terça-feira, 30 de outubro de 2018

Sobre o falso debate à volta do novo preço das cartas de condução


Marcelo Mosse

29 de Outubro às 10:05 ·

Sobre o falso debate à volta do novo preço das cartas de condução

A introdução de novos preços para a obtenção de Carta de Condução (pelo Inatter) tem uma explicação cabal que nem o Governo nem o próprio Inatter conseguem fornecer de forma clara e objetiva à opinião pública, em mais um desastre de comunicação que seus “apparatchiks” também não conseguiram evitar, abrindo espaço para a profusão de comentários e julgamentos completamente desinformados. Os comentadores são expertos. Recorrem ao argumento de que “há pouca informação disponível” para justificarem o que dizem mas nunca se dão ao trabalho de ir buscar essa ”informação” para melhorar a discussão, empurrando toda a conversa para as “dívidas ocultas”.

Um pequeno apuramento dos factos esbarra logo com detalhes rocambolescos de uma saga que se desenrola desde 2007, quando o Governo decidiu descontinuar as cartas em papel e introduziu o cartão biométrico. O Banco Mundial financiou a operação com 4 500.000 USD. Um concurso foi lançado sob os auspícios da Administração Nacional de Estradas (ANE), que entrou de paraquedas nesta reforma (nunca ficou claro porquê!!!). O objectivo era encontrar uma empresa que, durante 5 anos, produzisse 500 mil cartas, entre a substituição de velhas e atribuição de novas. Ganhou a sul africana Face Techonologies, com esse preço de 4 500.000 USD. Uma empresa local, a Brithol Michcoma, tinha-se proposto a fazer o mesmo por 3 000.000 USD. Mas o júri, de que fazia parte a ANE e um representante do Banco Mundial, preferiu a sul africana (o Director local do Banco na altura, Michael Baxter, teve de responder a uma investigação interna que visava apurar se o papel do escritório local tinha sido isento).

De quem era a Face Technologies? A empresa era controlada por Schabir Shaik, um antigo associado do ex-Presidente sul africano, Jacob Zuma, condenado por corrupção no quadro do “Arms Deal”, o maior escândalo de corrupção que abalou a África do Sul antes do recente “State Capture” dos irmãos Gupta, também em associação a Zuma. Antes de terminar o contrato com o Estado moçambicano, e por causa dos acontecimentos envolvendo Shaik na RAS, a Face abriu falência. Em 2012, ela já não conseguia fornecer o pacote completo. Vendia ao Inatter apenas o cartão vazio. Tudo o resto tinha de ser feito pelo próprio Inatter, designadamente a compra de tinta e dos filmes de segurança, incluindo a própria impressão. O processo saía caro, mas o Inatter foi arrastando uma relação ineficiente com a Face até que decidiu produzir, ele próprio, as cartas. A opção deu em caos. Entre 2015 e 2016, a impressão de cartas parou por alguns meses.

Em 2017, o Governo teve de encontrar uma solução. Contratou a Brithol, que havia sido rejeitada, para desanuviar o pipeline. Havia 70 mil cartas na lista de espera. A Brithol tinha de produzir essa cartas até o final de 2018. A empresa resolveu tudo em menos de 6 meses. Renovação de cartas e novos pedidos passaram a durar apenas 72 horas. E a Brithol fez isso ao custo dos 9 USD por carta (com referência ao contrato da Face de 2007) mas os insumos no mercado subiram consideravelmente. O contrato para produção por meta chegou ao fim antes do tempo e presentemente a Brithol produz consoante as encomendas solicitadas pelo Inatter. Agora, a empresa ganhou um novo contrato (para quem não saiba, a Brithol imprime cheques aqui na Avenida de Angola para quase todos os bancos comerciais locais, para Angola, Tanzânia e Zâmbia, entre outros serviços de impressão de qualidade e segurança) e é nesse quadro que o custo da carta de condução, com validade de cinco anos, vai subir para 2500,00 Mts (40 USD). Esse valor é o que um cidadão gasta em média por semana para abastecer o carro de combustível. Para um moçambicano de classe média, isso equivale a dizer que ele vai pagar um custo de apenas uma semana para uma carta com validade de 250 semanas.

Mas o pacote do novo contrato com a Brithol, que entra em vigor na próxima segunda feira, 5 de Novembro, não envolve apenas a produção da carta tout court. Ele compreende também a melhoria dos sistemas de captura de dados, a abertura de 15 novos centros de captura em todo o país, a integração de uma base de dados (para que os cidadãos possam solicitar e pagar renovações de carta online; e este serviço online não é uma oferta falaciosa, daquelas que são contratadas e depois nunca acontecem ou dão em gato por lebre; a Brithol produziu para o Governo de Angola o seu serviço de pedidos de visto online; e funciona; quem foi para Angola nos últimos meses sabe disso; esse mesmo serviço foi oferecido ao nosso Governo e ninguém respondeu).

Mas não é só isso. O tempo de produção de uma carta vai baixar de 72 para 48 horas. Isso envolve mais máquinas e mais pessoas a trabalhar. Quando a nova carta biométrica foi lançada em 2017, há já dez anos, ela custava 9 USD (se dividirmos os 4.500.000 USD por 500.000 cartas ao câmbio actual). Na prática, os moçambicanos continuam a pagar um preço subsidiado (na Inglaterra a carta custa 80 libras, quase 6000 Meticais). Seja como for, 2 500,00 Mts pode ser incomportável para parte dos 2% de moçambicanos que detém essa licença para conduzir e, por isso, o Governo podia encontrar formas distintas de pagamento, como por exemplo, em prestações, em suma, um debate que se impõe. Este é o big picture à volta do incremento do preço para obtenção da carta de condução. Mas como sempre, o Governo, como não sabe comunicar, meteu os pés pelas mãos alimentando um discussão inquinada. E saíu muito mal na figura. Contudo, associar isto às dívidas ocultas não faz qualquer sentido.



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Comentários


Afonso Dete Faz sentido sim associar a dividas ocultas.
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Zenaida Machado 80 libras no salário Inglês, não tem o mesmo peso de 2500 no salário moçambicano.
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Pedro Miguel Senão da Machado, quanto é o salário mínimo aí?Gerir


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Antero de Almeida Texto eloquente e muito bem esclarecedor.

Assessoria grátis dada a quem de direito!
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Joao Cabral Ate que enfim....Gerir


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Hillas Biternes "Onde não há informação há especulação"
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Teodório Chambal MM, mais uma vez bravo e parabéns pelo caminho que segues trilhando. Isto imortaliza o Cardoso.
Apenas mais um pequeno pedido de esclarecimento para poder entender melhor.
Qual é o salário mínimo na Inglaterra??
Assim evitamos comparar coelhos e gatos.
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Paulo da Conceição Marra há psi phixi hi hinaa quê??
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Geraldo Manjate Patas ,patinhas e outros derivados...interessante abordagem mas 80 libras para um ingles deve valer zero, ninguém disse que não se podia alterar os preços, mas algumas coisas precisam ser acauteladas e não " agredir verbalmente" o cidadão, quem sabe começar a pagar essa carta em fases desde a escola de condução?...sim... é possivel, veja o caso da taxa de lixo e rádio, quem cobra é EDM e vai parar nas contas da camara municipal, podia se fazer isso em prestações lá na escola de condução e o cidadão quando estiver apto para exame, apenas iria pagar a taxa de exame entre outros serviços, só iria ao exame os elementos que já concluiram o pagamento que a escola pediu + valor da carta. Para a renovaçao , podiam fazer em fases tambem, apartir do segundo ano de validade o cidadão podia ir pagando um determinado valor, 400, 500, etc,etc...até chegar ao valor final e estender um pouco o prazo de validade de 5 para 6 ou 7 anos
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Carlos Mauricio Marcelo Mosse custa-me acreditar que estas a comparar custos de produção na Inglaterra com os custos de produção em Moçambique. Que tal pararmos para comparar outras variáveis tais como salário/nível de vida e etc... Aí sim teríamos um valor real para a comparação. Já dizer que houve uma negligência no procurement da primeira contratação e devem ser não só responsabilizados os autores desse desfalque público e o devido ressarcimento ao Estado, aí estaríamos de acordo.
Por outro lado podíamos escolher forma e formatos de produção de uma carta segura e com custos comportaveis para o bolso do cidadão comum.
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Teodório Chambal Marcelo Mosse qual é o salário mínimo na Inglaterra?
Consegues nos elucidar sobre o aumento salarial no país irmão Angola (percentagem)???
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Samuel Lakeny MM, até parece que escreveste sob ordens de esquadrões de morte, não é nada a subida de 2000 mt? E como virá o livrete que também sofreu uma subida exorbitante? Não virá no papel?
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Lenon Thavede Mario NhantumboGerir


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Milton Boane MM, boa e necessária explicação. Mas não caia na banalização dos 2500mt, please. Tenha em conta que metade dos 2% que dispõe de carta, são os que a têm por necessidade de emprego, e esses, não gastam 2500mt em gasolina, por semana.
A relação que se faz com as "ematuns" vem do facto de não haver taco pra mais nada, obrigando-se que o sidadão pague tudo, como que se já não pagasse imposto algum (ou vai me dizer que moçambicano paga menos imposto que os londrinos?).
Anyway...percebi, mas nao gostei nada.
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Joao Mazivila Antonio MM, OBRIGADOGerir


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Jr Chauque MM, falaste na classe média(logo salário muito melhor, condições de vida melhores) que abastece esse valor de 2500 por semana....(logo já tem a carta) e que seria o valor da carta de condução, isto por mim diria pagaria para 4 cartas por mês, e da classe baixa(péssimo salário, péssimas condições de vida) qual é a análise para conseguir os 2500mt para a carta e mais custos desde o principio até ao final?Gerir


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Dercio Dauto Carta é para quem tem condições, já disse a Vice-ministra....
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Jr Chauque Está é a informação que devia pelo menos partir do Governo, claro que não seria também tão convincente mas seria melhor que mandar uma sra falar algo sem fundamentos, os dirigentes so falam só pk temk falar, mesmo que não tenha ela falado de ter que comprar carro Par ter carta, mas falou zero zeroGerir


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Ismael C. Gocaldas Parabéns MM pela lúcida explicação, o povo agradece.
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Ser - Huo E minha pergunta: será que para o Estado melhorar algum serviço deve tornar o mesmo oneroso? Funciona assim mesmo lá onde a carta são 80 libras ohh Mosse? O texto é excelente, digno de grande jornalista, mas peca justamente por recorrentemente tentar dar um backup ao Estado na sua cartada de tornar os serviços públicos inacessíveis. Isso não me parece já de fórum jornalistico.
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Waki Joel 2% fazem tanto ruído assim? 😂😂😂😂😂Gerir


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Sura Rebelo de Oliveira O problema é a arrogância do governo em comunicar simplesmente não sabe ou tem dificuldade em comunicar. A pirâmide está muito vertical ainda impera a ordem a estrutura rígida dos chefes aqueles a quem se deve ter mais medo q respeito.
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Abdulcadre Carlos Mudanisse Texto esclarecedor mas no entanto, mais uma vez, esquecemos do motorista profissional, dos motoristas dos vários chapas que andam pelas cidades moçambicanas... Esses não gastam 2500 por semana para abastecer os carros com os quais trabalham, se gastam, o dinheiro não vem dos seus bolsos, mas sim dos proprietarios das viaturas... aliás, a questão até que não o facto de gastar ou não esse valor... Já estamos na verdade habituados com subida esporádica das coisas em moçambique. O problema mesmo, na minha opinião foi o jeito que essa "senhora" encontrou para justificar essas subidas... tenho dito...
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Neves Nhavene Certo! A comunicação é necessária para evitar especulação.Gerir


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Camilo Adriano A dado ponto pareces, no texto, pareces advogado do governo/estado neste proecto de assalto ao bolso do pacato cidadao. Com que material é feito o livrete cujo preço agravou a semelhança do carta???
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Sergio Baloi Sergio vivemos numa ditadura onde os gatinos de povo estao em todo lado e como controla a maquina da justica quem o vai os parar?
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Solomone Manyike Uma informação útil. Vamos divulgar.
Obrigado MM.
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Jaconias Massango Marcelo Mosse, sou de opinião que qualquer subida de preço, neste momento de crise financeira provocada pelas dívidas ocultas, tem sim relação com as dívidas ocultas. A outra questão é que nem todos que abastecem 2500 meticais de combustível o fazem para seus próprios carros. A maioria sao simples motoristas que o seu rendimento para o custo da carta tem peso de 25% ou mais. É verdade que o custo da produção da carta antes da crise, quanto o dólar estava a 25 meticais, nao pode ser o mesmo agora que o dólar está mais que o dobro: efeito dominó- custo de materia prima e equipamento e sua manutenção. Quanto a nossa economia pode pagar pelo produto?
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Ranito Guimaraes Muito bravo. Força Marcelo Mosse.Gerir


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Alcidio Do Rosario Fiquei mais esclarecido.Gerir


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Jeronimo Matavel Obrigado Marcelo Mosse!!!!+Gerir


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Edson Manuel Cussangiua Mas uma vez obrigado Marcelo Mosse. O Sr é um Sr do jornalismo moçambicano.Gerir


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Beto Tembe Analise muito bem feita caro Marcelo Mosse, peca apenas na comparaçao com a carta inglesa. sempre temos esta tentaçao de fazer uma comparaçao com os outros, para justificar algo, mas nunca nos lembramos de mencionar o salario minimo nesses paises. esta lacuna comparativa, nao é somente do Mosse, grosso modo nossos dirigentes tem essa tentaçao.... carta de conduçao é metade do salario minimo deste pais...isto é assustador.......enfim, é o nosso Moz.
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Samuel Samy Manhica Beto Tembe então não podemos também desejar o nível de tecnologia que esses países têm ou usam se não podemos pagar. Voltar para o papel acredito que ninguém deseja nem que seja preço comportavel para os nosso salário mínimo. Mas se gente paga sem reclamar o preço das escolas de condução que são acima dos 7.500 o de mora a makalu e só qdo é o governo a cobrar.Gerir


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Donaldo Tovela #Samuel, que disse que pagamos sem reclamar as escolas de conducao?Gerir


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Hilario Moçambicano Bom texto do MM e até bastante esclarecedor, mas de facto, como disse Beto Tembe e outros, peca pela comparação com a Inglaterra, sem trazer-nos outras variáveis. E que tal, se fizesse a comparação com algum "vizinho" da África Austral, não seria melhor? Pessoalmente, gosto de ler o que escreve MM.
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Luciano Justino Chemane Uma excelente informação, mas a questão que coloco é: Porquê a subida exagerada do livrete e da taxa de exame? Será que aqui também entra a Brithol na producão de um documento feito na base de uma simples cartolina do tamanho A5?
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Edio Matola o vosso problema, é assumirem tudo que o Mosse diz, como verdade absoluta. Para mim a justificação dele não procede. Que ele explique com numeros a origem do 40 dolares, como custo para produção duma carta. Pra mim, não faz sentido e não pode ser verdade. É um exagero. Alias, os pontos que levantas aqui, clarificam isso, que o aumento do preço da carta não tem na sua totalidade a ver com a mudança do fornecedor. E a taxa de exame?
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Nelson Aires Johane Marcelo Mosse, tu “não existes”, no bom sentido, é claro. Obrigado por esta informação esclarecedora.
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Joefarman Manjate Quanto vai ganhar por este exercício excelência , sr MM?
Não se associar esta nova agressão às dívidas "ocultadas" ? Se a própria ministra justificou que deve-se à incapacidade de continuar a subsidiar-se e não é porque os parceiros internacionais zangaram? ademais os tais subsídios como bem se sabe não vêm do bolso de nenhum governante que quando assim o entender pode simplesmente retirar!
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Francisco Pacheco Chigogoro Bem explicadoGerir


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Edio Matola Oi Marcelo Mosse, tudo seria inquestionavel se os 40 dolares não o fosse! O seu texto é problematico pelo facto dele tornar a tese como um argumento da própria tese! É o valor, 2500, cerca de 40 dolares que se esta a reclamar, e o Marcelo não questiona esse valor, e mais do que isso torna o assunto mais problematico quando, traz dados que mostram que a Brithol tem na sua carteira, diversos produtos e esta a crescer, o que consequentemente implica, reducao dos custos unitarios dos seus produtos (economia de escala), e por ai em diante! Alguem pode explicar, porquê o custo por carta são 40 dolares, assumindo que é o valor declarado? Não faz sentido.
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Helder Hugo Grato pelo esclarecimento mano MMGerir


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Vasco Manhica Obrigado pela informação.Gerir


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Benny Matchole Khossa Na Inglaterra as 80 libras não representam 40% do salário mínimo, Marcelo Mosse. Esse paralelismo não se justifica
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Oscar Pereira Oh Marcelo Mosse, devias ir trabalhar para o governo. Esses tem problemas serios de comunicacao. Nem era preciso dizer o que disse de boca cheia aquela fulana
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Alberto Suale Esta clara a agenda do M.M desejo a ele e aos mandantes, boa sorte!!!! Parabens Ilustre.Gerir


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Nelson Jeque Obrigado por prestar este importante esclarecimento e serviço público.
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Carlos E. Nazareth Ribeiro Marcelo Mosse, essa explicação vem repor as coisas nos seus devidos lugares mas... por que razão ninguém apurou responsabilidades? Se a Brithol fazia por TRÊS e o Schabir recebeu QUATRO E MEIO quem ficou a gaguejar? Os nossos "gabinetes de combate às anomalias" estão sem fôlego?!
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Miguel Macaringue Certo.
Infelizmente 40 USD é muito dinheiro para os nossos bolsos...😭Gerir


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Gitandra Valoyi É um facto, Marcelo Mosse. Porém, as dívidas ocultas têm algo a dizer nisto, já que, por elas, a acumulação dos 2.500,00 meticais não tem sido fácil.
A entrar na comparação que faz entre os 2.500,00 Meticais em Moçambique e 80,00 libras na Inglaterra (quase 6.000,00), talvez seja bom que pensemos doutra maneira: "QUE COMPAREMOS OS 2.500,00 METICAIS MOÇAMBICANOS COM O SALÁRIO MÍNIMO EM MOÇAMBIQUE E 80 LIBRAS BRITÂNICAS COM O SALÁRIO MÍNIMO NA INGLATERRA". Não seria correcto usarmos este caminho?
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Helder Condjo Não nos esqueçamos que para renovar a carta é preciso atestado médico, e o tal atestado agora subiu para 750MT. Nesse caso 2500+750=3250MT
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Yuri Jorge Guiliche Emerson NaeneGerir


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Stélio Jeremias Falou e disse MM👌Gerir


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Leonildo Mambo Informação é istoGerir


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Arnaldo Macamo Leonildo Mambo não aplaudam nas segas... Isso é tentativa de nós distrair. Se o Governo e a própria Inatter que são os principais entervinientes não conseguem dar uma explicação onde o Sr. Foi buscar essa informação? Vai mais longe ao fazer uma comparação com outros estados e se esqueceu de comparar o salário mínimo... Hehehe hehehe é preciso ter muito cuidado com pessoas que escrevem muita coisa para dizer nadaGerir


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Zivanai Macocove Custa então deixar Brithol produzir sem a INATTER no meio disso? Inspeção de carro anuais quem faz é a CIM? Que governo diga que será a BM a fazer sozinha.Gerir


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Pocho Zequiane Monjane Monjane A escrever...Gerir


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Carlos Agostinho Finalmente alguem com capacidade.grato pelo esclarecimento
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Arnaldo Macamo Carlos Agostinho não aplaudam nas segas... Isso é tentativa de nós distrair. Se o Governo e a própria Inatter que são os principais entervinientes não conseguem dar uma explicação onde o Sr. Foi buscar essa informação? Vai mais longe ao fazer uma comparação com outros estados e se esqueceu de comprar o salário mínimo... Hehehe hehehe é preciso ter muito cuidado com pessoas que escrevem muita coisa para dizer nada
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Antolinho André Explicação lógica e coerente. Na verdade o vocabulario de alguns mocambicanos miopes sempre que ouvem algo correm em associá-lo às dividas ocultas, estes nem entendem o que quer dizer dívidas ocultas pior ainda que já não são ocultas porque andam de boca em boca.
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Arnaldo Macamo Antolinho André não aplaudam nas segas... Isso é tentativa de nós distrair. Se o Governo e a própria Inatter que são os principais entervinientes não conseguem dar uma explicação onde o Sr. Foi buscar essa informação? Vai mais longe ao fazer uma comparação com outros estados e se esqueceu de comparar o salário mínimo... Hehehe hehehe é preciso ter muito cuidado com pessoas que escrevem muita coisa para dizer nadaGerir


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Carlos Afonso Jussar os moçambicanos sentem-se injustiçados em especial com o total marasmo sobre as dívidas ocultas, que fez disparar o custo de vida.Gerir


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Antolinho André Arnaldo Macamo, Avalie o que escreve antes de lançar principalmente se acautelar dos erros ortográicos que podem mudar sentido. Se tiver a atenção do que está escrito notará que se trata duma investigação jornalística. Não é meu fitio aplaudir na primeira constatação sem entender. Mas pronto todos temos o direito de questionar...Gerir


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Antolinho André Carlos Afonso, Isso mesmo Dr., que apesar de tantas explicaçòes feita por entidades ligadas ao Governo ninguém está entender. Talvez fosse prender alguém que aparentemente se pensa que esteve envolvido no Negócio, aí sim o povo sairia do marasmo do silêncio do Governo.Gerir


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Amonge Rafael Macuacua É COMO A EDM, QUANTO MAIS CLIENTES TIVER, A ENERGIA FICA MAIS CARA😎
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Roberto Julio Tibana Ainda não deu o verdadeira 'Big Picture': qual é o custo de produção de uma carta de condução e quais são os factores que o governo tem em conta para fixar as tarifas que fixou". Qual é a dificulade em explicar-se isto às pessoas interressadas, SE (!) existe (e SE o governo tem) informação? O enredo todo que o seu post apresenta tem vários um 'picantes gostosos' mas ainda não consigo encontrar nele uma resposta a esta pergunta crucial.
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Armenio Naene Axo que poderia mexer na validade da mesma e suas classesGerir


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Carlos Mauricio Meu caro Roberto Júlio Tibana é claro que o MM ignorou (propositadamente ou não) os factores de produção na determinação do preço e o que levou a colação foi o motivo para esta decisão por parte do governo. Contudo ainda há zonas de penumbra que não estão esclarecidos:
1. O que irá acontecer com a primeira empresa que ganhou o concurso, visto que não cumpriu com o que foi contratado
2. Aos que facilitaram essa licitação, quais serão as suas responsabilidades?Gerir


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Djany Musingaphassi Muthemba Mtb Ok copiado assim ne vai doer pagar 2500 swa twalaGerir


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Armenio Naene Marcelo , excelente abordagem. Maa que poderia em cena carta provisória que poderia ser valida por 1 ano, ou outra artemanha parecidaGerir


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Alzira Amade Samunete Eu só quero saber quanto é o salario mínimo na inglaterra? E quanto custa o saco de arroz por la...
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Tobias Miguel Zacarias Falou muito, aliás como os bons na área da retórica sabem fazer. Mas esqueceu-se de alguns pontos básicos : se o problema vinha se arrastando desde 2007, como se explica que nenhum dirigente tenha tido coragem de dar informar ao povo do que estava a acontecer? Pk comparar o custo de uma carta em Moçambique com o Reino Unido uma vez que estamos a falar de dois mundos totalmente diferentes? Quanto ganha um simples jardineiro no Reino Unido? Quanto ganha um simples jardineiro no nosso país? Nao seria mais ajuizado compararmos com países cujo BIP per capita se aproxima ao nosso? Sr Marcelo, sabe qual é o salário mínimo em Moçambique? Sabe quanto custa 1 saco de farinha de milho de 25 kg em Nampula ou em Pemba?
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Dausse Dois de Andrade Arroz em Pemba custa 1300,00 mts.
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Leopoldino Felix Hábito de alguns, quando estão prestes a falar coisas banais colocam o inglês no meio! Estamos em Moçambique e deve ser visto e feito na nossa realidade.
Uns usam essas cartas para buscar formas de sustentarem suas famílias fazendo biscates como motoristas e no fim do dia não saem com quase nada no bolso para a família! Pensaram nisso? Ou só pensaram naqueles que usam os carros para lazer ou pra irem ao escritório?
Vocês inteligentes como fazem os vossos estudos de viabilidades?
Quanto é o salário mínimo aqui em Moçambique? E quais são as taxas que o cidadão tem a obrigação de pagar mensalmente? Sábios pensaram também isso? Ou quem não está na Inglaterra problema é seu!?
O comentário foi bem elaborado, mas não convence te!
PAIS DO PANDZA
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Joefarman Manjate Leopoldino Felix este país tem um dilúvio de sábios estranhos !
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Antonio Nhamuave Apenas gostaria de perceber do Marcelo Mosse a diferença existente nos custos de produção do BI que custa aproximadamente 200mtn, carta de condução que passa dos atuais 500 a 2500mtn, (com validade de 5anos) DIRE(Documento de Identificação de Residência para Estrangeiros que custa 19200mtn(com validade de apenas 1ano) e Passaporte Ordinário que custa 2450mtn. Só para lhe recordar kndo o Passaporte Ordinário na altura manual passou dos 355mtn a 2450 mtn Biométrico a explicação dada pelo então ministro do Interior Pacheco foi de que quem deseja viajar para fora país deve ter condições. Qual é a diferença das duas explicações no que tange a subida dos preços?
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Manuel Matola O MM sempre na vanguarda a busca de informacao objectiva e esclarecesora. Parabens.Gerir


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Vasquinho King Desta vez MM foi parcial condenou o discurso da Governante e apoiou o Capitalismo selvagem via monopólio do sector privado na captura do estado.
Comcordo que o preço de 10dolares da cadta era baixo mas podiam subir gradualmente como fazem a luz, agua e combustíveis.
Repara que a carta de condução com os seus agregados de taxas de exame, registo criminal, certodao e escola de conduçao sai a 20mil Mt ja estamos em cerca de 400dolares. Só sente que vai tirar esse ônus sobre a sua conta. Para o Estado e aves de rapina sectoriais se acham que têm direito de cobrar isso porque são instituicoes doferente mas para o cidadão sao todos farinhas do mesmo saco.
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Hipólito Martins Ambrósio O pior de tudo é que os examinadores vão tirar mais dinheiro aos candidatos a obtenção de carta. Se pode pagar 2.500, pode pagar mais...
A explicação e cabal mas penso que o aumento podia ser gradual e não esta agressão que se anunciou.
Ademais, não é produto de luxo, a carta de condução é até instrumento de trabalho para muitos moçambicanos....
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Sergio Matsinhe O governo não consegue se explicar!!Gerir


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Armando Tatissane Mula Por esta informação do nosso prestigiado MM as dúvidas e especulações sobre o aumento das taxas foram decipadas. Há um défice na informação por parte do nosso Governo. O que o MM esclareceu aqui competia as autoridades responsáveis de o fazer em vez de limitar direitos dos cidadãos. A Carta de condução é útil para qualquer pessoa e não pode previlegio so para aqueles tem dinheiro. Muito obrigado amigo Marcelo. Se bem que alguns irão se opor a este seu artigo tão claro como agua.Gerir


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Jose Carlos Barbito Na carta de condução existem dois prazos de validade uma é de 5 anos e outra é de dois anos, para os profissionais serão 2500 de dois em dois anos. Tá mal isso.
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Olivia Muchacha Kaleb Joao Pedro o que já havia faladoGerir


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Tchuggana Dulcidio MM na comparacao do preco da carta entre moz e Inglaterra esqueceu se de um indicador importante que o salario minimo de um ingles e um mocambicano
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Arnaldo Macamo Se o Governo nem a própria Inatter que são os principais intervenientes nesse processo não consegue fornecer informações claras onde o Sr. Foi buscar tudo isso que foi dito de forma clara e explicativa... Algo está muito errado aqui.
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Samuel Bombi Na Grã Bretanha o salário mínimo não é 80 libras.
Não se pode comparar com Grã Bretanha.
A carta até pode ser 2500 mts sim, mas o período de renovação tem que ser no mínimo 10 anos
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Bianca Braga Aproveita pesquisar sobre o salário mínimo na Inglaterra.
Não se esqueça também que lá tem ensino público de qualidade e saúde pública ne se fala. Já nos aqui com esses salários mínimos temos que pagar escolas privadas porque as públicas são uma lástima, temos que pagar clinica porque porque no atendimento público é tipo osso... duuuroGerir


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Henriques Bila De facto a sua explanação faz todo sentido, no entanto, não concordo muito com as comparações que fazes entre Moçambique e Inglaterra. O salário mínimo aqui meu irmão é uma miséria. Outro ponto corrija os erros no teu texto
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Norlito Chivinde É tão simples assim enrolar moçambicano, basta falar ou escrever muita coisa lá logo cansa-se na leitura ou na escuta ...pronto... Ganhaste razão.
Pessoal p nós carta de condução é um instrumento de trabalho e colhido com muito sacrifício e, mesmo tendo ainda têm que aumentar categorias para tal...
40usd (2500mt) a custo de:
* self employment (biscates); *1000 regulamentos nas estradas;
* carro deve estar devidamente empapelado
* milhares de burracos no fim dos tais (2500mt) Tio policia aranca t os (2500mt) e perde o mesmo...
Em Moçambique nenhuma empresa paga de livre vontade 2500mt.
Que subam o preço mas de forma parcelada...Gerir


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Maitu Buanango Uma explicação bastante razoável. Mesmo para complementá-lo, uma carta de condução aqui no Brasil custa em torno de 42000Mt (quarenta e dois mil meticais), valor esse que está um pouco acima do dobro do salário mínimo brasileiro que anda em torno de 18mil meticais, com o câmbio vigente.Gerir


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José Gabriel Tembe Parece fazer sentido. Pagamento em prestações seria solução, haja vontadeGerir


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Antonio Gundana Jr. Benildo Muquingue Nhamir e Leonardo Abilio Hofisso marquem a presença aqui!Gerir


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Nito Ivo Parece-me haver alguma mistura de alhos e bugalhos, numa análise com resquícios de ambiguidade e uma tentativa mais promocional da Brithol do que um pendor no sentido de dissipar a névoa que paira sobre a sociedade. E me parece propositado por parte de MM.

Para analisar com justeza este problema há que partir de pressupostos básicos de definição:
1. O que é carta de condução biométrica? Será apenas aquele cartãozito com fotografia?
2. Como se encontram estruturados os bastidores informáticos do INATTER (principalmente) e os arquivos de papéis (não menos importante mas que contribui para as contas)
3. Número de empregados, receitas e despesas.

A CARTA DE CONDUÇÃO BIOMÉTRICA não é aquela coisa que está nas mãos dos motoristas mas o que está armazenado e conservado nos SISTEMAS INFORMÁTICOS. Os servidores e suas redundâncias, a rede de internet para acesso externo, os ar-condicionados e sua demanda de corrente eléctrica, o head-end, o sistema de incêndio, o pessoal informático, etc. são o peso que conta para definição do preço da CARTA BIOMETRICA, pois a impressão daquele cartãozito PVC que chamamos de carta pode ser menos do que 100 Meticais.

Há ainda muitas questões por responder, como por exemplo, se a Brithol deverá ou não assumir responsabilidade da informática. Sem estes dados todas analises são especulação.Gerir


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Cortez Malaquias Os livretes também serão biométricos? É um texto encomendado pelo Brithol?Gerir


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Tomas Mario Cubane Marcelo Mosse sabe qual é o salário mínimo de um funcionário da Inglaterra para comparar aos preços de carta de condução?? E posso saber quantos por centos subiu a taxa para a aquisição de uma nova carta de condução?? E está percentagem é legal e sustentável??? No seu ponto de vista é assim que um serviço público deve subir?? Espero que escrevas sobre o aumento salário para 5x mais também, para os moçambicanos suportarem estas dispesas.Gerir


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