sábado, 27 de outubro de 2018

PENSANDO QUE QUEM CALA CONSENTE!

PENSANDO QUE QUEM CALA CONSENTE!
24/Outubro/2018
A abstenção dos tres (3) do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) no voto da Comissão Nacional de Eleições sobre as reclamações de fraude apresentadas pela RENAMO, e que acabaram permitindo a Frelimo impor-se com 8 votos contra 5 da RENAMO (o Presidente da CNE também se absteve), remetendo tudo ao Conselho Constitucional (CC) , mostra quão enganados aqueles que têm estado a esperar (e a apregoar) que a oposição possa unir-se para suplantar a fraude da Frelimo validada pelo seu voto maioritário na composição dos órgãos eleitorais.
Fica claro que uma vez assegurado o “feudo”, o MDM não está mais interessado no resto. É um posicionamento que claramente diz que o MDM não é (nem quer ser) um partido de dimensão nacional. Pois dadas as derrotas que ele sofreu no resto do país, e tendo ficado semente com a Beira, a única maneira de se apresentar como um partido com expressão e ambição nacional seria aliar-se à RENAMO em ações concertadas de interesse comum em todo o pais. Resta saber se os apoiantes (militantes e simpatizantes) do MDM eles próprios aprovam tal posicionamento. Pois de contrario, o MDM corre o risco de desaparecer efectivamente no resto do pais, porque na realidade a vitima do roubo nao foi somente a RENAMO, mas todos aqueles que votaram pela mudanca, incluindo, supponho, a maioria dos membros e simpatizantes do MDM.
Mas desde já (e se alguém teve dúvidas até agora) a RENAMO sabe que está sozinha nesta luta contra a fraude eleitoral que pretende colocar a Frelimo como “ganhador” eterno.
Comentários
Franklin Murera Tambem tenho estado a pensar nisso. A Renamo está sozinha nessa luta. O MDM Não está preocupado com o resto, mas certamente precisará de aliança na Beira. Se escolher a Frelimo, acaba o jogo da Renamo.
Gerir
José Luís Acaba o jogo da Renamo mas também acaba o seu em território nacional, olhando p'ra a performance do mdm nas 52 autarquias, com excepção da Beira, o mdm não teve mais que 5%, ora traçando uma linha paralela a estes 5% pode-se afirmar que na AR pra a próxima legislatura o mdm sera uma gotinha mas gotinha mesmo. Se o mdm quer ser de dimensão nacional so pode-se aliar-se a Renamo e esquecer toda disputa de cabeça de lista que outrora tiveram.
Gerir
Franklin Murera Esperar para ver.
Gerir
José Luís Franklin Murera Que Deus nos dê saude ate la.
Gerir
Enock Adriano Dr. Roberto Julio Tibana a única maneira de mudar o cenário atual a oposição deve se aliar e tornar forte porque enquanto existir partidarizinhos os votos serão despersados e os libertadores e combatentes da fortuna ainda reinarão. 🤗
Gerir
3 dia(s)Editado
Miro Guarda Enock Adriano, não entendeu o que o Professor disse
Gerir
Jaconias Massango Cansei-me de avisar sobre a necessidade de união, que a oposição so seria entregue municípios que ganhar com maioria acima de 60%.
Gerir
3 dia(s)Editado
Jose Henrique Lopes A RENAMO é Povo Moçambicano sedenta e lutadora pela JUSTIÇA SOCIAL e ECONÓMICA... não vacila! . . .
Gerir
Antonio A. S. Kawaria Munna, digo-o que a liderança da Renamo e seus extremistas é parte da culpa de todo desentendimento. No MDM também é da culpa da liderança e seus extremistas.
Gerir
Rody Chizenga Interessante a abordagem.
Gosto. Sem contestação...
Gerir
Tubarão Branco A Renamo está colher o que plantou e É BOM! Nem tenho sequer dó com a Renamo manipuladora e traidora. Não falo da Renamo de '76 mas da Renamo de 2017-2018. Esta é um mal para a sociedade, na verdade. 
Quando o MDM estava a ser crucificado no inicio do 
ano, a Renamo ria como se fosse deus e previsse o futuro. O MDM simplesmente está na última glória e no último riso que é melhor. A Renamo deve pedir desculpas ao MDM pelo jeito traiçoeiro. Só! 
Do resto, podem se organizar e lutar juntos. 
Hoje muitos já não olham para a humilhação que o MDM passou no país, só olham para a Renamo (desorganizada) que é e está sendo. Na verdade, está sendo vítima da sua própria esperteza. É BOM! WAMAMA, como dizemos na Beira. 
Aprender dessa vez para 2019 ser melhor.
Gerir
Cadu Moreira Aquando da eleição do provedor da justiça na AR, a RENAMO sabotou publicamente o MDM mas ninguém hoje lembra-se disso, apenas conseguem ver o que tem estado a acontecer nos últimos tempos com a RENAMO mas que o MDM poderia servir de salvação. Na verdade aqui tudo gravita em torno da política do ódio como alguns políticos da oposição sedimentaram, e eis a grande dificuldade para uma possível aliança entre a RENAMO e o MDM.
Gerir
3 dia(s)Editado
Tubarão Branco Cadu, são orgulhosos do raio e vão se sufocando no próprio vómito. Que se sufoquem mesmo!
Gerir
Roberto Julio Tibana Caros Tubarão Branco e Cadu Moreira, não sei ao certo mas pelos sentimentos e a maneira como os expressam imagino que sejam militantes ou grandes simpatizantes do MDM. Eu estou a fazer de tripas coração sobre esta coisa de Partidos no nosso país, porque tenho amigos em todos eles, e uma boa parte deles até concorda comigo no que vou dizer aquí (surprise, surprise?!...). Se vocês têm seguido os meus posicionamentos, saberão que eu na realidade acho que todos os partidos que temos não valem muito do que o povo moçambicano merece. Vocês terão já visto os meus posts em que eu defendo a ideia de uma candidatura de um PRESIDENTE independente dos Partidos políticos em 2019. Isso confinaria os partidos à Assembleia da República onde eles todos sem poder executivo nenhum (que no fundo é o que todos querem), e confrontafos com um Presidente independente forte (por causa dos poderes imperiais que a Constituição actual lhe dá e por causa do voto popular que teria recebido), eles teriam que aprender a fazer verdadeira política, com os compromissos necessários e inerentes, para realização das reformas necessárias (incluindo a reforma da própria CONSTITUÇÃO e do sistema eleitoral - desde a legislação aos órgãos eleitorais). Eu mantenho esta posição, e ela agora está a ser reforçada quando eu vejo a incapacidade dos partidos de oposição em realizar compromissos por um objectivo mais supremo. A Política do ódio ( que é a mesma que a FRELIMO pratica) já se provou nefasta para toda a nação moçambicana. Como povo temos que encontrar uma madeira de sair desse beco. Não podermos permitir que ele seja um beco sem saída.
Gerir
3 dia(s)Editado
SirAilton Bento Tubarao & Moreira.

Uma oposicao coesa pode ter diferentes ideiais mas se sabe e conhece o causador do "mal comum", que e o partido no poder, deve extraordianariamente unir-se sempre que se justificar.


A uniao nao implica cologar-se, tanpouco humilhar-se. Mas demonstra maturidade politica e foco no grande objectivo que a mudanca.
Gerir
Tubarão Branco Concordo com a ideia, Dr. Roberto. Apenas estava a comentar em torno da inércia do MDM em relação ao sucedido na CNE. Não sou membro do MDM, apenas gosto do Presidente do mesmo por ter mudado a Beira.
Gerir
Nkulu Wa Munu Subscrevo
Gerir
Malume Mabjaia Tubarão meu caro, é essa RENAMO segundo as suas palavras que está desorganizado mas que o povo votou muito nela, deixando o seu mdm que está organizado.

O que diz o Dr Timbana é uma verdade, o mdm para sobreviver precisa de se juntar com os outros.

Ate aconselho a se juntar com outros partidinhos menos a RENAMO, juntam se a PIMO, MAMO,PAHUMO, PT, SOL, GIRASSOL, ECOLOGISTAS e muitos outros.

Nas próximas eleições o mdm saberá na verdade o que ele é ...
Gerir
Cal Barroso O mais triste disto tudo, estamos aqui nós que directamente seremos afectados pelas políticas aprovadas/ou não por aqueles, a aplaudirmos as guerras entre eles como se de Real Madrid x Barcelona se tratasse... Porque quando o Real Perdeu o Ronaldo os do Barcelona festejaram, agora que eles perdem Messi, é BOM! C’mon peeps!
Gerir
3 dia(s)Editado
Malume Mabjaia Meu caro amigo Cadu Moreira, as eleições de 2018 aprovaram com tudo o que é mdm e o que é RENAMO.
A RENAMO não participou nas autarquias passadas e o povo no lugar de ficar em casa foi votar na oposição isto é no mdm, no regresso da RENAMO tudo começa 
em Nampula, nessa altura o senhor era membro da RENAMO, viu o que aconteceu?

Ate o mdm dizia que a RENAMO ganhou porquê apoiamos, e nas presentes eleições mdm ficou do tamanho que é, e a ambição de outros ficou frustado.
Mas enfim, continuam com a fé...
Gerir
Jaconias Massango Se sua casa está pegar fogo e ha pessoas correndo com agua para extinguir a chama, nao ha tempo de ver se uma das pessoas que vem é aquele vizinho que te corneou. Porem, a Renamo e o MDM tempo disso. O Venancio Mondlane e Manuel de Araujo poderiam ter forçado as partes a se aproximarem, se eles fossem políticos de mao cheia. A renamo estava a pensar na dissolução/capitulação do MDM e nao num pacto. A renamo nao queria que fossem candidatos do MDM a ganharem alguns municípios estrategicos como Maputo e Quelimane porque isso significaria maior projecção para o MDM. Agora que a Renamo tem Quelimane, Nampula e quiçá Matola(mas nem a muros a Frelimo vai entregar) poderia considerar um frente comum. O mais prejudicado das guerrinhas entre MDM e Renamo é o país, o POVO. É preciso civilizar.
Gerir
3 dia(s)Editado
Andre Dimas Malume Mabjaia PIMO andava atrelado a frelimo e sabotar a rename nos tempos do rei patinhas hoje nem se ouve falar. Mdm esta fazendo o mesmo nas autárquicas ficou com a Beira somente.
Gerir
Malume Mabjaia Sem mais ilustre, as próximas eleições vão ditar quem é quem de verdade
Gerir
Jaconias Massango Malume Mabjaia, de eleições em eleições ha essa esperança. Por que tem que ser amanha e nao hoje? Os frutos dos recursos naturais se farao sentir daqui a 30 anos. Tudo, so amanha!
Gerir
M'Vikhiza Mutxope Paruque Isso mostra que o MDM nao pensa no Povo mas sim no estomago dos seus membros. Esta seria uma oportunidade de aliar a Renamo com um proposito. Mas nao eles querem sempre fazer frente a Renamo.
Gerir
Cadu Moreira Então com isso queres me dizer que a RENAMO é quem está a pensar no povo? Hou lala!
Gerir
Heras Heras Heras Para quem criticou a saída do VM e MA do MDM acusando os de mercenarios, quando na verdade não mais viam naquele partido ideais de compromisso com o país, o MDM está a venda basta ver apartir do seu líder e como já sabemos quem têm dinheiro neste país, já sabemos para onde eles vão pender
Gerir
Tubarão Branco Como mentes! 
Consegues provar o que disseste?
Gerir
Jaime Luis Jemuce O grande problema de um bando de aloprados de políticos moçambicanos, é fazer da política como estratégia de obtenção de renda, e não como um projeto. Daí que, ficam insensíveis aos problemas do povo. Assim como nos EUA existe dois partidos fortes, os Democratas e os Republicanos, em Portugal PS e PSD, entre outros tantos partidos históricos, estamos na eminência do regresso dos dois partidos históricos no cenário político moçambicano. Assim como sumiram tantos outros partidinhos. Ex: PDD, PAUMO e outros. Este comportamento demonstra que dificilmente podem alcançar o poder, pelo nível de desorganização político partidário a que se encontram.
Gerir
Nkulu Wa Munu A desinteligência partiu da RENAMO, quando, no meu entender, devia dar o exemplo.

Durante as intercalares de Nampula, o MDM coligou-se com a RENAMO para a eleição de Paulo Vahale.


Entretanto, a RENAMO seduziu os membros sêniores do MDM. Se te vejo como irmão ou como um parceiro estratégico, ainda que a sua mulher se ofereça, devo dizer não!

Pessoalmente penso ser um pensamento tacanho crucificar todos os moçambicanos por causa de um desentendimento interno, porém há que ter este problema que parece não ter sido ultrapassado. Portanto, os dois partidos devem sentar-se e resolver isto.
Gerir
Benedito Cunguara Existe muito rancor no MDM. Eles contribuíram para o afastamento do cabeça de Lista de Maputo; agora tiveram a oportunidade de se fazer ouvir, mas quando mais se espera de uma decisão tão importante quanto essa, decidem pautar pelo silêncio. Silêncio com sabor a cobardia. Desapontado!
Gerir
Malume Mabjaia Vão colher o que plantaram, 2019 talvez iremos falar de JPC e PAHUMO apenas...
Gerir
Jaconias Massango Como é que esse cabeça de lista de Maputo saiu do MDM?
Gerir
Eduardo Domingos Nunca tive ilusoes com esses irmaos, o mdm continuará a pautar se como uma faça de dois gumes. Quem pensa que na matola haverá instabilidade por causa da maioria que a oposicao detem na AM, concerteza esse está tendo sonho molhado. O mdm vai defender os seus interesses estomacais, hoje, amanha e para todo sempre.
Gerir
2 dia(s)Editado
Miro Guarda Dr Roberto Julio Tibana, o grande problema desses 2 (MDM / Renamo) está na liderança da oposição. Todos querem ser o número 2. Lutam pelo segundo lugar...
Gerir
2 dia(s)Editado
Julio Pinto Macitela Mario Não concordo com a união,aquela vergonha da Matola foi por falta de união?
Gerir
Almeida Francisco Madeira Madeira Deixa la o MDM nem sabe aprender
Gerir
Joao Ferrao Se for verdade não só de triste, mas pode haver duas razoes: desespero (desorientacao) ou captura (infiltrcao) nos órgãos
Gerir
Antonio A. S. Kawaria Esses das lideranças do MDM e da Renamo apoiados de seus extremistas de política nada sabem.
Eu não culpo a um só lado, mas os dois e os seus extremistas que deviam ser isolados.
Ora, isto tudo revela que desde o 10 de Outubro cada parte só revela a su
a arrogância e recusa o que eu sempre chamei para aproximação e concertação e desta vez para uma posição única. Em Angola, a UNITA, CASA-CE e outros partidos da oposição o fizeram logo depois das eleições e tomaram uma posição concertada.
Gerir
3 dia(s)Editado
Tubarão Branco Antonio, comentário sensato e imparcial. Muitos só ficam a culpar o MDM mas quando o o MDM vivia suas agruras, maior parte das pessoas riam, faziam troça. A Renamo nada mais que sufocar-se do seu vómito está.
Gerir
Fernando Nhaca "Interesse comum??? Acções concertadas de interesse comum??? Os militantes e simpatizantes aprovam tal posicionamento???"
É urge perguntar, QUEM ROMPEU COM INTERESSE COMUM??? 
QUEM PROMOVE ACÇÕES DESCONCERTANTES?

COMO SE CHAMAM OS QUE, EM COLIGAÇÃO TUDO FAZEM PARA O DESAPARECIMENTO PRECOCE DO MDM?
...MILITANTES E SIMPATIZANTES...FIRMES POR UM MOCAMBIQUE PARA TODOS...!!! Paulatinamente vamos colhendo os frutos da nossa causa, subindo 5 degraus e seguidamente regredindo 3, em acto continuo ascendendo 10 degraus. 
Assim é a realidade Democrática em Moçambique, onde, enquanto puxamos para sairmos do pricipicio, outros empurram-nos mais ao fundo deste e já com muita lama. 
Felismente somos "resiliêntes" facilmente metamorfoseamo-nos, e...
Neste processo eleitoral ainda em curso, fomos abalados, menos atenção, tivemos para com o nosso opositor da mesma trincheira, pois no passado nunca estivemos em batalhas iguais. Para o ano, temos as gerais e aí o termómetro irá estabelecer o correcto.
...Como sabeis, onde governamos, a vida do Munícipe muda para o melhor, e faremos da nossa Beira, um paraíso de referência nacional.
Gerir
Jorge Williamo Guambe Admiro muito a tua dedicação e entrega, tem feito muito pelo partido mas é precido um pouco de humildade não se deve negar os factos, se continuarem assim vão desaparecer do mapa politico o partido está num descredito total é preciso perdoar e fazer uma união isolados só vão dançar a música do regime do dia.
Gerir
2 dia(s)Editado
Paulino Da Fonseca Fanheiro Fernando Nhacacompreendo em parte com alguns posicionamentos mas é preciso olhar pa o presente ñ muito pelos objetivos partidários mas do povo que vota na oposição (MdM e Renamo ), acredito que faríamos uma tripla aliança... logo derrotavamos a onda vermelha juntos. Que a fase piloto inicie nas assembleias autárquicas.
Gerir
2 dia(s)Editado
Roberto Julio Tibana Caro Jorge Williamo Guambe esta' muito certo: no jogo de 'tit for tat' (olho-por-olho) em que MDM e RENAMO estao envolvidos, PERDAO e' a palavra chave para a solucao. Voltarei a isto num post a parte. Ha ciencia no perdao, sem o qual ambos saem a parder e fazem o resto do povo perder.
Gerir
Marcos Julio Cossa É muita pena k a oposicao nao consiga se unir cntra uma mal muito maior.
Gerir
Roberto Julio Tibana Concordo plenamente ccom o Anrtonio A, S, Antonio A. S. Kawaria quando sublinha o papel das lideranças. Existe um défice muito grande nas lideranças dos partidos! Extremistas existem em todos os partidos, para um lado e para o outro, mas a liderança é que tem o papel de ver onde os compromissos são necessários e conduzir o partido nessa direção. E saber tomar e aceitar esse risco. 

E mais: isto tudo combina-se com um défice de democracia interna nos partidos, um problema estrutural que provoca grande rigidez no processo deliberativo das políticas e de formação e renovação das lideranças nos mesmos. Porque vejamos: O Manuel Araujo e o Venancio Mondlane (e muitos outros jovens dentro do MDM, diga-se para abono da verdade e para seu crédito), tiveram a clarividência política necessária. No caso destes dois eles até correram riscos, levantando as suas vozes publicamente chamando pela concertação entre o MDM e a RENAMO. Que eu saiba, foram derrotados em processos internos não muito democráticos. Eu acredito que em partidos de democracias dinâmicas, o Manuel de Araújo, Venânciao Mondlane e outros teriam democraticamente tomado a liderança do MDM e conduzido o Partido na direção certa. Não sei muito o que se passa internamente na RENAMO, que é ainda mais opaca que o MDM. Mas acredito que lá dentro também haja mentes que pensam de modo mais progressista e são mais estrategicamente iluminadas para fazer os movimentos políticos certos. Mas a rigidez estrutural a que me refiro acima não permite. 

E finalmente, acho também que existe muita falta de uma reflecção muito profunda sobre a natureza estratégica do jogo em que esta gente toda anda metida. Acho que as emoções dominam mais do que os intelectos. Mas a política tem ciência, e a noção de estratégia é parte dessa ciência, que não me parece muito clara para muitas das pessoas envolvidas nas lideranças políticas. Haverá que se dar um choque muito forte vindo de fora de todos estes partidos que temos (incluindo a Frelimo, que aparenta mas não é nada democrática), para que eles se reinventem e passem a um outro patamar de fazer política. Para uma das possibilidades deste choque, veja a minha resposta ao Tubarão Branco e Cadu Moreira nesta mesma conversa. E nós outros temos o DIREITO de exigir dos partidos políticos, pois eles recebem subvenções do Estado e seus Deputados recebem também dos nossos impostos. E é por isso que mesmo os que não pertencem a partido nenhum devem ter interesse nisto.
Gerir
2 dia(s)Editado
Bone Waka LUZ.....Obrigado
Gerir
Adrian Magoo Eu penso que o MDM já está a criar uma aliança com a Frelimo para fazer passar seus projectos na Beira.
O MDM será o aliado da Frelimo na Matola e a Frelimo do MDM na Beira. Me parece que tudo o que interessa ao MDM/Daviz é manter a Beira e nada mais!
Gerir
Roberto Julio Tibana Caro Adrian Magoo acho que estamos juntos neste modo de ver. Sendo assim, isto prova somente que o MDM perde o eu cariz de oposicao a Frelimo!...Dai a minha proposicao de que a RENAMO agora esta sozinha como partido de oposicao com esxpressao nacional...
Gerir
2 dia(s)Editado
Tubarão Branco Não concordo com o vosso posicionamento. A Beira já tem uma maioria suficiente para passar projectos. Não há necessidade desse alarido todo.
Gerir
Pablo Osvaldo Osvaldo mesmo depois da sangria sofrida pelo MDM provocada pela Renamo,duvido que se alie a Frelimo...duvido
Gerir
Roberto Julio Tibana Caro Pablo Osvaldo Osvaldo Os atos falam mais do que as palavras, mesmo quando estamos inconscientes do que essesa atos significam!...
Gerir
Roberto Julio Tibana Caro Tubarão Branco, eu por acaso nem fiz ainda essa aritmetica toda do voto nas autarquias pois aguardo pelos resultados finais que sairao do CC, Mas sendo como diz, tudo estaria bem para o MDM se confinar a Beira! Se essa for a estrategia da lideranca e o desejo dos mlitantes, que seja. A eles pertence o partido. Mas a decisao final de qual vai ser o lugar do partido no espaco nacional para alem da Beira decididamente vai depender dos eleitores todos, nao somente dos militnates e leideranca do MDM. Veremos entao em 2019!
Gerir
2 dia(s)Editado
Sergio Faduco Mutumane Desde a genese do MDM, até a composição da sua estrutura partidária, viu-se que era um partido não baseado numa ideologia, mas sim numa oportunidade de nascer dos desentendimentos! Facto explicado com a maneira com que gere os seus problemas internos, baseados na falta de comunicação e democracia interna.. Alias isso de Democracia interna foi sempre uma utopia dentro dos partidos... Se fosse um partido sério o Municipio da Beira já teria outro edil e o mesmo seria votado se o partido lá é forte! Mas como não há essa vontade tudo vai ficar até começarem a fazer negociatas onde prevalecer paridade entre os partidos mais votados... A FRELIMO sendo um partido inteligente vai tirar proveito disto...Pois na verdade o MDM não é oposição e não será oposicção enquanto a ideologia continuar a ser luta pela empregabilidade de seus membros, mas é bom que abram os olhos porque o tempo e espaço está a ficar curto... No final este país será bipartidário porque o terceiro não mostrou ser alternativa credível... Convido engº Daviz Simango a rever a missão do seu partido e a se colocar no seu devido papel... enquanto ainda poder fazer algo... se não o futuro do partido estará em causa, tenho dito.
Gerir
Vasco Abrao Francisco O MDM é um partido cujos objectivos são diferentes aos da Renamo, se não vejamos: RENAMO = Alcançar o poder por via das armas, isto é, ceifando vidas que pretende governar amanhã; MDM, alcançar o poder por via democrática, isto é, através dos meios legais estabelecidos no nosso ordenamento jurídico. Portanto, equivoca-se o Dr. #Tibana# ao julgar o MDM vítima de má liderança, pois, alguma vez a Renamo teve uma liderança Democrática? Há mais de uma década que esta não realiza o seu congresso, será que seus esratutos nã precisam ser adequados a actualudade? A CRM e a lei dos partidos políticos impõe que estes, devem ser democráticos no seu funcionamento. Portanto o Dr #Tibana# não olha para isto. Pretende que o MDM seja engolido pela Renamo e uma vez no poder, os moçambicanos terem de se sujeitar a mais um regime militar!...é isso que o ilustre julga ser mudança?
Gerir
Roberto Julio Tibana Vasco Abrao Francisco esta' equivocado, mas respeito o seu ponto de vista\ ao qual tem direito!..
Gerir
2 dia(s)Editado
Jorge Williamo Guambe Se tivesse colocado um like seria melhor.
Gerir
Fausto Maurício Algumas pessoas perdem a oportunidade de se permanecerem caladas!
Gerir
Cornelio Quivela Ainda há enigmas por desvendar,e creio que chegou o tempo de se revelar tenho dito sempre que o povo moçambicano vem sendo vítima de traição de nós políticos.
Gerir
Joao Ferrao Com muita infiltração pelo meio
Gerir
Luis Filipe Niquice Problema de liderança e verticalidade na nossa oposição inteira.
Gerir
Buene Boaventura Paulo Eu não aprovo este posicionamento do MDM, por perca gritante do foco (Remoção de um regime que semeia desgraça ao País, mesmo que isso passe por alianças, com os que têm o mesmo foco).
Gerir
Naine Mondlane Subescrevo
Gerir
Eduardo Domingos Ja viste quem é o inimigo do mdm?
Gerir
Buene Boaventura Paulo Eduardo Domingos nunca tive duvidas, mas nao quer dizer que os inimigos internos so estao no MDM; existem em quase todos os partidos
Gerir
Eduardo Domingos Os piores inimigos sao internos. Infelizmente mtos queimam tempo a entreterem-se com inimigo externo. Sinto me feliz porque tenho me debruçado sobre inimigos internos do partido e sei de qualquer jeito tem mudado alguma coisa.
Gerir
Buene Boaventura Paulo Eduardo Domingos és forte nisso e por vezes com algum excesso de zelo... Nos partidos há um lugar de "conselho fiscal/comité de disciplina ou outras designações" que nunca funciona
Gerir
Eduardo Domingos Esses orgaos funcionam? Nao sao os tais orgaos indicados a dedo? Ate posso dizer com minima margem de erro os da santa frelimo, funcionam.
Gerir
Buene Boaventura Paulo Eduardo Domingos em nenhum partido funcionam. Na Santa os intocáveis o são desde que foram concebidos por Pai Nachingueia, mesmo que tenham borradas de brandar os céus, MAS vamos dar ao César o que é de César, na "santa" pelo menos os Esquadrões de M tomam conta dos malandros...
Gerir
Oscar Faduco Se os membros da CNE tomam a decisão deabster-se o que será do eleitorado?
Gerir
2 dia(s)Editado
Joao Alexandre Papucides Infelizmente é a oposicao que temos.
Gerir
Roberto Julio Tibana AVISO: Hoje tomei a liberdade de apagar um “painel de publicidade” a favor de uma personalidade politica que alguém veio colocar aqui no meu mural. Quando debatemos ideias no meu painel, as pessoas podem entrar e ter ideias diferentes e até opostas. Mas não vou admitir que quem não tem ideias simplesmente venha colocar painéis de publicidade em espaço de comentário no meu mural. A próxima que o fizer a pessoa será’ bloqueada. E relembro a todos: no meu painel não se insultam pessoas, nem se apregoa violência. Estes são critérios chave que podem levar ao bloqueio. O terceiro é usar o meu mural para colocar publicidade partidária ou de personalidades.
Gerir
Joao Cabrita Situação Sombria no MDM...

O que é feito daquele jovem político, então líder do PCN, que dizia não "querer ser "

oposição da oposição" ?
Gerir
2 dia(s)Editado
Joao Cabrita Eduardo Domingos, Letíci"a" Vieira poderá orgulhar-se do trabalho exemplarmente cumprido.
Gerir
Eduardo Domingos Joao Cabrita, Eduardo Domingos é um cidadao qualquer, nao faz parte de nenhum orgao partidario. Se as minhas posiçoes influenciaram no comportamento do tal lider que referes, lamento bastante, foi engano colectivo, nunca existiu o lider do PCN. Se tu como historiador chegaste a esta conclusao simplista, como amigo recomendaria te um retiro ca na terra de Macombe.
Gerir
2 dia(s)Editado
Joao Cabrita Eduardo Domingos, não disse que o Eduardo Domingos tivesse influenciado esse ou qualquer outro líder. Pretendia somente dizer que na fase anterior à votação no âmbito de todo um processo eleitoral falacioso, sob controlo de um regime por excelência maquiavélico, que optou pela democracia, não por índole, mas por mero expediente, houve quem estivesse empenhado em dividir a oposição, quando na realidade ela devia unir-se já que é forçada a ser simultaneamente polícia.

Quando um José Belmiro fala em processo geralmente transparente - à semelhança de certa comunidade internacional e de conhecidos agentes seus no terreno (subsidiados por essa mesma comunidade) - ele parece ignorar a incapacidade da oposição policiar a totalidade de assembleias de voto.
Gerir
2 dia(s)Editado
Eduardo Domingos Ok. Nao achei mero acaso chamar me.
Gerir
Nelson Junior Que pena!...o MDM era a esperanca do Povo...mostrou as suas verdadeiras cores....
Gerir
Edwin Hounnou Antonio A. S. Kawaria, chame os extremistas pelos seus nomes...nao lance areia para o ar deixando pessoas em suspense.
Gerir
Antonio A. S. Kawaria Edwin Hounnou, os da Renamo que lutam por extinguir o MDM como os MDM que lutam por extinguir a Renamo se reconhecem a si mesmos. Mas isso só faz com que a oposição seja raquítica.
Gerir
Edwin Hounnou De acordo mas ninguém vai apagar a Renamo da história de Moçambique. Há gente da Renamo que tentou e ainda tentam extinguir o MDM mas não conseguiram nem o vão conseguir.
Gerir
Eduardo Banze Frelimo cria cobiça, há pessoas que não dormem sem pronunciar palavra frelimo.
Gerir
Gulumba D. Mutemba Eduardo Banze,não tem como não pronunciar,se é o partido que nos rouba,que nos mata,que nos escraviza,que nos leva á miséria.
Gerir
1 dia(s)Editado
Antonio A. S. Kawaria Caro Joao Cabrita, não é o problema unicamente do MDM como queira dizer, mas eu diria da lideranca do MDM mas também da lideranca da Renamo. 
1) Qualquer posicão comum na CNE passaria por concertação entre as duas lideranças.
2) Como é público, fui das
 pessoas que fizeram muito esforco para que o MDM apoiasse o Vahanle nas intercalares. Eu fiz todo o esforco necessário, mas o Manuel Bissopo veio nos insultar no lugar de agradecer, dizendo: a Renamo não solicitou nenhum apoio do MDM e que mesmo sem esse apoio insignificante, ela ia vencer. O meu caro Joao Cabrita, sabe que esse tipo de pronunciamento em política sobretudo de sociedades civilizadas é gafe. As minorias são determinantes em muitos casos porque são a balança.
Gerir
2 dia(s)Editado
Edwin Hounnou É preciso ter em conta que foi a liderança da Renamo que mandou passear as iniciativas de frente comum eleitoral que estavam em curso no tempo de Dhlakama. Existem documentos comprovativos desses factos.
Gerir
Edwin Hounnou O MDM tem três vogais na CNE?!
Gerir
Samuel Simango A ser verdade é preocupante para o futuro político do país.
Gerir
19 h
Jose Majasse Dombe É extremamente preocupante
Gerir

Sem comentários: