé Joel!
As organizações sociais, no geral e as organizações políticas, em particular, vivem de momentos de estabilidade e de instabilidade. Com efeito, não há nenhum partido político, no mundo, que não vive de crises. Isto significa que os partidos po
líticos vivem de crises. 
Assim, que a Renamo vai ter crises, isso ainda não é novidade. A novidade é a natureza e a magnitude da crise. Isso sim é que é novidade que é difícil de prever, neste momento. A novidade seria a forma de gestão da eventual crise. 
Mas, a meu ver, até agora, a Renamo (instituição) está a ganhar com a ausência de Dhlakama. A dês personificação da Renamo está a acontecer e vai ser um ganho imediato, pois, neste momento, a Renamo não outro líder forte/ carismático. A Renamo não tem, neste momento, um líder que se confunda com o partido a ponto de criar uma paralisia institucional igual ou superior a que Dhlakama criou.
Gerir
Responder2 sem
Zé Joel Calton Cadeado hmm ok! Um futurismo a posterior!, Essa metaformose é irrefutável sim, eu so nao consigo dissociar a nova Renamo Resistência Nacional Moçambicana do seu seu líder que ja descansa! Por incrível que pareça ele foi instrumental para que tal metaformose tivesse lugar. Mao me parece razoável que os actos políticos do líder interino (sem menosprezar) sejam tao estruturantes ao ponto de trivializar o papel de Dlhakhama. 

Creio que o que nos temos agora são indicadores alicercantes daquilo que chamas antídoto da paralesia que prevalecia. Portanto precisamos de mais tempo para ver, não os efeitos da ausência de Dlhakhama mas sim da presença e do activismo do líder interino! U see what I mean..
Gerir
Responder2 semEditado
Zé Joel Repare qur o líder interino ja tbem, simbolicamente, foi, ficar matas, ja saiu para falar com o PR, mas tambem ja saiu para dizer que pode recorrer a força se as instituições de gestão dos processos eleitorais não reconhecem irregularidades no processo eleitoral que culminou com a eleição de Calisto na Matola. 

Portanto, não ha aqui uma filosofia ou postura política paradigmatica que nos faça distanciar tao prematuramente da figura do malogrado. É preciso cautela e ponderação.
Gerir
Responder2 sem
Calton Cadeado Zé Joel!
Concordo plenamente contigo. Só acho que estamos a colocar 2 dimensões de análise que colocas muito bem. Dhlakama e a paralisia institucional da Renamo; e Ossufo Momade e o desenvolvimento institucional da Renamo. 
Eu acho muito bem colocado -
 discutir, por um lado, o que Dhlakama fez e não fez que tenha contribuído para a paralisia institucional da Renamo. Por outro lado, discutir os actos de Ossufo Momade...
O tempo dirá muita coisa. Mas, os primeiros dados estão lançados.
Gerir
Responder2 sem
Tomo Valeriano Muita sabedoria e coerência aqui. OBRIGADO Calton Cadeado
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Domingos Pedro Cadeado PRIMO MEU, ELE É PENSADOR. Viva os "Candeados" Cadeados,!!!!!!!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Nhanisse Jah Yahwah Uma reflexão para debate. Muito.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Kuyengany Produções Esta Geração tem Acesso aos Discursos de Dhlakama e este foi o Politico mais coerente que Moçambique teve......Morreu Humilde à viver sem Energia e Água Potavel, Abdicou de todas Mordomias e Luxos proporcionados pela Frelimo......
Blue Résistance
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Calton Cadeado Kuyengany Produções, my friend. Uma coisa eu tenho que concordar contigo. Dhlakama foi coerente, sim senhor. Mas, Dhlakama foi coerente no erro. Dhlakama foi coerente ao negar o se afastar da vida pública em actos de Estado, tudo porque são alegadamente actos da Frelimo. Ate 25 de Junho, dia do Estado que ele jurou defender, não reconhecia e nem valorizava, quer com actos, quer com palavras...
Em outras situações, Dhlakama mostrou muita incoerência discursiva e nas ações. O exemplo mais flagrante da incoerência foi a profissionalização vs a despartidarização do os Órgãos do Estado. O caso dos órgãos eleitorais é disso evidente. O caso das forças de defesa e segurança serve, igualmente, de evidência.
Gerir
Responder2 sem
Kuyengany Produções Moi je m’arrête là..... « Lutar por Moçambique » eduardo mondlane.
Gerir
Calton Cadeado Kuyengany Produções, cher amie! Ça va. Pour Moçambique 🇲🇿 , tout nous sommes ensemble.
Gerir
Kuyengany Produções Bon week-end mon frère.
Gerir
Nhanisse Jah Yahwah Humilde? Um ricaço daqueles?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Kuyengany Produções Não tinha a Ostentação dos Frelos mano Meco
Gerir
Responder2 sem
Nhanisse Jah Yahwah Não ostentava mas era um magnata mano. Bem mesmo.
Gerir
Responder2 sem
Kuyengany Produções Mas pôs isso de lado mano Foi viver no Mato com seu Povo mano Meco.....
Gerir
Responder2 sem
Sergio Gomes Caltcad, não será tudo Isto Resultado do efeito Dlhakama? Não teria o Próprio Dlhakama mudado nos últimos meses? Ele mesmo já mostrava Abertura à pacificação e reconciliação interna e externa (dentro e fora da Renamo). É que Dizem os atores internos estarem simplesmente a cumprir com as orientações do Rider. Concordo porém que o texto seja uma indicação do dever ser da Renamo: 'processualismo' e maior abertura interna. Julgo as evidências apresentadas sobre o pretenso, "lnstitucionalismo democrático" ainda frágeis e difíceis de capturar com segurança. Aguardo pela conclusão do processo de transição da liderança interna. Esse sim promete e dará a idéia de uma nova Renamo ou a mesma Renamo de dupla actuação e muitas vezes contraditória. Vejo sinais de que a luta interna pela liderança ainda vai trazer dissabores à Renamo e Se possível ao país.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 semEditado
Calton Cadeado Sergio Gomes, my friend! Dhlakama evoluiu muito, em termos políticos. Mas, essa evolução não apaga os erros políticos que cometeu e que prejudicaram o desenvolvimento democrático-institucional. 
Nos últimos tempos, por causa da asfixia militar de que f
oi alvo, bem como pela abordagem negocial informal, do PR, Dhlakama teve um discurso conciliador, mas isso não significou o abandono da retórica belicista ou inflamatória. Além disso, Dhlakama embarcou no processo negocial com o PR, mas a sua postura negocial não estava politica e formalmente institucionalizada num órgão da Renamo. Seria interessante que alguém viesse aqui dizer a que órgão(s) Dhlakama prestava contas, dentro da Renamo, a cerca do processo negocial. Infelizmente, Dhlakama prestava contas a si próprio ou partilhava detalhes com pessoas próximas. O actual líder interino, Ossufo Momade, está a reunir varias vezes a comissão política da Renamo. Pelo menos é essa a informação que a Renamo transmite a sociedade. Ainda assim, a Renamo peca por fazer segredo os seus actos políticos. O mais caricato é que, até agora, só se fala do eventual Congress, mas tudo é secreto. Até os nomes dos membros da “comissão política” da Renamo é segredo...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Adolfo Zunguze Professor ao inves de so falar da Renamo e Dlhakama nao seria interessante tambem falar das implicacoes das dividas ocultas para as eleicoes autarquicas 2018.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
GostoMostrar mais reações
Responder2 sem
Domicio Chongo Calton Cadeado. Belo texto, mas não subestime um animal ferido…e nunca bata um gato dentro de uma casa, com portas e janelas trancadas sob o risco de tu seres a própria vítima do gato…
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 semEditado

Sem comentários: