quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Banco Mundial diz que Moçambique melhorou seu ambiente de negócios

Banco Mundial diz que Moçambique melhorou seu ambiente de negócios
No meio da crise, o Banco Mundial dá uma nota positiva ao ambiente de negócios local. Três reformas contribuíram para isso, nomeadamente nas áreas de Obtenção de Electricidade, Comércio Além-Fronteiras e Pagamento de Impostos. Este ano, Moçambique encontra-se em 135º lugar tendo alcançado uma pequena melhoria, de cerca de 1.53%, na métrica que compara as várias economias relativamente às melhores práticas a nível global, a ‘distância até à fronteira’. Estes dados constam da 16º edição do “Doing Business”, o relatório anual do Grupo Banco Mundial, que analisa a facilidade de fazer negócios para as pequenas e médias empresas a nível global. O documento foi divulgado há poucas horas em Washington.
Eis como o Banco Mundial descreve a performance positiva dos três indicadores:
1)Obtenção de Eletricidade: “Moçambique voltou a reformar pelo segundo ano consecutivo e as reformas realizadas este ano resultaram numa subida de cinquenta lugares no ranking do Doing Business neste indicador, tendo o País passado de 150º lugar para 100º lugar. Conta como reforma, a introdução de um sistema de monitoria e gestão de cortes de energia pela Electricidade de Moçambique (EDM). Para tal, a EDM começou a recolher dados estatísticos através de dois índices específicos: o Índice da Duração Média da Interrupção do Sistema (System Average Interruption Duration Index - SAIDI) e o Índice da Frequência Média da Interrupção do Sistema (System Average Interruption Frequency Index - SAIFI). O primeiro mede a média da duração dos cortes a cada um dos clientes servidos, enquanto o segundo, mede o número médio de interrupções que um cliente sofre num ano. Adicionalmente, Moçambique reduziu também o tempo necessário para o estabelecimento de uma ligação eléctrica através da simplificação de procedimentos e a introdução de um sistema automatizado de gestão e o controlo de prazos”.
2)Comércio Além-Fronteiras: “Moçambique tornou a exportação e a importação mais fácil através da simplificação no cumprimento dos requisitos documentais, e através das melhorias das infra-estruturas na fronteira de Ressano Garcia, Província de Maputo.
3)Pagamento de Impostos: “Reduziu o tempo de espera obrigatório antes dos contribuintes poderem solicitar o reembolso do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) para quatro meses (de doze meses antes)”.
Mas...não há bela sem senão. “Moçambique registou também uma reforma negativa no indicador Início de Negócio, que prejudicou ligeiramente as melhorias introduzidas pelas reformas acima mencionadas. Nesta área o relatório contabilizou um aumento no custo de publicação dos Estatutos de uma empresa no Boletim da República através da Imprensa Nacional”. (x)
Gosto
Comentar
Comentários
Rui Costa Tendencias positivas mas imperceptiveis.
Gerir
Responder2 h
Afonso Dete Gestao de corte de energia pela EDM? Entao esse banco mundial nao conhece Mozambique real (Ex: ulongue).... Ish...
Gerir
Responder2 h
Sofar Muzima Em relacao aos cortes ja começa a haver avisos previos com atecedencia e os cortes e reposicao em dias de chuva e altas teperaturas ta melhor. Em relacao ao reembolso do IVA...talvez para as grandes empresas porque. Tenho duvidas quanto as PE e empresas em nome individual.

1 comentário:

Josephine Roland disse...

Estou muito orgulhosa e feliz por estar aqui compartilhando seu trabalho DR PRINCE IDIALU. Eu só não posso acreditar nisso agora meu ex marido está realmente de volta para mim de joelhos apresentando uma rosa rubi para implorar-me para levá-lo de volta e ele estava se sentindo arrependido e desculpe por me deixar e por causar-me dores após o divórcio que ocorreu ano passado. E todo esse milagre aconteceu depois que ordenei um poderoso feitiço 24 horas por dia, que ele lançou sobre mim e meu marido. Senhor, eu sou a mulher mais feliz hoje em todo este vasto mundo. DR PRINCE IDIALU, você realmente fez isso..Sim .. É um milagre e eterno prazer e alegria para mim e minha família hoje .. Estou tão feliz agora e eu não sei o quanto transmitir a minha gratidão e apreço por você Senhor. E para o mundo inteiro, entre em contato com ele se precisar de ajuda urgente agora, porque é garantido que ele irá ajudá-lo. E-mail dele (princeidialu@outlook.com ou ligue ou whatsaap +1(845)731-5643)