sábado, 27 de outubro de 2018

Nao sei o qual o alcance desse comunicado. Mesma cançao desde 1994 e essa cançao acabará irritando os timpanos do povo. Evoca se democracia duramente conquistada, qual democria? Mortes e sacrificios desnecessarios sim, existiram, existem e existirao sempre enquanto a renamo nao saber identificar o problema.

RESISTÊNCIA NACIONAL MOÇAMBICANA
COMUNICADO DE IMPRENSA
Na sequência da realização das 5ªs Eleições Autárquicas, no dia 10 de Outubro de 2018 manifestei a minha preocupação e do meu Partido sobre o silêncio quer da Sociedade Civil, quer da Comunidade Internacional e sobretudo do Presidente da República na sua qualidade do mais Alto Magistrado da Nação Moçambicana, em relação às graves irregularidades que mancharam as eleições Autárquicas do dia 10 de Outubro de 2018.
Apesar do nosso vigoroso apelo para a reposição da verdade eleitoral continuamos a assistir manobras que visam pôr em causa a vontade popular expressa nas urnas.Perante esta tentativa de manietar a nossa
jovem democracia que os Moçambicanos duramente conquistaram com grande sacrifício, na minha qualidade de Coordenador da Comissão Política
Nacional do Partido Renamo dirijo-me as Moçambicanas e aos Moçambicanos.
Assim:
1. Lamento a situação deplorável em que se orgulha o nosso País sempre que termina um processo eleitoral.
Tomamos conhecimento que a Comissão Nacional das Eleições já anunciou resultados que não satisfazem as outras partes concorrentes visto que o tipo de apuramento foi uma autêntica farsa, pois na base de manipulação e falsificação, dos resultados divulgados satisfazem o Partido no poder. É estranho como a CNE, órgão que dirige e coordena os processos eleitorais em Moçambique, de forma leviana usou aditadura do voto para tal apuramento, quando, no uso das suas competências exclusivas deveria socorrer-se de actas e editais provenientes das Autarquias.
2. Porque a Paz, a estabilidade social são um património colectivo, convido à Sociedade Civil, às Confisões Relegiosas e à Comununidade Internacional, através do Grupo de Contacto nas negociações entre a Renamo e o Governo e às Nações Unidas para a reposiçào da verdade eleitoral de modo a salvaguardar a Paz efectiva e o bem-estar da população Moçambicana.
3. Não se pode falar da Paz e do bem-estar dos Moçambicanos enquanto prevalecem os conflitos pós eleitorais, porque se assim for nunca teremos a Paz, nem daqui a 500 anos. Podemos chamar os Peritos Militares de todo o mundo, mas enquanto nós como povo não termos coragem de resolver os problemas essenciais das nossas contradições, que são as fráudes eleitorais, nunca, mas nunca mesmo, teremos um ambiente social que permita aconvivência pacifica e o desenvolvimento económico.
4. Temos que ter coragem de curar definitivamente as feridas aplicando o medicamento certo, isto é: o respeito do voto depositado na urna.
Pois, se nos faltar essa coragem, jamais teremos as feridas saradas e um Moçambique próspero.
5. Sarar as feridas, significa cavar e arrancar as raízes das fraudes eleitorais, significa haver eleições justas, livres, transparentes e credíveis.
6. Nós, a Renamo exigimos uma Comissão de Inquerito Independente que irá trazer a verdade eleitoral dos Municípios de Monapo, Alto-Molocue,
Marromeu, Moatize e a cidade de Matola para tal queremos contar com os bons oficios das Nações Unidas.
7. Do meu lado, Ossufo Momade, como Coordenador da Comissão Politica Nacional do Partido Renamo estou pronto para tudo fazer de modo a manter a Paz e a estabilidade social, como forma de continuar com a luta abnegada do saudoso Presidente Afonso Macacho Marceta Dhlakama.
Por isso, quero aqui e agora convidar mais uma vez, o Chefe do Estado, na sua qualidade do mais Alto Magistrado da Nação para urgentimente pôr termo o probelama que afecta o nosso País, sob pena de cairmos no retrocesso das presentes negociações que estão a decorrer num ambiente de tréguas e entendimentos que nos levará a uma Paz efectiva e duradoura.
8. Mais uma vez, o Partido Renamo saúda aos Munícipes das cinquenta e três (53) Autarquias pela cidadania demonstrada e pelo voto de
confiança depositado no meu Partido.
Gorongosa, Aos 25 de Outubro de 2018.
Comentários

Aziza Throne Nao sei o que dizer!!! Parece me que esta a pedir e a nao exigir! Pela experiencia que se tem, queixar sobre as falcatruas ao proprio malandro nao adianta . Vao continuar assim? Contundencia 'e necessaria. A UE ofereceu ontem atravez do seu representante 50 milhoes de euros para DDR . Vamos ver se a Renamo vai engolir e levar-se por isso e nas proximas eleicoes as mesmas roubalheiras e queixumes. Haja sei l'a o que !!!

Gerir


Responder9 h

Eduardo Domingos Nao sei o qual o alcance desse comunicado. Mesma cançao desde 1994 e essa cançao acabará irritando os timpanos do povo. Evoca se democracia duramente conquistada, qual democria? Mortes e sacrificios desnecessarios sim, existiram, existem e existirao sempre enquanto a renamo nao saber identificar o problema.

Gerir


Gosto
Responder8 h

Aziza Throne Realmente não sei. A Ivone Soares até é mais contundente a condicionar o desarmamento da Renato. Nem fala na negociação. Agora .... este senhor pá ... que é militar não sei. O parágrafo da exigência ao PR é mto pequeno e está no fim da lamúria

Gerir


Responder8 h

Eduardo Domingos Houve bula bula aqui de a Gania e Magumisse teriam recebido dinheiro da santa pra eleva esse senhor a presidente da renamo, com esse comunicado a pequena luz difusa talves seja de pirilampo no fundo do tunel.

Gerir


Responder8 h

Lola Matavele Com todo respeito, a próxima vez entreguem Venancio Mondlane sensurar.

Gerir


Responder8 h

Calisto Meque Meque É preciso cortar o mal pela raiz, a frelimo quando estamos próximo de uma eleições sempre preparar seu exército para fazer com logra seus objetivos, dizer que cada eleição é uma lição; temos que trabalhar na mobilização para que mesmo com manobras fraudulentas a Renamo consiga mandatos suficientes para por a frelimo na oposição.

Gerir


Responder7 h

Fernando Dos Santos Se a Renamo tem certeza da vitorio porque precisa de oficiais da NU para provar isto? 

Por causa da sua forma serena de agir. A Renamo vai acabar perdendo legitimidade. Não é para ser violente( fisicamente) mas se se diz Vencedor, exija oque é seu, o povo o escolheu .

Gerir


Responder7 h

Àfrica Campo de Guerras Na realidade esta renamo è a segunda renamo que não sei...

Gerir


Responder5 h

Dino Dulá Dizer apenas que houve fraude não basta, façam uma ligação cabal entre os pontos teóricos e a realidade, produzam a PROVA dessas acusações GRAVES e apresentem à sociedade.

Gerir


Responder7 h

Eduardo Domingos Coisa que nunca a renamo conseguiu fazer.

Gerir


Responder7 h

Nando Mais Mesmo com todas provas e + esses sacanas nao estao ai pra seder

Gerir


Responder5 h

Xavier Dimbane Seria mas k na hora de ivocar uma Uniao Eleitoral para priproximos pleito eleitoral,k tal
Gerir


Responder6 h

Edwin Hounnou Muito brando...não me parece uma carta oficial da Renamo...cheia de erros básicos da língua portuguesa.

Gerir


Responder5 hEditado

Zulficar Mahomed Não me parece redação com assinatura do Coordenador...
Tem erros ortográficos, gramaticais...
Comissão de Inquérito independente ? De onde ?

Sobrepondo se ao CC, Tribunal Administrativo ?

Gerir


Responder5 hEditado

João Massango João Falta de decisão
Gerir


Responder5 h

Salane Mario NÃO ÉNTENDI NADÁ!!!, OQUE ÉLE FALOU NÃOTEM CABEÇA NEM PERNAS NEM CAUDA

Gerir


Responder5 h

Mourao Alberto Sou da opinião vamos começar a trabalhar. Só falando na cera de Gorongoza nao basta. Convoque um congresso onde vam programar um presidente do partido. Comesar comunicar com bases porque eleições presidenciais muita gente quer ver a renamo melhorada. Fazer campanha na última hora não vai ajudar muito poque o líder Dhlakama não está entre nós ele nao precisava fazer Campanhã ele só era tudo. Outro ponto juntem se todos da oposição k sejam determinantes com ideias de chegar a presidência. Vamos recordar k a própria Frelimo para vencer o inimigo juntou se em três movimentos. Só assim a fiscalização será intensa.

Gerir


Responder4 h

Noé Luis Francisco E AS AUTARQUIAS GANHAS PELA RENAMO COMO VAI SER?

Gerir


Responder4 h

Mimo Cassimo bonita pergunta

Gerir


Responder4 h

Jossias Moyana Nem poderiam sujar os nomens da Renamo e Gorongoza nesse comunicado fantoncho. Abusar o nome da Renamo e Gorongoza

Gerir


Responder3 h

Cidalia Domingos Correia Dinis Sr. Presidente do PDM. O povo quer uma solução imediata de hoje para hoje. Assim, como a Frelimo faz quando rouba o povo. O povo exige pela confiança de votos que depositou-se a favor de vossos idéias. Senhores deputados, e conselheiros do partido Renamo, nos o povo pedimos que recuperem os nossos votos. Porque se não fosse por vós acho que muitos de nós, não teríamos ido votar. Devolva nos os nossos direitos. Estamos cansados.

Gerir


Responder3 h

Damas Gihama Gihama A uma questão que a própria RENAMO não entendeu desde as primeiras negociações de Roma até hoje que , alguém pode dizer isso!A RENAMO não entendeu até hoje que , a FRELIMO nunca permitirá que Moçambique seja governado com outros compatriotas como a própria RENAMO!E a FRELIMO já estudou com maior profundidade todas fraquezas que lhe permite por a RENAMO vulnerável em todas suas situações mas sobretudo nas eleições! Em consequência disso , a RENAMO molestada pela FRELIMO de jeito que esta achar , a RENAMO sempre a choramingar umm umm umm , a FRELIMO roubou nos votos!A RENAMO não tem seriedade e assim sendo , mesmo com ajuda do povo que já está cansada do terrorismo de estado da FRELIMO!Convito a todos compatriotas a penalizarmos a RENAMO , votando no nosso pior opressor a FRELIMO por uma questão de conformação,!
Gerir


Responder1 h

Saraiva Dinis Moises General ossufo mostra o seu punho veneso. O puder nao se conquista so arranca-se . negociacao e para entardecer o teu futuro, acorda-te.
Gerir


Responder1 h

Makethe Junior Esse comunicado e pobre de foco e cunho! O comunicado deve emitir mensagem de decisao! Nao queremos mais sangue mas tambem nao nos acanhemos diante de quem faz-nos mal a luz do dia.
Gerir


Responder1 h

Domingos Gundana Vejo todos a pedirem uma acção contundente, mas vejo todos a negarem violência, vejo todos a negarem o retorno a guerra pois ela não afectará os provocadores mais sim a nós coitadinhos. 

Vejo todos a dizerem que faltou no comunicado o foco, o objectiv
o, que é mais uma lamentação. Vejo uns a admitir que Moçambique só será governado pela Frelimo e jamais a oposição tomara o poder, sim um espírito do conformismo. 

Muitos só lançam farpas mas não trazem soluções, afinal o país é Renamo mais Renamo? Afinal os asfixiados pelo sistema de coisas são apenas os membros e simpatizantes da Renamo ou somos todos um povo? 

Vejo o apelo ao General Ossufo Momade, para que seja igual ou mais que o falecido Líder da RENAMO, parece que a solução é mágica. O General, deixou o Parlamento, a casa e família foi se juntar aos homens para terminar o processo de pacificação e não para iniciar um novo ciclo de violência militar. 

Ele está a apelar a nós moçambicanos, aos amigos de Moçambique e ao Presidente da República na qualidade do guardião da legalidade e do bem estar da sociedade para seja feita alguma coisa para evitar o que todos não queremos que acontece. ( CONFLITO ARMADO ) e muitos estamos a dizer que isso não é nada. 

Gostariam de ouvir o quê? Que amanhã a RENAMO vai queimar Moçambique? Que o povo vá a rua e a RENAMO se vai responsabilizar? A RENAMO está a se sacrificar, o General Ossufo, esta a se sacrificar, os homens com arma em punho estão a se sacrificar, o povo que votou e vem o seu voto a ser negado está a se sacrificar, todos estamos a nos dirigir humildemente a nação para mantermos a paz e boa convivência. Isso não deve ser visto como, fragilidade, fracasso, ou falta de poderes para decisões que nos colocam em confrontos. 

Até aqui nos dois comunicados que ele dirigiu a sociedade, fez de forma mais objectiva e no respeito ao espírito da paz que todos queremos. As eleições aconteceram em 53 Autarquias, os problemas incidiram mais em 5, pelo que resolver esse problema seria mais sensato do que colocar em causa todo o esforço pela paz, a paz que o Líder deixou levar o país ao abismo por um problema bem localizado. 

Todos exigimos soluções imediatas, quais? Votamos, os Partidos protegeram o voto na Urna, a frelimo está está a roubar nos órgãos eleitorais, falsificando dados de apuramento intermédios. Os partidos estão a seguir às leis impugnando os resultados anunciados pelas Comissões Eleitorais das Cidades e Distritais, esses são os passos. Algum outro caminho, então apontemos. 

É doloroso, quando sacrificamos os que sofrem, mesmo sabendo que este está connosco a sofrer. Os tribunais de primeira instância estão a chumbar os recursos, a CNE negou apreciar as queixas, preferiu ir a votação é por garantia da maioria recusou recontar os editais dos municípios em causa. 

O que restava é o caminho ao Conselho Constitucional, qual o caminho que os manos aponta para a RENAMO seguir?
Gerir


Responder38 min

Sem comentários: