HOJE PENSEI NO ( MANUEL RUI MOITA ) DETIDO COM AUGUSTO TOMÁS
Na foto é o sem cabelo
JÁ ERA GATUNO OU FOI AUGUSTO TOMÁS QUE O TRANSFORMOU EM GATUNO ?
Pensei nele o que é normal , pois quando a saudade bate as imagens das pessoas com quem já alguma privamos são sempre as primeira que se desfilam na nossa memória como é o caso dele.
Conheci -o cá na Alemanha em Berlin quando bolseiro e não foram poucas as vezes que estivemos juntos em algumas festas particulares de angolanos da minha relação constituída grande parte por estudantes..
Numa altura em que nenhum deles imaginava nem lhes passava pela cabeça que eu fosse um grande critico pela forma criminosa como Angola estava sob gestão do JES/MPLA , ate porque nesta altura assinava com outro nome e nunca punha a minha própria foto nos meus textos.
Foi uma altura em que ate consegui penetrar com maior facilidade dentro do circuito as vezes tão fechado e meandros para explorar da melhor maneiras todas oportunidades que tive para conhecer certos esquemas ligações e movimentações as vezes ate estonteantes.
O Rui Moita como era conhecido aqui , pelo que pude me aperceber era uma pessoa de boa educação , humilde e sempre que nos cruzávamos nunca faltava um abraço muito forte e já o recebi uma ou outra vez em minha casa.
Ele nunca me tinha falado nada sobre isto , mais eu já tinha informações na altura das suas ligações com o antigo ministro dos transportes o Brandão , curiosamente um tipo que tinha estado connosco preso no campo do Tari de quem sempre se desconfiou que fosse um bufo entre nós.
JÁ ERA GATUNO OU FOI AUGUSTO TOMÁS QUE O TRANSFORMOU EM GATUNO ?
Com se sabe há pessoas boas e más , o Rui Moitas foi sempre por mim estampado como uma pessoa boa , ao contrário do Augusto Tomas que embora não o conhecendo pessoalmente jamais o consideraria de boa pessoa.
Se considerando que boa pessoa é aquela que te ensina á pescar o teu próprio peixe e não é aquela que não te ensina para dependeres sempre e apenas do peixe que ele te dá , e como conheço alguns casos em que esteve envolvido para mim foi mesmo um dos grandes gatunos que Angola teve.
Há pessoas que nascem já más ou seja com tendência para praticar o mal o que não me parece ter sido o caso do Rui Moita de quem ainda tive algum tempo para estudar um pouco da sua personalidade e carácter.
Rui Moita saiu daqui como alguém que saiu de um país habituado ás boas maneiras e teve que enfrentar logo o grande contraste e diferença como da água ao vinho entre os dois países .
E logo com o decreto no ar , de que quem não alinha ( acaba alinhavado ) num país onde não se sabe ainda ao certo quantos foram eliminados por não alinharem em certos roubos , quando não para se eliminar rastos , claro como poderia ele resistir no meio daquela badidagem toda já calejada ?
Não estou aqui a querer defender o Rui Moita , essa é apenas a minha opinião , pois continuo admirado como terá o Rui Moita dado em criminoso , porque não abandonou aquele curral de porcos onde não havia outra alternativa senão comer do mesmo farelo ?
Quando ele ja estava misturado com a gatunagem ainda apareceu por cá umas poucas vezes em tratamento e visita privada sem nunca uma única vez me ter contactado , o que nunca me aqueceu nem arrefeceu ate porque ja sabia que ele tinha os dias contados.
Rui Moita foi transformado ou acabou por se transformar ele mesmo numa pessoa má , simplesmente , porque não queria ficar atrás num rolo de bandidos / gatunos corruptos onde tudo só rolava á volta do dinheiro , complexo de superioridade e poder.
Importa dizer que, ainda assim , já mobilizei alguns amigos para lhe levarem kitaba , farinha , macroeira e um pouco de areia do Bungo para ir esfregando nas costas que faz bem a hipertensão de que padece.
Fórum Livre Opinião & Justiça
Fernando Vumby
Sem comentários:
Enviar um comentário